Ler, antes e depois: recolher, apanhar, escolher
 

Formadora Teresa Soares Correia

EFEITOS A PRODUZIR

Reconhecer a necessidade de mudar práticas pedagógicas, de modo a proporcionar novas e variadas formas de aprendizagem.

Promover práticas diferenciadas para potenciar aprendizagens informais de criação e desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita como actividades de lazer.

Perspectivar o processo educativo recorrendo à partilha de ideias, de conhecimentos e experiências.
Fomentar o espírito criativo na sua dimensão educativa.

CONTEÚDOS DA ACÇÃO

A acção será subdividida em 3 fases:

1. Recolher - Abordagens antes da Leitura
2. Apanhar - Abordagens de Leitura
3. Escolher - Abordagens pós Leitura

METODOLOGIA DA ACÇÃO

Passos metodológicos da oficina:

1. Recolher: Realização de trabalho de grupos: análise de estratégias de acesso à leitura (questionários; inquéritos; ralis; quiz; manuseamento de livros e de material electrónico) e de experiências temas / autores / séculos. Apresentação das conclusões e produção de material para motivar os alunos para a leitura.

2. Apanhar: Apresentação de pistas para a leitura e discussão em pequenos grupos.

3. Escolher: Estratégias de apresentação de obras, de personagens, de espaço de tempo (oral; escrita; desenhos; etc.) e estratégias de produção de texto. Actualização e rescrita livre - confronto com a actualidade, com experiências pessoais, sociais.

A realização do trabalho final consiste na planificação de uma actividade de Motivação / Leitura / Rescrita. Esse trabalho poderá ser feito em grupo ou individualmente, aproveitando ideias desenvolvidas durante as horas presenciais.