Programa da Acção de Formação


A JORNAIS ESCOLARES:
O REFORÇO DE DINÂMICAS NA FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR
 

Formadores: Fernando Delgado Santos e Fernando Alberto Lacerda
Duração: 50 Horas
Destinatários: Professores dos Ensino Básico e Secundário das escolas TRENDS
Nº de Formandos: 16
Prazo de Inscrição: 22 a 30 de Setembro
 
 

Razões Justificativas da Acção:



A produção de jornais escolares é, quer por motivos endógenos quer exógenos à escola, uma prática continuada na generalidade das comunidades educativas. A diversidade de publicações escolares, existentes e trazidas a público, reflectem, de forma significativa, a apetência e o dinamismo estabelecido entre alunos e professores. Foram, desta forma, criados fortes elos de ligação e comunicação na comunidade, o que se torna necessário preservar e desenvolver.
Para além da relação Escola-Meio, já implícita , o jornal escolar é um instrumento que potencia, no processo educativo, o cumprimento de outros objectivos de relevo significativo, designadamente no que concerne à Dimensão Humana do Trabalho, ao Domínio da Língua Materna e à Formação Pessoal e Social. É, ainda, um instrumento que, na aprendizagem de conteúdos das disciplinas/áreas, pode facilitar a adequação destes às componentes regionais e locais dos programas, em particular se articulado com a Área-Escola. O Jornal Escolar é, ou poderá vir a ser, um produto que, fruto das dinâmicas criadas nas escolas, contribua para a melhoria da qualidade das aprendizagens, da formação do indivíduo, das relações Escola-Meio, da imagem dos intervenientes e da própria instituição.
Torna-se, no entanto, necessário reflectir sobre de que forma é que o seu contributo no processo educativo depende da sua organização, elaboração e divulgação.
A reflexão que se propõe poderá ter um significado construtivista se forem aproveitados os potenciais de experiências e saberes intrínsecos às comunidades escolares. Pondo-as em diálogo, consubstancia-se a possibilidade de extraír daí ensinamentos propiciadores de aprendizagens enriquecedoras, em consonância com os objectivos gerais do sistema educativo.
Por outro lado, o Projecto TRENDS faculta às escolas um meio de comunicação à distância que permite, eliminadas que são barreiras de carácter físico e temporal, a reflexão e diálogo pragmáticos, suportados num vasto conjunto de informação que é disponibilizado, nomeadamente pela Internet. Através da comunicação à distância abre-se caminho à compreensão e ampla divulgação das especificidades das comunidades e dos interesses individuais, contributo essencial na formação colectiva das práticas e do conhecimento.
Assim, pensa-se que do diálogo e da discussão em torno dos processos de animação dos Clubes de Jornalismo, das finalidades dos Jornais Escolares, do envolvimento da comunidade escolar, da edição gráfica, paginação e suportes e estratégias de divulgação enquadrados nos Projectos Educativos das escolas, resulta uma mais valia para o sistema, que importa reforçar.

  
 

Destinatários da Acção:



Professores dos ensino básico e secundário, em particular coordenadores de clubes de jornalismo e jornais escolares e elementos dos orgãos intermédios de gestão

 
 

Objectivos a Atingir:


 

Conteúdos da Acção:



   
 

 
Metodologia de Realização da Acção:



O formador disponibiliza os aspectos teóricos em base on-line de informação científica (texto de apoio, glossário, índice temático - html) e vai propor a formação de grupos de pesquisa para cada módulo temático.
Indivdualmente e/ou em grupo, os formandos executarão tarefas de descoberta partilha e troca de informação relativamente ao tema escolhido. O formador fará o acompanhamento destas tarefas dando os esclarecimentos necessários às dúvidas surgidas durante a realização do trabalho de pesquisa. Os resultados das pesquisas serão reunidos em bloco de estudo a distribuir de forma a possiblitar a Reflexão/discussão/debate orientado pelo formador. Os estudos serão a base de apresentações públicas on-line. Condições de Frequência da Acção:


Professores do 11º Grupo B do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas TRENDS.

Proximidade de mudança de escalão
 
 
 

Regime de Avaliação dos Formandos:



Avaliação de trabalhos de pesquisa e reflexão construídos através da partilha de informação "on-line" com vista à concretizaão de uma biblioteca de informação.

Avaliação da participação no debate "on-line" sobre os módulos temáticos apresentados.

 
 
 

Calendarização da Acção: