TESTES DO 10º ANO

ENSINO SECUNDÁRIO

CSPOVA (10º ANO)

FORMAÇÃO TÉCNICA - TECNOLÓGICO DE ADMINISTRAÇÃO

Duração da prova: 90 m                                                                                    2001

PROVA GLOBAL DE TRABALHOS DE APLICAÇÃO

I

(10) 1- Dê uma definição de tecnologias da informação, referindo e explicando sucintamente as várias áreas que abordam.

II

(10) 1- Indique 4 elementos necessários para que um sistema informático possa funcionar.

(10) 2- A que número decimal corresponde o número binário 10111,

(20) 3- Explique as características e funcionamento das diferentes partes da memória interna.

(10) 4- Diferencie software de sistema de software de aplicação

III

(10) 1- Identifique quais das seguintes designações de ficheiros estão correctas ou incorrectas  (ponha um C para correcto e um I para incorrecto).

                  1- POPULRESID.DOC                      4- ACTIVID.XLS

                  2- PORTUG                                    5- ESTABEL.D

                  3- GRAF  1.DOC                              6- CARTA*.DOC

(10) 2- Qual o comando do MS-DOS que utilizaria para ver apenas os ficheiros escondidos.

             1- Dir/a             2- Dir/a:s              3- Dir/a:h              4- Dir/o:e

(10) 3- Em dada directoria, que instruções daria para encontrar todos os ficheiros cuja 3ª letra    fosse R e tivessem extensão COM.

         1- Dir *.*               2-Dir ??R*.*          3- Dir ??R*.COM            4-Dir ???R????.COM

(10) 4- Qual o comando DOS que utilizaria se quisesse proteger um ficheiro contra  possíveis alterações.

(10) 5- Qual o comando do MS-DOS que utilizaria se quisesse renomear o ficheiro AULA.XLS?

IV

         Suponha que está a escrever um documento no processador de textos Winword

(10) 1- Para justificar o texto utilizará os seguintes comandos:

              A- Menu formatar- comando parágrafo.

              B- Menu formatar- comando caractere.

              C- Menu inserir- comando anotações.

(10) 2-  Para separar as linhas por dois espaços utilizará os seguintes comandos:

              A- Menu formatar- comando parágrafo.

              B- Menu inserir- comando espaçamento.

              C- Menu formatar- comando caractere.

(10) 3- Suponha que quer mudar uma parte do texto para outro local. Qual dos seguintes       procedimentos utilizaria.

              A- Selecciona o texto, menu inserir, comando objecto.

              B- Selecciona o texto, menu  editar, comando recortar, comando colar.

              C- Selecciona o texto, menu  editar, comando copiar, comando colar.

              D- menu  editar, comando recortar, comando colar.

(10) 4-  Para introduzir a paginação no documento utilizará os seguintes comandos:

              A- Menu formatar - comando marcas e numeração.

              B- Menu inserir - comando números de página.

              C- Menu ficheiro - comando configurar página.

V

              Suponha que está a criar um documento na folha de cálculo excel

(10) 1-Para pôr todas as colunas com a dimensão de 8, utilizará os seguintes procedimentos:

              A- Selecciona as colunas, menu formatar, comando coluna.

              B- Menu editar, comando largura coluna.

              C- Selecciona as colunas, menu opções, comando largura coluna.

(10) 2- Para inserir uma linha no documento, utilizará os seguintes procedimentos:

              A- Menu formatar, comando inserir  linha.

              B- Seleccionar toda a linha, menu editar, comando inserir.

              C- Posicionar o cursor numa célula, menu inserir, comando linha.

(10) 3-Para construir um gráfico, a partir de uma tabela, utilizará os seguintes procedimentos:

              A- Activar o ícone gráfico, seleccionar tipo de gráfico, escolher opções.

              B- Menu editar, comando gráfico, escolher opções.

              C- Seleccionar dados da tabela, activar ícone gráfico, escolher opções.

(10) 4- Para alterar o título do gráfico, utilizará os seguintes procedimentos:

              A- Menu formatar, comando título, janela gráfico.

              B- Seleccionar  gráfico, menu gráfico, comando opções do gráfico

              C- Menu opções, comando exibição título.

(10) 5- para introduzir limites numa tabela, , utilizará os seguintes procedimentos:

              A- Menu formatar, comando fonte.

              B- 2 Cliks no gráfico, menu gráfico, comando adicionar texto

              C- Menu opções, comando exibição.

BOM TRABALHO

----------------------------------------------------------------

ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUNDÃO                                        2000/2001

TESTE DE TRABALHOS DE APLICAÇÃO (10º ANO)                do 1º periodo

I

(2) 1- Dê uma definição de tecnologias da informação, referindo e explicando sucintamente as várias áreas que abordam.

(2) 2- Indique e explique o tipo de computadores que conhece.

(2) 3- Indique 2 dispositivos de Imput, 2 de Output e 2 de Imput/Otput.

(2) 4- Indique e explique as 3 partes que compõem a unidade central de processamento.

(3) 5- Indique e explique o tipo de memórias, com que um sistema informático necessita de trabalhar.

(2) 6- Transforme o nº 236 em  nº binário.

(2) 7- Transforme o nº 0111 0000 em  nº decimal.

II

(2) 1- Identifique quais das seguintes designações de ficheiros (em DOS) estão correctas ou incorrectas (ponha um C para correcto e um I para incorrecto).

                 1- TESTETAB.DOC                  4- LIS?BOA.DOC

              2- GRAFICO2000.XLS                    5- CANTI*GA.DOC

              3- GRAFICO1                        6- DESENHO.BMP

(2) 2- Que comando MS-Dos utilizaria para visualizar, apenas os ficheiros escondidos, na root da drive C.

(1) 3- Em dada directoria, que instruções daria para encontrar todos os ficheiros cuja 3ª letra  fosse R e tivessem extensão COM.

         1- Dir ??R*.COM   2- Dir ???R????.COM     3- Dir *.*      4- Dir ??R*.*

BOM TRABALHO

----------------------------------------------------------------------------------

ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUNDÃO                                        2000/2001

TESTE DE TAB (10º ANO)   (Curso Téc.  Admin.)             do 1º periodo

I

  A) Ligue o computador e desempenhe as seguintes tarefas:

(2) 1)

Altere a data do seu computador para o dia 25 Dez. 1999. Após essa operação torne a pô-la em 13 Dez. 2000

(1) 2)

Visualize e ordene por dimensão do ficheiro todos os ficheiros que tem na root da drive

(1) 3)

Insira a disquete na drive A e Formate-a .

(2) 4)

Entre na directoria Windows da drive C e visualize todos os ficheiros que tenham  um (s) no 2º caracter do nome, qualquer que seja a sua extensão.

(2) 5)

Passe para a Drive A e crie uma directoria com o nome TAB, que deve ter duas subdirectorias com os nomes TEXTO E CALCULO.

(2) 6)

Copie o ficheiro autoexec.bat da root da drive C para a subdirectoria TEXTO da drive A .

(2) 7)

Proteja o ficheiro AUTOEXEC.BAT que tem na drive A, contra possiveis alterações.

(2) 8)

Renomeie o nome do ficheiro AUTOEXEC.BAT que tem na drive A, para FELIZ.TXT

Tenha em atenção o seguinte texto:

O processador de texto

“ O Winword é um processador de texto que corre em ambiente Windows. Processar texto não é «bater texto à máquina», pois envolve a criação de texto, a sua formatação e edição. Permite ainda corrigir o texto, modificá-lo, apagar partes de texto sem qualquer rasuras, inserir imagens, som, etc.

Escola Secundária do Fundão, Dezembro de 2000

(2) 1) Digite o texto anterior (Tudo o que está delimitado). Grave na drive A, com o nome Processador.DOC

(1) 2) Justifique totalmente o texto.

(2) 4) O texto deverá ser formatado na fonte arial tamanho 12; o título terá fonte arial tamanho 16, estilo    negrito e côr azul; a última linha será sublinhada.

(1) 6) Configure a página com orientação vertical, margens esquerda com 2 cm, direita com 1,5 cm,  superior com 3 cm  e inferior com 2 cm

BOM TRABALHO

-----------------------------------------------------------------------

ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUNDÃO                                        2000/2001

TESTE DE TAB (10º ANO)   (Curso Téc.  Admin.)             do 2º periodo

I

Tenha em atenção o seguinte texto:

Obter ajuda no menu Ajuda

Basta fazer clique sobre Ajuda da Microsoft no menu Ajuda . Se estiver activado, o assistente aparece. Se o assistente estiver desactivado, aparece a janela Ajuda. Para escrever uma pergunta na janela Ajuda, faça clique sobre o separador Assistente de perguntas . Para se deslocar num índice da ajuda, faça clique sobre o separador Índice . Quando quiser procurar palavras ou expressões específicas, faça clique sobre o separador Índice remissivo .

Escola Secundária do Fundão, Fevereiro de 2001

(2) 1) Digite o texto anterior (Tudo o que está delimitado). Grave na drive A, com o nome Ajuda.DOC

(2)  2) Centre o título, justifique  o texto e encoste a última linha à direita.

(2) 3) O texto deverá ser formatado na fonte arial tamanho 12; o título terá fonte arial tamanho 14, estilo             negrito e côr azul; a última linha será sublinhada.

(1)  4) As linhas do texto deverão estar separadas por 2 espaços.

(1)  5) Configure a página com orientação vertical, margens esquerda com 3 cm, direita com 1,5 cm,  superior com 3 cm  e inferior com 2 cm

(2)  6) Insira um limite de 2 linhas azuis que circunde todo o texto, incluindo texto e última linha.

II

(2) 1) No final do texto e fora da linha que o delimita, insira a seguinte tabela, com o respectivo título:

POPULAÇÃO RESIDENTE NO CONCELHO DO FUNDÃO EM 1991

Localidade / População

TOTAL

HOMENS

MULHERES

Concelho Fundão

31 687

15 244

16 443

Cidade Fundão

7 070

3 436

3 634

Lavacolhos

331

160

171

Silvares

1 278

604

674

(1) 2) Centre, nas células da tabela, tudo o que for texto.

(2) 4) Formate as colunas com as seguintes dimensões:

            1ª Col.- 5,5cm, 2ª Col.- 3,5cm, 3ª Col.- 3,5cm, 4ª Col.- 3,5cm.

(2) 5) Insira um limite de 2 linhas e 2 ¼  pontos em toda a tabela.

(3) 6) Utilizando tabulações a 1,5 cm, 6 cm, 9cm, 12cm e 15 cm, construa a respectiva descrição de dados, com o respectivo título centrado.

POPULAÇÃO EMPREGADA, NO CONCELHO DO FUNDÃO EM 1991,

 POR SECTORES DE ACTIVIDADE

                                                         Total                   Primário             Secundário      Terciário

              Concelho Fundão            10 892                2 429                   3 671                  4 792

              Cidade Fundão                  3 077                   191                      828                   2 058

              Lavacolhos                             72                        7                        26                        39

              Silvares                                274                      23                      144                      107

BOM TRABALHO

-------------------------------------------------------------------

ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUNDÃO                                        2000/2001

TESTE DE TAB (10º ANO)   (Curso Téc.  Admin.)             do 2º periodo

I

(1) 1) Formate a disquete que inseriu na drive A .

Tenha em atenção o seguinte texto:

Compreender formatos de ficheiro

Um formato de ficheiro é a forma na qual as informações são armazenadas num ficheiro para que o programa possa abrir e guardar o ficheiro.

Um formato de ficheiro é indicado por uma extensão de três letras depois do nome do ficheiro. Por exemplo, quando guardar um novo documento no Microsoft Word 2000, o Word armazena-o por predefinição no formato do Word 2000 com uma extensão de ficheiro .doc.

Escola Secundária do Fundão, Março de 2001

(2) 1) Digite o texto anterior (Tudo o que está delimitado). Grave na drive A, com o nome Formatos

(2)  2) Copie o primeiro parágrafo para o fim do texto (depois de Escola Secundária...).

(2) 3) Ponha um cabeçalho que diga “ Teste de Trabalhos de Aplicação”.

(1)  4) Depois do texto escreva o seguinte:

  A região da Cova da Beira tem cerca de 70 hab/Km2

(2)  5) Configure a página com orientação horizontal, margens esquerda com 3 cm, direita com 1,5 cm,  superior com 3 cm  e inferior com 2 cm

(2)  6) Insira um limite de 2 linhas azuis que circunde o texto relativo aos formatos de ficheiro.

FECHE AGORA O PROGRAMA WORD

II

(2) 1) Abra o programa Excel e construa o seguinte quadro, referente ao nível de instrução do Concelho do Fundão em 1991. Grave na drive A com o nome Instru.xls

Zona

População

Analfabetos C/ + 10 anos

Superior

 

Total

Hom.

Total

Hom.

Total

Hom.

Fundão

Concelho

31687

15244

6700

2394

1093

506

Fundão

Freguesia

7070

3436

634

212

652

295

Aldeia Joanes

744

361

96

40

45

16

Mata da Raínha

331

154

154

63

2

2

(2) 2) Oriente a página na horizontal, pondo todas as margens a 2 cm.

(2) 3) A 1ª coluna deverá ter uma largura de 18 e as restantes de 8.

(2) 4) Insira limites no quadro (idênticos aos do quadro apresentado).

BOM TRABALHO

--------------------------------------------------------------------------

ESCOLA SECUNDÁRIA DO FUNDÃO                                        2000/2001

TESTE DE TAB (10º ANO)   (Curso Téc.  Admin.)             do 3º periodo

I

(2) 1- No programa excel crie o seguinte quadro e grave na drive A com o nome TESTAB :

RESULTADOS ELEITORAIS PARA A CÂMARA MUNICIPAL( CONCELHO DO FUNDÃO NAS AUTÁRQUICAS DE 1997)

 

Câmara Municipal

Locais

Eleitores

Votos

PS

PSD

PP

CDU

Br/Nl

Total Concelho

30454

19306

10548

5936

663

1121

1038

Freguesia Fundão

6681

3606

1516

1309

174

424

183

Valverde

1161

827

574

139

18

58

38

Janeiro Cima

423

303

118

133

25

13

14

(2) 2- Ponha a página na horizontal, com todas as margens a 2 cm.

(1) 3- Ponha um cabeçalho que diga “RESULTADOS ELEITORAIS”

(2) 4- As colunas deverão ter a seguinte largura:

            1ª- 21 pontos; 2ª e 3ª- 10 pontos; 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª- 7 pontos;

 A 1ª linha deverá unir as células das 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª colunas.

(2) 5- Faça desaparecer as linhas de grelha, insira limites e sombreados, conforme o quadro que tem na folha de teste, mesmo depois das colunas que irá inserir a seguir.

II

(1) 1- Insira 2 colunas entre a 2ª coluna (votos) e a 3ª coluna (PS).

(2) 2- Na 1ª coluna, criada anteriormente, calcule a abstenção (nº dos que não votaram).

(2) 3- Na 2ª coluna, criada anteriormente, calcule a percentagem da abstenção.

(1) 4- O resultado da percentagem de abstenções deverá ter duas casas decimais.

III

(2) 1- Construa um gráfico de colunas a 3 dimensões, com a votação dos 4 partidos, nos 4 locais indicados. O gráfico deverá ter título, identificaçaõ dos eixos e legenda.

(3) 2- Construa um gráfico circular a 3 dimensões, com a votação dos 4 partidos, na freguesia do Fundão. O referido gráfico deverá ter, além de título e legenda, os valores refrentes à percentagem de cada partido.

BOM TRABALHO

 

VOLTAR À PÁGINA DO 7º GRUPO