1. DESIGNAÇÃO DA ACÇÃO DE FORMAÇÃO

A Escola em Rede - organização de uma Intranet escolar

 

2. RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA ACÇÃO E SUA INSERÇÃO NO PLANO DE ACTIVIDADES DA ENTIDADE PROPONENTE

Vivemos momentos de grande inquietação resultantes de uma sociedade em profunda e rápida transformação. A escola, como tantas outras instituições sociais tem tido dificuldade em adaptar-se a estas mudanças.

As TIC na Escola e na Educação têm sido entendidas como o meio mais eficaz de responder aos desafios da sociedade actual e de potenciar soluções promotoras de aprendizagens positivas.

A utilização das TIC na escola pressupõe uma constante actualização no domínio tecnológicos e uma aprofundada reflexão acerca dos impactos das TIC na escola.

Neste contexto a formação orientada para produção de conteúdos partilhados numa Intranet Escolar assume particular importância. 

3. DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO

Professores do Ensino Básico e Secundário especialmente Professores dinamizadores de projectos baseados na utilização das TIC, dinamizadores de clubes escolares, responsáveis pelas bibliotecas escolares, Directores de Turma, Responsáveis pelos Órgãos de Gestão, etc.


4. OBJECTIVOS A ATINGIR

- Criar um espaço de partilha de experiências e conhecimentos entre professores

- Identificar mudanças induzidas pela utilização das Tecnologias da Informação na Sociedade.

- Reflectir acerca do papel da escola e das TIC na sociedade actual 

- Partilhar práticas de utilização das TIC na Escola

- Identificar os componentes de uma rede local de computadores (equipamento e serviços)

- Reconhecer as vantagens decorrentes da partilha de informação e de periféricos

- Aprender a instalar um servidor de conteúdos

- Organizar e produzir informação hipermédia para a comunidade escolar.

5. CONTEÚDOS DA ACÇÃO

As TIC na Escola e na Sociedade

·Novos paradigmas da Sociedade da Informação: A Globalização,Comunidades virtuais, teletrabalho, comércio electrónico

·A Escola - Comunidade local no contexto global

As TIC na Escola 

·Identificação de sectores produtores de informação na escola: 

Serviços Administrativos;

Órgãos de Gestão;

Biblioteca;

Direcção de Turma;

Clubes Escolares;

etc.

Difusão da informação da escola entre a comunidade escolar suportada põe uma Intranet.

·Arquitectura de rede 

·Serviços

Instalação de um servidor de conteúdos na escola 

·programa servidor, 

·a produção de conteúdos e a sua estruturação

6. METODOLOGIAS DE REALIZAÇÃO DA ACÇÃO(Discriminar, na medida do possível, a tipologia das aulas a ministrar: Teóricas, Teórico/Práticas, Práticas, de Seminário/Projecto/Estágio,)

Procurar-se-á criar situações de aprendizagem ao longo desta acção de formação que explorem metodologias de trabalho colaborativo e de trabalho autónomo na construção dos conhecimentos

Neste sentido, todos os participantes:

- deverão efectuar uma familiarização prévia com todos os programas de acesso ao curso e ao sistema.

-serão criados dispositivos de acompanhamento permanente pelo Formador

- "on-line" durante 25 horas, utilizando a plataforma de formação no âmbito do programa PROF2000

- terão 25 horas de auto-formação, tendo em vista a produção de conteúdos, pesquisa e resolução de casos de estudo.

7.CONDIÇÕES DE FREQUÊNCIA DA ACÇÃO

Os participantes deverão ter bons conhecimentos de base nas áreas de Informática (Windows 95/98, e ter alguns conhecimentos na área de redes de computadores, nomeadamente alguma familiaridade com os serviços disponíveis na Internet (Email e Web). Ter motivação e disponibilidade para aprender usando novas tecnologias de formação. 

8. REGIME DE AVALIAÇÃO DOS FORMANDOS

A Avaliação será contínua e permanente complementada com a apresentação da resolução de um caso de estudo sob a forma de um protótipo hipermédia e de um relatório final.

9. MODELO DE AVALIAÇÃO DA ACÇÃO

A avaliação da acção, de acordo com o Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (artigo 10º do Decreto-lei n.º 207/96 de 2 de Novembro), será feita através de ficha(s) de avaliação, que ficará arquivada no Centro de Formação.

10. BILIOGRAFIA FUNDAMENTAL

Bibliografia

GUEDES, Almicarino e outros, "Guia Prático 15-Introdução às Tecnologias de Informação - Windows 95" - Edições Contraponto; 

GOODMAN, Danny" Manual do Windows 95"- Edições Cetop; 

GLOSSBRENNER, Alfred"Internet - Guia de Navegação do Internauta, Edições Cetop; 

GUEDES, Almicarino "Guia Prático 19-Introdução às Tecnologias de Informação-Iniciação às redes de computadores - Internet"- Edições Contraponto 

Guia Prático Internet Explorer 4.0 - Bib. Exame Informática 

MAGALHÃES, José "Novo Roteiro Prático da Internet - Circulo dos Leitores 

PONTE, João - "O computador Um instrumento da Educação - Texto editora 

COELHO, Pedro, Criação fácil de páginas Web com Office 97 & Frontpage 98, FCA - Editora de Informática 

SOUSA, Sérgio, Tecnologias de Informação O que são? Para que Servem?, FCA-Editora de Informática