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Competências Gerais do Ensino Básico

 

Competências Gerais Operacionalização transversal
1. Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano; 1.1. Prestar atenção a situações e problemas manifestando envolvimento e curiosidade
1.2. Questionar a realidade observada
1.3. Identificar e articular saberes e conhecimentos para compreender uma situação ou problema
1.4. Pôr em acção procedimentos necessários para a compreensão da realidade e para a resolução de problemas
1.5. Avaliar a adequação dos saberes e procedimentos mobilizados e proceder a ajustamentos necessários
2. Usar adequadamente linguagens das diferentes áreas do saber cultural, científico e tecnológico para se expressar; 2.1. Reconhecer, confrontar e harmonizar diversas linguagens para a comunicação de uma informação, de uma ideia, de uma intenção
2.2. Utilizar formas de comunicação diversificadas, adequando linguagens e técnicas aos contextos e às necessidades
2.3. Comunicar, discutir e defender ideias próprias mobilizando adequadamente diferentes linguagens
2.4. Traduzir ideias e informações expressas numa linguagem para outras linguagens
2.5. Valorizar as diferentes formas de linguagem
3. Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio; 3.1. Valorizar e apreciar a língua portuguesa, quer como língua materna quer como língua de acolhimento
3.2. Usar a língua portuguesa de forma adequada às situações de comunicação criadas nas diversas áreas do saber, numa perspectiva de construção pessoal do conhecimento
3.3. Usar a língua portuguesa no respeito de regras do seu funcionamento
3.4. Promover o gosto pelo uso correcto e adequado da língua portuguesa
3.5. Auto-avaliar a correcção e a adequação dos desempenhos linguísticos, na perspectiva do seu aperfeiçoamento
4. Usar línguas estrangeiras para comunicar adequadamente em situações do quotidiano e para apropriação de informação; 4.1. Compreender textos orais e escritos em línguas estrangeiras para diversificação das fontes dos saberes culturais, científicos e tecnológicos
4.2. Interagir, oralmente e por escrito, em línguas estrangeiras, para alargar e consolidar relacionamentos com interlocutores/parceiros estrangeiros
4.3. Usar a informação sobre culturas estrangeiras disponibilizada pelo meio envolvente e, particularmente, pelos media, com vista à realização de trocas interculturais
4.4. Auto-avaliar os desempenhos linguísticos em línguas estrangeiras quanto à adequação e eficácia
5. Adoptar metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados; 5.1. Exprimir dúvidas e dificuldades
5.2. Planear e organizar as suas actividades de aprendizagem
5.3. Identificar, seleccionar e aplicar métodos de trabalho
5.4. Confrontar diferentes métodos de trabalho para a realização da mesma tarefa
5.5. Auto-avaliar e ajustar os métodos de trabalho à sua forma de aprender e aos objectivos visados
6. Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável; 6.1. Pesquisar, seleccionar, organizar e interpretar informação de forma crítica em função de questões, necessidades ou problemas a resolver e respectivos contextos
6.2. Rentabilizar as tecnologias da informação e comunicação nas tarefas de construção de conhecimento
6.3. Comunicar, utilizando formas diversificadas, o conhecimento resultante da interpretação da informação
6.4. Auto-avaliar as aprendizagens, confrontando o conhecimento produzido com os objectivos visados e com a perspectiva dos outros
7. Adoptar estratégias adequadas à resolução de problemas e à tomada de decisões; 7.1. Identificar situações problemáticas em termos de levantamento de questões
7.2. Seleccionar informação e organizar estratégias criativas face às questões colocadas por um problema
7.3. Debater a pertinência das estratégias adoptadas em função de um problema
7.4. Confrontar diferentes perspectivas face a um problema, de modo a tomar decisões adequadas
7.5. Propor situações de intervenção, individual e, ou colectiva, que constituam tomadas de decisão face a um problema, em contexto
8. Realizar actividades de forma autónoma, responsável e criativa; 8.1. Realizar tarefas por iniciativa própria
8.2. Identificar, seleccionar e aplicar métodos de trabalho, numa perspectiva crítica e criativa
8.3. Responsabilizar-se por realizar integralmente uma tarefa
8.4. Valorizar a realização de actividades intelectuais, artísticas e motoras que envolvam esforço, persistência, iniciativa e criatividade
8.5. Avaliar e controlar o desenvolvimento das tarefas que se propõe realizar
9. Cooperar com outros em tarefas e projectos comuns; 9.1. Participar em actividades interpessoais e de grupo, respeitando normas, regras e critérios de actuação, de convivência e de trabalho em vários contextos
9.2. Manifestar sentido de responsabilidade, de flexibilidade e de respeito pelo seu trabalho e pelo dos outros
9.3. Comunicar, discutir e defender descobertas e ideias próprias, dando espaços de intervenção aos seus parceiros
9.4. Avaliar e ajustar os métodos de trabalho à sua forma de aprender, às necessidades do grupo e aos objectivos visados
10. Relacionar harmoniosamente o corpo com o espaço, numa perspectiva pessoal e interpessoal promotora da saúde e da qualidade de vida. 10.1. Mobilizar e coordenar os aspectos psicomotores necessários ao desempenho de tarefas
10.2. Estabelecer e respeitar regras para o uso colectivo de espaços
10.3. Realizar diferentes tipos de actividades físicas, promotoras de saúde, do bem-estar e da qualidade de vida
10.4. Manifestar respeito por normas de segurança pessoal e colectiva