Pesquisas na Net, estratégias

Pesquisar na "Net" pode ser penoso. A informação disponível está dispersa, desorganizada, é muitas vezes desactualizada e efémera. Não existe um catálogo da Internet, apenas motores de busca (computadores que automaticamente recolhem, actualizam e catalogam  páginas com informação que vai surgindo ao longo da Internet)  que permitem ao cibernauta localizar informação na Internet.

Mas a sua eficácia depende muito da estratégia que o utilizador adopta face ao assunto que quer pesquisar. Vulgarmente, encontramos excesso de informação se formos muito vagos na nossa chave de pesquisa, ou muito poucos resultados se formos muito específicos.

Uma pesquisa no "hotbot" http://hotbot.com

Este site, juntamente com o Altavista e o Yahoo, é um dos mais populares motores de busca na Internet. Ao iniciar a sua pesquisa, resista à tentação de o fazer em Inglês. Use a língua portuguesa. Considere também a possibilidade de muitos dos caracteres portugueses não terem sido devidamente tratados (Camões e Camoes devem ser considerados) ou ainda de muitos termos a pesquisar usarem uma grafia diferente se o assunto tiver sido tratado no Brasil (projecto e projeto) ou se nos referirmos a termos mais antigos (Dinis e Diniz) .
Se os resultados da sua pesquisa não forem satisfatórios use outras línguas, muna-se de um bom dicionário e recomece pela língua Inglesa.

Depois de explorar os resultados faça a mesma pesquisa noutro motor de busca e compare os resultados. Lembre-se que nem todos os documentos disponíveis na NET estão tratados num único motor de busca.