A GENÉTICA DO CANCRO

Formadora: Maria Salomé Victória de Faria e Oliveira Castanhas
Duração: 50 horas
Destinatários: Professores do 11º Grupo B do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. Todos os Professores interessados nesta temática.
Nº de formandos:
 

Razões Justificativas da Acção:

O conhecimento dos mecanismos genéticos de algumas formas de cancro tem vindo a alertar toda a comunidade para vários perigos, especialmente no que diz respeito ao possível efeito dos agentes cancerígenos. Os princípios básicos da Oncobiologia têm permitido esclarecer os mecanismos de iniciação, progressão e invasão de um tumor. Alguns investigadores temem que a exposição aumentada a aditivos químicos nos alimentos, assim como a presença de grande variedade de compostos químicos em produtos comerciais, possa estar alterando a constituição genética do indivíduo de um modo indesejável. Estas alterações genéticas também podem ser causadas por agentes ambientais derivados da contaminação radioactiva proveniente de acidentes em centrais nucleares e da radiação libertada pelos aparelhos.

Nos últimos anos, com os progressos da Biologia Celular e da Biologia Molecular, surgiram novas questões prontas a desafiar a imaginação e o raciocínio científico. Tornou-se possível a produção de linhagens especiais de bactérias ou fungos portadores de genes específicos; os mecanismos de muitas doenças e, em particular, do Cancro foram finalmente esclarecidos; apareceram novas formas terapêuticas e meios indispensáveis para controlar e prevenir o desenvolvimento de muitas patologias.

Com esta Acção de Formação pretende-se transmitir alguns conhecimentos na área da Oncobiologia, utilizando a forma familiar do Cancro do Cólon e do Cancro da Mama como exemplos de doenças genéticas, e o Cancro do Estômago como o resultado da agressão de agentes externos. Assim, espera-se que a formação dos Professores neste domínio permita aperfeiçoar os seus conhecimentos para posterior aplicação numa sala de aula, quer ao nível das doenças genéticas quer no campo da Prevenção do cancro. A Escola tem uma contribuição vital na formação para a Saúde, algo considerado como complemento bem-estar físico, mental e social do indivíduo, através dos conhecimentos que transmite a todos os elementos da Comunidade Educativa, principalmente professores e alunos.
 

Objectivos a atingir:

Os principais objectivos desta Acção de Formação são os seguintes:

 

Conteúdos da Acção:

Módulo I: Mecanismo molecular do cancro
1 -Origem do cancro.
2-  Agentes mutagénicos.
3-  Etapas gerais da oncogénese.
 
Módulo II: Factores genéticos
1- Proto-oncogenes.
2- Genes onco-supressores.
3- Genes de susceptibilidade tumoral.
 
Módulo III: Alguns tipos de cancro
1- Cancro do cólon.
2- Cancro da mama.
3- Cancro do estômago.
 
Módulo IV: Evolução: uso e abuso do conhecimento
1-  Manipulação genética.
2-  Bioética.
 

Metodologia de Realização da Acção:

 A metodologia a utilizar nesta Acção deverá basear-se na:

Avaliação

Avaliação da qualidade gráfica e científica dos trabalhos de pesquisa construídos pelos Formandos.
Avaliação da participação virtual de cada Formando, tendo em conta o interesse, empenho e qualidade científica revelada nos meios de comunicação virtual, relativamente aos módulos temáticos apresentados.