Acção
Didáctica da Análise Matemática
GUERRA

em meu nome
NÃO!
Formando
Arsélio Martins


Directiva  1
para a sessão de
24 de Março

procurar uma citação (com críticas ou  propostas) relativa ao ensino da matemática em Portugal); o período abrangido deve ser 1772-1989;
publicar essa citação, junto com um comentário,   na sua área de trabalho  

Prestação de contas
Recolhi algumas citações que me parecem significativas e, por serem muito claras, não merecem grandes comentários Aqui fica uma delas.

Citação escolhida
1927:
António Barbosa; Algumas considerações a propósito do ensino da Cosmografia nos liceus.
" 1º — Foi um êrro suprimir o estudo elementar da cosmografia, da 7ª classe dos  liceus;
2º — O pouco que se pretende ensinar, presentemente, é ‹letra morta› enquanto o seu estudo se fizer na disciplina de geografia;
3º — O ensino da cosmografia pertence, por todos os motivos, aos professores do 8º grupo (matemática);
4º — Pode e há até necessidade de ser incluído, nos programas dos liceus, um estudo elementar de cosmografia (que pode ser o que estava na 7ª classe de sciências, nos programas de 1919) sem prejuízo dos actuais programas de matemática;
5º — O método de laboratório é absolutamente aplicável ao estudo da cosmografia nos liceus. "

[da tese apresentada ao I Congresso Pedagógico do Ensino Secundário Oficial, realizado em Aveiro nos dias 10 a 12 de JUnho de 1927 e mereceu publicação  no Arquivo Pedagógico da Escola Normal Superior de Coimbra, vol. 1, nº 2, p.157]

Comentário:
Para lém do combate para estabelecer a astronomia descritiva (a descrição do mundo ou do universo) como assunto da matemática, há a quinta observação sobre o método de laboratório, no mesmo congresso em que  Pedro Maria da Cunha Serrra, ao tempo professor do Liceu de Vila  Real (mais tarde  em Aveiro, onde fui seu aluno,  e depois na Universidade Clássica de Lisboa), apresentou a tese "Os Liceus centros de estudos regionais" que mereceria estudo detalhado. No mesmo  congresso, José Pereira Tavares, logo na intervenção inaugural diz "Todos nós conhecemos professores de matemática decorada, reveleando uma ignorância pasmosa, não só do método das sciências matemáticas, mas também da própria matéria que pretendiam transmitir aos alunos, a êsses  alunos que não eram considerados educandos".
 Do mesmo Congresso, tem particular interesse a tese intitulada "Das finalidades da educação intelectual nos liceus" apresentada por Artur de Medina (da Póvoa de Varzim).