Tema: "Competências para o Acesso ao Ensino Superior "   
Moderado por: Prof. Dr. Manuel Assunção - Universidade de Aveiro 

 À entrada da Universidade, é necessário que os alunos possuam conhecimentos e capacidades mínimas, não só no que diz respeito às disciplinas fundamentais dos respectivos planos de estudo,  mas também no que se refere a todo um outro conjunto de competências não menos importantes. Refiro-me, em particular, às competências de trabalho ao nível das aprendizagens autónomas e dos métodos de estudo. É também fundamental que os estudantes tenham aprendido a ser capazes de desenvolver raciocínios abstractos e de aplicar os conhecimentos adquiridos de uma maneira precisa. Ou seja, é preciso que saibam reflectir sobre métodos de solução e não apenas resolver classes particulares de problemas. Ser capaz de estabelecer relações interdisciplinares, ter capacidade de adaptação e flexibilidade, ter "horizontes alargados", ter adquirido o gosto pela aprendizagem são tudo competências que ajudarão muito o candidato ao Ensino Superior. 

Por outro lado, é importante que os estudantes estejam conscientes dos problemas da transição entre os Ensinos Secundário e Superior e, nomeadamente, de que a percepção que têm da sua preparação científica e pedagógica não é, em geral, coincidente com o facto dessa preparação ser muitas vezes deficiente ou mesmo muito deficiente. É igualmente necessário que percebam que o futuro que se preparam para enfrentar envolve escolhas que requerem esforço e exigências múltiplas. 


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