Montagem numa Motherboard AT

No centro de tudo está a motherboard (placa de CPU). Nela estão ligados diversos dispositivos:

          • Teclado
          • Rato
          • Impressora
          • Drives
          • Disco rígido
          • Painel frontal do computador

           

Observe que nesta figura, as únicas placas existentes são a motherboard (placa de CPU) e a placa de vídeo. Podem existir outras placas, como placas fax/modem e placas de som.

O teclado é ligado directamente ao conector existente na parte posterior da motherboard. O rato é ligado num dos interfaces série existentes na motherboard (COM1 e COM2), sendo normalmente ligado na COM1. A impressora é ligada na porta paralela existente na motherboard. Tanto as drives como o disco rígido são ligados nos respectivos interfaces existentes na motherboard, através de cabos FLAT apropriados. Ainda na motherboard, é feita a conexão da placa SVGA, na qual é ligado o monitor.

A fonte de alimentação é ligada à tomada da rede elétrica, e possui uma saída para a ligação da tomada do monitor. Existem saídas para fornecer corrente para a motherboard, as drives e o disco rígido.

 

 

Montagem numa Motherboard ATX

Na figura estão representadas as ligações de um PC que utiliza o padrão ATX. Vemos, pelo seu formato, que as ligações são praticamente as mesmas dos PCs que seguem o padrão AT. A principal diferença está nas ligações das interfaces série e paralela, todas feitas pelo painel localizado na parte posterior da motherboard.