Fontes de Alimentação
A fonte de alimentação recebe corrente alternada da rede eléctrica (que pode ser de 110 ou 220 volts) e transforma-a em corrente contínua para a alimentação dos circuitos internos do computador. Existem fontes com potências de 150 a 300 watts. A fonte de 220 W é a mais utilizada na maioria dos computadores pessoais. Com uma fonte de 220 W podemos alimentar uma placa de CPU, placas de expansão, drives, disco rígido e drive de CD-ROM. Normalmente, este é o tipo de fonte que acompanha os computadoresmini tower. As fontes com potência superior a 220 Watts são necessárias em alguns computadores especiais, como servidores de ficheiros de redes locais de computadores. Neste tipo de aplicação, o computador, normalmente, possui vários discos rígidos, unidades de fita magnética e outros dispositivos de armazenamento.
 

 

 

 

 

Características das fontes de alimentação

Fontes AT

(Utilizadas para Motherboards mais antigas)

Liga/Desliga através de um botão ON/OFF directamente ligado à fonte de alimentação.

As duas fichas encaixam num conector de 12 pinos, existente na motherboard, que alimentam a 12 V e 5 V.

Fontes ATX

(Utilizadas para Motherboards recentes)

Liga/Desliga através de um botão ON/OFF directamente ligado à Motherboard.

A Motherboard controla o funcionamento da fonte.

O Computador pode ser desligado pelo S.O.

Para desligar através do botão ON/OFF é necessário premir mais de 4 segundos.

A ficha única desta fonte possui 20 contactos e alimenta a motherboard em 12 V, 5 V e 3,3 V.

As fontes de alimentação ATX fornecem tensões diferentes de 12 Volts, 5 V e 3,3 V. Os 300 W anunciados dizem respeito à potência total, ou seja, potência máxima que a fonte possibilita quando todas as saídas estiverem em carga. Normalmente, a potência consumida é apenas de 160 W, aproximadamente.

Na prática, em geral, numa fonte de 300 W, 50 % a 55% correspondem a saídas de 12 V e o restante corresponde às saídas de 5 V e 3,3 V somadas. As saídas de 12 V permitem alimentar as drives de disquetes, disco rígido, ventoinha e leitor de cd-rom. Os 5 V e 3,3 V são usados pela Motherboard para alimentar todos os componentes a ela ligados, como o processador e memórias.