Alcino Simões Mar 2000

The Geometer´s  Sketchpad

em ambiente de sala de aula

Acção de Formação na modalidade de Círculo de Estudos para professores  

              Este Círculo de Estudos realizou-se em Coimbra em 1999 nas instalações da Escola 2,3 Martim de Freitas em Coimbra através do Centro de Formação da APM - Associação de Professores de Matemática. Foi uma iniciativa do Núcleo de Coimbra da APM e foi totalmente constituida e organizada por todos os seus elementos.

Poderá ser vista na page da APM em http://www.apm.pt/nucleos/coimbra/historia/circstud/circgsp.htm

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA

APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO

Formulário de preenchimento obrigatório, a anexar à ficha modelo ACC2

An2-B

 

  Nº ______

 

1.  DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO (círculo de estudos)

“The Geometer´s Sketchpad” em ambiente de sala de aula

 

2.  RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO E SUA INSERÇÃO NO PLANO DE ACTIVIDADES DA ENTIDADE PROPONENTE

 

              Os actuais programas de matemática incentivam à experimentação de novas situações na sala de aula que levem o aluno a aprender e a reflectir sobre a sua aprendizagem. Mais, a implementação de Laboratórios de Matemática em actividade curricular são factores que conduzem à necessidade de auto-formação dos professores e a inovação nas suas práticas pedagógicas .

              Considerando que o ensino de matemática está num processo de adaptação, experimentação e análise constante de novas metodologias e que a geometria, em particular, têm uma importância decisiva na formação do cidadão, tornou-se premente o estudo do programa computacional “The Geometer´s Sketchpad”.

 

 

3.   DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO

3.1)  Equipa que propõe (caso dos projectos e círculos de Estudos) (Art. 12º-3 RJFCP) (Art. 33ªc RJFCP)

         3.1.1.  Número de proponentes:   13

3.1.2.       Escolas a que pertencem:  E S Figueiró dos Vinhos; E B, 2, 3 Condeixa a Nova nº 2; E S Pombal;  E B 2 3 Pedrulha; E S Penacova;  E B 2 3 Martim de freitas – Coimbra;  E S D. Duarte Coimbra;  E S Joaquim de Carvalho Figueira da Foz; E S da Lousã; E S Avelar Brotero; E S D. Dinis Coimbra.

3.1.3.       Ciclos/Grupos de docência a que pertencem os proponentes:  3º Ciclo e Ensino Secundário / 1º Grupo

 

      3.2)  Destinatários da modalidade (Caso de Estágio ou Oficina de Formação)

 

4.  EFEITOS A PRODUZIR : MUDANÇAS DE PRÁTICAS, PROCEDIMENTOS OU MATERIAIS DIDÁCTICOS

Contribuir para a auto-formação de professores;

Desenvolver o espírito de equipa e de cooperação entre docentes;

Criar um espaço de reflexão e inovação dedicado ao ensino da Geometria;

Conhecer o programa “The Geometer´s Sketchpad”;

Explorar  conteúdos curriculares da geometria numa perspectiva vertical;

e discutir a utilidade e a aplicabilidade de recursos didácticos em ambiente de sala de aula;

Discutir estratégias e elaborar fichas de trabalho com o apoio do “The Geometer´s Sketchpad”;

Promover o ensino pela descoberta na sala de aula, utilizando os recursos produzidos;

Divulgar materiais, estratégias e experiências no ensino da Geometria.  

 

5.  CONTEÚDOS DA ACÇÃO (Práticas Pedagógicas e Didácticas em exclusivo, Quando a acção de formação decorre na modalidade de Estágio ou Oficina de Formação)

Pretende-se estudar, na perspectiva da utilização do Geometer´s Sketchpad, alguns conteúdos de Geometria do 3º ciclo e do ensino secundário (por exemplo, triângulos, quadriláteros, área e perímetro, circunferência e ângulos, transformações geométricas, cónicas (parábola, elipse e hipérbole)).

Esta primeira selecção de subtemas foi definida pelos diferentes elementos deste circulo de estudos. Estes conteúdos poderão não ser todos abordados ou ainda poderão ser abordados outros que se venham a considerar pertinentes.                

 

6.      METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA ACÇÃO

6.1     Passos Metodológicos

As sessões realizam-se na Escola Básica 2,3  de Martim de Freitas.

   Em cada sessão de 2 horas e 30 minutos, os professores trabalham em pequenos grupos ou em conjunto, de acordo com as actividades a desenvolver. Assim,

Recolha de informação                                  pequenos grupos ou individualmente

Investigação                                                    pequenos grupos

Discussão                                                       todos

Construção / Aquisição de recursos            pequenos grupos

Avaliação dos recursos                                 todos

 

O número total de horas deste Círculo de Estudos será distribuídos da seguinte forma:

Iniciação ao programa “The Geometer´s Sketchpad”   ........................    10   horas

Aprofundamento orientado do “The Geometer´s Sketchpad” .............      5   horas

Investigação da aplicabilidade à sala de aula nos conteúdos de Geometria  5 horas

Exploração e investigação de materiais (fichas de trabalho, estratégias) 22,5   horas

Reflexão e discussão em grupo  ...........................................................  7,5   horas

 

 

Para dinamizar a sessão de “Aprofundamento orientado” atrás referida, pretende convidar um formador especialista na utilização do Geometer´s Sketchpad.

  

6.2     Calendarização

6.2.1       Período de realização da acção durante o mesmo ano escolar:

Entre os meses de Janeiro e Maio

6.2.2       Número de sessões previstas por mês  04

6.2.3       Número de horas previstas por cada tipo de sessão

Todas as sessões, correspondentes às 50 horas, serão presenciais conjuntas com a duração de 2 horas e 30 minutos.

Para além disso os formandos realizarão trabalho autónomo não contabilizado, de acordo com as suas necessidades.

 

7.      APROVAÇÃO DO ÓRGÃO DE GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO DA ESCOLA

        (Caso da modalidade de Projecto) (Art. 7º.2  RJFCP)

Data    ___ /   __  /   _____    Cargo  :    _______________________________

Assinatura:  ______________________________________________________

 

8.      CONSULTOR CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO OU ESPECIALISTA NA MATÉRIA 

         (Art. 25º-ª2.c)RJFCP)

Nome:   _______________________________________________________

(Modalidade de Projecto e Círculo de Estudos) delegação de competências do conselho científico-Pedagógico da Formação Contínua (Art. 37º f) RJFCP)

Sim   __   Não   ___        Nº de Acreditação do Consultor   __ __ __ __ __  /  __ __

 

9.  REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

Os formandos serão avaliados com base no seu envolvimento na realização das actividades, no trabalho de grupo, na elaboração de materiais e na participação nos diversos momentos de discussão.

 

9.  FORMA DE AVALIAÇÃO DA ACÇÃO

            Relatório final elaborado pelo formador, com base nos relatórios individuais elaborados por cada um dos formandos.

 

10.  BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL

Matemática Programas 10º 11º e 12º anos, Dep. Ensino Secundário, Lisboa, 1997;

Loureiro, Cristina e outros, Geometria 10º ano, D. E. S. Min. Da Educação, Lisboa, 1997;

Matos, João Filipe e outros, Ferramentas computacionais na modelação matemática, Dep. Ed. F.C.U. L., Lisboa, 1994;

Actas dos diversos ProfMat;

Manual do programa “The Geometer´s Sketchpad”;

Junqueiro, Margarida, Conjecturas, provas, geometria e computadores: como interligar?, Actas do ProfMat 95;

Revistas da especialidade. 

              Data ____ / ___ / ___                             Assinatura  _______________________