Ficheiro de apoio 

O ficheiro de apoio HotPotatoes está organizado em passos sucessivos que lhe permitem ter acesso ao site oficial para download de uma cópia do programa, em regime freeware, e respectivo registo para obtenção de uma chave do programa. 

Após ter feito a instalação e registo do HotPotatoes,  pode também fazer a instalação de dois ficheiros com uma versão de configuração do interface e do output em português, acesso a um tutorial português disponibilizado on-line (embora os exemplos de exercícios sejam em inglês) e o acesso a um ficheiro em formato zip para instalação de um tutorial em espanhol.

Sequência de passos (download, registo e configuração):

1º passo: download do programa HotPotatoes 

2º passo: instalação do programa e registo.

3º passo: abrir o ficheiro portugues.zip e extrair os 2 ficheiros de configuração do interface (portugues.hif) e output (portugues.cfg) para a pasta onde instalou o programa HotPot5.
Se tiver dúvidas, veja as imagens a seguir,  que podem corresponder ao seu caso: imagem do programa de unzip; e caminho para o hotpot5
Nota: se o windows lhe disser que existe já algum ficheiro com este nome, renomeie-o antes de fazer a cópia.

4º passo: se optar pela utilização do tutorial em espanhol, proceda da seguinte forma.
Vá à pasta onde instalou o HotPot5 e renomeie a pasta com o nome tutorial que aí se encontra. (Se tiver dúvidas, veja um exemplo na imagem). 
Em seguida, crie uma nova pasta com o nome tutorial.
Depois, proceda de forma semelhante ao ponto 3. Abra o ficheiro HotP41es.zip e extraia os ficheiros para a pasta tutorial que acabou de criar em HotPot5.

5º passo: finalmente, execute o programa HotPot e abra o tutorial. Como se mostra na imagem, sublinhado pelo círculo em amarelo.

Se os passos anteriores tiverem sido executados como indicado, deverá aceder ao tutorial em espanhol, referente à versão 4.1 de HotPotatoes. Se optou pela versão original em inglês, terá, então o tutorial actualizado da versão 5.
Para uma primeira abordagem ao HotPotatoes e às suas 6 ferramentas, a versão 4.1 será suficiente. Em ambos os casos encontrará exemplos de exercícios construídos com base em cada uma das 6 ferramentas:
JBC, JQuiz, JMix, JCross, JMatch e JCloze.

......................................................................

Se já viu o tutorial, os passos seguintes ajudá-lo-ão na configuração do Interface e Output do programa.

6º passo: abra o programa de criação de Questionários de escolha múltipla (JBC) e vá a Options > Interface > Load interface file

7º passo: procure o caminho até ao ficheiro portugues.hif, em HotPot e abra-o. O programa terá, a partir daqui um interface português.

8º passo: para configurar os OutPuts (isto é, o formato dos ficheiros e páginas com os exercícios que irá construir) vá a Opções > configurar outputs, como na imagem. Proceda, depois, como no passo 7, abrindo agora o ficheiro portugues.cfg

Note que ao fundo da imagem, à direita, na barra de status, é visível o idioma que com que vem configurado o programa de origem. Após a opção de abertura do ficheiro portugues.cfg, será esta indicação que deverá constar na barra de status.

......................................................................

9º passo: depois de ter instalado e configurado o programa JBC pode ainda alterar e ajustar as configurações de Output, abrindo cada uma das opções de configuração, como se vê na imagem. No final, deverá guardar as alterações e, se quiser, com um novo nome.

......................................................................

10º passo: os procedimentos descritos acima, entre os passos 6 e 9 devem ser executados em cada uma das restantes 5 ferramentas de HotPotatoes, para alterar as definições de configuração por defeito (em inglês) para português. 
Não esqueça que há 2 ficheiros de configuração que deve abrir: o portugues.hif para alterar o idioma do interface e o portugues.cfg para alterar o idioma de outputs.

......................................................................

Bom trabalho!

 

Realizado por: Fernando Lacerda