Historial

Patrona
Espaço Físico
Coordenação de estabelecimento
Departamentos
Diretores de Turma
Clubes/Projetos
Desporto Escolar
Educação para a Saúde
Jornal Escolar "O Barrinha"
Quadros de mérito
Trabalhos de alunos
Manuais Escolares
Ementa semanal

Portal do Agrupamento de Escolas de Esmoriz - Ovar Norte

Informa-se que o endereço do novo portal do agrupamento é www.ae-esmoriz-ovarnorte.pt


A comemoração do cinco de junho, dia do Ambiente, leva-nos a refletir sobre temas como a poluição do ar, do solo e da água; desflorestação; diminuição da biodiversidade e da água potável para o consumo humano; destruição da camada de ozono; destruição das espécies vegetais e das florestas; extinção de animais, entre outros. Cuidar é a melhor forma de preservar, com o objetivo de sensibilizar. É importante que a população seja consciencializada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação. E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não adicionando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando andar de automóvel todos os dias.
Se cada um fizer a sua parte, o Mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

 

PANCAKE RACE - 27 DE MAIO DE 2013

Mais um ano...mais uma corrida!
Os alunos participantes entregaram-se e disputaram com muita "garra" um lugar no pódio.
O público incentivou-os e foi um espetáculo agradável de assistir.
Parabéns aos concorrentes!
 


VISITA DE ESTUDO A LISBOA - 7ºANO

O departamento de Ciências Sociais e Humanas, realizou no âmbito da disciplina de EMRC, em parceria com as disciplinas de História e Geografia, com os alunos inscritos em EMRC, uma visita de estudo a Lisboa, nos dias 16 e 17 de Maio de 2013. O objetivo da visita foi o contacto direto com realidades diferentes da nossa cultura religiosa. Uma vez que fazem parte do programa do 7º Ano temas sobre as religiões, nomeadamente as religiões abraâmicas, após aprofundarmos nas aulas as questões mais importantes de cada uma delas, nomeadamente o Islamismo e o Judaísmo, visitamos a mesquita e a sinagoga respetivamente. Estas duas religiões tiveram a sua origem no patriarca Abraão e são por isso monoteístas. Mas em oposição visitamos também o templo Hindu, que é uma religião politeísta uma vez que adoram/veneram vários Deuses. Os alunos ficaram a conhecer um pouco mais de cada religião, os seus hábitos e costumes, nomeadamente as orações, os rituais diários, a alimentação, o vestuário, etc.
Mas esta viagem não tem um cariz apenas religioso, é também cultural, ela contempla a interdisciplinaridade uma vez que é feito um percurso a pé, em grupo, pelos monumentos junto aos Jerónimos, onde entram os conhecimentos de História, de Educação Visual, etc. Está ainda incluída nesta viagem uma visita ao pavilhão da ciência e do conhecimento, onde os alunos tiveram a oportunidade de interagir com um conjunto de aparelhos e experiências que estudaram nas disciplinas de Ciências Naturais e Ciências Físico-químicas. Este ano a atividade teve ainda outra novidade, a visita ao planetário no âmbito da disciplina de Geografia.
Uma atividade que estava prevista era a visita ao Jardim Zoológico, onde haveria o contacto com uma enorme diversidade de fauna e flora que ajudaria os alunos a alargar os conhecimentos sobre o mundo natural, do qual nós fazemos parte. Esta atividade foi anulada uma vez que o espetáculo dos golfinhos foi cancelado e o teleférico estava parado. Foi entretanto substituída por uma visita a Óbidos, localidade onde a maior parte dos alunos nunca tinha estado.
A noite foi passada no Inatel de Oeiras.
Finalmente não podíamos esquecer a diversão, fomos aos centros comerciais Colombo e Vasco da Gama, que muitos nunca tinham visto de perto. (Não podemos esquecer outro monumento importante, ”Estádio da Luz”, que foi o delírio de uns e o desgosto de outros, mas não se pode agradar a todos).
No regresso a casa os alunos vinham cansados mas felizes, por dois dias bem passados. Temos consciência de que é uma visita culturalmente enriquecedora e que não devemos deixar de realizar no futuro se as condições o permitirem.
A todos os que participaram e colaboraram o nosso bem haja.



II EXPOSIÇÃO COLETIVA DE EXPRESSÃO PLÁSTICA DAS ESCOLAS DO CONCELHO DE OVAR

A II Exposição Coletiva de Expressão Plástica das Escolas do Concelho de Ovar, patente na Biblioteca Municipal de Ovar até 07 de junho, integra trabalhos de alunos de todos os Agrupamentos de Escolas, desde o 1º ciclo do EB ao secundário, este ano subordinada à temática «O Mar».
Esta é uma atividade realizada pela Rede de Bibliotecas de Ovar, no âmbito da promoção e animação da leitura, constando do seu plano de atividades para o ano letivo 2012/2013 e que contou com a colaboração de diversos professores e outros elementos das comunidades escolares envolvidas.


COMEMORAÇÃO DO DIA DA EUROPA


Atualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a  divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia.
O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União, entre si.
Ontem, hoje e amanhã é o dia de todos os Europeus. Temos de defender a igualdade.
Viva o dia da Europa!




VISITA DE ESTUDO AO VISIONARIUM

À semelhança de anos anteriores, o grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas proporcionou aos seus alunos do 9ºano de escolaridade o contacto com a Ciência fora da escola. Realizaram no dia 7 de maio uma visita de estudo ao Visionarium - Centro de Ciência e Tecnologia do Europarque, em Santa Maria da Feira, durante a qual puderam realizar várias experiências, pondo em prática os conhecimentos que adquiriram ao longo do terceiro ciclo.


ESCOLA FLORBELA ESPANCA PARTICIPA NO CONCURSO "ESCOLAS EM MOVIMENTO PELA DIABETES"


A nossa escola está a participar num concurso da iniciativa "Escolas em Movimento pela Diabetes" com um vídeo da turma 5ºA. Podemos votar todos os dias nesse vídeo até 10 de maio de 2013.
Apenas as três escolas mais votadas vão receber o grande prémio de 2.000 euros em material de ginásio e ainda um "Dia em Movimento na Escola" com muitas surpresas.
Todos os votos contam, por isso incentive a família e os amigos a visitar o site www.movimentopeladiabetes.pt!



FEIRA DAS ROCHAS E MINERAIS

Realizou-se na Escola E.B. 2/3 Florbela Espanca do Agrupamento, nos dias 29 e 30 de abril, a atividade “Feira das Rochas e Minerais”.
Tal como nos anos anteriores, a atividade desenvolveu-se com bastante sucesso, quer para os alunos, quer para a restante comunidade educativa, verificando-se grande curiosidade e interesse pelas peças expostas. O departamento regista, com agrado, a boa adesão e participação de toda a comunidade educativa. A quantia monetária resultante desta feira reverterá a favor da aquisição de material de laboratório. O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais agradece a participação e colaboração.


DIA DA DISCIPLINA DE EMRC - VISITA DE ESTUDO AO PARQUE DA CIDADE DO PORTO

O dia 19 de Abril de 2013, foi o dia escolhido pelo secretariado da Educação Cristã, como o dia da disciplina de EMRC, da diocese do Porto. Os nossos alunos de 6º ano inscritos na disciplina tiveram direito a um dia diferente das aulas normais. O parque da cidade foi o palco dessa diversão, desde insufláveis, dança, concertos até às brincadeiras que cada um quis levar, houve tempo para tudo. Chegamos ao parque pelas 9h30min, fomos acolhidos pelo secretariado, entregamos os bens recolhidos e escolhemos um local para montar a nossa “tenda”. Os alunos tiveram total liberdade para participar nas atividades que quiseram, e, tinham apenas uma tarefa para cumprir, apresentarem-se perto dos professores de hora a hora. Os alunos não são todos iguais e se para uns foi um dia em cheio para outros nem tanto, mas nem por isso ouvimos dizer que algum estava arrependido de ter participado. Alguns comentários eram no sentido de que afinal valia a pena frequentar a disciplina de EMRC, porque pelo menos se fazia algo de divertido e interessante para conhecer pessoas e conviverem uns com os outros.
Esta será também uma atividade que tentaremos que não se perca no futuro. A todos os que participaram e colaboraram, muito obrigado.



CONCURSO DE IDEIAS PARA LOGÓTIPO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ESMORIZ - OVAR NORTE


DIZ+ EM REDE E REDEMAT

No dia 6 de Março realizaram-se na nossa escola os Campeonatos Diz+ em Rede e REDEmat.
O Diz+ em Rede é uma competição multidisciplinar para o 2.º ciclo do ensino básico, dinamizada pelo Grupo de Matemática que conta também com a colaboração dos professores de Português e Ciências da Natureza. [+]
O Redemat é uma competição de matemática destinada aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário, dinamizada pelo Grupo de Matemática. [+]


PUBLICADO O NOVO SITE DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUIMICAS DA ESCOLA


O grupo de Ciências Físico-Químicas da Escola Florbela Espanca publicou o seu novo site destinado aos alunos do 3º ciclo, onde são disponibilizados materiais que complementam as atividades letivas.
Os alunos têm acesso a um variado conjunto de materiais, como por exemplo, vídeos, simulações laboratoriais e jogos relacionados com os conteúdos abordados, assim como às notícias científicas de interesse para a sua faixa etária. Poderão também realizar algumas atividades experimentais em casa, que são sugeridas por não envolverem quaisquer riscos.
Disponibilizam-se ainda, ligações a outros sites de reconhecida qualidade.

ALUNOS DOS 2º E 3º CICLOS ASSISTEM A PEÇA DE TEATRO EM INGLÊS

Mais um ano, mais uma vez, no dia vinte e dois de fevereiro, à tarde, alunos e professores do Departamento de Línguas deslocaram-se ao Auditório de Mafamude, em Vila Nova de Gaia, para assistirem a uma peça de teatro interativa, dinamizada pela companhia “Interacting Theatre Company”, subordinada ao tema “Crime in New York”.
A adesão a esta actividade foi bastante boa, tendo os alunos interagido de forma dinâmica e ativa.


 


VISITA DE ESTUDO AO TEATRO - AUTO DA BARCA DO INFERNO


No dia 6 de fevereiro de 2013, as turmas do 9º ano, do Agrupamento de Escolas Ovar-Norte, foram ao Teatro, em Matosinhos, para assistirem à dramatização do "Auto da Barca do Inferno", obra de Gil Vicente representada pela companhia de Teatro "O Sonho".
Logo que as luzes se apagaram, começou o espetáculo, com grandes momentos de diversão.
O tema deste auto de moralidade é o julgamento das almas. Assim, depois de morrerem, as almas vão chegando ao cais, onde se encontram as barcas que as levarão ao seu destino final: o Inferno ou o Paraíso. À medida que vão chegando, as personagens sujeitam-se às críticas do Diabo, do Anjo e de Joane, o Parvo, sendo depois condenadas.
Esta visita foi muito interessante, pois pudemos perceber que o Teatro é uma forma de comunicação muito completa, em que o texto, a dança, música e os gestos se juntam de uma forma única! Admirei, particularmente, o facto de serem tão poucos atores a representarem várias personagens. Gostei imenso do modo como interagiram com o público e da forma como recriaram algumas partes do texto.
Realmente, a peça dramatizada é muito mais interessante do que lida.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Bárbara Castanheira – 9º F


CLUBE DE LÍNGUAS EM MOVIMENTO DIVULGA O SEU BLOGUE


A professora e os alunos do Clube de Línguas em Movimento convidam a comunidade educativa a visitar o seu blogue, onde apresentam jogos, atividades e curiosidades relacionadas com as línguas inglesa, francesa e portuguesa.



RASTREIO VISUAL - 8ºANO DE ESCOLARIDADE

As professoras do grupo disciplinar de Ciências Físico-Químicas que lecionam o 8º ano de escolaridade dinamizaram um rastreio visual para todos os alunos do 8ºano de escolaridade do Agrupamento, no âmbito dos conteúdos abordados no tema “Som e Luz”.
O rastreio foi feito por técnicos especializados do Centro Óptico de Espinho que se deslocaram às escolas Secundária, E.B. 2/3 Florbela Espanca e E.B. 2/3 de Maceda, nos dias 14, 16, 21 e 23 de janeiro de 2013, num veículo equipado com os aparelhos/instrumentos necessários.
Posteriormente foi feita uma palestra sobre os defeitos de visão e sua correção, dinamizada por um optometrista do Centro Óptico de Espinho, para cada uma das turmas.
Os rastreios foram realizados aos 250 alunos, tendo sido diagnosticados defeitos de visão em parte deles. Os técnicos do Centro Óptico elaboraram ainda relatórios detalhados nos casos em que foram detetados problemas.
O resultado da avaliação desta atividade foi bastante positivo, uma vez que permitiu detetar problemas de visão em alguns alunos, assim como fazer uma sensibilização para a importância dos rastreios no nosso dia a dia. Foi ainda claramente demonstrada a relação existente entre o conhecimento científico e a utilidade do mesmo em situações do quotidiano.
O grupo disciplinar realça e agradece a total disponibilidade e profissionalismo com que os técnicos do Centro Óptico de Espinho promoveram esta atividade, de forma totalmente gratuita.


CONCURSO DE PRESÉPIOS


O grupo disciplinar de Educação Moral e Religiosa Católica promoveu um concurso de presépios, apelando à criatividade e originalidade dos alunos e dos respetivos encarregados de educação.
A exposição dos trabalhos teve lugar na Biblioteca Escolar "Charneca em Flor".




 


VENCEDORES DO CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA



5º ANO – Gabriela Maria Guedes Pinto, nº 11, 5º D

6º ANO – Gabriela Monteiro e Silva, nº 10, 6ºB

7º ANO – Maria Vieira Reis, nº 18, 7º G

8º ANO – Cristiana Alves, nº 4, 8º G

9º ANO – Micaela Ferreira, nº 17, 9ºF

A cerimónia de entrega de prémios decorreu na Biblioteca "Charneca em Flor", no dia 13 de dezembro.


PALESTRA SOBRE "EXPLORAÇÃO ESPACIAL"


No dia 10 de dezembro, durante a manhã, realizou-se uma palestra sobre Exploração Espacial, para alunos do 7ºano, na Biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, no âmbito dos conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Físico-Químicas. A actividade foi dinamizada pelo astrónomo José Augusto Matos (FISUA – Associação de Física da Universidade de Aveiro), formador e divulgador na área da astronomia.
Os alunos tiveram oportunidade de conhecer um pouco da história da exploração espacial, saber como vivem os astronautas na Estação Espacial Internacional e até provar alguns alimentos que são levados para o espaço. Tudo isto num ambiente dinâmico, interativo e divertido.


ESCOLA FLORBELA ESPANCA FESTEJA 30º ANIVERSÁRIO

Trinta anos passaram desde o dia em que foram inauguradas as novas instalações da Escola Preparatória de Esmoriz, que funcionava até então, no Palácio dos Castanheiros, atual pólo da Biblioteca Municipal de Ovar, em Esmoriz.
A escola passou a designar-se por "Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Florbela Espanca", no dia 10 de dezembro, pelo Decreto-Lei n.º 314/97.
Para assinalar a data, alunos, professores, funcionários e encarregados de educação estiveram presentes nas comemorações que decorreram no polivalente da escola, na noite de 7 de dezembro. Foram também homenageados os alunos que pertenceram aos quadros de mérito no ano letivo anterior.


"SABORES DE OUTONO" - FEIRINHA DA ESCOLA DA VINHA

A Escola e Jardim de Infância da Vinha, com a colaboração da comissão de pais, irá realizar uma feira intitulada "Sabores do Outono".
Esta iniciativa terá lugar no próximo dia 24 de novembro, entre as 10h e as 16h, nas instalações da escola da Vinha.
Os organizadores apelam à participação da comunidade escolar e local.
[CARTAZ]







REVEJA O HALLOWEEN DE 2011 E O DE 2010

 

VISITA DE ESTUDO À RTP

Os alunos do 9º F e 9º G da Escola E.B. Florbela Espanca participaram numa visita de estudo à RTP – Estúdios do Monte da Virgem, Gaia, nos passados dias 10 e 31 de outubro, respetivamente.
Esta visita inseria-se no Plano Anual de Atividades, do grupo disciplinar de Inglês, estando relacionada com conteúdos temáticos que fazem parte do programa de nono ano.
Os alunos tiveram oportunidade de ver “por dentro” aquilo que só estão habituados a ver na “caixinha” que é a Televisão, e todo um trabalho de profissionais que fazem a “magia” acontecer diariamente. Percorreram os vários departamentos, onde se faz a Rádio e alguns programas de televisão, assistindo, em direto, ao programa Praça da Alegria; no fim, não faltaram as fotos com os famosos apresentadores, Jorge Gabriel e Sónia Araújo.
Os alunos foram acompanhados pela docente da disciplina de Inglês, bem como por outras professoras das turmas.
Foi para todos uma experiência que, certamente, perdurará na memória.


 



Escola E.B. 2/3 Florbela Espanca
Rua Florbela Espanca, 360
3885-454 Esmoriz
Professoras responsáveis
Isabel Reis e Carmen Oliveira
Todos os direitos reservados

web analytics