Entidade Promotora: Centro de Formação José Pereira Tavares
Tema: A Internet Aplicada ao Ensino Tecnológico
Modalidade: Curso de Formação (ver nota)
Regime:À distância
Formadores:António Carlos Leal
Duração: 25 horas em directo (IRC)
Créditos :1 crédito
Destinatários: Professores do 2º Grupo B e 12º Grupo B e Educação Tecnológica



OBJECTIVOS A ATINGIR

CONTEÚDOS DA ACÇÃO:


METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA ACÇÃO:

O formador disponibiliza os aspectos teóricos em base on-line de informação científica (texto de apoio, glossário, índice temático - html) e vai propor a formação de grupos de pesquisa para cada módulo temático.
Individualmente e/ou em grupo, os formandos executarão tarefas de descoberta partilha e troca de informação relativamente ao tema escolhido. O formador fará o acompanhamento destas tarefas dando aos formandos os esclarecimentos necessários às dúvidas surgidas durante a realização do trabalho de pesquisa. Os resultados das pesquisas serão reunidos em bloco de estudo a distribuir de forma a possibilitar a Reflexão/discussão/debate orientado pelo formador. Os estudos serão a base de apresentações públicas on-line.
Do acompanhamento:
  • Os formandos e formador deverão estar em permanente comunicação durante a Acção. Durante as horas de ligação o formador deve responder às questões, deve dar conhecimento da recepção de trabalhos efectuados e, prestar assistência técnica à resolução dos problemas via Correio Electrónico.

  •  
  • Quando em situações de impossibilidade de frequência da sessão on-line, o formando deve informar o formador, via correio electrónico ou de outra forma, para que em conjunto se possa colmatar as dificuldades que daí possam surgir.

  •  
  • Quer o formador, quer os formandos participantes devem contribuir frequentemente com assuntos para o fórum de discussão que se encontra disponível para o curso (http://www.prof2000.pt).
  • Dos resultados: Banco de Ideias
  • Uma componente importante da Acção é a troca de ideias e experiências entre os participantes. Durante a Acção, será criado um banco de ideias com sugestões de todos os formandos, para a concepção de lições, adopção de material didáctico, listagem de endereços WEB relevantes, material multimédia, etc.


  • REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS:

    Nota: Foi proposto ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua que a Acção seja acreditada na modalidade de ofocina de formação. Caso haja deferimento na proposta a Acção realizar-se-á com a duração de 25 horas em directo (IRC) + 25 horas em diferido e a cerditação será de 2 créditos provisórios - mínimo 1.