Som
Home ] Como se produz ] Tipos de ondas ] Características do som ] Audição ] Velocidade do som ] Eco... ] Aplicações ] Bibliografia ]

 

 

O que é o som?  Como é que é emitido? Como se propaga de um lado para o outro? Propagar-se-á com a mesma velocidade em todos os meios? E como é possível detectá-lo? Serão todos os sons audíveis? Podemos "ver" o som?

Considera alguns instrumentos musicais:  

Os instrumentos musicais podem classificar-se atendendo ao modo como produzem os sons.

O bombo, o xilofone e a pandeireta são instrumentos de percussão. Funcionam quando recebem pancadas ou são agitados (caso da pandeireta).

A flauta e o trompete funcionam como tubos acústicos. O ar ao passar no interior desses tubos, entra em vibração e emite sons. Por isso, são exemplos de instrumentos de sopro.

A guitarra e a viola funcionam pelas vibrações das suas cordas, presas pelas extremidades, estão esticadas. São exemplos de instrumentos de cordas.

Em resumo:

Classificação do instrumento Exemplos Como é produzido o som
Cordas Cavaquinho, viola, violoncelo, piano, harpa, contrabaixo Ao vibrar a corda, a caixa também entra em vibração por ressonância e o som é amplificado. O som obtido dependerá da grossura da corda, do seu comprimento e da sua tensão.
Sopro Flauta, clarinete, saxofone, trombeta, órgão, tuba, oboé Ao assoprarmos, fazemos vibrar o ar contido no interior do tubo; o tubo também vibra e, com ele, o ar exterior que o rodeia. O tubo age como caixa de ressonância.
Percussão Tam bor, bateria, pandeireta, sino Provoca-se a vibração de uma placa ou de uma membrana elástica tensa com uma pancada seca.

Então...

Um som é produzido quando um corpo vibra e faz vibrar o meio à sua volta.

As vibrações sonoras podem ser facilmente observadas com um diapasão - pequena barra de aço em forma de U - quando é introduzido em água, pois as suas vibrações provocam ondas na água, como mostra a figura seguinte.

A vibração de um diapasão pode ser visualizada pela agitação da água e formação de ondas.