Alguns exemplos de software e respectivos materiais de apoio para a sua exploração na sala de aula.

Os seguintes exemplos referem-se a materiais produzidos por professores em oficinas de formação
e estão devidamente identificados os seus autores.


Exemplo 2

Trabalho realizado por:

Carla Alves

(Escola Secundária de Tondela)

no âmbito da Oficina de Formação "Utilização de Software Educativo na Sala de Aula", realizada no Centro de Formação Tomás Ribeiro, Tondela, em Maio de 2000

Identificação do software: “Ratos“, Ministério da Educação

Disciplina: Ciências Físico-Químicas, 11º ano de escolaridade

Caracterização do software:

OBJECTIVOS DO SOFTWARE DIDÁCTICO:

-Interpretação de gráficos “posição-tempo”,” velocidade-tempo”, “aceleração-tempo”, etc.

-Representação vectorial de algumas grandezas que caracterizam o movimento de um corpo.

ESTRATÉGIAS DIDÁCTICAS UTILIZADAS

O utilizador do software controla a direcção, a velocidade e a aceleração de um corpo (RATO) através do movimento do rato do computador. Ao mesmo tempo que o utilizador movimenta o corpo pode observar a representação vectorial de uma grandeza à sua escolha e a construção do respectivo gráfico.

POPULAÇÃO A QUE SE ADEQUA

Este software está adequado ao programa de Física do 9º ano (interpretação de gráficos “posição-tempo” e “velocidade-tempo”) e ao programa de Física do 11º ano (caracterizar movimentos e determinar grandezas com eles relacionadas, a partir da análise de gráficos x = f(t); v = f(t); a = f(t) ).

COMO OS CONTEÚDOS SÃO EXPLORADOS

Neste programa o utilizador aprende através da experiência, simulando várias situações e observando o que acontece em cada uma delas.

PROBLEMAS APRESENTADOS

-Não permite a gravação de um guião ou seja não permite que se gravem gráficos.

-Não permite a impressão  dos gráficos e das trajectórias obtidas.

-O desenho dos gráficos requer uma mão bastante firme.

GRAU DE INTERACTIVIDADE

Permite uma grande interactividade na medida em que o utilizador pode variar um grande número de grandezas do movimento e observar os respectivos gráficos ou pode, por outro lado, desenhar um gráfico e observar posteriormente o movimento correspondente a esse gráfico.

AVALIAÇÃO

É um software que poderá ser bastante útil no início do estudo dos gráficos que representam o movimento de corpos porque permite observar simultaneamente o movimento do corpo e o respectivo gráfico.

 

 

Roteiro de apoio ao software

“RATOS"

ratos1.jpg (11752 bytes)

 

Gráficos “posição-tempo” e gráficos “velocidade-tempo”

 

Objectivos - interpretação de gráficos “posição-tempo”;

                  - interpretação de gráficos “velocidade-tempo”.

ratos2.gif (30733 bytes)

1ª PARTE- GRÁFICOS “POSIÇÃO -TEMPO”

 

1-     Selecciona no campo 2 “ X (abcissa) ” e no campo 3 “Y (Ordenada) ” e move em seguida o Rato existente no campo 1 e observa os gráficos que são construídos nos campos 2 e 3.

2-     Considera o seguinte gráfico, que representa o movimento do Rato ao longo de uma trajectória rectilínea.

Baseando-te no gráfico, descreve o movimento do Rato.ratos4.gif (3228 bytes)

3-     Coloca o “queijo”, numa posição à tua escolha, no campo 1. Em seguida oculta  o campo 1.Tenta colocar o Rato em cima do queijo utilizando para tal os gráficos que surgem nos campos 2 e 3.

NOTA: Os gráficos referentes ao queijo aparecem a amarelo e os referentes ao Rato aparecem a vermelho.

Confirma se o Rato encontrou o queijo fazendo aparecer o campo 1.

4-     Quando já conseguires colocar o Rato em cima do queijo coloca também a ratoeira, no campo 1.

Repete o que fizeste no exercício anterior.  Para verificar se o Rato conseguiu encontrar o queijo sem cair na ratoeira, faz aparecer a trajectória do Rato.

2ª PARTE- GRÁFICOS VELOCIDADE -TEMPO

1-    Selecciona  no campo 2 “ Velocidade X ”, fixa a ordenada e move em seguida o Rato que se encontra no campo 1 fazendo variar a sua velocidade ao longo do tempo. Observa o gráfico que é construído no campo 2.

     Para analisares melhor a variação da velocidade ao longo do tempo, selecciona para que apareça a estroboscopia.

 

NOTA: Círculos mais próximos indicam uma velocidade de módulo pequeno, círculos mais afastados indicam uma velocidade de módulo elevado.

2-     Considera o seguinte gráfico, que representa o movimento do Rato ao longo de uma trajectória rectilínea.ratos5.gif (3042 bytes)

Baseando-te no gráfico, descreve o movimento do Rato.