Home

Ulisses

Viagem

A Grécia

O livro

Menéres

L. infantil

Contactos

 

“E Ulisses, existiu? E Homero, existiu?  E o Sol, existe? E a Lua, existe?  E o mar, existe?”

 

   
Há muitos milhares de anos, talvez por volta do século IX ou VIII a. C., viveu na Grécia Antiga, um homem chamado Homero. Não se sabe qual terá sido a sua terra natal: Quíos ou Esmirna? Mas, baseando-se em velhas lendas da tradição oral, Homero compôs a Ilíada e a Odisseia, provavelmente os mais belos poemas de todos os tempos.

A tradição representa-o como um velho cego que vagueava pelas cidades, declamando poemas que terão chegado até ele através da tradição oral e que ele compilou construindo uma estrutura unitária na acção e no estilo .
Homero escrevia com uma grande riqueza de pormenores e uma grande objectividade, o que nos permite conhecer a vida dos gregos antigos.
As suas obras foram elogiadas por Aristóteles e serviram de base ao helenismo. São consideradas as mais importantes da literatura ocidental e desde há milhares de anos que têm sido lidas e traduzidas em várias línguas.
 

Homero

 

Ulisses

 

 
Agora, neste espaço virtual, proponho que falemos das aventuras de um herói grego: Ulisses


São estas aventuras que a escritora Maria Alberta Menéres nos conta no seu livro "Ulisses", um livro que nos faz mergulhar na imaginação! Mas... não esqueças o aviso de Maria Alberta Menéres nos faz na introdução… pois já sabes que... quem conta um conto,  acrescenta um ponto!

“ É esta história que eu vos vou contar. Quem conta, é bem certo que acrescenta um ponto. Oh, mas quando eu conto, são tantos os pontos sempre a acrescentar, que mesmo com esforço não conseguiria nunca tais pontos…bem, todos os pontos contar!”


“(…) e depois era uma história de um herói de mil façanhas chamado Ulisses  que viveu aventuras e desventuras e aventuras e desventuras…”

               ... e que vivia numa terra que ele amava, a bela Ítaca....com lendas de encantar...

                         ...e que se viu tantas vezes sujeito aos caprichos dos seus deuses...

 

Ulisses

 

 

                     

 

                               

      ...a ti, Maria, Inês, Catarina, Zélia...                                                      

                                                  João, Renato, Helder, Henrique...            

 

 

 

 

 

                                      

 

 

 E mais histórias há….

 

 

 

 
   

Última actualização: sexta-feira, 17 de Junho de 2005