Colecção de Applets [EM ACTUALIZAÇÃO]

 

Puzzles e jogos de estratégia

Tabuleiro de xadrez

Puzzle

O aluno deve descobrir quantos quadrados de cada tipo existem num tabuleiro de xadrez

Tijolos

Puzzle

É preciso preencher a parede com tijolos, de modo a que não haja linhas rectas de uma ponta a outra. 6 níveis de dificuldade

Encher e verter

Puzzle

O aluno deve obter a quantidade de líquido indicada, recorrendo às vasilhas cilíndricas que são fornecidas

Jogo dos pinos

Puzzle

Similar ao Jogo dos sapos. Os pinos de cor distinta devem trocar de posição. Os pinos só podem mover-se avançando: ou avançando uma casa ou saltando por cima de um pino de cor distinta. 4 níveis de dificuldade

Jogo dos sapos

Puzzle

Similar ao Jogo dos pinos. Os sapos de cor distinta devem trocar de posição. Os sapos só podem mover-se avançando: ou avançando uma casa ou saltando por cima de um sapo de cor distinta. 6 níveis de dificuldade

O problema das moedas

Puzzle

A moeda falsa deve ser encontrada, usando o número de pesagens indicado

Balança (com fruta)

Puzzle

O aluno deve descobrir o peso de cada peça de fruta. 3 problemas

Blocos lógicos

Puzzle

É dada uma sequência que obedece a uma determinada regra lógica. O aluno deve completá-la com as peças fornecidas, seguindo essa regra

Torres de Hanói

Puzzle

Pretende-se mover os discos de um pino para outro, ficando na mesma posição. Os discos maiores não podem ficar por cima dos discos menores. 7 níveis de dificuldade

Mastermind

Jogo

O jogador deve descobrir o código de quatro cores em não mais de 8 passos. Em cada passo, é ajudado com indicações sobre a tentativa efectuada: 1 pino preto indica que uma das cores está correcta, 1 pino branco indica que uma das cores está deslocada

 

 

Applets ainda não classificadas

Pattern Blocks

 

 

Triominós

 

 

Pentaminós

- Figuras geometricamente iguais

- Composição de figuras

O aluno resolve vários problemas com pentaminós

Poliminós

 

 

 

 

 

 

 

7º ano

Conhecer melhor os números

Puzzles Numéricos

Adição de números naturais

Puzzle: o aluno tem de colocar números de modo a resolver quatro diagramas mágicos

Círculo 99

Adição de números naturais

Puzzle: o aluno tem de colocar números nos círculos de modo que, em cada círculo, a soma seja 99

Calculadora partida

Operações com números naturais

Puzzle: o aluno tem de obter o valor indicado, usando as teclas da calculadora

Estima!

- Estimativas

- Operações elementares

- Fracção e percentagem de uma quantidade

Jogo sobre estimativas. Pode­‑se escolher o tipo de problema, bem como o número de perguntas (5-15) e o tempo disponível (4-10 segundos)

Fracções e figuras

- Noções básicas sobre fracções

- Adição e subtracção de fracções

O aluno explora a relação entre várias figuras geométricas

Fracções equivalentes

- Representação geométrica de fracções

- Fracções equivalentes

O aluno determina fracções equivalentes (sendo o raciocínio acompanhado pela ilustração geométrica)

Fracções - comparação

- Redução de fracções ao mesmo denominador

- Representação de fracções na recta

- Comparação de fracções

O aluno reduz duas fracções ao mesmo denominador (sendo o raciocínio acompanhado pela ilustração geométrica), localiza­‑as na recta e determina outras fracções entre as duas dadas

Fracções - adição

- Redução de fracções ao mesmo denominador

- Adição de fracções

O aluno reduz duas fracções ao mesmo denominador (sendo o raciocínio acompanhado pela ilustração geométrica), adicionando­‑as de seguida

Crivo de Eratóstenes

Números primos

Permite obter uma lista de números primos até 200 seguindo o processo conhecido como “crivo de Eratóstenes”

Tarefas com números

- Números primos

- Decomposição de um número natural em factores primos

- Mdc e mmc de dois números naturais

- Simplificação de razões

Aplicação que permite obter a resposta a problemas-tipo

 

 

 

Proporcionalidade directa

Percentagens

- Proporção

- Resolução de uma proporção

- Percentagens

Ilustra a relação entre a parte e o todo, em termos de percentagem

Estima!

- Estimativas

- Operações elementares

- Fracção e percentagem de uma quantidade

Jogo sobre estimativas. Pode­‑se escolher o tipo de problema, bem como o número de perguntas (5-15) e o tempo disponível (4-10 segundos)

Semelhança de figuras

Transformações - homotetia

Homotetias

Ilustra a homotetia, permitindo alterar a figura original e a razão (entre 0 e 2)

 

 

 

Os números racionais

Adição na recta

Adição de números inteiros

O aluno adiciona e subtrai números com a ajuda da recta

Círculo 0

Adição de números inteiros

Puzzle: o aluno tem de colocar números nos círculos de modo que, em cada círculo, a soma seja 0

 

 

 

Estatística

 

 

 

 

 

 

Do espaço ao plano: sólidos, triângulos e quadriláteros

Figuras com cubos

Visualização espacial

O aluno desenha diversas vistas do mesmo sólido (de cima, da esquerda, de frente e da direita) e comprova se a resposta está correcta

Visualizador de objectos 3D

Visualização espacial

O aluno desenha diversas vistas do mesmo sólido (de cima, da esquerda, de frente e da direita) e comprova se a resposta está correcta

Adivinha a vista!

Visualização espacial

Conjunto de problemas

Colorindo faces 1

Visualização espacial

Conjunto de problemas

Colorindo faces 2

Visualização espacial

Conjunto de problemas

Cosntruções com visões laterais

Visualização espacial

Conjunto de problemas

Blocos no espaço

- Visualização espacial

- Área de superfície de sólidos

Conjunto de problemas

Planificações

- Planificações

- Sólidos platónicos

O aluno pode visualizar a construção dos sólidos platónicos a partir das planificações

Sólidos platónicos

- Sólidos platónicos

- Igualdade de Euler

O aluno manipula os sólidos e conta vértices, arestas e faces para comprovar a igualdade de Euler

Geoplano

- Áreas

- Perímetros

Simula um geoplano. Conjunto de problemas

Volume e forma

- Estimativas

- Volumes

Conjunto de problemas. O aluno faz uma estimativa da altura a atingir por um líquido quando passa de um sólido para outro

Geoplano circular

- Ângulos

- Ângulos internos de um triângulo

Simula um geoplano circular. Conjunto de problemas

Geoplano isométrico

Representação de figuras tridimensionais

Simula um geoplano isométrico

Triângulos congruentes

Casos de igualdade de triângulos

O aluno constrói triângulos com os elementos fornecidos (ângulos e lados), verificando em que casos obtém triângulos geometricamente iguais

Transformações - simetria axial

Simetria axial

Ilustra a simetria axial, permitindo alterar a figura original e o eixo de simetria

Equações

Balança algébrica

Resolução de equações

O aluno resolve equações com a ajuda do modelo da balança

 

 

 

 

8º ano

Decomposição de figuras – teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

Teorema de Pitágoras

Demonstração do teorema de Pitágoras

 

 

 

Funções

Máquina função

Noção de função

O aluno põe valores na máquina (objectos) e observa os valores que dela saem (imagens), intuindo a regra subjacente. Depois determina as imagens de outros valores dados, de acordo com a regra observada.

Geoplano de coordenadas

- Coordenadas

- Declive

- Simetria axial

Simula um geoplano com referencial de coordenadas x e y. Conjunto de problemas

Árvores algébricas

Fórmulas, tabelas e gráficos de funções

Ferramenta que permite construir uma fórmula, simplificá­‑la, construir a respectiva tabela e o respectivo gráfico

Grapher

Gráficos de funções

Ferramenta que permite estudar os gráficos de funções (3 funções e 3 parâmetros, no máximo)

 

 

 

Ainda os números

Álgebra com pontos

Sequências

O aluno pode criar e modificar sequências de figuras constituídas por pontos

Problemas com pontos

- Continuação de sequências

- Determinação de termos de uma sequência

- Termo geral de uma sequência

Conjunto de problemas sobre sequências, com base na applet Álgebra com pontos

Árvore de factores

Mdc e mmc de dois números naturais

Dados dois números, aluno tem de os factorizar em árvore, calculando em seguida o mdc e o mmc dos dois números naturais

 

 

 

Semelhança de triângulos

 

 

 

 

 

 

Estatística

Histograma

Histograma

Permite obter o histograma correspondente aos dados introduzidos numa tabela

 

 

 

Lugares geométricos

 

 

 

 

 

 

Equações

Blocos algébricos

Multiplicação e factorização de polinómios

 

Álgebra com áreas

Multiplicação e factorização de polinómios

O aluno tem de completar os espaços com expressões algébricas (de lados e áreas)

Álgebra geométrica 2D

- Resolução de equações

- Multiplicação e factorização de polinómios

 

Álgebra geométrica 2D - problemas 1

Multiplicação de polinómios

 

Álgebra geométrica 2D - problemas 2

- Factorização de polinómios

- Casos notáveis da multiplicação de polinómios

 

Álgebra geométrica 2D - problemas 3

- Factorização de polinómios

- Casos notáveis da multiplicação de polinómios

 

 

 

 

Translações

Transformações - translação

Translações

Ilustra a translação, permitindo alterar a figura original e o vector

Pavimentações

 

O aluno constrói pavimentações usando alguns polígonos regulares dados

Pavimentações (outro)

 

O aluno constrói pavimentações usando alguns polígonos regulares dados

 

9º ano

Estatística e probabilidades

Roleta

Probabilidade e frequência relativa

Simula o funcionamento de uma roleta

Modelo de urna

Probabilidade e frequência relativa

Simula a saída aleatória sucessiva de objectos (até 12), comparando a frequência relativa obtida para cada objecto com a respectiva probabilidade teórica

Sistemas de equações

 

 

 

 

 

 

Proporcionalidade inversa. Representações gráficas

 

 

 

Encontrar a função

- Gráfico e expressão analítica de uma função

O aluno tem de indicar a expressão analítica de uma função dada pelo gráfico. Conjunto de problemas. Apenas alguns são adequados ao 9º ano.

Correlação

Gráficos

Permite obter a recta de correlação a partir de uma nuvem de pontos

Os números reais. Inequações

Rectângulo de ouro

Número de ouro

Ilustra iterações da secção de ouro

 

 

 

Circunferência e polígonos; rotações

Estrela Interactiva

Polígonos inscritos na circunferência

Permite investigar o polígono inscrito que se obtém em função de um arco definido pelo aluno (em minutos)

Transformações - rotação

Rotação

Ilustra a rotação, permitindo alterar a figura original e o ângulo de rotação

Transformações - composição

- Simetria axial

- Translação

- Rotação

Ilustra a composição de duas transformações (podem ser simetria axial, translação e rotação)

Espirais

- Rotação

- Iteração

Produz “espirais”. As iterações podem produzir-se quer incrementando a distância, quer incrementando o ângulo

Equações

 

 

 

 

 

 

Trigonometria do triângulo rectângulo

 

 

 

 

 

 

Espaço – outra visão

Sólidos platónicos - duais

Sólidos platónicos

O aluno descobre os duais dos sólidos platónicos

Sólidos platónicos - cortes

Sólidos platónicos

O aluno observa cortes produzidos nos sólidos platónicos por um plano vertical

 

 

 

 

 

Endereços de onde foram retiradas estas applets:

·                     Alive Maths

·                     Arcytech: Educational Java Programs

·                     Freudenthal Institute: WisWeb

·                     Freudenthal Institute: WisWeb em português

·                     Math Forum: Sione Palu: A Collection of Applets

·                     National Library of Virtual Manipulatives for Interactive Mathematics