O Parapente é uma modalidade desportiva de voo livre.

     Apesar de ter a aparência de um pára-quedas, na realidade é diferente em muitos aspectos. O principal é a sua forma de voar, pois este pode descolar de uma encosta (montanha ou falésia), previamente "inflado" (aberto), ao contrário do pára-quedas que se abre no ar após o salto do avião.

     É considerado como a forma mais económica, fácil e prática de voar, isto porque na realidade oferece facilidades que são indiscutíveis.

     É um desporto seguro, se for encarado com a devida responsabilidade e se a aprendizagem for satisfatória. a meteorologia só é traiçoeira para quem não a conhece e fazer parapente sem curso é como andar de mota sem saber andar de bicicleta.

     Não exige grande esforço físico, já que, uma vez inflado, o parapente não "pesa" pois desenvolve sustentação assim que ganha velocidade, descolando após uma ligeira corrida.

     O equipamento completo normalmente não pesa mais do que 15 kg e pode arrumar-se num saco (mochila) que cabe perfeitamente na mala de um carro.

     O tempo de preparação não ultrapassa normalmente os 5 minutos, e o voo pode durar horas ( o que acontece normalmente ).

     O local de aterragem pode ser tão vasto quanto uns escassos 5 m2 ou pouco mais. Subindo em térmica podem-se atingir altitudes da ordem dos 3.000 metros, ou mais, descolando por exemplo de uma montanha de 200 metros de altura, e o mais interessante é que é que se podem percorrer dezenas ou centenas de quilómetros a partir do local de descolagem.

     O nível de performances do Parapente tem crescido continuamente e hoje em dia atingem-se velocidades de 50 ou mais km/h e planeios de 9/1.

     O Parapente pode ser um misto de "relaxante" e "adrenalínico" sendo o piloto quem escolhe o que pretende. É relaxante na medida em que um piloto está sentado num arnês tipo "sofá" a apreciar a paisagem e adrenalínico se gostar de acrobacia (até looping é possível fazer em Parapente)...

   O contacto coma natureza enriquece o espírito.

 

Voltar ao Índice