Desenvolvimento de Exercícios Educacionais

Multidisciplinares para a Internet e Intranet

A Acção

"...não basta adquirir conhecimentos, é necessário compreender,

dar sentido e saber usar o que se aprende, assim como desenvolver o gosto por aprender e a autonomia no processo de aprendizagem."

in Reorganização Curricular do Ensino Básico, Dec-Lei 6/2001 de 18 de Janeiro

 

Razões Justificativas da Acção

Foi a pensar nas inúmeras solicitações de professores, alunos e encarregados de educação que surgiu a necessidade de desenvolver materiais úteis de apoio ao estudo acompanhado e individual.

Reconhecendo a existência nas nossas escolas de um manancial de materiais úteis criados e recriados pêlos professores dentro e fora da sala de aula;

Reconhecendo a quantidade e a qualidade das questões que são levantadas e respondidas (por alunos e professores) em cada aula e em cada disciplina, sobre este ou aquele conteúdo;

Sabendo da apetência e do interesse dos alunos e professores em consultar e pesquisar as páginas da Internet para desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos;

Tendo conhecimento que se avizinha a reorganização/revisão curricular nos Ensinos Básico e Secundário, bem como o processo de autonomia da gestão escolar, considerámos que seria pertinente e urgente construir materiais de apoio àqueles projectos.

Assim, acreditamos estar a orientar a implantação concreta e física dos mesmos, oferecendo aos Professores e à comunidade educativa materiais de apoio que suportem, quer as actividades decorrentes dos projectos de escola, quer as necessidades de apoio à reestruturação curricular.

As áreas de Estudo Acompanhado e de Projecto, além, obviamente, das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) serão, pois, áreas curriculares onde os professores poderão desenvolver e utilizar os conhecimentos adquiridos através desta acção.

O Professor, na qualidade de criador e recriador, terá a oportunidade de transpor para suporte informático, através de ferramentas especificas de produção de materiais, todos aqueles exercícios que, muitas vezes, ficam num papel e que merecem ser apresentados a outros professores, a outros alunos e ultrapassar a fronteira da sala de aula...

 

Efeitos a Produzir

Esta acção terá um forte impacto junto de toda a comunidade escolar, na medida em que cada professor obterá conhecimentos que lhe dão a possibilidade de produzir materiais de apoio para as suas aulas e para outras áreas em que esteja envolvido e que implique o processo de ensino/aprendizagem.

O Professor poderá produzir as mais diversificadas fichas de exercidos ou testes sumativos e disponibilizá-los para resolução através da Internet ou Intranet.

O Aluno, por sua vez, seja na escola, na sala de estudo, seja em casa, individualmente ou acompanhado, poderá verificar os seus conhecimentos sobre determinado conteúdo programático da respectiva disciplina - utilizando simplesmente um computador com ligação à Internet ou Intranet - através da resolução de inúmeros e diversificados exercidos interactivos possíveis, obtendo imediatamente a correcção dos mesmos.

O Encarregado de Educação, ainda, utilizando os mesmos meios, terá a ocasião de acompanhar e auxiliar o seu educando com a ajuda daqueles exercidos específicos, orientados para as exigências concretas das disciplinas que o aluno precisa para a sua progressão.

Por último, como a acção se desenrolará à distância, o Professor será obrigatoriamente impelido a aplicar inúmeras ferramentas de comunicação via Internet, a construir as suas páginas web, a utilizar o correio electrónico, a editar imagens, etc., encaminhando-o para uma rápida aquisição de conhecimentos úteis no seu quotidiano.

Face ao exposto, a mudança de práticas e de procedimentos será naturalmente evidente, já que a criatividade, a atitude crítica, a produtividade serão postas em prática nas mais diversas actividades do Professor, em beneficio de toda a comunidade escolar.

 

Conteúdos da acção

1. Apresentação do Hotpotatoes e de outros programas sucedâneos

a) Instalação e configuração dos aplicativos específicos -Hotpotatoes 5.2 e outros possíveis programas

2. As ferramentas

a) Familiarização e manuseamento de cada uma das ferramentas que compõem o aplicativo - Jmatch, Jcloze, Jcross, JBC, Jmix, Jquiz

3. O conteúdo

a) Recolha de conteúdos programáticos disciplinares

b) Criação de perguntas e respostas sobre cada uma das matérias disponíveis

c) Compilação e selecção do material (imagens, fotos, textos,...) para inclusão em cada uma daquelas ferramentas

4. Informatização de conteúdos

a) Inserção dos conteúdos nas ferramentas respectivas

b) Experimentação de cada exercício para verificação da sua funcionalidade

5. Utilização final

a) Disponibilização dos exercícios na Internet para utilização generalizada dos professores, alunos e encarregados de educação.

Etapas metodológicas

Tendo em conta que esta oficina de formação se desenrola à distância, através do ambiente de aprendizagem Prof2000 (http://www.prof2000.pt), os formandos terão a possibilidade de desenvolver a sua aprendizagem de dois modos: presencial (comunicação síncrona) e não-presencial (comunicação assíncrona). No primeiro, o formador e os formandos utilizam a mesma "sala de formação virtual"; no segundo, haverá lugar ao auto-estudo, ou seja, o formando realiza tarefas propostas no âmbito da formação sem a auxilio do formador.

Esta oficina é essencialmente dirigida ao domínio prático, pelo que o formando deverá seguir passos metodológicos sequenciais, de maneira a dominar as ferramentas que o HotPotatoes disponibiliza. Contém vários módulos que permitem criar questionários diversificados e que podem ser utilizados na Internet ou Intranet. A simplicidade da sua utilização é adequada a todos os professores que desejem realizar avaliações simples, cujo o resultado não deva ser registado .

Assim sendo, a melhor forma para elaborar os exercidos deverá ser segundo a ordem proposta:

1. Introdução ao HotPotatoes

2. Questionário de escolha múltipla após leitura com JBC

3. Teste de espaços Jcloze

4. Questionário com JQuiz

5. Palavras cruzadas com JCross

6. Frases em desordem com JMix

7. Correspondência imagens/palavras com Jmatch

8. Um outro exercício com Jmatch

9. Desafio em dois minutos: fazer o seu próprio exercício

10. Exercido em 3 etapas:

a) Etapa 1: introduzir os dados

b) Etapa 2: configurar os "Output"

c) Etapa 3: criar as páginas Web

Durante as horas não presenciais, os formandos criarão as duas próprias fichas adequadas à sua disciplina, aos conteúdos e aos alunos dos vários níveis de escolaridade a que leccionem. A elaboração dessas mesmas fichas irá fundamentar toda a aplicação prática e teórica, desenvolvida durante as 25 h presenciais.

Posteriormente, os alunos farão a experimentação dos exercidos em ambiente informático na respectiva sala de aula, de modo a transmitir ao Professor eventuais dúvidas, sugestões e criticas à nova abordagem na resolução de fichas.

Numa última fase, formandos e formadores reunir-se-ão à volta de todo o trabalho criado e já experimentado, para rectificar e corrigir possíveis falhas, de acordo com o levantamento de sugestões e das sessões teórico-práticas da acção.

Finalmente, todo o trabalho será reunido num único ambiente web para divulgação mais alargada à comunidade Prof2000 e às outras escolas.

Atenção: os formandos devem possuir BONS CONHECIMENTOS e domínio prático de construção e edição de páginas html, de pesquisa na internet, de gestão do correio electrónico e de participação em foruns.

Os Formadores

Ângelo Ribeiro

José Paulo Santos