FINALIDADES/OBJECTIVOS

 

O que são?

Para que servem?

Quais os tipos de objectivos?

Como se definem?

Exemplos

 

Voltar ao Index

 

 

O que são?

Um objectivo é uma intenção / finalidade que se pretende que o aluno atinja no processo de ensino-aprendizagem.

Podem estabelecer-se objectivos para o aluno - objectivos deaprendizagem ou para o professor - objectivos de ensino (por exemplo: gerar conflitos cognitivos analisando situações problemáticas apresentadas numa ficha de trabalho). A definição de objectivos de aprendizagem subentende a existência de objectivos de ensino. Deste modo, o mais importante é definir objectivos de aprendizagem.

 

 

Voltar ao início

 

 

Para que servem?

Os objectivos:

  • Ajudam o professor e o aluno a conhecer as "metas" do ensino- aprendizagem, ou seja, a precisar os resultados que se desejam obter com a intervenção educativa (pretende-se que o aluno no final da unidade seja capaz de ...);
  • Ajudam o professor na selecção de estratégias e recursos de apoio;
  • Indicam o nível de aprofundamento na abordagem dos conceitos, adequando-o ao nível etário e ao desenvolvimento cognitivo dos alunos (ensino feito por aproximações sucessivas aos conceitos e teorias explicativas);
  • Orientam o processo de avaliação. Podem orientar o aluno no estudo e preparação para os "testes" (quando lhe são fornecidos no início ou no final da unidade), ou o professor na preparação de actividades de avaliação diagnóstica, formativa ou sumativa.

 

Voltar ao início

 

 

Quais os tipos de objectivos/finalidades?

As grandes finalidades da educação em ciência, nomeadamente para Física e Química, são grandes orientações que se encontram, por exemplo, em programas oficiais (ver exemplos).

Os objectivos gerais são metas globais que se pretendem alcançar com a abordagem do programa num ciclo ou ano. Referem-se, em termos gerais, aos saberes, competências, atitudes e valores que se pretendem que sejam alcançadas pelos alunos (ver exemplos).

Os objectivos específicos de aprendizagem devem ser definidos em termos suficientemente concretos para poderem ser entendidos do mesmo modo por diversas pessoas (ver exemplos). Deste modo fornecem uma orientação mais precisa do que se pretende alcançar.

 

 

EXEMPLOS

Finalidades

Objectivos gerais e competências

Objectivos específicos

Voltar ao início

 

 

Como se definem objectivos específicos?

  • Devem ser definidos em termos do aluno;
  • A sua formulação inicia-se por um verbo. A selecção do verbo tem de ser criteriosa. Definir é diferente de descrever ou de explicar (ver tabela abaixo);
  • Deve dar indicação acerca dos conceitos, ou teorias, relativos à Unidade;
  • Nível de profundidade que se espera fazer na abordagem dos conceitos ou dos conhecimentos da Unidade.

 

Exemplo:

No final da Unidade o aluno deve ser capaz de:

Descreveromodelo actualpara o átomocomoaquele que admite ser este constituído por um núcleo (com protões e neutrões – exceptuando-se o Hidrogénio-1) e electrões girando em torno do núcleo e que no conjunto o átomo é electricamente neutro, por ter número de protões (carga +) igual ao número de electrões (carga -)

 

 

Voltar ao início

 

 

Verbo

Significado

Analisar

Proceder à análise de; observar pormenorizadamente; examinar; criticar.

Aplicar

Adaptar; sobrepor; adequar; destinar; utilizar; empregar a atenção; pôr em prática; infligir.

Associar

Unir, juntar, ligar; reunir; cooperar em alguma obra.

Caracterizar

Salientar; descrever com propriedade, com exactidão; individualizar; pôr em evidência o carácter de; assinalar; individualizar.

Classificar

Distribuir em classes; qualificar; atribuir valores; ordenar; arrumar; determinar as categorias (de um conjunto); atribuir valores a.

Comparar

Estabelecer confronto entre; equiparar; examinar com atenção para estabelecer as semelhanças ou diferenças ou relações; confrontar; cotejar; achar semelhante.

Descrever

Narrar circunstanciadamente; expor; fazer a descrição de; traçar.

Distinguir

Diferenciar; estabelecer ou conhecer a diferença; discriminar; caracterizar; especificar; preferir; tornar notável; salientar-se, diferenciar-se, notabilizar-se.

Enumerar

Numerar; enunciar ou expor uma a uma as partes do todo; narrar minuciosamente; enunciar ou expor uma por uma as partes de um todo; relatar; relacionar metodicamente; especificar.

Estabelecer

Determinar; assentar alguma coisa em algum lugar; firmar; tornar estável; instituir; fundar; constituir; demonstrar; designar; marcar.

Explicitar

Tornar claro; fazer compreender; desenvolver;tornar inteligível; justificar; declarar, expor;exprimir o seu pensamento.

Exprimir

Manifestar, dar a entender por palavras ou por gestos; manifestar por palavras ou gestos; dar a conhecer, a entender; revelar, dizer; significar; representar em obra de arte conceitos, sentimentos, estados de consciência, etc.; fazer conhecer as suas ideias ou sentimentos.

Fundamentar

Dar fundamento; prova; basear; assentar; firmar; alicerçar; apoiar-se; fundar-se.

Identificar

Provar ou reconhecer a identidade; tornar idêntico a, ou reconhecer como idêntico.

Indicar

Mostrar; designar; esboçar de forma ligeira; apontar; aconselhar; inculcar; revelar; esboçar.

Interpretar

Tornar claro o sentido de; explicar; comentar; fazer juízo a respeito de; traduzir; reproduzir o pensamento de; comentar.

Posicionar

Situar algo ou alguém

Justificar

Provar; fundamentar; demonstrar; legitimar.

Reconhecer

Ficar convencido de; admitir como bom, legítimo ou verdadeiro; conhecer de novo; distinguir por certos caracteres, por certas particularidades; verificar; confirmar; examinar a situação de; observar; explorar.

Referir

Citar; atribuir; imputar; dizer respeito a; estabelecer relação; narrar; alegar.

Relacionar

Arrolar; confrontar; referir; narrar; expor; mencionar ou dispor em rol, lista, relação; estabelecer ou fazer relação entre.

Situar

Assinalar o lugar; colocar; estabelecer; edificar em lugar próprio ou escolhido.

Verificar

Examinar; averiguar ou investigar a verdade de; certificar-se de; conferir; achar que é exacto; confirmar; corroborar.

 

 

Voltar ao início