Formação de Professores
Alcino Simões Mar 05

Decálogo da Didáctica da Matemática
Puig Adam, 1955

 

1. No adoptar uma didáctica rígida, ajustando-as em cada caso ao aluno, observando-o constantemente.

2. Não esquecer as origens da Matemática nem os processos históricos da sua evolução.

3. Apresentar a Matemática como uma unidade, relacionando-a com a vida natural e social.

4. Graduar cuidadosamente os planos de abstracção.

5. Ensinar guiando a actividade criadora e descobridora do aluno.

6. Estimular cada actividade despertando interesse directo e funcional perante o objecto do conhecimento.

7. Promover, sempre que possível, a autonomia na correcção.

8. Garantir a habilidade nos processos antes de os automatizar.

9. Velar para que a expressão do aluno seja a tradução fiel do seu pensamento.

10. Procurar fornecer a cada aluno os êxitos que evitem o seu desânimo.

 

Pedro Puig Adam. 1955

 

Traduzido de http://centros5.pntic.mec.es/ies.salvador.dali1/index.html 

 

Simões, Alcino. (1998-200?). Decálogo da didáctica da Matemática. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/
alcinosimoes@yahoo.com

_   |^|^|^|   _