Home Page Image

a  exposição do tímido


O que é importante para mim pode não ser importante para o parceiro do lado. Mas sempre haverá alguma coisa que interessa a todas as partes. Para mim é interessante escolher algumas actividades que, servindo para introduzir ou aprofundar conceitos, possam ser concebidas ou preparadas por vários professores para serem aplicadas em situações diferentes e serem avaliadas pelo valor que adquirirem ao serem usadas.

Ao longo dos tempos que se vão aproximando de nós, vamos discutir o programa de Matemática A sempre na mira de descobrirmos actividades comuns que possam ser experimentadas nas diversas salas de aula. As actividades não têm que ser originais. O que será original é a sua aplicação nas diversas situações, nas diversas escolas. Original é tirar lições das aplicações que fizermos. Original é avaliarmos as nossas tentativas, para rejeitarmos o que não servir para os objectivos que tínhamos em vista e melhorar ou aprofundar o que serviu para o fazer servir melhor noutra ocasião, por outro companheiro de jornada ou por nós mesmos amanhã, quando precisarmos de organizar actividades de aprendizagem com o mesmo fim.

Aqui colocamos as dúvidas sobre o que fomos fazendo para leccionar o programa de Matemática A, neste ano de transição. "A nossa necessidade de consolo é impossível de satisfazer" e é por isso que somos professores, mais professores ainda quando estamos a aprender a ser estudantes.

Isto está organizado, mesmo que não pareça ao Aurélio Fernandes. Assim:

ARQUIVO - onde se guardam alguns textos clásicos e reflexões do passado que podem ser úteis no futuro;

POR FAZER - onde pode aparecer um texto ou outro sobre alguma coisa que pode vir a ser feita ou não;

DO FEITO - onde vamos colocando disponíveis documentos e outros materiais usados recentemente na leccionação, acompanhados de alguma reflexão - é o passado presente, onde se podem descarregar tudo o que foi apresentado efectivamente aos estudantes e também algumas das suas respostas;

QUEM? - sou eu, a quem pode escrever a dar sugestões e dicas

infinitamente pequeno - regresso ao prof2000 de uso pessoal: recentes e antigas passagens pelo prof2000 e pelo TRENDS em actividades de formação.

E para não sobrecarregar as páginas com ligações recomendamos que usem os botões gerais de navegação para andar para trás e para a frente. Isso é particularmente útil no DO FEITO em que cada página dá ligação à seguinte ou seguintes, mas não tem ligações à anterior ou anteriores.