Programa da Acção de Formação


A BIOLOGIA MOLECULAR E A HUMANIDADE

Formadores: Maria Salomé Castanhas
Duração: 50 Horas
Destinatários: Professores do 11º Grupo B das escolas TRENDS
Nº de Formandos: 16
Prazo de Inscrição: 22 a 30 de Setembro
 
 

Razões Justificativas da Acção:



Desde o desenvolvimento da Teoria Celular, no final do século passado, que o passatempo da observação que a Biologia era, até então, se transformou numa ciência activa e experimental. Nessa altura, a aceitação destas teorias, pela comunidade científica, tornou a levantar questões como a origem da vida ou o desenvolvimento dos seres vivos a partir de uma única célula. Estava criada a BIOLOGIA CELULAR!
A curiosidade e o interesse em aprender o que fora descoberto por outros, associados à imaginação e paciência do método experimental, foram o motor da  construção da Biologia, em particular, e da Ciência, em geral.
Passado um século, já na recta final para a entrada no século XXI, a Humanidade assiste ao desenvolvimento da BIOLOGIA MOLECULAR. A preocupação relativa à procura intensiva de uma cura para as grandes doenças do final deste século (Cancro e SIDA), aos transplantes de orgãos, à produção de vacinas sintéticas e às técnicas de procriação assistida, tem sido cada vez mais questionada.
Nos últimos anos, os progressos da Biotecnologia levaram à criação, pela Engenharia Genética, de linhagens especiais de vírus, bactérias e fungos portadores de genes específicos de seres vivos não aparentados.
Estes organismos são capazes de produzir compostos de interesse terapêutico e outros com aplicações nas indústrias agro-alimentar e agro-pecuária. No entanto, a aplicação mais excitante e ao mesmo tempo mais assustadora da Biologia Molecular está relacionada com a própria espécie humana. Actualmente é possível diagnosticar doenças hereditárias e malformações genéticas antes ou logo após o nascimento do indivíduo e, em alguns casos, fornecer o tratamento adequado.
O estudo da Biologia Molecular é relevante não só para o cientista - Biólogo - mas também para qualquer membro da Sociedade Actual. Um conhecimento dos princípios básicos da Biologia Molecular é essencial não só para os membros da comunidade científica, técnicos da saúde, políticos e economistas mas, ainda, para todos os cidadãos. O enorme impacto que a ciência tem tido nas últimas décadas, o qual irá certamente crescer nos próximos anos, torna indispensável uma actualização permanente dos professores das disciplinas científicas. É pois fundamental que a Escola permita a aquisição e troca de saberes actualizados, neste domínio, a todos os elementos da comunidade educativa, principalmente professores e alunos.
 
 

Destinatários da Acção:



Professores do 11º Grupo B do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas TRENDS.

 

Objectivos a Atingir:


 

Conteúdos da Acção:



I - Base molecular da doença genética  II- Principais doenças genéticas III - Recurso à Engenharia Genética IV - Problemas éticos da Engenharia Genética  
 
Metodologia de Realização da Acção:


O formador disponibiliza os aspectos teóricos em base on-line de informação científica (texto de apoio, glossário, índice temático - html) e vai propor a formação de grupos de pesquisa para cada módulo temático.
Individualmente e/ou em grupo, os formandos executarão tarefas de descoberta, partilha e troca de informação relativamente ao tema escolhido. O formador fará o acompanhamento destas tarefas dando aos formandos os esclarecimentos necessários às dúvidas surgidas durante a realização do trabalho de pesquisa. Os resultados das pesquisas serão reunidos em bloco de estudo a distribuir de forma a possiblitar a reflexão/discussão/debate orientado pelo formador. Os estudos serão a base de apresentações públicas on-line. Condições de Frequência da Acção:


Professores do 11º Grupo B do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das Escolas TRENDS.
 
Proximidade de Mudança de Escalão.
 
 
 

Regime de Avaliação dos Formandos:



Avaliação de trabalhos de pesquisa construídos através da partilha de informação "on-line" com vista à concretização de uma biblioteca de informação.

Avaliação da participação no debate "on-line" sobre os módulos temáticos apresentados
 
 

Calendarização da Acção: