JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

Textos informativos e Curiosidades

Tratamento de queimaduras fácil e eficaz

Num curso de "AGENTES DE SAÚDE COMUNITÁRIA" ensinaram que, no momento da queimadura, seja qual for a extensão, a primeira providência é colocar a parte afectada debaixo de água fria corrente até que o calor diminua e deixe de queimar outras camadas de pele.

Depois deveremos passar clara de ovo, levemente batida.

A receita já foi comprovada. Como?

Há tempos, uma pessoa amiga, queimou uma grande parte da mão com água a ferver. Colocou-a de baixo da torneira, durante bastante tempo, para tirar aquele calor inicial, porque a dor era violenta. Depois, abriu 2 ovos e separou as claras, batendo-as um pouco. Em seguida, mergulhou a mão nas claras batidas A mão estava queimada que assim que colocava a clara em cima secava rapidamente, deixando uma película, que, como veio a saber mais tarde, não é mais do que colagénio natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de clara na mão. Ao fim de algum tempo, deixou de sentir dores. No dia seguinte apenas havia uma marca vermelha arroxeada no local da queimadura. Pensou que ficaria com uma cicatriz horrível. Para sua surpresa, ao fim de 10 dias do mesmo tratamento, ficou com a mão completamente restabelecida, sem qualquer vestígio da queimadura, não tendeo sequer chegado a mudar de pele.

Concluindo, a cor da pele retomou a tonalidade habitual, com a parte queimada totalmente recuperada pelo colagénio existente na clara dos ovos que constitui, no fundo, uma verdadeira placenta cheia de vitaminas.


JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

   Acesso ao espaço a «Aveiro e Cultura».

Página anterior dos Diversos  Índice dos Diversos  Página seguinte dos Diversos