Geografia 7 Ano
   
  
 
 

A TERRA: ESTUDOS E REPRESENTAES

 
 

Unidade - Meio Natural

A diversidade de climas e de formaes vegetais

 Deves ser capaz de:

- Reconhecer as funes desempenhadas pela atmosfera

-Salientar a importncia da troposfera para a meteorologia

- Distinguir estado de tempo e clima

- Referir os elementos do clima;

- Evidenciar o papel dos factores do clima;

- Caracterizar os diferentes climas da terra;

-Relacionar as formaes vegetais com os respectivos climas;

- Referir a distribuio dos climas existentes superfcie da Terra;

- Caracterizar o clima de Portugal.


O Tempo

As previses meteorolgicas permitem conhecer com alguma antecedncia o tempo que vai fazer, isto , o estado do tempo - conjunto de condies atmosfricas que se verificam  num determinado lugar, num curto perodo de tempo.

O estado do tempo influencia a vida das pessoas e a realizao de muitas actividades econmicas. Da, a grande importncia que dada divulgao da sua previso.

O estado de tempo  corresponde s condies atmosfricas existentes num dado momento e num determinado lugar.

 O estado de tempo caracterizado pelo conjunto dos elementos meteorolgicos que assumem na ocasio determinados valores: temperatura, a insolao,  a humidade, a nebulosidade, a precipitao (chuva, neve ou granizo), a presso atmosfrica e o vento (velocidade e direco do vento).

 

 

A previso do estado do tempo

Para se fazerem as previses dos estados do tempo, recolhem-se, diariamente, dados nas estaes meteorolgicas atravs de aparelhos como os termmetros para medir para a temperatura, os pluvimetros para medir a pluviosidade, os barmetros para medir a presso atmosfrica, higrmetros para medir a humidade, cata-ventos para medir a  direco do vento, anemmetros para medir a intensidade (velocidade em Km/h)  do vento  e outros. Tanto o cata-vento, como o anemmetro so hoje em dia substitudos, com vantagem, por anemgrafos, que registam a direco e velocidade do vento em simultneo. Tambm so captados dados atravs de bales-sonda, avies ou satlites meteorolgicos, (aparelhos e sistemas cada vez mais sofisticados e precisos). Estes dados so tratados informaticamente, sendo parte deles divulgados diariamente na televiso, na rdio, nos jornais e na Internet.

A partir dos dados e das imagens de satlites meteorolgicos (que nos fornecem dados e imagens muito precisos e actualizados), a meteorologia elabora as cartas sinpticas, mapas com indicaes relativas a determinados aspectos do estado do tempo, como a presso atmosfrica e o vento, que permitem caracterizar uma determinada situao meteorolgica, com maior ou menor pormenor, e fazer previses do estado do tempo para os dias seguintes. Estas previses dizem respeito a momentos particulares e abrangem grandes reas geogrficas.

O estudo do estado do tempo feito tendo por base as cartas sinpticas (mapa/carta meteorolgica) como a da imagem anexa. Nelas inscrevem-se os valores dos principais elementos por meio de nmeros ou smbolos. O aspecto mais saliente o traado das isbaras (linhas que unem pontos de igual presso), que do uma imagem sugestiva da repartio da presso e, portanto uma indicao da circulao atmosfrica superfcie na regio considerada.

A interpretao cuidadosa das cartas sinpticas permite, no s a caracterizao do estado de tempo nesse momento, mas tambm prever com maior ou menor preciso a evoluo provvel do tempo, desde que se disponha de alguns dados complementares, como por exemplo  a temperatura do ar ambiente.

Figura - Imagem de satlite

O estado do tempo varia conforme a estao do ano e consoante as horas do dia.

 

 

De um modo geral, em cada lugar, as caractersticas do estado do tempo variam, quase sempre, de forma idntica ao longo do ano numa dada regio, o que nos permite falar de clima.

 

 Clima a sucesso habitual de estados do tempo verificada numa dada regio, durante um longo perodo, geralmente trinta ou mais anos, caracterizada a partir de valores mdios .

Quer isto dizer, que o tempo traduz um estado actual da atmosfera, ao passo que o clima representa um estado mdio da atmosfera.

 O clima  caracteriza-se atravs da anlise de grficos termopluviomtricos ( grficos que representam a variao das temperaturas mdias mensais e a distribuio do total de pluviosidade em longo dos meses do ano)

 

 

 

 Elementos do clima – So todos os elementos que permitem caracterizar o clima de uma & ]g^"ZLiǮkMlcL-$mr6fw(1?>Km:۱޸>jRQ]ߘ xƴU`߸(pf6FoOd0l U J#H%5 ϋEX@mkyY샕9$BQ|t'^`{Bw+w 47;p)yqq,k;3[7$(i]^ *ٖGa Uk 4 0^00*̺m'AwU:6$CtзXNO59|[5mm2@Bz*dZ@XhiHeUNAJ?kA}u1 Q<ax\t5лSUe$9=X.xX(\r1w-UAclwTP@SXi5Aت 򼤔M!IEJ=2 :^7uׇ[*Uϊ_fwOr'y.Tg;Ң-S.a̓<1,U uĐƕ etWtކ @M;|m ]79΂xi-MBZovCz+.06@6oy%Zkt#ۃIj#%"R槪, 3L mS |{9䥷ISɫS"LU8T wUхCIeUf[B15"O}(OA`Jse/&Jp+kЛK"N^`>ky͋vb["dib踭Xt=&~e>` ^/}阈^i B.TVԯ,Ԧkjٯם^rWFCCa!X6(e"HKZ }F64VTV}ѵ^ ;_޵&Z_+&w3dBkg_|lO72W3~$hi }9L XٞEBZNk 2{4FYn &/דwU!DHVETSkխ\hs #3W81A]y#w+M ] `ʬHn tXpW:pR?3!Ra^La|渷`,@d]u8d6Ԗ0V{,lSw!BHGrj@QފeT9-p^LJd`;o,Jbς=AE_zs] rֳ4|@9Q&?ʆ%| m8D}p!Dģ δQlh"`~v-ךR)?ǖׇad{uҔ|(B\f"8}f&tɫd2 ͩjx^ל'MDYPU( X"* NLN{${h Xpdbs;[QGblԁo#kta=A_b.P雲~ə F)*A8<҆~ ؓ$}ܟh׻ߑҢ)I"P>K <)m}N^I1i%*} dAv_Н/˿ǭ:3nO\ P VNS sk(3{SِVDv Ǘn+vö 4c_x2&LyX<5Xh9l` Vyt8EI%! _Յ;Qysxg>@y,YLzfU'uUt9 l |M9ŴKqW1 v@}lo{ +#0%{ہ ܽhwxl]@TR?C#k[()1'~e:SߜA)^O}tInjDsH耦ޔOf%_VV΀]J{I'܈Tb{kpWbvN47-i.B3βiNY]—jWҐ9ٍVWêrgm c∴9r{,Y#e BBXEï|QMLY:EE^!aEU`R#C۞ri(JM%K~!P.;VM/Ҫ8p[ Pv!T2VtM^I{!^m5ᦹЛsrtG,㘉Gďu[|sұh{(>{ Iͩ8XX^~)HA484Hn{a0|8o#I0g]CjZVO͵ ;} a[YvT3/me\oY]m_c_*!p3hL)-?g5I6RS.bg$*XhLy߼QOf-g=DI%v`&yz̥sH]Op[*7oc- a=N?msBqxϔ=]݈Qׁ@ _>|v Pf`XVrF7 7 ul7B0G2y&9/ٝwe{r/jo 6Jo,4D5jryl&IFЪ.RM`Nɽ#OG`yT R-y`w8mjPQ 8(vLNqF9gL x]Ǖ5CO?nc,jفP^'k ѨΣ6X-C g={n`ttP- L#a8&m¥؃.’n{/V(<* sW4$Vh>0;+-w(8*hL_ss9_g3({yÊTJ<%/fBtu1 溴g[:~0(7S̡]c[SIMjrˤcJ&Hl+تX!LUoj'_VW.IڄŬ]31n4aTSN8sȶZ=m)K^PyWB|aPىJ]alȍP%~{AFău}9WkY8EQ"ɲ=*=%Aע1 #p{^%r-ׇU LDeH{6h}{+bgh- vWa1q:(qZ\r+mR->#sX[PYU-Ia/6ceY#aKr;o,:bM:, VcpN-jK1Xe{A*Fs}\汳l[6DeJ)K9zĦ|LD_אt3ѭ<43+숄e1H4s^=k-sׂ%$ '!Oo&6jc 2NGwE04]k ѥgGj4 xȦojc/1ú8MS}yy־U`@`)`Uբ6f3Jj>#V^Կ|<*zq61 C]-TӓCgLXm>&?30g>o+81$ĬS7 rO+v{.h0;ZEq,S-@[S|jzv@?]r]TDxVIw=[O?0Ntymz*EctҟyTT/ 31/6Ljq8mecF%{ESq̒񄝏c#$&gv,,1dm-0;hE$hT@^3/àM'wO-1@%KSʌn _k})q֍4 S?# !`^^c#غ*$R ԧ52 |`;Y]Dwv~=*cɟl~11| S*k5A>3b w(n5p ap&TWUl UAo+F88uxCe|8mz `5 ]}Ϛ_B< 1n 4wEɌKjc>re Y|g U܊a'%ڲZ f N@t T 5.Y-Ϋ!KnD 捥S$4쑫VoSpl2t&N,~$j{ pQ|iot lÄ(L$:V t=ngr /F6KQ AŨ(wpݘ#DeCn4̩d@zҗDp/ytT^Q{&o >͂%"M#{pr UYTJlx^DTQzZvpdE]&k>C !P[; j#1ͻ!CTюX/:o;'bkU6zT \C.EKiJ_'v1 y\ I9L {D`[0JC4 1vfϰ$C8t,-".uf'hƤb(c^䍞M|;ձn;/t`M?yT(CґJv Z ѝ`)]z&Tq*m/' rӮ(k%v!8w wnqG?-AJL#i= 8oFtiʌ~L 0Ł"T( J3ƬwoK3 bs=H/X 7|.|D\F#ò1 4ܯyih -<6ʓ4|EVco@N~WAC5^uP hZ (}mnt2-8  bPc\Kv|A㞢mN5D$;]v_DOU5֛"b:56:ѳ(y_aAߜh1Hg/TvsjtJWM8]TѽNA"K:̼3Ncsu[[eq1cWyً5aMpi;s3)%̈)X6F»wx]gKzF-=|NcP޽[~8a-|dr5sV0X)(ԠhdsjFd+h;3D90rgC[DT^Ḭ)nl=NOq(+X%vjs|_t(_f޳jQnNMyWG 5! QT~,{@R1Lf|RE= }`hD~LDՀ}GfyjD%շ "w`NOR4 Uα2_ȹ_k([}]%+[ѻ)!RQY@H\Dj.mE͜pbR_khFS@bԎg@.9p)p~yNv>B4i`{)6˲sdTu7q7*UdWBR JrH;`ԏX*C 91$H^ۃrrKrE1)"88L>ݞg !F7Oz>ӯ]w(IDXja6VQQP5SYS0iܡ_<2x~ ! pI7)/Jud/=C\[, ,n NY'ӿ~@69]/QclĂ-_7\p2YzzU?ʒ*zx xUXfR&{bZOw %B CmbA~%*2\^q0~@'gc2m;>~><(|qKvpr^gIѱsbF䭧<`t!e Y*q:X%@AhWF.@K?bCYq,\Xxf9ZV$'iJgީhGHA@󕙴~J F^}b .:I-;5&eJꯑ׶wx*3MU|,\aP5owI*%B¤Dd#P4WM"s]dﴻD>h xFoږ %'`4D(fzi Je$In/t{Rً`&,RmABA14h0=ӌS0Yo=ˤ]*>$1F9FPi7^rV$ (l8xuؠ2!Lx\l`̾o_67gӤR`]Hr}TS /⎪SaGd|ЃQ-&%t@>/wd%湟|L&1kxC>G2P>`@7) gcih^U^Zx5D5ɛ"(5ѡmVTw8Z`g^Q8CNDVuǂFVꡗ?5JYD&ȉ}P r'96rM6G"4s#` OnZe9tمdm{r</zǵqpJlj۔8$@RLj{P ޚYZ Atm֊_x-O +'ރ tfB$q6&1 =*J!WB_*P%9۰P# CU_o<4\Jh+/g'JcJt%uX!PXQ#OB^Z'CqN(B`Y*:AG.\OMː r@w7>L6;jh mTa'5լr|x+g1ZҐhATXígSa6v3yTîtqB-ƾHtu0:AˡO"bA^eӏ i/PS$k88e!iy 6Pk=ӟyVa7oa;PϓۚUOĖA8s+7|ڗFŪRn0(~Z{EaUF'oS7C(CBnzOoBiXҴܴ൮+i7аe1HO/&Qǡb.|Ug ubGnՏP=[gA#~NaKźcj|_Jv6/ S֒KBsF`&~>3Cd(3{ ʫ65E쟿_-c Ƌn%|wl;Hg#m˄I#'~?-2]hmTF(Vq GNFEy.TmA#K]n 7p%KM=ֹ1} RJ)' gŘs-ePɱW [ZMMW F;чl!~Z@mD^ jz[ UEGnZy/^Bx<-R+k&a#4ߑoj'M/u$noḡt'{P #Rb`aBa"8|ķprH2zžpY.<޶&[Kf%d&Nޒx9;4Ϥd~m&21j֍1z!!Mm9j|L4"c6ȜpMYQ?gz)J'o>>oTDcGw5C'ͨua9>~MW& YnDߌnNFrCܫ<յqüiZGBٲy.O6PIz{1(cn}ӹ |}-^8ù?3zL6,: v=Ӿiie;Z?E׉&yGb/QykXY%fܴ*_b #IkH}gxuYri< Ră uΜBpeMq|sH(6܆M;>ߋsD맄!)1ULrֽ~֩b,3on{뉿IYtHEZpFFǟ O$_<EG)2 ?H]0U;,ϻ=!ύT{B8EtGF=j2-0yˎaՑP/xap w*4WsUf'Cmk]KڞS==| 6Qu[ꮠvOCWHpe-^W̔Q%4t7A x9DˈA')Vz9i5WuAB) <:OǕ ^3:`mi`^;@iKk*Y#/m#nApm)2xur%i+b9W[?A%Dt<2MOP]lzd^cRU.VECgd0@aO(-.|1JU٫]w!fTPNyvK%/ ,s@jb]=AĈ ^Q PYbfxRnFj*pȉESθn$/ _B7܁p^@ۦ! jSGVlpϰ;UAĭi<_zSA"@O:1{lb !}t3 {VU6AS*T$, `IaGm٘!nCXF[0 sLK٪XIʨrgMi"nc^OOmY̘:OY8G'WX ] 40 0Ƀa&UiMm=lm!_ 8 fZ.;%=g_'ܠ͔`v]j\Fߋe#\ Aoi8a#pG55܊ni52 }T>,Z[v~/QMl5P 1 Tk= } lOs ,:ERثF$ }4˴^-׃Mb;*kf~KDO:KRh)]F*A :R/W>X>\5_RPG%ͧ\24N Y/.*{<n5>ה^{ӂƿp"IG@?Z jb<3j6.lS?#" f7$8է9ŲA3vhPU h'(OVn+ҝV/'E ^0H43މٰc~ӒP폭ᢏDEǾƻ"[W9#pv%G+Љ QNJ?זX.Bu˦MH V/~/+}  ~DvCŹHI2޶VT(>M8F+ 6&OEmwv@S ԍw2hGl52A\m@ipټ۹O7 z6gH2T*w)O@@ַV֤ ÞDCPO aQ0-GbS]/'ts0 ~n$6C6k_#CMBbJ.$?v:)º+8V(7YsHk|3^-X"qpL Tz8mt3 ŇRp&T'0_#;_?8;罊\)H-!qaE@ŊI|1Pw`o4BuA順MImF@Zt>n,o,ξ˹u ֊&[feڃ K`;)je*E$M#&αMgΞUY&ĕ)v(4oGjxMʕ0IjCm4w<]CoXߩ $ArRsn@ udmetro faz-se recorrendo a uma escala graduada, geralmente em milmetros. A medio exprime-se em milmetros de altura (mm) ou em litros por metro quadrado (l/m2). A cada litro por metro quadrado corresponde a um milmetro de altura.

A precipitao mensal obtm-se a partir da soma do volume de gua cada durante todos os dias de um ms. Do mesmo modo, a precipitao total anual resulta da soma do volume de gua cada ao longo dos meses do ano.

 

Figura - Pluvimetro

 

A presso atmosfrica a a fora exercida pela atmosfera sobre a superfcie da Terra. O seu valor expressa-se em milibar (mb) ou em hectopascal (hp) e varia em sentido inverso ao da altitude, temperatura e humidade.

O valor normal da presso atmosfrica de 1013 mb ou 1013 hp. No entanto o valor da presso varia por influncia de dois factores principais:

  • a temperatura
  •  a altitude

A temperatura constitui um dos principais factores de variao da presso atmosfrica. Quando o ar arrefece, a presso atmosfrica mais elevada. Quando a temperatura aumenta, a presso atmosfrica menor ( o ar quente mais leve e sobe, diminuindo a presso; o ar frio mais pesado e desce, aumentando a presso).

A presso atmosfrica tambm varia com a altitude ( a presso diminui com a altitude pois diminui a coluna de ar atmosfrico sobre um lugar). Assim, quando a altitude baixa, a presso do ar elevada. Por outro lado, quando a altitude elevada, a presso atmosfrica mais baixa. Por isto, costuma-se dizer que na montanha o ar mais “rarefeito” ou mais “leve”( densidade menor).

 

Para alm destes pode haver outros factores a influenciar o valor da presso atmosfrica.

  O peso do ar sobre a superfcie da terra calcula-se medindo a presso em cm2 da superfcie terrestre, de uma coluna de ar – Barmetro. O valor mdio da presso atmosfrica ao nvel da gua do mar de 760 mm. Esta varia de acordo com a temperatura e a humidade do ar.

  

 

 

Figura - Barmetro

A presso atmosfrica medida por barmetros. H 2 tipos bsicos de barmetros: mercrio e aneride. O mais preciso o barmetro de mercrio, inventado por Torricelli em 1643. Consiste de um tubo de vidro com quase 1 m de comprimento, fechado numa extremidade e aberto noutra, e preenchido com mercrio (Hg). A extremidade aberta do tubo invertida num pequeno recipiente aberto com mercrio. A coluna de mercrio desce para dentro do recipiente at que o peso da coluna de mercrio iguale o peso de uma coluna de ar de igual dimetro, que se estende da superfcie at o topo da atmosfera. O comprimento da coluna de mercrio, portanto, torna-se uma medida da presso atmosfrica. A presso atmosfrica mdia no nvel do mar mede 760 mm Hg.

                      

Figura - Barmetro de mercrio

 

Vento – o ar em movimento. Movimento da massa de ar com uma determinada direco e intensidade.

O ar  movimenta-se devido s diferenas de temperatura ou de presso. O deslocamento do ar sempre de reas mais quentes, ou de regies de altas presses para as de baixa presso. Sabemos que a superfcie terrestre no recebe a mesma quantidade de calor. As regies onde o ar faz movimento ascendente so denominadas de zonas de baixa presso e nas regies onde temos movimentos descendente so chamadas de zonas de altas presso.  Para traduzir a velocidade do vento utilizam-se duas unidades: o metro por segundo, m/s, de que se deduz a velocidade em quilmetro por hora, km/h, ou o n, que se abrevia por kt, e que corresponde a 51 cm/s. Tanto o cata-vento (para medir a  direco do vento), como o anemmetro (intensidade do vento) so hoje em dia substitudos, com vantagem, por anemgrafos, que registam a direco e velocidade do vento em simultneo. So os ventos que transportam de um lado para o outro massas de ar diferentes, que podem deixar calor por onde passam ou frio. Quando duas massas de ar muito distintas confluem uma com a outra pode dar-se origem a um furaco ou tufo.

 


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