Matemática nos romances

 

 

 

 

INÍCIO 12.º ANO 11.º ANO 10.º ANO SEBENTAS ANALOGIAS COM EXAMES  OUTROS SÍTIOS
RECREIO ESTATÍSTICAS MAIS MATEMÁTICA BAÚ COMENTÁRIOS CONTACTOS

 

A álgebra na literatura

"O Coronel Parsabel considerava Raspéguy uma equação cujos termos fossem falhos mas exacta a solução. (...) Nunca viera à mente do Coronel Parsabel que os termos da equação podiam também estar certos."

OS PRETORIANOS, Jean Larteguy

 

"-Só peço metade do carregamento do galeão (...)

-Metade?(...)Um décimo é uma oferta justa.

-(...)Não posso considerar menos de um quarto.

-Um quinto. "

AVES DE RAPINA, Wilbur Smith

 

"(...)alinhava algarismo num vasto Livro de Caixa... A firma ensinava-me a regra de três (...)"

A RELÍQUIA, Eça de Queiroz

 

"(...)o senhor te pagará sete vezes pela verdade que tiveres dito ou sete vezes sete cobrará de ti pela mentira com que nos tenhas enganado."

"(...)este homem e esta mulher tinham dividido e multiplicado entre si os sentimentos e os gestos, os espaços e as sensações (...)."

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, José Saramago

 

 

Consistia numa longa coluna de datas. Uma delas estava sublinhada a amarelo: 1690±40.

Macallam sabia que não podia deixar cifras alfabéticas à vista onde pudessem ser descobertas, por isso usou números, (...) tábuas matemáticas, projectos, equações de hidráulica (...).

A ILHA MALDITA, Douglas Preston e Lincoln Child

 

Mas mentalmente estabeleceu que haveria uma subtracção e atribuiu-a ao beneficiado.”

CONTOS, Eça de Queiroz

 

Soma tudo, e com que ficamos? Com um grande problema em potência, é o que é.

SOMBRAS SOBRE A BABILÓNIA, David Mason

 

Sabia que não ia receber metade, nem sequer um décimo da fortuna de seu pai.

UM LUGAR CHAMADO LIBERDADE, Ken Follet

 

Jack tem dois miúdos, Pug tem três, e Jody e eu temos um e sete nonos a partir de hoje.”

O GATO QUE GOSTAVA DE ARMÁRIOS, Lilian Jackson Braun

 

E desse primeiro ‘nós’ nasce algo muito mais perigoso: ‘eu tenho algum pão’ mais ‘eu não tenho nenhum’. E o resultado desta soma é: ´Nós temos alguma coisa’. Então, a coisa toma um rumo; o movimento passa a ter um objectivo. Basta, nessa altura, uma pequena multiplicação e esse tractor, essas terras são nossas.

AS VINHAS DA IRA, John Steinbeck

 

”[...]fica-lhe do lado direito, aí a uns dois terços do comprimento da rua[...]”

”[...]Quem estiver a olhar para nós, a quem é que vê, a si ou a mim, Vê-o a si, ou melhor, vê um vulto que não é você nem eu, Uma soma de nós ambos dividida por dois, Não, diria antes que o produto da multiplicação de um pelo outro, Existe essa aritmética, Dois, sejam eles quem forem, não se somam, multiplica-se, Crescei e multiplicai-vos, diz o preceito, Não é nesse sentido, meu caro, esse é o sentido curto, biológico, aliás com muitas excepções, de mim, por exemplo, não ficaram filhos, De mim também não vão ficar, creio, E no entanto somos múltiplos, tenho uma ode em que digo que vivem em nós inúmeros, Que eu me lembre, essa não é do nosso tempo, Escrevi-a vai para dois meses, Como vê, cada um de nós, por seu lado, vai dizendo o mesmo, Então não valeu a pena estarmos multiplicados, Doutra maneira não teríamos sido capazes de o dizer.

”[...]a relação entre pessoas não se resolve na mera operação de somar e subtrair, em seu aritmético sentido, quantas vezes julgávamos diminuir e saiu-nos o contrário, nem sequer simples adição, mas multiplicação.

”[...]Diga-me Fernando, quem é, que é este Salazar que nos calhou em sorte, É o ditador português, o protector, o pai, o professor, o poder manso, um quarto de sacristão, um quarto de sibila, um quarto de Sebastião, um quarto de Sidónio, o mais apropriado possível aos nossos hábitos e índole, Alguns pês e quatro esses, Foi coincidência, não pense que andei a procurar palavras que principiassem pela mesma letra, Há pessoas que têm essa mania, exultam com as aliterações, com as repetições aritméticas, cuidam que graças a elas ordenam o caos no mundo, Não devemos censurá-las, são gente ansiosa, como os fanáticos da simetria, O gosto da simetria, meu caro Fernando, corresponde a uma necessidade vital de equilíbrio, é uma defesa contra a queda [...]”

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, José Saramago

 

Indicava o caminho ao motorista para sair da cidade em direcção a uma estrada secundária onde as árvores ganhavamàs casas na relação de mil para uma.

A CATARATA DO ANJO, Kristin Hannah

 

”(...) junto ao qual se encontravam dois instrumentos de medição da pressão. Um era em bares, ou múltiplos da pressão atmosférica normal, que é de 14,7 psi.

SEM REMORSOS, Tom Clancy

 

- A sua produtividade não é satisfatória – prosseguiu Kelley. – Encontra-se na média mais baixa de toda a organização da CMV, de acordo com o número de consultas por hora. Para piorar ainda mais as coisas, está na média mais elevada na requisição de análises laboratoriais. Quanto a requisição de pareceres externos à comunidade da CMV, salta completamente do gráfico.

David agarrou na ficha e abriu-a no gráfico das temperaturas.

Afastando os papéis de Hodges, David começou a utilizar o computador do hospital para calcular taxas de mortalidade anuais relativamente aos internamentos. Descobriu rapidamente que a taxa de mortalidade se alterara dois anos antes, quando subira de uma média de 2,8 para 6,7 por cento. No último ano, aumentara para 8,1 por cento.

CURA FATAL, Robin Cook

 

-Nos Estados Unidos, são violadas mil oitocentas e setenta e uma mulheres por dia (...). Isto traduz-se em 1,3 violações por minuto e no número espantoso de seiscentas e oitenta e três mil violações por ano.

- Prefiro o termo ‘grande energia’ a ‘histeria’ – disse ele.(...) – são dois termos da mesma equação.

NÃO ME CONTES SEGREDOS, Joy Fielding

 

A Rio do Ouro, com trinta quilómetros de perímetro, era a maior e a mais impressionante das roças que vira até aí. (…) não admira que a roça produzisse duzentas e trinta mil arrobas de cacau por ano, facturando sozinha a astronómica quantia de mil e duzentos contos ao ano (…)”

A Índia Britânica [era governada por] sessenta mil ingleses, os quais administravam directamente dois terços do território e quatro quintos da população, sendo o restante da alçada dos quinhentos e sessenta e cinco potentados autónomos (…)”

”-Julgo que tem uns trinta mil habitantes, dos quais um por cento são esclavagistas brancos e noventa e nove por cento escravos negros, mantidos a chicote e pão e água.

Que o facto de os trabalhadores receberem apenas dois quintos do seu salário era porque, de acordo com a Lei de Repatriação, os restantes três quintos estavam depositados em seu nome e seriam recebidos quando terminassem o contrato e requeressem a repatriação.

EQUADOR, Miguel Sousa Tavares

 

Um terço à cabeça, um terço uma semana antes da data do golpe e o último terço logo a seguir à execução.

”(…) o russo desenvolvera há uns anos um código algorítmico enquanto trabalhava para o KGB. (…) O algoritmo dependia da não-decifração de uma complicada operação com polinómios inversos. O que o seu criador não sabia era que a NSA tinha armazenado na memória dos computadores uma série de soluções parciais previamente calculadas, o que permitiu a Chu reduzir os polinómios complicados a um conjunto de outros mais simples.

A  HORA ZERO, Joseph Finder

 

 

Ouvia-a gritar, nas sombras cuidadosamente medidas do seu quarto, com as persianas dois terços fechadas: Baise-moi, baise-moi!”

- É  sempre assim quando uma coisa corre mal… é como um erro numa equação… O vosso primeiro erro foi tomá-lo pelo embaixador, e agora continua. A vossa equação nunca dará certa

O médico não acreditava que as coisa melhorassem. De uma equação mal feita resulta uma cadeia de erros. A sua própria morte podia ser um desses erros […]”

O CÔNSUL HONORÁRIO, Graham Greene

 

A madame anunciou o preço exorbitante das garrafas de rum, mas dançar com as raparigas custava a quarta parte.

FILHA DA FORTUNA, Isabel Allende

 

Estavam a cerca de dois terços do comprimento da Galeria, que terminava daquele lado num par de lavabos.

- Tenho estado toda a noite a pensar nos números. Somas, quocientes, produtos. Não vejo nada. Matematicamente, estão dispostos de uma forma aleatória. Algaraviada criptográfica.

- O seu avô falou-lhe a respeito do número PHI?

- Claro. A Proporção Divina.[…]”

- Já alguma vez estudou a relação entre machos e fêmeas numa comunidade de abelhas?

- Claro. As fêmeas são sempre em maior números do que os machos.

- Correcto. E sabia que se dividir o número de fêmeas pelo número de machos em qualquer colmeia do mundo, chega sempre ao mesmo número?

- Palavra?

- Nem mais. PHI.[…]

- Reconhece isto?

- É um náutilo – respondeu a aluna de Biologia. – Um molusco cefalópode que bombeia gás para dentro da concha compartimentada a fim de regular a flutuabilidade.

- Exacto. E é capaz de calcular a razão entre o diâmetro de cada espiral e o da seguinte?

A jovem pareceu insegura, examinando os arcos concêntricos da concha do náutilo. Langdon assentiu.

- PHI. A Proporção Divina. Um-vírgula-seis-um-oito.[…]

- As sementes de girassol crescem em espirais opostas. É capaz de calcular a razão entre o diâmetro de cada rotação e o seguinte?

- PHI? – disse a turma, em coro.

- Bingo. – Langdon começou a passar rapidamente diversos diapositivos… pétalas espiraladas, segmentos de insectos, disposição das folhas no caule de uma planta… em que se revelava, sem excepção, uma surpreendente obediência à Proporção Divina.[…]

- Da Vinci […] foi o primeiro a mostrar que o nosso corpo é literalmente formado por blocos constitutivos cuja razão proporcional é sempre igual a PHI.[…]

- Experimentem. Meçam a distância do topo da vossa cabeça até ao chão. Então dividam esse valor pelo da distância do vosso umbigo até ao chão. Adivinhem que número vão obter.[…]

- Querem outro exemplo? Meçam a distancia do ombro às pontas dos dedos, e então dividam-na pela distância do cotovelo às pontas dos dedos. Outra vez PHI. Mais uma? Anca ao chão a dividir por joelho ao chão. PHI. Articulações dos dedos das mãos. Dos pés. Divisões espinais. PHI, PHI, PHI. Meus amigos, cada um de vocês é um tributo ambulante à Proporção Divina.

O CÓDIGO DA VINCI, Dan Brown

 

Foi então que vi o Pêndulo.

A esfera, móvel na extremidade de um longo fio fixado na abóboda do coro, descrevia as suas amplas oscilações com isócrona majestade.

Eu sabia – mas qualquer um deveria perceber no encanto daquele plácido respiro – que o período era regulado pela relação entre a raiz quadrada do comprimento do fio e aquele número p que, irracional para as mentes sublunares, por divina razão liga necessariamente a circunferência ao diâmetro de todos os círculos possíveis (…)”

O PÊNDULO DE FOUCAULT, Umberto Eco

 

A pressão exercida sobre o casco do pequeno submarino continuaria a aumentar até atingir um valor de quase duzentos e cinquenta quilos por centímetro quadrado, o suficiente para espalmar o casco de embarcações menos resistentes como se fossem latas de cerveja.

O oceano Pacífico, o maior e mais profundo dos oceanos, com uma área de cerca de cento e setenta milhões de quilómetros quadrados, constitui um terço da superfície terrestre.

Tem de haver movimento vertical que provoque um deslocamento das massas rochosas submersas, uma perturbação que desencadeie um abalo com magnitude da ordem dos sete vírgula cinco ou mais na escala de Richter.

Passou (…) pela sala onde se encontrava o sismógrafo para dar uma olhadela ao cilindro giratório, sobre o qual a agulha mecânica traçava uma linha contínua.

Com uma perturbação sísmica no fundo oceânico de magnitude oito vírgula sete na escala de Richter, não havia dúvidas quanto à evolução dos acontecimentos. Restava agora saber qual ia ser a amplitude e os danos e onde iriam ocorrer.

”(…) Tom Winslow arriara a giba grande, substituindo-a por uma  mais pequena, e rizara a vela grande para cerca de metade da sua área.

TSUNAMI!, Richard Martin Stern

 

Portanto, em vinte e dois dias, quatrocentas e cinquenta milhas, isto é, quase dois terços do caminho, tinham sido percorridas.

- A Austrália, meu rapaz, terá uns setecentos e setenta e cinco milhões de hectares, o que equivale a quatro quintas partes da Europa.

Perante todo aquele desastre, era como um matemático diante de um problema: procurava resolvê-lo e achar-lhe a incógnita.

OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT, Jules Verne

 

A água pesada era isolada por um processo lento e paciente de concentração da água, reduzindo o seu volume para um centésimo milésimo do volume primitivo.

- [Bach] Era um matemático formidável – continuou Heisenberg. – Escrevi uma fórmula para uma das suas fugas. Atribuí um valor a cada nota. Depois, com base em dez notas seguidas, a fórmula permitia prever a nota seguinte. Resultava em noventa por cento dos casos. Muito exacto. Um matemático perfeito. Podia ter sido um grande físico teórico.

- Mas tem de duplicar o volume do fluxo de água de refrigeração. Ou mesmo de o triplicar.

Tinham atingido talvez dez por cento da capacidade do reactor (…)”

O ritmo da reacção atingira os dois terços dos seus limites teóricos.

- Vamos ficar-nos pelos setenta e cinco por cento – disse Anders.

A EQUAÇÃO HIMMLER, William P. Kennedy

 

Encontrava-se a dois terços do caminho para Daytona Beach e ganharia dinheiro para lá chegar.

O CASO BUCHANAN, Barbara Nickolae

 

Cerca de dois terços do barco estavam assentes na rocha, e a proa projectava-se no vazio.

O SEGREDO DE THUNDER POINT, Jack Higgins

 

- Combinei receber um terço da indemnização. Por isso, se o veredicto se mantiver, recebo um pouco mais de um milhão e meio. Vinte por cento disso, Charley, não é de deitar fora. Aceitas?

PENA DE MORTE, William J. Coughlin

 

- A humidade no interior é apenas oito por cento, portanto prepare-se para sentir a boca um pouco seca.

ANJOS E DEMÓNIOS, Dan Brown

 

- Tenho o dobro da tua idade e metade do teu bom senso – murmurou ele, beijando-lhe os cabelos.

A SICILIANA, Sveva Casati Modignani

 

Era uma sociedade fortemente organizada, constituída por quatro divisões de carpintaria chamadas Centenas. Cada Centena era composta por dez Dezenas, que se reuniam separadamente e mais intimamente (…)”

- Londres está a crescer. A cidade já tem cem mil almas, a oitava parte de todos os ingleses.

No final do primeiro ano como empregado, pediu um duodécimo em vez de um vigésimo.

”(…) Rob pediu um sexto ao barbeiro.

- Um sexto do meu rendimento! Para um jovem peixe que ainda não tem dezoito anos!

(…) Embora lhe custasse, teria chegado a um sexto, mas para seu alívio Rob assentiu com um sinal de cabeça.

- Um oitavo é justo – disse Rob.

- Diz-me quais são os outros pesos.

- Há o ratel, que é a sexta parte de um man. O dirham, que é a quinquagésima parte de um ratel. O mescal, que é metade de um dirham. O dung, que é a sexta parte de um mescal. E o barleycorn, que é um quarto do dung.

A aldeia tinha menos de uma centena de pessoas, um terço das quais eram judeus.

”(…) Fadil leu no livro que em cada cinco físicos que tinham combatido a peste no Cairo, quatro tinham morrido eles próprios da doença.

Mais uma vez Rob se encontrou a três quartos do caminho, lá atrás na linha de marcha (…)”

Oferecido o jarro, ele agarrou-o e bebeu profundamente, terminando dois terços do líquido antes de o devolver.

- Eles [os Egípcios] embalsamaram durante cinco mil anos, desventrando cerca de três quartos de um bilião de seres humanos (…)”

O FÍSICO, Noah Gordon

 

”(…) e, pelo seu aniversário, ofereceu-lhe um centímetro quadrado do hábito de São Pedro Claver, dos que se vendiam nesses tempos (…)”

As casas coloniais bem equipadas tinham latrinas assépticas, mas dois terços da povoação, amontoadas em barracas à beira dos pântanos, fazia as suas necessidades ao ar livre.

O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA, Gabriel García Marquez

 

Mas, na manhã seguinte, o apoio a Lucchesi aumentou, subindo firmemente em direcção aos dois terços da maioria necessários para se ser eleito papa.

- Na verdade, quatro quintos dos judeus italianos sobreviveram à guerra, o que é notável.

O CONFESSOR, Daniel Silva

 

Mas, infelizmente, um terço dos materiais de construção já se encontra em órbita, porque o presidente gastou o dinheiro dos seus impostos para os colocar em órbita.

”(…) o orçamento da Estação Espacial Internacional que ascendera ao seu décuplo (…)”

- E, afinal, a NASA ganhou a corrida cobrando apenas trinta e oito milhões por voo… apesar de o seu verdadeiro custo ser de cento e cinquenta milhões de dólares.(…)

- O sector privado não pode de modo algum competir com uma companhia que se possa dar ao luxo de ter voos de vaivéns com prejuízos na ordem dos quatrocentos por cento, e continuar de portas abertas.(…)

- Na semana passada, a NASA passou-nos a perna cobrando à Motorola apenas mil seiscentos e vinte e quatro dólares por quilo para lançar um satélite de telecomunicações. O governo lançou o satélite em causa com um prejuízo de novecentos por cento.

A sala insonorizada do [submarino] Charlotte – concebida a partir de uma estrutura similar nos Bell Laboratories – era aquilo que formalmente se designa como câmara sem ecos. Sendo uma sala com isolamento acústico, sem superfícies paralelas ou reflectoras, absorvia o som com uma eficácia de 99,4 por cento.

A CONSPIRAÇÃO, Dan Brown

 

- Mais, estavam antecipadamente conscientes de que ela [a naveta] só faria um terço do percurso de ida e que seria forçada a regressar a Lisboa para trazer a notícia da descoberta de uma nova terra.

- O francês Jean de Léry esteve no Brasil de 1556 a 1558 e, falando com os mais antigos colonos, estes informaram-no de que «a quarta parte do mundo, já conhecida dos Portugueses desde cerca de oitenta anos que foi primeiramente descoberta».

Talvez, mais do que amar Lena, ele a desejasse; não desejava apenas o corpo, embora o corpo fosse uma parte importante da equação.

- Em primeiro lugar, Colombo não pode ter deixado ao banco de Génova um décimo das suas rendas porque morreu na miséria. Ora, um décimo de nada é coisa nenhuma.

O CODEX 632, José Rodrigues dos Santos

 

O livro de virologia pesava cinco quilos – um décimo dos cinquenta quilos de Marissa.

EPIDEMIA, Robin  Cook

 

- Salva a tua presença, estou farto de chineses. Entendes bem? Chineses, semi-chineses, quartos-de-chineses, macaenses. Estou farto de olhos em bico.

O COMEDOR DE PÉROLAS, João Aguiar

 

Os algarismos digitais do mostrador [do oxímetro de pulso] indicavam 88 por cento.

- Quero eu dizer que a velocidade de transferência é pobre, menos de um megabite por segundo? Verdadeiramente ridícula. Menos de um décimo da do sistema WiFi. É como uma carroça puxada por mulas.

Setenta por cento das pessoas, segundo me disseram, usam o nome como password.

- Os nossos lucros do quarto trimestre vão diminuir 25 por cento.

- Trata-se daquilo a que se chama a regra «oitenta/vinte»; vinte por cento das pessoas fazem oitenta por cento do trabalho. Estamos apenas a eliminar a gordura. (…)

- Vou dar-lhe uma regra 80/20. Se fizermos isto, oitenta por cento das pessoas que ficarem não vão conseguir aplicar nas suas funções mais do que vinte por cento das suas capacidades intelectuais.

Aquele era do tipo mais vulgar [de leitores de impressões digitais], sem sensor óptico interior. E o que eu tinha feito deveria funcionar em 90 por cento dos casos. Em 90 por cento dos casos aquele maldito truque funcionava.

PARANÓIA, Joseph Finder

 

Afonso não se impressionou, para ele dez anos era muito tempo, eram dois terços da sua existência, era um dia longínquo que se perdia na eternidade do futuro.

Matias começou gradualmente a perceber que a guerra era feito de oitenta por cento de tédio e rotina, dezanove por cento de frio polar e um por cento de puro horror, o mesmo horror que naquele momento o paralisava, a si e aos seus companheiros.

- Um terço dos mortos por doença é vitimado pela tuberculose, este é o mal que mais mata.(…)

- Pelas vossas contas, os soldados morrem mais por doença ou por combate?

- Combate. Pelo que já vi, em cada quatro mortos, três resultam de ferimentos em combate e apenas um de doença.(…)

- Os gaseados andam aí pelos quarenta por cento dos feridos, aparecem muitos, muitos.(…)

- Há ainda uns dez por cento de feridos em acidentes. Mas não há dúvida de que metade dos feridos que aqui vêm parar foi atingida por projécteis em combate.

A FILHA DO CAPITÃO, José Rodrigues dos Santos

 

Apenas três por cento dos americanos tinham conhecimento da sua existência [da NSA]”

Um dividir-por-zero (…) O CMD é calculado como uma fracção… a despesa total dividida pelo número de decifrações. (…) Quando o denominador é zero – explicou Midge – o quociente chega ao infinito. Os computadores detestam infinitos, de modo que escrevem noves seguidos.

A cerca de um terço da subida, detectou movimento na base das escadas. ‘Strathmore a tentar a sua jogada!’

Ensei Tankado tinha construído a sua carreira com base nos números primos. Os números primos eram elementos fundamentais de todos os algoritmos de cifragem – eram valores únicos apenas divisíveis por si próprios e pela unidade. Os números primos funcionavam bem na escrita de códigos porque os computadores não conseguiam calculá-los usando o sistema típico de decomposição.(…) Entre zero e um milhão, havia mais de setenta mil [números primos]”

FORTALEZA DIGITAL, Dan Brown

 

- Tem toda a razão – disse a Mãe. – Trinta por cento é pouco baixo. Ofereço-lhe antes o dobro, se tiver êxito.

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, Arthur Golden

 

Este raptor exigiu pedras não lapidadas de um quinto de carate a meio carate e de qualidade média.

O hotel estava com um terço de ocupação, e ficaram num quarto grande com vista para o rio.

O NEGOCIADOR, Frederick Forsyth

 

”(…) um patife cujo descarado estilo de vida era constituído em noventa por cento por pilhagem.

Uma observação cuidada do pinheiro «queixoso» revelou-me dois olhos pequenos, redondos e brilhantes, espreitando de um ramo a cerca de um terço da altura do tronco.

”(…) como uma caçarola de ferro (com um sexto do seu próprio peso)(…)”

RINGO, O LARÁPIO, Robert Franklin Leslie

 

Quanto à própria Torre de Babel, reza a lenda que um terço da estrutura se desmoronou, outro terço foi destruído pelo fogo, e só um terço focou de pé.

A TRILOGIA DE NOVA IORQUE, Paul Auster

 

- Isto é uma espectografia de som. A impressão vocal. É uma equação matemática, baseada na configuração física da boca e da garganta do orador.

- Lembra-te, quatro quintos da Palestina Mandatária já tinham sido cortados para criar o Estado da Transjordânia. Oitenta por cento! Dos restantes vinte por cento, as Nações Unidas deram-nos metade, dez por cento da Palestina Mandatária, a Planície Costeira e o Negev. E mesmo assim os Árabes disseram que não.

PRÍNCIPE DE FOGO, Daniel Silva

 

- Calculando um pouco acima de duas vezes e meia a sua distância de treino, não terá problemas.(…) É apenas uma regra empírica. Se a tua distância média de treino for, digamos, de quinze quilómetros, então deverás ser capaz de enfrentar uma maratona de quarenta quilómetros.

- Trinta e cinco por cento são bolhas nos pés. Vinte e cinco por cento, lesões no tendão de Aquiles. Trinta por cento, cãibras e distensões musculares. Dez por cento foram distúrbios variados, como queimaduras solares e cólicas de estômago.

- Quatro mil dólares a doze para um – disse Flanagan. – E vocês todos recebem vinte e cinco por cento dos lucros.

A CORRIDA DE FLANAGAN, Tom McNab

 

Megan iria todos os dias a dois terços das casas onde havia casos de tosse convulsa, enquanto Timothy visitaria duas vezes por dia o outro terço.

VENTO DE NEVE, Hugh Miller

 

Tinham montado um dos aparelhos de células fotoeléctricas dentro da jaula, a três quartos de distância da porta ao longo dos lados, ligado a uma das máquinas de Turner.

PRESENÇA FATAL, Hjalmar Thesen

 

Spencer voava num Lear 45; era titular de uma quarta parte (…)”

CHOQUE; Robin Cook

 

- Tem mais de setecentos quilos [o peixe], assim como é. Talvez muito mais. Se dá dois terços limpos, a sessenta cêntimos o quilo?...

O VELHO E O MAR, Ernest Hemingway

 

Além disso, fazia empadas, recheadas de carne e cebola, que cozinhava nos fornos públicos do moinho e vendia ao amanhecer na Plaza Mayor. De tantas fazer, descobri a proporção exacta de gordura e farinha para obter uma massa firme, flexível e fina.

“(…) colocou os seus bens, a sua honra e a sua vida ao serviço daquela empresa, ainda que as terras conquistadas e um quinto da riqueza viessem a pertencer, se as houvesse, sempre à Coroa de Espanha.

A expedição partira com trezentos espanhóis, mas morreram dois em cada três e os restantes não eram mais do que meras sombras famintas, dilaceradas pelas doenças tropicais.

Um terço dos soldados fazia turnos de vigia durante o dia e de noite, enquanto os demais, transformados em lavradores e pedreiros, semeavam as terras, reconstruíam as casas e levantavam o muro para proteger a cidade.

 Mandou Jerónimo de Alderete a Espanha entregar ao Rei sessenta mil pesos em ouro, o quinto correspondente à Coroa, soma ridícula, sobretudo quando comparada com os galões carregados desse metal que saíam do Peru.

INÉS DA MINHA ALMA, Isabel Allende

 

O grande homem, o génio da matemática que vivia cercado de equações e logaritmos e fórmulas e teoremas, descera à terra e tocara no filho.

- Todo o cosmos está assente na matemática. As leis fundamentais do universo expressam-se em equações e fórmulas matemáticas, as leis da física são algoritmos para o processamento de informação e o segredo do universo encontra-se codificado em linguagem matemática. Tudo está ligado a tudo, até o que parece não ter ligação. Mas mesmo a linguagem matemática não consegue descodificar totalmente esse código. (…) A matemática é a linguagem do universo, mas não temos maneira de o provar para além de qualquer dúvida.

- Por um motivo ainda não determinado, mas que alguns supõem estar relacionado com o impacto de um grande corpo celeste na Antárctida, cerca de noventa e cinco por cento das espécies existentes extinguiram-se de um momento para o outro. Até mesmo um terço dos insectos desapareceu, no que foi a única vez que ocorreu uma extinção de insectos em massa.

E/P “- Mas qual é a média?

(…)

- Olhe, eu diria que a sobrevivência ao fim de cinco anos é inferior a uns dez por cento.(…) E o pior é que o cancro do pulmão é uma neoplasia muito frequente, sabia? É a principal causa de morte por cancro. Uma em cada três pessoas que morre de cancro, morre por causa do cancro do pulmão.(…) Os fumadores têm um risco de contrair esse cancro catorze vezes superior ao dos não fumadores. Catorze vezes.

 - Olhe, o professor Siza fez as contas e descobriu que, para que o universo pudesse expandir-se de modo ordeiro, essa energia teria de ter uma precisão na ordem de um para 10120.(…) Olhe, isto equivale à hipótese que você tem de atirar uma seta ao acaso para o espaço e ela atravessar todo o cosmos e ir atingir um alvo com um milímetro de diâmetro localizado na galáxia mais próxima.

- Por outro lado, é o actual valor de Beta que, em ligação com Alfa, torna o centro das estrelas suficientemente quentes para gerarem reacções nucleares. Se Beta exceder em 0,005 o valor do quadrado de Alfa, não haverá estrelas. Sem estrelas, não há Sol. Se Sol, não há Terra nem vida.(…) Olhe, se Alfa aumentar em apenas quatro por cento, o carbono não poderá ser produzido nas estrelas. E se aumentar apenas 0,1, não haverá fusão nas estrelas.

 - A própria órbita da Terra é crucial. Cinco por cento mais próxima do Sol ou quinze por cento mais afastada bastaria para impossibilitar o desenvolvimento de formas complexas de vida.

 - Esses construtores universais terão instruções específicas para colonizarem os sistemas solares que encontrarem e construírem aí novos construtores universais, os quais, por sua vez, serão enviados para as estrelas seguintes, num processo em crescimento exponencial.

 - Há galáxias que se afastam de nós a noventa e cinco por cento da velocidade da luz.

A FÓRMULA DE DEUS, José Rodrigues dos Santos

 

E, com efeito, de manhã a febre baixara para trinta e oito graus. (…) Ao meio-dia, porém, a febre subira bruscamente aos quarenta graus, o paciente delirava sem cessar e os vómitos tinham recomeçado.

 Sim, ao fim de tudo isso estava-se preso por um fio e três quartos das pessoas – era o número exacto – eram bastante impacientes para fazer esse movimento imperceptível que as precipitava.

- Quando um micróbio – disse Rieux, depois de um curto silêncio – é capaz, em três dias, de quadruplicar o volume do baço, de dar aos gânglios mesentéricos o volume de uma laranja e a consistência de da papa, já não autoriza hesitações. Os focos de infecção encontram-se em crescente extensão. Com a rapidez com que a doença se espalha, se não for detida tem probabilidades de matar metade da população em menos de dois meses.(…) E, bem entendido, o contágio nunca é absoluto. Quando não, ter-se-ia uma progressão matemática infinita e um despovoamento fulminante.

 Eram realmente abstracção estes dias passados no seu hospital, onde a peste duplicava o seu trabalho, elevando a quinhentas o número médio de vítimas por semana?

A iluminação tinha sido diminuída em dois terços.

 “(…) e foi por isso que o sermão de Paneloux se realizou numa igreja de que só três quartas partes estavam cheias.

A PESTE, Albert Camus

 

Tirou do bolso uma garrafa com um quartilho de vodka caseira e bebeu-a de um só trago. A bebida explosiva, com cinquenta por cento de teor alcoólico, escorreu-lhe pela garganta e esbateu a dor que lhe latejava no braço.

Nesse curto espaço de tempo, as vidas perdidas no Gustloff quintuplicaram o número as desaparecidas no Titanic.

Calculava que a onda atingira já uma altura de trinta metros, quase triplicando a altura que teria quando a vira inicialmente.

- Os cientistas têm vindo a recorrer a um conjunto de equações matemáticas designado Modelo Linear. Segundo este modelo, existe apenas uma onda de vinte e cinco metros em cada dez mil anos.

- Passa-se qualquer coisa, na direcção das duas horas, possivelmente a uma oitava de milha daqui.

O barco com os dois passageiros a bordo já resvalara até dois terços da extensão das paredes íngremes do funil.

O processo irá repetir-se depois, com base nessa mesma cria, e há esperanças de que se possa obter uma criatura que tenha oitenta e oito por cento das características de um mamute peludo no espaço de cinquenta anos.

MUTAÇÃO POLAR, Clive Cussler

 

 - Uma bomba em Telavive ia matar um quarto da população do país… talvez mais.

 - À volta de oitenta milhões. Permiti que retirasse uma comissão de dez por cento, como compensação pelo papel na operação (…)

- Setenta e dois milhões de dólares?

- Quero um contrato com uma garantia de três anos (…) Quinhentos no primeiro ano, seiscentos no segundo e setecentos e cinquenta no terceiro.

A MENSAGEIRA, Daniel Silva

 

Agachado num cubículo à prova de som, um entre quarenta, num segundo bunker subterrâneo conhecido pelo nome Sala de Conversa (…)”

A mesa, que calculei ter três quartos do tamanho convencional (…)”

Além do bónus de seis meses a menos dez por cento, deverá ser garantida ao Sindicato «isenção perpétua de todos os impostos, taxas e tarifas nas áreas designadas» (…), como «único garante de um capital de risco», recebe «sessenta e sete por cento do primeiro dólar das receitas brutas antes das deduções de despesas gerais e custos administrativos (…)”

- Temos um pequeno milagre que não é muito conhecido, mas que toda a gente vai querer. É tão raro que, em comparação, os diamantes são pedras da rua. Chama-se kamitugaite, meus amigos, e é 56,71% urânio!

A gravação dura nove minutos, o que corresponde a dois terços do intervalo.

- Porque nós ficaremos com um terço de todos os contratos de construção que ele conceder, de todas as estradas que pensa que irá construir e de todas as flores que plantar ao longo da Avenida Patrice Lumumba.

O CANTO DA MISSÃO, John Le Carré

 

- Apesar de ficarmos com o controlo absoluto, a família Aprile receberá dez por cento dos nossos lucros durante os próximos vinte anos.

OMERTÀ, Mario Puzo

 

- E eu que estava justamente par ate pedir que me explicasses as equações do segundo grau. Sou tão fraca em álgebra que escapei de ir a exame, por pouco.

O DOUTOR JIVAGO, Boris Pasternak

 

- Ai! Também quero! Onde é que as arranjaste? Jimmy Choo?

- Manolo. São um número acima, mas custaram-me um terço do preço. Foi daquela produção do Brasil.

FOI ASSIM QUE ACONTECEU, Teresa Font

 

Bastava conhecer a história dos pianos, dizia ele a Katherine, para saber que (…) a matemática da afinação de temperamento de intervalos iguais tinha envolvido pensadores desde Galileo Galilei ao Padre Marino Mersenne, autor do clássico Harmonia Universal.”

“(…) voltando a moldar as cabeças dos martelos de  forma a apresentarem às cordas [do piano] uma superfície de ângulos regulares. Testou a harmonização percorrendo cromaticamente todas as oitavas, em arpejos descontínuos, e tocando finalmente teclas individuais para que se notasse a dureza bem no interior do feltro.

O AFINADOR DE PIANOS, Daniel Mason

 

O tipo era tão lento mentalmente que não conseguia compreender que nove décimos dos professores vinham do mesmo refugo no lago genético que ele.

- Tenho mais de noventa por cento de certeza que a causa e o modo de morte vão surpreender toda a gente.

- O problema é que a nossa taxa de mortalidade é muito baixa, inferior a dois por cento. O presidente disse que faríamos alguma coisa quando chegasse aos três por cento, o habitual nível de preocupação.

A sua série ia aumentar [de quatro] para seis casos, e não para cinco. Tratava-se de um crescimento de cinquenta por cento.

MARCADOR, Robin Cook

 

- Oito fotogramas – disse o jovem polícia. – É um terço de segundo. Não sei como conseguiu ver aquilo.

O CEGO DE SEVILLA, Robert Wilson

 

- (…) e no entanto morreram duzentas mil pessoas desde que a Indonésia invadiu Timor-Leste. Isso representa um terço da população local.

A ILHA DAS TREVAS, José Rodrigues dos Santos

 

“(…) e agora ali estavam eles sentados nos seus magníficos lugares à sombra, contemplando a Maestranza a encher-se de uma multidão que, mesmo assim, seria apenas uma terça parte dos que tinham içado lá fora e que aparentemente se iriam contentar em seguir a corrida [de touros] através das reacções que vinham lá de dentro (…)”

“(…) aventurara-se ao estatuto de primeiro importador de legítimo peixe do mar em Estremoz, terra em que pelo menos uns dois terços dos habitantes não faziam ideia do que era o maré onde ficava.

- Amparo, é assim; eu e o Francisco Meneses temos uma sociedade juntamente com um sócio alemão sediado no Rio de Janeiro, a Atlântica C.ª, como tu sabes. Um terço é dele, o resto é nosso, em partes iguais.

“(…) um país [Brasil] onde três quartas partes do território ainda estavam por desbravar e quase tudo ainda parecia possível e desconhecido.

O RIO DAS FLORES, Miguel Sousa Tavares

 

- Aliás, o que se entende por «daqui»? Há um quarto de milhão de pessoas a viver num raio de um quilómetro.

- Não quero ter de pedir autorização para cada pedra que compre e teria de ter uma parte dos lucros, ou, não havendo lucros, uma percentagem garantida sobre o movimento.

- Quanto?

- Quinze por cento.

- Os ingleses saíram do mercado em Outubro e, como sabe, o preço baixou vinte e cinco por cento.

Engoliu dum trago outro copo de vinho branco e estendeu a mão para a garrafa no balde do gelo, a que já faltavam três quartos.

Chupou com força uma cabeça de camarão, lambeu os lábios, limpou-os e bebeu três quintos da cerveja em três goles.

Carlos leu-me no domingo um artigo sobre as nossas reservas [de ouro] terem septuplicado durante a guerra.

ÚLTIMO ACTO EM LISBOA, Robert Wilson

 

- A tundra começou a derreter. O gelo recuou três por cento no Árctico e abriu um canal de água líquida na costa norte da Sibéria, que antigamente se encontrava permanentemente gelada.(…) Entre a década de 1960 e a década de 1990, essa camada tornou-se quarenta por cento mais fina.

- È o Baikal. – repetiu ela. – O maior lago do mundo. Concentra-se aqui um quinto da água potável existente em todo o planeta.

Dentro de algum tempo, a China será responsável por dois quintos de todo o carvão queimado no planeta e um sétimo de toda a electricidade produzida, grande parte dela gerada pela queima de carvão ou de petróleo. Feitas as contas, a China emitirá em breve um quinto de todo o dióxido de carbono lançado na atmosfera.(…) O consumo de energia e a emissão de dióxido de carbono não estão a abrandar, mas a acelerar. E a acelerar exponencialmente.

- Só em 2005 desapareceu catorze por cento do gelo permanente do Árctico. Catorze por cento! Sabes porquê? Porque os oceanos estão a aquecer. Como a água ficou mais quente, começou a derreter mais gelo, o que é um problema porque, como te disse, o gelo funciona como um espelho e reflecte mais de oitenta por cento do calor do Sol. Já o oceano, pelo contrário, absorve mais de noventa por cento desse calor, uma vez que é escuro.

- Os glaciares dos Alpes já perderam cinquenta por cento do seu gelo e os dos Andes triplicaram a velocidade de recuo, diminuindo um quarto da sua superfície em apenas três décadas.

- O problema é que a desertificação, a erosão dos solos e a salinização estão a reduzir a terra arável a um ritmo de um por cento ao ano.

- Chama-se Ghawar e vale sessenta por cento do petróleo existente na Arábia Saudita (…) Neste momento, um em cada doze barris consumidos em todo o mundo vem de Ghawar.

Três em cada quatro de todos os átomos que se podem encontrar no universo são de hidrogénio.

O SÉTIMO SELO, José Rodrigues dos Santos

 

Pete Connors não estava bêbedo – não tão bêbedo quanto tencionava ficar. Já bebera quase um quinto de uma garrafa de whisky (…)”

- Um terço dos nossos actuais embaixadores são aquilo a que tu chamas de amadores.

- A regra geral, por aqui, é a de que uma entre cada três pessoas trabalha, ou para a Securitate, ou  para o KGB.

A primeira coisa a fazer era esvaziar os três tanques de hélio até que cada um só estivesse cheio até um terço.

O CAPRICHO DOS DEUSES, Sidney Sheldon

 

Era a primeira vez que o público tinha licença de visitar a casa dos Clutters depois dos crimes, circunstância esta que explicava a presença de pelo menos um terço da enorme assembleia - aqueles que tinham ali vindo por curiosidade apenas.

A SANGUE FRIO, Truman Capote

 

“(…) dividia-se em dois pontos, a saber, ponto a, o numerus clausus não seria de vinte e cinco por cento, mas de trinta e cinco (…)”

Indiferentes, impassíveis perante os gravíssimos problemas com que a pátria de aquém se debatia, a braços com a sua quádrupla crise, demográfica, social, política e económica, os países de além tinham finalmente deixado cair a máscara e mostravam-se à luz do dia com o seu verdadeiro rosto, o de duros conquistadores e implacáveis imperialistas.

Talvez algum espírito curioso se esteja perguntando agora como foi que conseguimos apurar aquela precisa quantidade de sessenta e duas mil quinhentas e oitenta pessoas que fecharam os olhos ao mesmo tempo e para sempre. Foi muito fácil. Sabendo-se que o país em que tudo isto se passa tem mais ou menos dez milhões de habitantes e que a taxa de mortalidade é mais ou menos de dez por mil, duas simples operações aritméticas, das mais elementares, a multiplicação e a divisão, a par de uma cuidadosa ponderação das proporções intermediárias mensais e anuais, permitiram-nos obter, para cima e para baixo, uma estreita faixa numérica na qual a quantidade finalmente indicada se nos apresentou como média razoável (…)”

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, José Saramago

 

- Se quisesse um trabalho às três pancadas, podia ter contratado um tipo sem talento para o fazer por um terço do que te estou a pagar.

- E porque deviam os Árabes aceitá-lo? Os judeus detinham sete por cento da Palestina, mas estava a ser-lhes entregue cinquenta por cento do país, incluindo a terra mais fértil, ao longo da planície costeira e da Galileia Superior.

- Pelo meio-dia, dois terços dos habitantes da aldeia tinham sido chacinados.

O ARTISTA DA MORTE, Daniel Silva

 

Um por cento de todos os bens do ex-marido rondaria uma centena de milhões. Um mero um por cento. Tira fez o cálculo num guardanapo de papel enquanto falava ao telefone com o advogado.

Também chegara a um acordo num caso de morte não acidental do qual auferiu um terço de trezentos e cinquenta mil dólares.

A sua camioneta era uma Ford de 1978 de caixa aberta, que podia transportar um peso de três quartos de tonelada (…)”

Hark pretendia quarenta por cento, mas Rex censurou-o pela ganância que manifestava. Finalmente, concordaram em ficar-se pelos vinte e cinco por cento.

- O que é que faria se herdasse um sexto dos bens do seu pai? – perguntou-lhe Nate.

O TESTAMENTO, John Grisham

 

Por volta do Dia da Inauguração, a sua taxa de aprovação atingira os sessenta por cento.

A MARCA DO ASSASSINO, Daniel Silva

 

- Já reparaste que noventa por cento das nossas colegas já vão no segundo casamento?

OS RETORNADOS (UM AMOR NUNCA SE ESQUECE), Júlio Magalhães

 

Portanto, se me via inquieto, com as suas próprias inquietações, tentava tranquilizar-me por meias franquezas, ou até mesmo por três quartos de franqueza.

O JOGADOR, Fiodor Dostoievsky

 

- Pagaremos o preço mais alto de mercado, e um bónus de vinte e cinco por cento quando a entrega estiver concluída.

No ambiente daquela vila simplória, aquilo parecia tão extraordinariamente complexo quanto uma equação de álgebra; representava um conjunto de valores abstractos deslocados da rua de pedra e cimento.

O AGENTE SECRETO, Graham Greene

 

As estradas tornaram-se mais poeirentas enquanto ele se dirigia para o campo, correndo a quatro minutos por quilómetro.

Eram noventa milhões de dólares, um terço dos quais ficariam para a firma (…)”

- É lido [o jornal da costa] por oitenta por cento da população de Harrison County, de onde sairá a maior parte do júri, tenho a certeza.

Os honorários da firma seriam o habitual um terço. Um terço de quinze por cento de seiscentos milhões.

- Concordaram em dar um quarto de milhão para procurarmos o Patrick Lanigan.(…) Um quinto de um milhão foi dado como recompensas, e a minha firma recebeu um milhão de honorários.

O SÓCIO, John Grisham

 

- O sistema de venoclise está do outro lado e é aí que vamos suspender o nosso um quarto de solução salina com os vinte e cinco miliequivalentes de potássio que deverá ocorrer a uma velocidade de cento e vinte e cinco centímetros cúbicos por hora.

Preocupava-o a hipótese de sentir dores, a possibilidade de a perna não ficar noventa e oito por cento melhor (…)”

- Mas neste hospital fazem-se muitas operações, Susan. Muitas vezes mais de cem por dia, umas vinte e cinco mil por ano. O que transforma esses seis casos numa incidência inferior a dois centésimos de um por cento.

- Foi você mesmo que disse esta manhã na UCI que uma complicação como a de Nancy Greenly ocorria uma em cem mil. Agora está a tentar dizer-me que seis em vinte e cinco mil não tem problema. Treta. É muito alto (…)”

COMA, Robin Cook

 

Depois os soldados arrancaram a pele do réptil [uma anaconda], que pregaram num tronco para secar. Desta forma poderiam aumentar o comprimento em cerca de vinte por cento e os turistas pagariam um bom preço por ela.

A CIDADE DOS DEUSES SELVAGENS, Isabel Allende

 

Ele imaginava o telhado restaurado, gloriosamente impermeabilizado como outrora, conservando nove décimos das telhas originais intactas e adquirindo os restantes dez por cento numa oficina que vendia artefactos de antigos edifícios demolidos.

Só passam o curso ‘inicial’ dez por cento dos candidatos.

Só faltava um mês para a monção da Primavera e já a humidade, nunca muito inferior a noventa por cento, caminhava para os cem.

- Seis sétimos da superfície do globo estão cobertos por mar, constituindo uma área tão vasta que milhares de navios estão sempre, literalmente, fora de vista da terra ou de outros navios. Oitenta por cento do comércio mundial continua a ser realizado por mar, o que corresponde a pouco menos de seis mil milhões de toneladas. E existem quatro mil portos comerciais viáveis em todo o mundo.

Duval introduziu uma velocidade de subida [do F-100] de cinco mil pés por minuto e, atrás dele, o oficial de tiro transmitiu-lhe o rumo de bússola correspondente ao seu destino.

Setenta por cento dos navios na zona de verificação constariam dos ficheiros e as empresas proprietárias poderiam contactar os respectivos comandantes.

Os dois homens sentiram uma sacudidela [do pára-quedas] ascendente quando uma velocidade mortal de cento e noventa e dois quilómetros por hora abrandou para cerca de vinte e dois.

O AFEGÃO, Frederick Forsyth

 

A essa hora quão estupefacto o povo americano não deveria estar, ao saber que teria como presidente um intruso, um membro pertencente aos dez por cento da minoria preta do ‘seu’ país de brancos.

O senador Espinosa, que estava a ficar velho e incompetente para o seu cargo, pedira a demissão quando estava a dois terços da duração do seu mandato.

E mesmo que tal não fosse possível, poderia exercer facilmente a advocacia numa cidade em que, com uma população 55% negra, um procurador negro de grande reputação teria certamente um número suficiente de clientes para o manter ocupado e seguro.

A ideia é escolher um deles como substituto do vice-presidente, quando este tem que se ausentar da cidade. Nove vezes em dez, votam no membro mais antigo entre eles.

As ruas da vizinhança, pelas quais Beggs gostava de passear à noite, em breve se tornaram povoadas por uma gente na sua terça parte negra e que, uns anos mais tarde, aumentou para duas terças partes.

“(…) havia provas de que oito em dez americanos estavam contra ele, e metade das cartas ameaçadoras e obscenas que tinham chovido recentemente, e tinham sido enviadas para a Secção de Protecção, estavam ainda por ler, uma pilha gigantesca de cartas anónimas para serem analisadas segundo a geografia, hábitos de escrita, truques de vocabulário, de modo a que os assassinos potenciais pudessem ser identificados, observados e apanhados.

Talley observava Eaton, tinha ainda dois terços de uísque e não precisava de ser servido de novo.

O HOMEM, Irving Wallace

 

- Você tomou uma decisão subjectiva e, nove vezes em dez, tudo teria corrido bem.

ALMAS PERDIDAS, Michael Collins

 

- De facto, apenas um em cinquenta mil compostos químicos descobertos pelos cientistas chegou ao mercado. A procura de uma cura para o cancro tem sido incansável, e dura há décadas.

A SEGUNDA VEZ, Mary Higgins Clark

 

Sim, saiba vossa senhoria que três quartas partes destas terras, ou mais, lhe pertencem, Mas disseste que ele não está em casa (…)”

É preciso ser-se lógico, dizia fritz, assim como não estou a contar que alguém tenha a ideia de reduzir a um terço a quantidade de forragem e água de que solimão necessita para viver, também não posso consentir em protesto que se lhe roube a maior parte do seu justo descanso (…)”

A VIAGEM DO ELEFANTE, José Saramago

 

Pelas minhas contas, passei dois terços da carreira à espera em terminais de aeroporto, estações de comboios, restaurantes e quartos de hotel.

O CRIADO SECRETO, Daniel Silva

 

Obtivera aprovação, à primeira tentativa, no exame para exercer advocacia, enquanto que a terça parte dos que tinham ido com ela, falhara.

Noventa e cinco por cento dos seus companheiros de prisão encontravam-se ali aguardando o julgamento por felonias: homicídio, fogo posto, violação, assalto à mão armada e sodomia.

À meia-noite, o senador Trowbridge tinha três por cento de vantagem. Às duas da manhã, com setenta e um por cento dos votos contados, o senador Trowbridge ia à frente com uma margem de três e meio por cento. O computador declarou que o senador Trowbridge tinha vencido as eleições.

A IRA DOS ANJOS, Sidney Sheldon

 

Só que, devido à procura, os preços das passagens aumentaram, daqui para Lisboa, vinte por cento.

A biblioteca ficará reduzida a um terço.

Se as negociações pecam por ilegitimidade, ao ser conduzidas por um Governo saído da revolução e não eleito, parece igualmente ilegítimo o facto de essas mesmas negociações decorrerem apenas com os «movimentos de libertação» (alguns milhares de guerrilheiros e menos de vinte por cento de população apoiante).

Nas últimas duas semanas quintuplicaram a emissão de cheques sem cobertura e a falta de pagamento de letras.

Desde segunda-feira até ao fim da tarde de ontem, só no hospital Miguel Bombarda, o número de cadáveres subiu para seiscentos e oitenta. Admite-se que represente um quinto da carnificina, embora muitos contabilizem os mortos entre três mil a três mil e quinhentos.

OS DIAS DO FIM, Ricardo de Saavedra

 

Com os servidores conseguiam, a partir do destino, localizar a origem das comunicações, com uma percentagem de sucesso de oitenta e sete por cento.

- Temos aqui um período de trinta anos. Um terço do século durante o qual as temperaturas declinaram.

Evans pensou que ninguém acreditaria que Drake ganhava um terço de milhão de dólares por ano para dirigir o Fundo, mais cem mil despesas.

“(…) estava agora a explicar que os Estados Unidos só obtinham dois por cento da sua energia de fontes sustentáveis e que precisávamos de um programa de choque para construir milhares de quintas eólicas no mar, tal como a Grã-Bretanha e a Dinamarca estavam a fazer.

Sessenta e cinco por cento da área de Los Angeles é dedicada aos automóveis.

O maior era o Nature Conservancy, tinham três quartos de mil milhões.

- A um grupo de inquiridores diz-se que aquele questionário vai ter setenta por cento de respostas positivas. Ao outro diz-se que pode esperar trinta por cento de respostas positivas. Questionários idênticos. Os resultados chegam – setenta e trinta por cento.

ESTADO DE PÂNICO, Michael Crichton

 

- Então os dois cavalheiros passaram por nós, caminhando, e seguimo-los pela Regent Street abaixo (…) até fazermos três quartos da Regent Street.

O CÃO DOS BASKERVILLES, Arthur Conan Doyle

 

Tomou os apontamentos que precisava de tomar, mas os olhos fugiam-lhe amiúde para a janela, como se na rua encontrasse a resposta para a raiz quadrada da equação seguinte.

- Mas a verdade é que descobrimos dois terços do mundo e erguemos um império que nem os Alemães alguma vez sonharam ter.

- Eleição da treta! Só cinco por cento das pessoas é que podem votar e há apenas um partido inscrito!

A VIDA NUM SOPRO, José Rodrigues dos Santos

 

Noventa por cento das vezes isso não acontece, e talvez seja melhor que não aconteça, mas se não conseguimos alcançar um certo grau de franqueza no que respeita a sexo e optamos por proceder como se nem sequer pensássemos nisso, então a amizade masculina é incompleta.

- As crianças com dificuldades são três em trinta, três ou quatro.

E depois aconteceu uma coisa que nunca antes acontecera. Desferiu um soco lateral com tal força que três quartos da luva pareceram penetrar no corpo do adversário.

“(…) o promotor, que já lhe acenava com um contrato nos termos do qual ficaria com um terço dos seus ganhos nos próximos dez anos.

O velho judeu fatigado proprietário da loja dizia que o volume das vendas aumentara cinquenta por cento com a contratação de Ellie como empregada.

Quando a porta exterior foi fechada e os Silk ocuparam os seus lugares na fila da frente, reparei que a capela estava quase dois terços cheia: trezentas pessoas, ou talvez mais (…)”

A MANCHA HUMANA, Philip Roth

 

Levou o terceiro bidão cheio para a igreja. «Já cinquenta e quatro litros», pensou, optimista, mais de trezentos e vinte quilómetros – um terço do caminho para Inglaterra.(…) Levou o quinto e o sexto bidões e sentiu que estava a dois terços da costa inglesa.

VOO FINAL, Ken Follet

 

Contudo, a relva cresce, em especial no tempo quente e húmido, como foi o do período do crime, à razão de cinco a sete centímetros por dia.

O MISTÉRIO DE MARIE ROGÊT, Edgar Allan Poe

 

- Diria que [o escritório] era pequeno, mas bastante confortável.

- O meu era um terço desse tamanho.

A RUA ONDE VIVEM, Mary Higgins Clark

 

O pai dissera-lhe que nunca pemitisse que um veredicto o afectasse. Afinal de contas, apenas um réu em cem era condenado injustamente.

Começou a ler as condições de venda e ficou horrorizado ao descobrir que a Sotheby’s deduzia dez por cento do preço de arremate ao vendedor, cobrando ainda uma comissão de vinte por cento ao comprador.

- Eles fizeram uma proposta segundo a qual, se fossem construídos setenta apartamentos nesse local, um terço teria de ser classificado como habitações económicas.

- Isso não é matematicamente possível – disse Danny.

Danny já tinha descoberto que as garrafas de Payne estavam sempre três quartos cheias.

O CONDENADO, Jeffrey Archer

                                  

- Obedecemos a regras exactas. A quinquagésima parte de uma linha não poderia passar-nos despercebida.

- Aos algebristas, porém, que são outros pagãos, acreditam nas ‘fábulas pagãs’ e fazem inferências menos por lapso de memória do que por uma inexplicável perturbação do cérebro. Resumindo, nunca encontrei o matemático puro no qual uma pessoa se pudesse fiar fora das suas raízes iguais, ou aquele que não tivesse clandestinamente por ponto de fé que x2+px é, absoluta e incondicionalmente, igual a q. Diga a um desses senhores, a título de experiência, se quiser, que acredita na existência de casos em que x2+px não é totalmente igual a q, e, tendo-o feito entender o significado das suas palavras, fuja depressa do seu alcance, porque ele decerto desenvolverá todos os esforços para o espancar.

A CARTA ROUBADA, Edgar Allan Poe

 

- A vossa chegada aumenta a nossa população em quase dez por cento e agora nós esperamos que o governo forneça o dinheiro para novas habitações, tal como já prometeram há muito tempo.

Tudo parecia estar como sempre: a desarrumação da casa de um homem solteiro, com tachos e pratos empilhados sem nenhuma ordem aparente, as cortinas meio corridas, um rasto de migalhas por cima da mesa e uma garrafa de vinho sem rolha com dois terços despejados.

A ILHA, Victoria Hislop

 

“(…) pensava que o pior defeito do arquitecto ainda seria a sua tendência para o exagero, para a fantasia, para a invenção: passava a vida a ver coisas que mais ninguém via – e não se podia acreditar em mais de um quinto do que ele dizia…

COCA-COLA KILLER, António Victorino D’Almeida

 

A Smithsonian Institution, apesar de ter mais de uma dúzia de grandes museus no National Mall, tinha uma colecção tão extensa que só podia exibir dois por cento dela ao mesmo tempo. Os outros noventa e oito por cento da colecção tinham de ser armazenados algures.

A batalha custara-lhe um mês de trabalho, metade da caixa vocal e um terço do peso, mas ela voltou ao gabinete como se nada tivesse acontecido.

A barra de progresso já estava preenchida até quase um terço do caminho.

O SÍMBOLO PERDIDO, Dan Brown

Calculava que trezentas pessoas, no mínimo, lutavam para entrar na sala. E apenas um terço conseguira.

- Consta que o editor de Cleland lucrou cerca de dez mil libras. Creio que não cheguei a um vigésimo dessa soma.

OS SETE MINUTOS, Irving Wallace

Há seis meses que ela sabia que Susanne Reuben, a matemática de Humbolt, era apenas um décimo da história.

Já não era possível mais de dois terços do grupo irem para o exterior ao mesmo tempo.

“(…) só uma parte dos investidores apareceu e o projecto obteve apenas um terço do dinheiro e contraiu-se bastante mais.

SOLAR, Ian McEwan

 

- Mas quantas pessoas podem dizer que deram a volta ao negócio da família e quadruplicaram o seu volume de negócios e os empregados em quatro anos?

- Além disso, não estamos a fazê-lo de graça, as bebidas são por conta da casa e recebemos cinco por cento das receitas do bar.

Voltando a sentar-se na cama, com um terço da garrafa esvaziada, apercebeu-se rapidamente de que o álcool só por si não resultaria.

AGRIDOCE, Roopa Farooki

 

- Cerca de um terço dos prisioneiros [de Dachau] eram judeus – respondi. – Os outros eram comunistas, homossexuais, testemunhas de Jeová, alguns alemães com princípios.

- Quase um quinto dos nossos pacientes hospitalizados sofre de algum tipo de catatonia.

Ela possuía uma bela figura, proporcionada. Senti-me como Kepler a admirar a sua Secção Dourada.

O PROJECTO JANUS, Philip Kerr

 

 “(…) que me antecipou o fim do meu livro quando eu só tinha escrito um terço.

E como as janelas eram quarenta (número verdadeiramente perfeito devido à decuplicação do quadrilátero, como se os dez mandamentos tivessem sido magnificados pelas quatro virtudes cardeais), quarenta monges poderiam trabalhar em uníssono, embora naquele momento fossem apenas uns trinta.

- Os conhecimentos matemáticos são proposições construídas pelo nosso intelecto de modo a funcionarem sempre como verdadeiras, ou porque são inatas ou porque a matemática foi inventada antes das outra ciências. E a biblioteca foi construída por uma mente humana que pensava de modo matemático, porque sem matemática não se fazem labirintos. E, portanto, trata-se de confrontar as nossas proposições matemáticas com as proposições do construtor, e deste confronto pode surgir ciência, porque é ciência de termos sobre termos.

- Admirável fortaleza – disse -, que resume nas suas proporções a regra áurea que presidiu à construção da arca.

O NOME DA ROSA, Umberto Eco

 

- A massa crítica de urânio é inversamente proporcional ao nível de enriquecimento. O nível mais baixo de enriquecimento necessário para desencadear uma reacção nuclear é vinte por cento.

FÚRIA DIVINA, José Rodrigues dos Santos

 

Só um em cada cinco candidatos é que conseguia ser aprovado.

- Se em cinco pessoas quatro disserem que viram Estaline no metro, então Estaline esteve mesmo lá, tanto como o senhor.

- Por fim, o seu pai disse que calculava que houvesse um hipótese em sete de eu estar a dizer a verdade e esvaziou o revólver, só deixou a sétima bala, rolou o tambor e passou-me a arma.

O FANTASMA DE ESTALINE, Martin Cruz Smith

 

Desde que haviam abandonado Salisbúria, tinham percorrido três quartos dum imenso círculo e no fim do ano estavam de regresso à vasta floresta que se estendia entre Windsor e Southampton.

Levantou-se e dirigiu-se ao fundo do armazém de víveres, onde dispusera em fila uma tina de madeira com enguias vivas lá dentro, um balde de água fresca e um barril de salmoura cheio até um terço.

Tom desenhou os três níveis da parede da nave – arcada, galeria e clerestório – com as proporções exactas de 3:1:2. A arcada ocupava metade da altura total da parede, e a galeria, um terço do restante. A proporção era tudo numa igreja: conferia uma sensação subliminar de harmonia a todo o edifício.

O dinheiro do pai era tudo o que lhe restava no mundo, e um padre gatuno ficara-lhe com quatro quintos da fortuna.

OS PILARES DA TERRA, Ken Follet

 

- Se não me engano… hum… deixa ver, exactamente um quarto disto pertence-me.

Com ar envergonhado, Patrik olhou para o copo de vinho que segurava na mão. Um terço já tinha desaparecido.

A PRINCESA DE GELO, Camilla Läckberg

 

- Sabe o que se tem estado a passar no mercado monetário?

- Sim. A taxa de desconto subiu.

- De um e três quartos para perto de três por cento. É uma subida enorme e ocorreu em poucas semanas.

Consumiriam um décimo da comida servida e o resto iria para a cozinha.

O HOMEM DE SAMPETERSBURGO, Ken Follet

 

- O problema é que os Ingleses e os Alemães começaram a ficar com vontade de nos abocanhar e, como [Portugal] não tinha dinheiro nem gente para ocupar a terra, a coroa voltou-se para empresas privadas estrangeiras e entregou-lhes por cinquenta anos o monopólio da exploração dois terços do território, a troco de 7,5 por cento dos lucros.

- Olha que não quero cá chatices, ouviste? Vinte por cento dos mancebos fogem à tropa. Esses cabrões saem do país ou entram no que chamam a «clandestinidade».

- Mas os comandos são animais. – insistiu o guerrilheiro. – E o pior são os pretos. Três quartos dos comandos portugueses são homens negros. Essa gente é maningue má. Não presta.

O ANJO BRANCO, José Rodrigues dos Santos

 

 

 

 

 

A geometria na literatura

"Francesca não parava de limpar os olhos, tentando ver, o sol formando prismas estranhos com as lágrimas."

"Euclides não tinha sempre razão. Ele supunha que o paralelismo existia, de forma constante, até ao final das coisas, mas podemos imaginar uma perspectiva não-euclideana onde as linhas se unem lá longe. Um ponto de desaparecimento. A ilusão da convergência."

"As margens do Lago Superior eram tão bonitas como lhas tinham descrito. Anotou as coordenadas de vários locais para futura referência (...)"

AS PONTES DE MADISON COUNTY, Robert James Waller

 

"Dentro do círculo de ruas que rodeiam o parque fica um outro círculo, e no interior deste, porém a grandes distâncias, ficam o triângulo equilátero do Jardim Zoológico de Londres, o lago com os seus três braços e quatro ilhas e, em torno dos jardins ornamentais, uma estrada que, no mapa, parece uma roda com dois raios"

"(...)um pequeno conjunto de telhados abobadados com mesinhas hexagonais na esplanada "

"Em baixo, no vale, havia rochas e um laguinho octogonal "

AS CHAVES DA RUA, Ruth Rendell

 

"Logo à entrada parámos diante de uma lápide quadrada (...) "

"Enxerguei num círculo de claridade uma toalha caída no chão (...) "

A RELÍQUIA, Eça de Queiroz

 

"O altar ficou no meio de um círculo de pedras (...) "

"Havia (...)lombos de vaca a escorrerem molho e rodeados por pirâmides de batatas assadas; "

"Sukeena pegou no seu cesto e, com um chapéu de palha cónico na cabeça (...) "

"Hal atirou a cimitarra cravejada numa elevada parábola cintilante (...)"

"As paredes eram altas, e a áspera silhueta quadrangular era despida de ornamentos (...)"

AVES DE RAPINA, Wilbur Smith

 

"Os três elementos do regimento encontravam-se cada um na ponta duma espécie de triângulo com duzentos a duzentos e cinquenta metros de lado ."

"Na parede (...) um grande quadro no qual estava assinalado a grandes traços negros, formando pequenos quadrados brancos, uma espécie de pirâmide. "

OS PRETORIANOS, Jean Larteguy

 

"Queria alugar por pouco tempo uma casa que fosse equidistante dos meus filhos, do escritório e da loja. "

"Estou aqui em cima, num espaço circular de uns sete metros e meio de diâmetro, envidraçado a toda a volta. "

PÉROLAS NA AREIA, Bárbara Delinsky

 

"Só se lembrava do gume das últimas ofensas do círculo de rumor hostil que o rodeava."

"(...)e calculou exactamente a que sítio do caminho vinha ter uma perpendicular tirada do sujeito."

"Sempre a andar, como se traçassem com o pé duas rectas convergentes, foram-se aproximando."

NOVOS CONTOS DA MONTANHA, Miguel Torga

 

"O sol mostra-se num dos cantos superiores do rectângulo (...)."

"Porém, no Pátio dos gentios, que rodeava, entre o grande quadrilátero das arcadas, o recinto do templo propriamente dito (...)."

"Maria (...) ainda subirá os quinze degraus semicirculares que levam à ponta de Nicanor (...)."

"(...)Jesus saiu do labirinto dos vales para um espaço circular liso e arenoso onde, no centro exacto, viu a ovelha."

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, José Saramago

 

"O ponto de mira dos óculos dos atiradores especiais do Exército Vermelho é o vértice de um triângulo estreito em vez do ponto de intersecção de dois traços"

"Tentei estabelecer uma série de círculos concêntricos à volta de Manhattan, círculos de pessoas em buscca de Trusov."

O HOMEM DA ESTRELA BRANCA, James Thayer

 

"Atravesso um pátio com chão de cimento, ocupado bem no meio por um triângulo de terra batida (...)"

"O poder de inverter a certeza de alguns movimentos, muitas vezes antes que o sol feche o seu círculo no céu (...)"

VIVEMOS LIVRES NUMA PRISÃO, Daniel Sampaio

 

"Atrelados e barracas de chapa ondulada tinham sido dispostos num círculo apertado."

"Mais uns passos de pesadelo e entrou na câmara octogonal onde Wopner morrera."

A ILHA MALDITA, Douglas Preston e Lincoln Child

 

"Porém a maioria se lançou para o quadrado de luz (...)."

"Vinham numa recta, sem desvios."

JUBIABÁ, Jorge Amado

 

”(...) e em redor, formando círculo, as damas (...)”

CONTOS, Eça de Queiroz

 

”A explosão deu-se no sentido ascendente e horizontalmente à velocidade de várias centenas de metros por segundo.”

“(...)e os membros do Klan, com as suas túnicas e os sinistros capuzes em forma de cone.”

”Um edifício térreo de tijolo vermelho com telhado plano que se desenvolvia em dois compridos rectângulos a partir do centro.”

”O parque era um quadrado perfeito, ocupando metade do quarteirão onde fora em tempos o escritório de Kramer.”

”E, no meio da sala, estava a câmara de gás, um tubo de forma octogonal (...)”

A CÂMARA, John Grisham

 

”(...) que as ajudavam a despir-se  nas chamadas ‘máquinas’ de banhos, cabanas rectangulares de madeira montadas sobre quatro rodas.”

”Henriette preferia mergulhar frutas de conserva em açucar e pô-las a secar em pequenas pirâmides ornamentais (...)”

”A frente era quadrangular, tinha duas janelas em cima e outra duas em baixo, a porta ao meio e uma imponente chaminé.”

”Houve estrondos instantâneos e irromperam fogachos num vasto semicírculo, o que proporcionava iluminação aos guardas(...)”

O PAVILHÃO DE AÇUCAR, Rosalind Laker 

 

”Encontrava-se no flanco de uma suave colina em forma de cone, com o nome lapão de Goalesvarre(...)”

”Com o vento, a neve levantava-se do chão, primeiro em círculos e espirais e mais tarde em autênticas nuvens(...)”

”E então, mesmo por baixo dele, surgiu um bloco quadrado e escuro, destacando-se no meio da neve.”

”A fenda parecia mais acidentada do que esperavam. As suas paredes elevavam-se quase na perpendicular e tinha cerca de dez metros de largura.”

 SOLIDÃO NO GELO, David Howarth

 

”(...) levantou-se um vento de oeste, e os flocos de neve começaram a cair inclinados em vez de em bonitas espirais como os flocos num bibelô de vidro.”

”Iluminados pelos cones de luz de dois ‘snowmobiles’ (...)”

”Harry Carpenter desenvolveu a corrente do cilindro giratório de um pequeno guincho manual (...)”

”A agulha estabilizou abruptamente, desenhando uma linha recta e fina no centro do rolo.”

”Encontrava-se numa câmara circular de trinta metros de diâmetro de onde saíam dezenas de fissuras e becos sem saída e passagens.”

”Não tivera em conta que um mergulhador normalmente passa grande parte do tempo a nadar paralelamente ao fundo oceânico; aquela descida de cabeça ao longo do cabo com mais de duzentos metros era perpendicular ao fundo, o que se revelava inexplicavelmente cansativo.”

À DERIVA NO ÁRCTICO, Dean Koontz

 

Aquele dia não foi excepção, e ele voou em círculos, cautelosamente, com o olhar perscrutador na figura da fêmea a chocar no centro do pálido amontoado de paus desbotados pelo Sol que formavam o ninho.

O REGRESSO DA ÁGUI-PESQUEIRA, Ewan Clarkson

 

Lá em baixo, na base de uma margem curva, havia um prado em elipse perfeita, delimitado por um cotovelo do ribeiro.

Tom e Smoky prepararam-se e inclinaram-se para trás, puxando as cordas, o que obrigou Pilgrim a andar à volta deles num círculo com um raio de cerca de cinco metros.

O ENCANTADOR DE CAVALOS, Nicholas Evans

 

”(...)Junior olhou demoradamente e com uma leve pena as salas nuas, o papel de parede já gasta e as marcas rectangulares dos locais onde outrora houvera enormes quadros pendurados.

Dois lanços de escadas simétricos conduziam à entrada para o auditório (...)”

O GATO QUE GOSTAVA DE ARMÁRIOS, Lilian Jackson Braun

 

Trabalhava havia algum tempo quando olhou para Catherine, que ainda dormia, com os lábios abertos num sorriso e o rectângulo de luz a cair-lhe sobre o corpo (...)”

O JARDIM DO ÉDEN, Ernest Hemingway

 

”(...)procedendo a ajustamentos mínimos, quase instintivos, tanto do passo cíclico como do passo colectivo, enquanto Jeff mencionava as coordenadas.

Dei uma volta larga na direcção de Konarlan, descrevendo um arco de círculo, de modo a fazer a abordagem como se viesse dos lados de Cabul, até ver as luzes do recinto à nossa frente.

Ficámos em semicírculo, de costas para os corpos atrás de nós.

A uns metros de distância, vi mais um dos montículos cónicos [tuneis de irrigação]”

STINGER, John Nichol

 

Varreu as folhas, fazendo um quadrado e alisou a poeira. E pôs-se a desenhar ângulos e pequenos círculos.

Olhavam para a escuridão, contemplando o quadrilátero de luz que a cozinha iluminada projectava na noite [...]”

E doces, em caixas de rede e laranjas em pirâmides de quatro cada uma.

O proprietário coçava o triângulo da abertura da camisa, por onde lhe aparecia o peito coberto de pêlos brancos, todos emaranhados.

A estrada corre paralela ao rio [...]”

”[...] era um buraco escuro com faixas de luz nas extremidades – um triângulo de linhas de luz.

AS VINHAS DA IRA, John Steinbeck

 

”[...]tinha correspondência próxima na realidade material de um quadrilátero rodeado de edifícios por três lados [...]”

”[...]aqui é somente uma pedra rectangular, embutida e cravada num murete que dá para a Rua Nova do Carvalho [...]”

”[...]sabe-se lá que estrela ou papagaio segurarão naquele ponto onde a escola diz que se reúnem as paralelas, no infinito, muito grande o infinito tem de ser para que tantas coisas, todas, e de todos os tamanhos, lá caibam, as linhas rectas paralelas, e as simples, e também as curvas e as cruzadas [...]”

”[...]vai levantar a bandeja, segurou-a, agora endireita-se, faz com ela um arco de círculo [...]”

” [...]e logo um círculo inscrito no quadrado imenso, arena coberta de corpos que pareciam crucificados na própria terra [...]”

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, José Saramago

 

Em exposição na espuma, viam-se quatro pequenos quadrados negros com circuitos à vista e peças circulares no centro.

”[...]através do GPS, que usava o sinal transmitido do carro para três satélites e reflectido por estes para o receptor em terra. Os satélites localizavam o carro por triangulação, e enviavam essa informação em tempo real [...]”

LUA VAZIA, Michael Connelly

 

Estava debruçado sobre o rectângulo de papel, examinando-o através da sua pesada lente de aumentar dez vezes.

Quando Pierre L’Enfant apresentara o seu projecto para a cidade de Washington, em 1792, pedira a um agrimensor que lhe traçasse uma linha recta na direcção norte-sul e outra perpendicular à primeira, de forma a dividir a cidade nos quatro quadrantes que ainda hoje se mantêm. O edifício do Capitólio situava-se no ponto de intersecção dessas linhas.

Era um conjunto decrépito de arruamentos dispostos em semicírculos [...]”

A LÁGRIMA DO DIABO, Jeffery Deaver

 

Ian e Fiona Campbell começaram a erguer a casa dos seus sonhos: uma enorme construção semicircular de madeira numa pequena elevação no centro da propriedade.

 

A CATARATA DO ANJO, Kristin Hannah

 

Um Buffalo Hunter, pensou Zacharias, olhando para ele e levantando a cabeça, vendo o rectângulo preto da janela da máquina fotográfica (...)”

No lago de forma irregular, havia uma fonte. Era um cilindro liso de cimento (...)”

O campo era um quadrado de duzentos metros de lado, com uma torre de vigia em cada canto.

- Onde é que mora?

- Numa perpendicular ao Loch Raven Boulevard, aqui no município.

À medida que se aproximavam, as ilhas começaram a assumir formas regulares, primeiros losangos e depois linhas finas de navios (...)”

SEM REMORSOS, Tom Clancy

 

Considerando que tinha feito tudo o que era possível, corri para uma das cabanas, (...) escondendo o enorme cone de gelo do Big Ben

Agarrando o chicote pendurado, fi-lo estalar par abrir um caminho por entre a matilha sedenta de sangue que formara um círculo (...)”

ÓSCAR, Niels Lied

 

O edredão estava composto sobre a cama, e as almofadas, enroladas em cilindros

Sentiu todavia a frescura do vidro ao tocá-lo e encostou-se-lhe, com os olhos no trânsito que passava no cone de luz do candeeiro da rua.

O PROMONTÓRIO DOS PESADELOS, Carole Berry

 

Enquanto discutiam causas possíveis, o coração de Marjorie abrandou repentinamente e depois parou. Apareceu uma sinistra linha recta no monitor.

Explicou-lhe que deviam ter por trás alguma espécie de arrecadação triangular.

CURA FATAL, Robin Cook

 

As cinco meninas formaram um semicírculo à volta dele.

Colocou-a no chão e cobriu-a com uma pirâmide de pedras pequenas, maneira usual de assinalar um lugar de importância no deserto.

O lugar aonde chegou era de forma redonda, com uns cinquenta pés de diâmetro.

MILAGRE NO DESERTO, Tom Eidson

 

Deu-lhe a pancada perpendicularmente no pescoço, com todo o peso do seu corpo a seguir ao golpe (...)”

Agarrou-se desesperadamente à cadeira, com o corpo a mover-se em círculo.

A CASA DAS BONECAS, Evelyn Anthony

 

Don recuava, andando à volta da mesa de madeira rectangular, tentando manter entre ambos a distância de um braço.

’É apenas um combóio, querida’, dissera-lhe a mãe, pegando ao colo a garota assustada quando o combóio cilíndrico chegou junto delas.

As mulheres arrastaram os pés circunspectamente até ficarem numa linha recta.

NÃO ME CONTES SEGREDOS, Joy Fielding

 

O cão puxara-o um pouco mais para dentro do círculo que lhe permitia a corrente […]”

Uma janela quadrada, com meio metro de lado, fora aberta na parede nascente […]”

O SENHOR DO NORTE, R.D. Lawrence

 

Chegou, com o pôr do Sol cintilando na única vela quadrada, e senti-me deprimido.

-Vamos descrever um círculo à frente deles, quero preparar uma emboscada.

-Dizem que erigiu em todas as encruzilhadas e à beira de todas as estradas de caravanas altos monumentos à sua passagem, altas pirâmides de crânios, as cabeças dos bandidos que matou, para servirem de aviso aos outros.

O DEUS DO RIO, Wilbur Smith

 

”[…] mas depois o ar gelado arrefeceu a cobertura amolgada do cone da cauda.

PÂNICO NO VÔO 19, Robert P. Davis

 

Havia (…) quatro poltronas de couro dispostas em semicírculo a um canto (…)”

Os jogadores entravam, saíam e reentravam no jogo, na grande mesa octogonal de póquer, ao sabor dos golpes de sorte ou de azar, ou dos seus palpites.

Luís Bernardo assim fez, atravessando a sala e vindo sentar-se na mesa perpendicular à do juiz e de frente para a que ocupava o Dr. João Patrício (…)”

- Ou terão sido deixadas pelos ramos de árvores durante a fuga, os quais vergastaram tão geometricamente as costas do réu que, curiosamente, fazem lembrar marcas de chicote (…)”

EQUADOR, Miguel Sousa Tavares

 

Havia oito chefes, mas o rapaz logo percebeu qual era o mais importante: um árabe vestido de branco e ouro, sentado no centro do semicírculo.

O ALQUIMISTA, Paulo Coelho

 

O explosivo plástico Composição C-4, tão apreciado pelos terroristas, apresenta-se em paralelepípedos de dois centímetros e meio de altura, cinco de largura e vinte e sete e meio de comprimento.

Ligou as duas extremidades do fio de cobre a uma caixa paralelepipédica de intrusão (…)”

”(…) uma cintilante estrutura de vidro e aço. Nela, ao nível da rua, havia uma placa quadrangular de latão (…)”

Alguns canos viravam depois em ângulo recto para uma conduta de ventilação de aço cinzento-baço.

”(…) apontando-lhe a seguir um pequeno objecto cilíndrico.

A  HORA ZERO, Joseph Finder

 

Olhou para o grande embrulho rectangular que se destacava na minha mochila.

”(…) enquanto François nos mostrava como liquidar com uma precisão sem misericórdia três ‘pessoas’ de cartão com círculos concêntricos colados ao coração.”

APENAS AMOR, Erich Segal

 

Faz um segmento de círculo de metro e meio, ressalta duas vezes ao cair e pára na greta entre a linha e a rua.

O JUIZ, Steve Martini

 

Geoff acendeu a lanterna e desenhou um círculo no mapa.

Depois, Ruff apareceu de rompante no cone de luz da sua lanterna.

Era quase uma gruta, protegida por cima e por trás pela saliência que se projectava acima dela, com uma pequena garganta perpendicular na encosta.

John subiu até à aldeia de Anston. A rua principal era de paralelepípedos, longa e muito íngreme, com as casas de pedra cinzenta a darem directamente para a rua.

John e Sam ficaram com uma área com cerca de um quilómetro quadrado na extremidade mais afastada do lago (…)”

CÃO DE BUSCA, Ângela Locke

 

Descobriu uma [fotografia] no livro que trazia no bolso; quadrada, colorida.

Como resposta à sua pergunta, um semicírculo de luzes, luzes que vinham do meio do arvoredo num arco de quase cem metros de largura.

Durante a noite sonhou que caminhava ao longo de uma recta com o doutor Plarr.

O CÔNSUL HONORÁRIO, Graham Greene

 

Observou […] muitos homens com chapéus cónicos sentados na soleira ou conversando em grupos, sempre ociosos.

”[…] a ermida era uma pequena construção rectangular de adobe, que albergava uma imagem de gesso da Virgem.

As ruas principais, traçadas como amplos semicírculos cujas extremidades tocavam na praia, eram cortadas por outras rectas que desciam das colinas abruptas e terminavam no cais […]”

FILHA DA FORTUNA, Isabel Allende

 

Não tinha a figura distinta do pai, a delicadeza da mãe ou a beleza da irmã; era baixo, de pernas curtas, com a cabeça quadrada e a pele esverdeada (…)”

”(…) quando a viu despida nas suas águas-furtadas (…) no centro do círculo dos seus amigalhaços, que fingiam fotografá-la sem dissimular a excitação de cachorros no cio que aquela brincadeira cruel lhes provocava.

RETRATO A SÉPIA, Isabel Allende

 

”[…] depois abriu de par em par os batentes que, a chiar sobre os gonzos, desenharam dois semicírculos no saibro do caminho de acesso, invadido pelas ervas daninhas.

Um triângulo de sol irrompeu na escuridão do vestíbulo, iluminando o pavimento de ladrilhos em losangos pretos e brancos […]”

O Sol, já fora da água, parecia uma esfera incandescente sobre a linha do horizonte.

A sala de jantar era pequena, rectangular.

Irene deu dois passos em direcção ao meio da sala e inclinou o olhar para observar a tijoleira octogonal, verde e branca, a brilhar.

BAUNILHA E CHOCOLATE, Sveva Casati Modignani

 

Contornando um lago circular, o tenente atravessou uma silenciosa avenida e entrou no vasto espaço quadrangular que ficava a seguir.

A entrada principal do museu era agora visível, erguendo-se ousadamente à distância, rodeada por sete tanques triangulares de onde jorravam fontes iluminadas. La Pyramide.”

”[…] Langdon viu de relance a outra pirâmide, muito menos conhecida, do Louvre – a Pyramid Inversée – uma enorme clarabóia invertida que pendia do tecto como uma estalactite, numa secção contígua do átrio.

”[…] usando o seu próprio sangue como tinta e a pele nua do ventre como tela, desenhara um símbolo simples: cinco segmentos de recta que se intersectavam para formar uma estrela de cinco pontas. O pentáculo.”

Aparentemente, Sauniére deitara-se de costas e fizera rodar a caneta de feltro à sua volta numa série de longos arcos, como que inscrevendo-se num círculo.

Quando inscritos num círculo, estes trinta e dois pontos faziam lembrar a tradicional rosa com trinta e duas pétalas.

Entre os dois, no meio da galeria, um grande sofá octogonal oferecia um ponto de pausa onde os milhares de visitantes podiam repousar as pernas enquanto admiravam a mais valiosa das jóias do museu.

Mas então reparou que a haste encimada pela cruz era prismática e triangular. E era, também, pontuada por centenas de marcas hexagonais que pareciam ter sido finamente executadas e distribuídas de uma forma aleatória.

O que via à sua frente era um paralelepípedo sem janelas que parecia ter sido inteiramente moldado em aço […]”

Por muito intrigante que fosse a construção do cilindro, foram, porém, as gravações à volta da circunferência do tubo que atraíram mais fortemente a atenção de Langdon.

A Rosa rugosa, uma das espécies mais antigas da flor, tinha cinco pétalas e uma simetria pentagonal, tal como a estrela guia de Vénus […]”

Também Langdon estava a sentir pele-de-galinha quando entraram na câmara circular. […] Por baixo das esculturas, um único banco de pedra corria ao longo de toda a circunferência.

”[…] aquele túmulo era um caixão de pedra selado. Trapezoidal, mais estreito nos pés, mais largo em cima, com uma tampa em bico.

A sala de pesquisa primária era tal como Teabing a descrevera – uma espectacular câmara octogonal dominada por uma enorme mesa redonda à volta da qual o rei Artur e os seus cavaleiros poderiam sentir-se em casa não fosse a presença de doze computadores de monitor plano.

Atravessando a gigantesca nave em perpendicular, Langdon e Sophie permaneceram silenciosos enquanto o elaborado sepulcro se ia revelando em tentadoras prestações.

As coordenadas geográficas do templo coincidem exactamente com o meridiano que passa por Glastonbury, a Linha da Rosa longitudinal que marca tradicionalmente a ilha de Avalon do rei Artur e é considerada o pilar central da geometria sagrada britânica.

O CÓDIGO DA VINCI, Dan Brown

 

Procurei então distrair o olhar, seguindo a curva que dos capitéis das colunas dispostas em semicírculo rompiam ao longo das nervuras da abóboda para o seu fecho (…)”

Mas homens só se viam três, e o quarto deixava-se adivinhar, oculto pela cúpula octogonal, sobre a qual se elevava um zimbório, igualmente octogonal, e deste saía um par de grandes asas. Por cima, outra cúpula mais pequena, com uma torrinha quadrangular (…)”

- Não -, respondeu-me, - aquilo a que os outros chamam profundidade é só um tesseract, um cubo tetradimensional. Entras por um lado, sais pelo outro, e dás contigo num universo que não pode coexistir com o teu.

Considerei honroso participar nas reuniões e nas manifestações (…) não atirei paralelepípedos nem bolas de metal porque sempre tive medo de que os outros me fizessem o que eu lhes fizesse a eles (…)”

O PÊNDULO DE FOUCAULT, Umberto Eco

 

J. Howard Boggs estava sentado à sua enorme secretária e tinha defronte de si, em semicírculo, Garfield, Pete, Jimmy Silva e Joe Hines.

TSUNAMI!, Richard Martin Stern

 

”(…) iam vaguear ao longo das ameias, vetusta galleria circular, que formava um colar de seteiras no castelo de Malcolm (…)”

Construída pelos Índios, a choupana era feita de adobes ou tijolos cozidos ao calor do Sol. Tinha a forma de um cubo de doze pés por face, e elevava-se sobre um grande pedaço de basalto.

”(…) o viraro, cujas flores, de cor violeta, se sobrepõem em forma de pirâmide (…)”

Os seus ninhos [das íbis], agrupados aos milhares, em forma de cones truncados de um pé de altura (…)”

Tinha [o ombu] de altura uns cem pés, e podia com a sombra cobrir uma circunferência de sessenta toesas. (…) Duas destas pernadas elevavam-se quase perpendicularmente, e sustentavam o imenso guarda-sol de folhagem (…)”

Para a banda do sul formava-se pouco a pouco uma tromba enorme, um cone composto de nevoeiros, com o cume para baixo, a base para cima, que punha em comunicação as águas revoltas da cheia com as nuvens da tempestade.

O morro cónico de Tristão delineava-se em negro sobre o fundo resplandecente do céu, todo matizado pelos raios do Sol nascente. Dali a pouco a ilha principal destacou-se da massa dos rochedos, no vértice de um triângulo inclinado para o nordeste.

Estas colónias confinam rectangularmente entre si, e encaixam-se, como as peças de um embutido. Nesta disposição de linhas direitas, de ângulos rectos, reconhece-se o trabalho do geómetra, não o do geógrafo.

Punham invariavelmente em prática o primeiro teorema da geometria: seguiam, sem se desviarem, o caminho mais curto de um ponto a outro.

A disposição da cidade [de Carlsbrook] era de um quadilátero regular, cortado de ruas paralelas, conforme o método inglês.

Uma locomotiva, que vinha do sul a pequena velocidade, parou precisamente no ponto de intersecção da via-férrea e do caminho seguido pelo carro.

Nos dois ângulos setentrionais deste vasto quadrilátero elevavam-se à esquerda o monte Aberdeen, à direita os cumes de High Barven.

A sua copa [dos pinheiros novos] era em forma de coroa sombria, terminada por um cone agudo. (…) Os pinheiros mais velhos (…) mediam quase cinquenta pés de circunferência (…)”

OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT, Jules Verne

 

”(…) dirigindo os sapadores para uma fila de grandes depósitos metálicos cilíndricos semelhantes aos de uma adega.

”(…) aproximou-se do quadro e desfez um bocado de giz ao traçar violentamente um círculo em volta de uma das equações que cobriam o quadro.

O avião apareceu a descoberto entre os prédios – um pequeno caça de asas quadradas, avançando a direito (…)”

A EQUAÇÃO HIMMLER, William P. Kennedy

 

Entrei numa sala com nove metros quadrados, sem janelas (…)”

A cela era um pequeno espaço quadrado, com três paredes constituídas só por grades.

Um terceiro [preso] avançou e fechou o semicírculo à minha volta.

O segundo andar era ocupado por gabinetes, salas de consultas e uma sala rectangular cheia de cadeiras (…)”

O ADVOGADO, John Grisham

 

Aguardou na sala de visitas, uma divisão quadrangular, sem vida, com paredes verde-mar que faziam lembrar tudo menos o mar.

Patty Marsh mergulhou uma trincha na lata cilíndrica e pintou cuidadosamente o parapeito da janela.

Passaram pela casa dos Marshes. Era pequena e rectangular.

O CASO BUCHANAN, Barbara Nickolae

 

Cerca de dois terços do barco estavam assentes na rocha, e a proa projectava-se no vazio.

O SEGREDO DE THUNDER POINT, Jack Higgins

 

De expressões solenes e pesarosas, formaram desajeitadamente um semicírculo em frente ao juiz.

PENA DE MORTE, William J. Coughlin

 

Um declive relvado descia até um vasto espaço plano onde pequenos grupos de aceres salpicavam quadrângulos delimitados por dormitórios de tijolo vermelho e caminhos de saibro.

[O helicóptero] inclinou-se bruscamente para um lado, numa curva apertada, e ficou a pairar por cima do quadrilátero branco pintado na relva.

”(…)Brownell explicara que um acelerador de partículas era um grande tubo circular ao longo do qual eram aceleradas partículas subatómicas. Ímanes distribuídos por toda a circunferência do tubo eram ligados e desligados em rápida sucessão de modo a ‘empurrarem’ as partículas até que elas atingiam velocidades tremendas.(…) [o acelerador] tem mais de oito quilómetros de diâmetro…e vinte e sete quilómetros de comprimento.(…)

- Descreve um círculo perfeito.

”(…) apontando para uma pequena protuberância rectangular no bolso da frente dos calções dela.

Atravessando-a, aproximaram-se da parede posterior do templo e seguiram ao longo dela passando por um pátio triangular (…)”

Langdon notou os quatro habituais botões de acesso no pilar central da porta, um em cada quarto de círculo.

Órbitas elípticas. Langdon recordou que grande parte dos problemas de Galileu começara quando ele descrevera o movimento planetário como elíptico. O Vaticano exaltava a perfeição do círculo e insistia que os movimentos celestes só podiam ser circulares. Os Illuminati de Galileu, porém, viam perfeição na elipse, reverenciando a dualidade matemática dos seus dois focos.

A toda a volta da sala, intercalados com os túmulos, havia nichos semicirculares escavados na parede.

- Fico com o lado esquerdo – disse Vitoria, apontando a metade esquerda da circunferência. – Encarregue-se do direito. Encontramo-nos daqui a cento e oitenta graus.

Não só tinha a forma de uma elipse perfeita, como, bem no centro, ostentava um alto obelisco egípcio – um pilar quadrado de pedra com uma pirâmide no topo.

A cripta era circular e tinha cerca de seis metros de diâmetro.

Fez um círculo à volta de cada uma das três igrejas. Sentiu o coração bater mais depressa. Verificou novamente as marcações. Um triângulo isósceles!”

Pousou o dedo no mapa num dos pontos que transformariam o triângulo num quadrado. Viu imediatamente que um quadrado perfeito era impossível. Dois dos ângulos do triângulo original eram oblíquos, o que só permitia formar um quadrilátero irregular.

Além disso, aquele losango era oblongo – como um papagaio de papel.

A arquitectura era austera – um torreão circular dentro de uma fortaleza quadrada e, no exterior das muralhas, a rodear todo o conjunto, um parque em forma de pentagrama.”

Langdon tinha poucas dúvidas de que o anjo e o parque pentagonal circundante fossem igualmente obra de Bernini.

Os adornos da sala oblonga, apesar de velhos e descoloridos, estavam cheios de simbologia familiar. Azulejos pentagonais. Frescos que mostravam os planetas. Pombas. Pirâmides.

O ferro parecia ser um quadrado perfeito, bastante grande, e viera obviamente do comprimento central da caixa que tinha visto no esconderijo dos Illuminati.”

ANJOS E DEMÓNIOS, Dan Brown

 

Entrou e achou-se numa grande sala quadrangular de paredes caiadas de uma brancura ofuscante (…)”

O rosto era rectangular, de nariz largo e achatado (…)”

”(…) enquanto se detinha a examinar o cabo eléctrico que entrava pelo vão aberto da janela e entrava numa espécie de paralelepípedo (…)”

A SICILIANA, Sveva Casati Modignani

 

Os grandes pilares e as amuradas usados na construção dos cais tinham de ser talhados em forma de quadrados a partir de troncos de carvalho preto (…)”

Não havia actividades recreativas ou atletismo, mas era-lhe permitido caminhar no claustro, um passeio coberto em forma de rectângulo.

Os seus dedos gordos faziam as bolas voar num círculo contínuo, de início devagar e depois com uma velocidade que confundia.

”(…) dois paquetes de mercadorias, de dois mastros, com velas latinas triangulares (…)”

As casas de Caudry terminavam em forma de cone, com telhados de colmo.

Os padres aqui usavam vestes pretas, compridas e soltas, e chapéus de pano, altos e cilíndricos, com pequenas abas rijas.

O castelo de Hamid fora construído em forma de heptágono numa montanha alta que dava para a cidade.

O animal jazia perpendicularmente a ele, de tal forma que Rob lhe cobria o quarto traseiro (…)”

Eram de facto troncos bastante singulares, feitos de um rectângulo e dois quadrados de madeira fixos a um triângulo, o centro do qual agarrava com firmeza a cabeça de Rob (…)”

”(…) até que o exército de Ghazna estava de novo reunido através de uma gigante linha de combate semicircular, como uma rede.

O FÍSICO, Noah Gordon

 

O doutor Urbino (…) consultou o relógiozinho de corrente, que era quadrado e fino (…)”

Os homens (…) armaram, sob os loureiros, um rectângulo com mesinhas para cento e vinte e dois talheres (…)”

Fermina Daza não levantou os olhos para ele, mas observou os arredores com um olhar circular e viu as ruas desertas no torpor da estiagem (…)”

Despertou-a do feitiço uma negra feliz com um pano colorido na cabeça, redonda e formosa, que lhe ofereceu um triângulo de ananás espetado na ponta de uma faca de cortador.

O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA, Gabriel García Marquez

 

Em frente, erguia-se um pitoresco edifício com ripas brancas de madeira e um telhado vermelho de duas águas com uma torre de vigia quadrada;

”(…) num momento de alegre nostalgia, comprei um cone de açúcar com duas bolas de pistácio.

”(…) reparei que havia quatro pequenos círculos descoloridos no polimento da madeira branca (…) e estavam dispostos numa figura rectangular.

CREPÚSCULO FATAL, Nelson DeMille

 

Enfiou a mão no interior e retirou deste um objecto cilíndrico: uma lata de tinta em spray.”

O restaurador limpou meticulosamente pincéis e palete, e arrumou os pigmentos e dissolventes numa caixa rectangular envernizada.

”(…) e em frente da cadeira colocou uma mesa de centro, baixa e circular.

Três tiros atingiram o cardeal no peito, formando um triângulo perfeito sobre o seu coração.

O CONFESSOR, Daniel Silva

 

Manipulando os comandos, Delta-Dois ligou os sensores de som do robô, orientou o seu amplificador parabólico e reduziu a elevação a que o micro-robô se encontrava (…)”

Estacionou o pequeno dispositivo não detectado perto do cilindro de um gerador eléctrico.

Erguendo os olhos para uma cúpula futurista equipada com cadeias de almofadas triangulares, Rachel tinha a sensação de ter entrado num colossal sanatório.

Todas elas pareciam estranhos esferóides aproximadamente do tamanho de bolas de golfe.

Pegou num dos cones, pondo a descoberto um furo no gelo que mergulhava como um poço sem fundo nas profundezas do glaciar.

No cimo da corcunda, (…) um pequeno círculo na superfície do gelo começava a dar de si (…)”

O edifício era uma grelha neomoderna de rectângulos brancos que os críticos afirmavam ser mais parecida com uma prisão do que com um prédio de escritórios.

Ao longe, Tolland podia ver o círculo de cones laranja em volta do poço de extracção deserto.

- Acho que me sentiria mais confortável se utilizássemos a tradicional configuração quadrangular.

A bola de gelo que tinha sobre a sua manga era uma esfera perfeita com o tamanho de grande cereja. A superfície era polida e lisa, marcada apenas por uma linha à volta da circunferência (…)”

Harper caminhou durante alguns segundos em redor da mesa ampla onde repousava um modelo à escala do satélite do PODS: um prisma cilíndrico com múltiplas antenas e lentes por detrás de espelhos de reflexo.

O Triton tinha uma cúpula de acrílico semi-esférica na parte da frente, o que o tornava mais parecido com um aquário gigante do que com um submergível.

A CONSPIRAÇÃO, Dan Brown

 

”(…) o aparelho de televisão sem som emitindo um quadrado de luz.

Mark (…) passeou pela Principal Sala de Leitura, uma sala enorme, circular e escura (…) [e o] rés-do-chão estava repleto de filas de secretárias escuras de madeira, dispostas em círculos concêntricos à volta da área de referência no centro da sala.

Mark conseguiu encontrar a Biblioteca de Direito, uma sala branca rectangular com três filas de prateleiras no lado esquerdo.

Quando chegaram à ala leste, pararam nas portas semicirculares brancas da Sala Oval, dominadas pelo grande selo presidencial.

DEVEMOS CONTAR À PRESIDENTE, Jeffrey Archer

 

O professor aproximou-se do quadro e desenhou um quadrado. (…) Desenhou ao lado uma metade de círculo com a base voltada para baixo.

No chão brilhava um soalho de granito cinzento-claro polido, cortado por vigorosas geometrias negras, de linhas paralelas e perpendiculares.

”(…) a monumental abóbada [da Igreja de Santa Maria] suportada por esguios pilares octogonais (…)”

Uma estátua de mármore rosáceo em tamanho real, deitada com as mãos erguidas numa prece, por entre motivos de cordas, esferas armilares, caravelas, uma cruz da Ordem de Cristo e símbolos marítimos, assinalava o sarcófago do grande navegador [Vasco da Gama).

Um pequeno jardim paisagístico francês (…) com uma relva rasteira recortada em formas geométricas à volta de um pequeno lago circular.

Duas torres semicilíndricas, feitas de pedra em estilo gótico e unidas por uma ponte, impunham a sua presença sobre a praça.

Aquele era o Pátio de los Naranjos, um pátio rectangular e coberto de laranjeiras dispostas geometricamente; ao centro vislumbravam-se uma pequena fonte circular (…)”

Ergueu os olhos para dois obeliscos piramidais assentes sobre o topo da parede na fonte.

Dentro do círculo de mármore emergia uma estrela octogonal com uma cruz orbicircular insinuada no interior.

O CODEX 632, José Rodrigues dos Santos

 

”(…) ajustou os óculos e olhou para as provas de publicidade dispostas na mesa circular da sala de conferências da clínica.

A casa propriamente dita era uma construção vitoriana de três andares, com uma torre octogonal a dominar o canto frontal direito.(…) Por cima da porta dupla da entrada, e apoiada no telhado do pórtico, havia uma varanda circular com um telhado em forma de cone que fazia parelha com o telhado no topo da torre.

O interruptor seguinte iluminou uma série de janelas tipo vigias de barco que ladeavam um cilindro de três metros de altura que havia na sala. Na extremidade do cilindro havia uma porta oval igual à porta à prova de água de um submarino.

A intervalos frequentes viam-se ligações verdes rectangulares com adaptadores para os tubos de ar para os fatos.

EPIDEMIA, Robin  Cook

 

”(…) os mosquitos entravam de noite no gabinete, esvoaçando em movimentos circulares, mas mecânicos (…)”

”(…) no edifício rectangular rodeado de carros das televisões e das rádios (…)”

É um quarto pequeno, com pouco espaço, dominado pela cama, larga, quadrada (…)”

”(…) ao fundo, a elevação do Cabeço das Rolas como uma espécie de pirâmide entrançada numa minúscula floresta de copas verdes.

”(…) era capaz de elaborar uma geografia dos seus mortos, dispostos como um triângulo no interior do recinto (…)”

UM CRIME NA EXPOSIÇÃO, Francisco José Viegas

 

A recepcionista (…) mostrava círculos de fumador por baixo dos olhos.

Tinha cerca de quarenta anos, era seco e encorpado, corpo flexível, com uma grande cabeça quadrada (…)”

A sede da Trion Systems parecia um Pentágono cromado. Cada um dos lados constituía uma «ala» de sete pisos.

Uma vez ultrapassada a recepção, os Recursos Humanos tinham para mostrar a mesma porcaria de instalações do resto da Trion, a mesma disposição em cubos.

Goddard assentiu, fez um triângulo com os dedos, baixou os olhos para as suas notas.

A urina dele caiu com estrépito no losango cerâmico que servia de fundo ao mictório.

Uma por uma, pressionei as chaves contra os rectângulos de cera.

PARANÓIA, Joseph Finder

 

”(…) os majestosos edifícios amarelos que rodeavam geometricamente o largo com as suas profundas arcadas e galerias e os torrões nas alas perpendiculares (…)”

”(…) até que os cinco deram com um enorme edifício circular cor de tijolo, cheio de arcadas e galerias (…)”

Estendia-se ali um pedaço de terra com dois grandes rectângulos desenhados no chão, que o homem identificou como sendo os campos de jogo. Um dos rectângulos, mesmo colado à praça de touros, mostrava-se vagamente nivelado, mas o outro estava cheio de covas e buracos. (…) A família de Rio Maior aproximou-se do rectângulo em melhor estado e não teve de esperar muito para que surgissem novidades. Dois grupos de homens aparecerem pouco depois no local, cada grupo transportando pelo baldio uma enormes traves de madeira, duas mais pequenas pregadas em paralelo e unidas por uma grande trave colocada perpendicularmente numa das pontas.

Havia ainda um quiosque e uma outra pequena construção cilíndrica na esquina.

- É um urinol público – esclareceu o padre (…)”

Os pelos apareceram-lhe nos cantos da boca e no queixo quadrado, e ele passou a cortá-los semanalmente com uma navalha.

Agnès descobriu que (…) os bons ‘Bordeaux’ desenhavam uma elipse nos copos (…)”

”(…) o palacete claro a erguer-se ao fundo, logo atrás de uma rotunda estreita com um jardim formado em círculo ao meio, enfeitado por coloridas tulipas, vigorosos jacintos e hibiscos teimosamente roxos. Um anjo de pedra ornava o centro daquele pequeno jardim oval, um repuxo de água a jorrar do pífaro ostentado na boca da estátua cinzenta.

Os dois oficiais viraram-se naquela direcção e repararam, pela primeira vez, num pequeno quadro realmente estranho, era uma paisagem pintada de maneira pouco ortodoxa, o céu cortado em formas geométricas de diferentes tons de azul, as casas transformadas em rectângulos tépidos, as árvores pareciam triângulos verdes.

”(…) e seguiram até ao majestoso castelo poligonal cosntruído no século XIII para os condes de Boulogne (…)”

Tratava-se de uma enorme fortificação em forma de estrela pentagonal, situada a noroeste de Lille e separada da cidade pelo rio Deûle e respectivos canais.

A FILHA DO CAPITÃO, José Rodrigues dos Santos

 

Ao fundo do túnel, uma porta circular, semelhante à de um cofre, barrava a passagem.

Ao fundo do vasto espaço do Módulo 3 havia doze terminais de computador dispostos num círculo perfeito.

Mesmo à distância de todo o diâmetro do largo círculo de computadores, Susan cheirou-lhe a água-de-colónia.

Na rua, o homem de óculos de aros metálicos pegou num pequeno aparelho que levava preso ao cinto. Era rectangular e tinha aproximadamente o tamanho de um cartão de crédito.

Na extremidade mais afastada, três riscas de luz desenhavam rectângulos alongados nas pedras lá em baixo.

De um dos lados, entroncando perpendicularmente no túnel, havia um corredor (…)”

À volta do centro havia cinco círculos concêntricos, de larguras e cores diferentes.

Tinham aparecido duas finas linhas paralelas no exterior dos círculos concêntricos.

O enquadramento mostrava um vasto espaço limitado num dos extremos por uma fachada semicircular: o Ayuntamiento de Sevilha.

FORTALEZA DIGITAL, Dan Brown

 

Para mim, ele parecia ver a resina sangrar dos troncos dos pinheiros e o círculo de brilho no céu onde o Sol ficava sufocado pelas nuvens.

Espreitou de lado para me sorrir, com um triângulo de espaço vazio entre os dentes da frente, e depois fugiu (…)”

”(…) fomos para dentro para ocuparmos os nossos assentos no chão à volta da mesa quadrada.

Tirou dele uma coisa que me pareceu um bocado de sílex, junto com uma pedra rectangular como a que os pescadores usam para afiar as facas (…)”

”(…) porque nos sentimos como se estivéssemos a olhar a pele nua do pescoço através de pequenos pontos cónicos de uma vedação branca.

”(…) com o resultado de [o quimono] ficar perfeitamente cilíndrica, como uma coluna de madeira no átrio de um templo.

”(…) e o obi dela apresentava um padrão simples de losangos negros sobre um fundo azul-escuro.

O pente, com a forma de semicírculo, era de um vermelho berrante adornado com flores coloridas.

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, Arthur Golden

 

Encostou-a à parede, depois atravessaram o átrio quadrangular e subiram as escadas.

A norte de Londres, havia entrado na M25, a graande auto-estrada circular em redor da capital. Daqui, como raios de uma roda, partem as diferentes estradas que ligam Londres às províncias.

Os especialistas de Fulham do Dr. Barnard tinham isolado uma área com cem metros de diâmetro à volta da cena da explosão. De joelhos e mãos no chão, os seus homens começaram então a esquadrinhar cada centímetro de terreno desse círculo com sacos de plástico e pinças.

O NEGOCIADOR, Frederick Forsyth

 

”[A bengala] assentava numa plataforma quadrangular, apoiada em quarto pés com ponteiras de borrachaque lhe davam uma base de apoio mais segura.

Sentaram-se num velho banco verde e comeram os cones de gelado.

HOROWITZ E MRS. WASHINGTON, Henry Denker

 

Foquei oito montículos pretos [os ursos] estendidos que formavam um círculo: era a hora da sesta à sombra rendilhada de um maciço de faias.

RINGO, O LARÁPIO, Robert Franklin Leslie

 

A imagem também parecia um rectângulo (…)”

Por fim apareceu um segundo «B»: precariamente sustentado num perverso ponto, como se fosse uma pirâmide invertida.

Empreende então um lento passeio circular em redor da área, decido a esperar até que White ou alguém que trabalhe para ele apareça (…)”

Ali está a montanha coberta de neve, em cujo canto superior direito inseriu a fotografia do esquiador francês, o rosto cercado por um pequeno quadrado.

Havia um enferrujado batente de metal na porta, uma meia-esfera com um puxador no centro (…)”

A TRILOGIA DE NOVA IORQUE, Paul Auster

 

A sua existência era claramente visível na terra cinzenta: as casas e os muros de pedra, a pequena praça e o poço circular.

O cabelo escuro e curto e as feições quadradas faziam-na parecer um rapaz adolescente.

A sua obra ainda era evidente nas fachadas neogóticas, nas varandas de ferro forjado e nas janelas altas e rectangulares fechadas, embora tivesse sido arruinada por um século de poluição, tempo e negligência.

Seguiu i círculo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e virou para a Rua Qasr el-Nil, a versão dos Campos Elísios no Cairo.

A sala encontrava-se na obscuridade, com excepção de um trapezóide de sol que atravessava, oblíquo, as portas envidraçadas semiabertas (…)”

Havia algo de aldeia do Terceiro Mundo no amplo quadrângulo que se encontrava no centro de quatro grandes blocos de apartamentos: aglomerados de homens, divididos pelos seus países de origem, cavaqueando no entardecer frio; mulheres carregando sacos de mercearias; crianças a jogarem à bola.

Vislumbrou nesse instante uma estranha estrutura cónica, de um branco puro e brilhante, erguendo-se acima da manta verde de um laranjal.

PRÍNCIPE DE FOGO, Daniel Silva

 

A equipa alemã encontrava-se em semicírculo, escutando o seu treinador, Volkner.

Demarcado por cordas no centro do chão de cimento, sob um rectângulo de luz, estava o ringue (…)”

- Então, eis a minha oferta – disse Doc, desenhando um círculo na terra e cortando-o ao meio. – Uma divisão total a meias.

A CORRIDA DE FLANAGAN, Tom McNab

 

Aquele círculo de oleado, com um buraco no meio para a cabeça e um capuz agarrado, protegia-a lindamente do frio e da chuva.

A sala, muito alta e circular, mais parecia um salão de banquetes do que um restaurante, com arcos que abriam para recantos discretos situados fora do seu perímetro.

VENTO DE NEVE, Hugh Miller

 

As águias voavam lentamente em círculos (…)”

Lá fora, através da porta aberta, o pátio era um rectângulo de luz brilhante.

Turner colou um pedaço de fita ao cano da sua espingarda e prendeu uma pequena lanterna cilíndrica por baixo.

PRESENÇA FATAL, Hjalmar Thesen

 

O Stearman encontrava-se mesmo em círculos por cima da aberta, descendo devagar a uma velocidade pouco superior à de aterragem.

Combateu as vertigens e entalou a extremidade do ramo entre o xisto e o cilindro inferior do motor.

Havia um quadrado no fundo da página que dizia: «Contactar em caso de acidente. Familiar mais próximo ou amigo.»

Sentia-se orgulhoso dos seus dois instrumentos de cozinha. Eram os reflectores cónicos que continham os faróis de aterragem do Stearman.

Empilhara a melhor lenha que tinha numa pirâmide abaixo do sítio do abrigo.

O AVIADOR, Ernest K. Gann

 

Tinha três pensos rápidos. Um logo abaixo do umbigo e os outros dois nos quadrantes inferiores, formando um triângulo equilátero.

Havia vários botões e uma área circular com furinhos no metal.

O refeitório era semicircular, com janelas que davam para as traseiras do edifício.

Era uma praça rectangular, formada por fileiras de casas de tijolo, maioritariamente de fachada angular, com janelas grandes com persianas.

Nela encontravam-se filas e filas de volumosos contentores em forma de aquário, de plástico, com mais de metro e meio de comprimento, um metro de profundidade e sessenta centímetros de largura. Cada qual continha várias esferas de vidro com cerca de trinta centímetros de diâmetro, submersas em líquido.

Segundos depois caía no chão em câmara lenta, os joelhos cedendo primeiro e ficando depois prostrada como um cone de gelado a derreter-se.

A enfermaria tinha a mesma dimensão e decoração das anteriores, à excepção de um cilindro horizontal com quase dois metros de comprido em cima de uns pés de apoio.

CHOQUE; Robin Cook

 

 A ave caiu subitamente, picando com as asas recuadas, e voltou depois a voar em círculo.

Não eram os vulgares dentes piramidais da maior parte dos tubarões.

 “(…) e o velho ouvia a pele e a carne rasgarem-se no grande peixe, quando cravou o arpão na cabeça do tubarão, no ponto de intersecção da linha dos olhos com a linha do nariz.

 Vira vir a segunda barbatana atrás da primeira e identificara ambas como peixes-martelos, por serem castanhas e triangulares as barbatanas, e pelo varrer das caudas.

 O outro fitou o velho com os seus olhos amarelos e fendidos e aproximou-se veloz, com o semicírculo das queixadas escancarado, para morder o peixe onde já fora mordido.

O VELHO E O MAR, Ernest Hemingway

 

As freiras (…) tinham-se reunido no pátio formando um círculo em redor de uma cruz, no centro da qual estavam as jovens noviças, imóveis, de mãos dadas e cabeça baixa, a rezar num suave murmúrio.

 “(…) Constanza vestia-se como um noviça, com um hábito de tecido grosseiro que ela própria tinha costurado, e cobria a cabeça com um triângulo do mesmo tecido, que não lhe deixava um único cabelo à vista, lhe tapava metade da testa e apertava por baixo do queixo.

Era impossível alguém orientar-se no verde absoluto daquele mundo primevo, anterior ao Génesis, um verdadeiro labirinto circular infinito, sem tempo nem história.

Os capitães colocaram-se na primeira fila formando um quadrilátero, seguidos dos soldados e, mais atrás, dos capatazes e da multidão de yanaconas, índios de serviço e índias.

 Partindo daquele ponto, de régua e cordel na mão, desenhou em linha recta as ruas paralelas e perpendiculares, divididas em quadras de cento e trinta e oito varas, formando oitenta quarteirões, cada um com quatro lotes.

 “(…) enquanto as crianças, também vestidas para a festa, caladas e sérias, se sentaram em semicírculo.

INÉS DA MINHA ALMA, Isabel Allende

 

Agradeceu as indicações e avançou pela rua das especiarias até apanhar a perpendicular à esquerda.

 Eles aproximaram-se e fecharam um círculo em torno de si, como se o cercassem, cortando-lhe a derradeira esperança de escapar daquele lugar de morte.

“(…) o automóvel foi contornar a grande Praça Imam Khomeini e meteu por uma longa avenida, paralela a um enorme parque ajardinado.

Deu meia-volta e analisou o grande edifício rectangular de onde tinham emergido, o Departamento de Física.

A FÓRMULA DE DEUS, José Rodrigues dos Santos

 

Aparenta trinta e cinco anos. Estatura mediana. Ombros fortes. Face quase rectangular.

A grande cidade silenciosa não era então mais do que um aglomerado de cubos maciços e inertes (…)”

As balas entravam, sem dúvida, no quadrdo da janela, visto que uma delas fez saltar um estilhaço de tijolo.

A PESTE, Albert Camus

 

Kovacs arrebatou o sabonete preso à tina, que tinha uma forma esférica, e jogou-o à cara do assassino.

Sobrevoou o mar em círculo e passado pouco tempo estava já acompanhada por outros aviões.

Atrás dele, no convés, havia uma estrutura metálica invulgar em forma de cone, com aproximadamente dois metros de altura.

Percorreu com o dedo o perímetro de um rectângulo, desenhando com um marcador na cobertura transparente do mapa. – Em cada uma destas milhas, o navio de pesquisa segue por linhas paralelas imaginárias, semelhantes ao percurso de alguém que apara um relvado. Neste momento, estamos a meio deste quadrado. Se não encontrarmos o navio aqui, prosseguimos a pesquisa na série de quadrados subsequentes.

- Estes quatro conjuntos circulares estão afastados à mesma distância do Atlântico, incluindo a zona onde nos encontramos. Existem dois no Atlântico Norte e dois no Sul.(…) Depois de medir os conjuntos, cheguei à conclusão de que eles são exactamente equidistantes, em cada um dos oceanos.

Adler tinha os olhos presos ao ecrã. O redemoinho que agora se transformara num círculo perfeito continuava a aumentar.

“(…) e ficou a observar o cilindro plástico de nove litros a afundar-se entre as ondas pintalgadas de espuma.

Trout dirigiu-a para uma esfera em cor-de-laranja fluorescente, que flutuava na água a um quarto de milha de distância do navio.

A rede era rectangular, medindo três metros de comprimento, e tinha uma estrutura tubular e cónica destinada a recolher grandes volumes de água.

Deram então com uma estrutura constituída por quatro traves de aço fixas ao chão e formando um rectângulo metálico.

O próprio navio estava posicionado num ângulo perigoso, com o convés quase na perpendicular ao mar.

Havia quatro navios em redor da zona do naufrágio. Estavam posicionados em cada uma das quatro direcções polares e equidistantes entre si.

Austin assinalou o ponto de onde tinham partido, como se este fosse o centro de uma circunferência, para voar a partir dali numa espiral em crescendo, que lhe permitia cobrir uma vasta extensão de terra.

Ao centro, havia uma pirâmide construída em degraus formados por grandes blocos.

Apontava para uma intersecção formada entre as linhas da latitude e da longitude.

MUTAÇÃO POLAR, Clive Cussler

 

Banhado por um círculo de luz, o primeiro-ministro encontrava-se à secretária.

Caminharam até Duke Street e depois entraram numa passagem estreita, que dava acesso a um pátio quadrangular de tijolo chamado Mason’s Yard.

Gabriel olhou para a direita e viu uma versão em bronze de Mohandas Ganghi a caminhar num parque triangular minúsculo.

“(…) o vestíbulo encontrava-se mergulhado nas sombras, excepto por um trapezóide de luz vindo de uma porta entreaberta no outro lado da divisão.

Era uma câmara pequena e quadrangular, no máximo com três metros de lado.

Duas cadeiras ornamentadas estavam de um dos lados da enorme sala rectangular.

Sem falar, o homem de olhos verdes dirigiu-se à escadaria circular central.

A MENSAGEIRA, Daniel Silva

 

Tinha a cabeça quadrada, o cabelo eriçado e o carácter voluntarioso do pai (…)”

Foi então que decidiu que nenhum ser humano, nem sequer Úrsula, se aproximasse dele a menos de três metros. No centro do círculo de giz, que os seus ajudantes-de-campo traçavam onde quer que chegasse, e no qual só ele podia entrar, decidia com ordens breves e inapeláveis o destino do mundo.

O médico auscultou-o e depois desenhou-lhe um círculo no peito com um algodão sujo de tintura de iodo.

Em contrapartida, confirmou a existência do tesouro (…) dentro de um círculo com um raio de cento e vinte e dois metros, tomando como centro a cama de Úrsula (…)”

CEM ANOS DE SOLIDÃO, Gabriel Garcia Marquez

 

Os óculos, iguais aos de Bogey, dobravam a circunferência dos seus olhos azuis distantes, faiscando por baixo do lustre quando ele avançou em nossa direcção.

Depois vi, a menos de trinta metros, um helicóptero prateado, com os rotores a girar, a brilhar no meio de um círculo de lâmpadas de sódio.

No meu estado extracorpóreo, vejo lagostas metidas no gelo, (…) uma pirâmide de fruta fresca como jóias da coroa e um bolo de dois andares (…)”

«Em casa» ficava Knightsbridge, no triângulo dourado do coração de Londres.

Por baixo de nós, formando três lados de um quadrado militar, encontravam-se os sessentas membros da sociedade coral de Sevenoaks (…)”

O CANTO DA MISSÃO, John Le Carré

 

“Don Aprile saiu da igreja, ladeado por Astorre e Marcantonio. As crianças reuniram-se num círculo.

Dirigiu a Cilke e a Boxton um caloroso sorriso que lhe pôs à mostra os dentes quadrados, quase perfeitos.

É certo que arrastava um pouco o pé esquerdo, e que o aspecto da órbita vazia era horrível. Mas Aspinella cobriu-a com uma pala quadrada e verde, em vez de redonda e preta (…)”

OMERTÀ, Mario Puzo

 

A casa e o pequeno jardim situavam-se na parte desprezada do parque, que era atravessado por uma rua em semicírculo.

“(…) as peças de caça, os acepipes, os guardanapos em pirâmide que coroavam cada talher (…)”

Da penumbra onde ninguém podia vê-lo, ele observava, sem poder desviar o olhar do círculo que o candeeiro iluminava.

No interior do círculo os dançarinos rodopiavam com frenesi.

“(…) ele talhava na neve pirâmides e cubos, bolos, castelos, cidades subterrâneas.

Grandes reservatórios cilíndricos de petróleo brilhavam no extremo da planície.

- A praça em frente da porta está calcetada com lajes rectangulares.

O outro lado tinha a configuração de um semicírculo; as pequenas casas, com ou sem andares, estavam alugadas para armazéns, escritórios, lojas e oficinas.

Os restantes animais do enorme rebanho amontoavam-se, não muito longe, numa pequena clareira, cercados por sombria muralha de abetos, triangulares e altos como montanhas.

Em frente do telheiro a neve apresentava os sulcos circulares feitos pelo trenó do doutor, em dias precedentes.

“(…) mas não conseguiu recordar nada mais que a vela, ardendo no parapeito da janela, e o pequeno círculo escuro que se formara no vidro, quando o gelo se fundiu em volta da chama.

Quase ao mesmo tempo trouxeram outros grupos. Obrigaram-nos a formar um grande polígono e com as costas voltadas para dentro de modo a não nos vermos uns aos outros.

O DOUTOR JIVAGO, Boris Pasternak

 

Optei por umas calças pretas e uma túnica com desenhos geométricos de cores discretas (…)”

O corredor bifurca-se noutro, perpendicular.

O hall tinha as paredes vermelho-laca, chão de mármore aos quadrados pretos e brancos, com móveis antigos chineses.

FOI ASSIM QUE ACONTECEU, Teresa Font

 

Gritavam gaivotas, à espera de comida rejeitada, chamando umas pelas outras no seu voo circular.

- Por fim, alcançámos uma grande tenda circular com um tecto plano, embora ligeiramente pontiagudo, e um buraco aberto no centro de onde subiam rolos de fumo (…)”

Como alguns dos vendedores na margem, o se rosto estava pintado com círculos brancos, lembrando luas sobre a pele escura.

Edgar deu consigo no sopé de um declive semeado de dezenas de pequenos pagodes, elevando-se até à pirâmide dourada que o saudara do rio, agora maciça e imponente.

Ao caminhar, levantou os olhos para o pagode cujo volume em forma de sino afunilava até uma ponta delgada, encimada por uma sombrinha cilíndrica,

Os cativos foram levados para o convés, onde se acocoraram, três homens cobertos de pó com três correntes paralelas de pescoço a pescoço, pulso a pulso e tornozelo a tornozelo. Antes de o barco se afastar da cais balouçante, uma multidão de passageiros já se juntara em semicírculo em redor dos prisioneiros (…)”

Não tardaram a chegar à base de uma grande pirâmide.(…) Se tivessem chegado dez minutos mais tarde, não teriam visto o sol projectar os seus raios por sobre o vasto campo de pagodes que se alongava desde o rio até às montanhas distantes, pairando na poeira e no fumo dos arrozais a arder.

Um rapazinho entrou a correr no centro do círculo e acendeu um charuto numa das chamas dos vasos de terracota.

Trazia um vestido atado por cima do peito, um tecido de fabrico manual com um padrão de desenhos geométricos entrelaçados.

Levantou-se e observou o [rio] Salween através do seu quadrado de luz na superfície do piano.

Eram vários príncipes, sentados em semicírculo, todos vestidos com os mais belos trajes que Edgar já vira na Birmânia (…)”

O AFINADOR DE PIANOS, Daniel Mason

 

Como era habitual, usava um fato cuidadosamente engomado (…) com uma gravata a condizer e um bolso quadrado.

Antes de abrir a porta recuou para uma visão de conjunto das linhas rectangulares do veículo (…)”

Havia na axila dois círculos de um vermelho escuro com algumas fibras de tecido aderentes.

O interior consistia num anfiteatro médico de dois andares, semicircular e antiquado, com fileiras de pequenos assentos que se erguiam em escada para as trevas.

MARCADOR, Robin Cook

 

Um ponto de luz, pequeno como uma estrela, perfurou a grande cúpula. Cresceu em círculo e tirou-o do seu ponto negro.

Os olhos fixaram-se num gancho na parede nua em frente, por baixo do qual se distinguia um quadrado mais claro do que a envolvência, marca de ter estado ali dependurado um espelho ou um quadro.

Os olhos eram profundamente cavados e estavam rodeados por um sulco cinzento-escuro com grandes quartos de círculo púrpura que lhe chegavam até às bochechas.

Salgado rodou o copo pelo pé, fazendo uma marca circular na madeira do topo do barril.

Cinco por quatro metros de parede de trabalho. Por debaixo das pingas escorridas e dos riscos de tinta, pareciam flutuar os vestígios de quatro quadrados de tela.

Chegou à barreira, rolou por baixo dela e correu por entre os nazareños silenciosos, vestidos de preto com grande capuzes cónicos, indiscerníveis da noite.

Viu-lhe o tornozelo e o triângulo da correia do sapato desaparecerem pela porta, que se fechou.

Voltou a si, espalmado por um cilindro de estrada, com as articulações todas deslocadas, ossos esmagados, cara distorcida.

“(…) como quando ele e Paco tinham raspado e recuperado um velho curral na finca e o tinham caiado, transformando-o num cubo branco compacto no meio da paisagem cor de siena queimada.

No meio estava uma secretária, constituída por um vidro de três centímetros de espessura apoiado em dois cubos de madeira escura.

Procurou durante quase uma hora, até que torceu uma pequena pirâmide de madeira e a tampa saltou por efeito de uma mola.

Encontrou o diagrama no chão da arrecadação, no meio das caixas. Cinco rectângulos interligados, cada um com um número.

O CEGO DE SEVILLA, Robert Wilson

 

“(…) viam-se agentes por toda da parte (…) nos edifícios situados no triângulo formado pela Soi 38 com a Antiga Casa da Alfândega e a Companhia do Leste Asiático.

Imaginou-a como a vira de manhã, sentada de cócoras no chão, acariciando a embalagem cilíndrica de bambu que continha as mistelas de ervas supostamente capazes de curar qualquer maleita e de que Zacky tanto precisava.

A ILHA DAS TREVAS, José Rodrigues dos Santos

 

“(…) e todos juntos saíram para almoçar, desta vez num restaurante muito calo, com uma esplanada ao ar livre, de mesas cobertas por toalhas azuis de quadrados.

Quando o touro ficou sozinho no centro da praça, castigo mas altivo, Juan Belmonte afastou-se das tábuas, deu uns passos em frente e, com um gesto circular da mão, dedicou o terceiro tércio, que se iria seguir, a toda a assistência.

“(…) no pomar de citrinos cujo perfume invadia o seu quarto em noites como esta, quando dormia de janela aberta e no chão se desenhava um cone de luz prateada onde ele se fixava, antes de adormecer.

Quando não havia visitas, retiravam-se as tábuas do centro da mesa e esta ficava em forma de quadrado, ocupada apenas com os da casa.

- Mas na arquitectura, por exemplo, existirá alguma coisa mais moderna do que uma pirâmide?

As janelas de sacada daquela longa divisão rectangular davam para o pomar (…)”

Ao desenho original da casa – um rectângulo linear com piso térreo e primeiro andar – foi acrescentada uma nova ala, formando um L (…)”

O RIO DAS FLORES, Miguel Sousa Tavares

 

Wolff, fora do círculo de luz, seguia o jogo com a intensidade de um falcão.

A roupa dela fazia uma recta desde a porta até à cama – pesadas socas de saltos largos, um top preto de seda, blusa lilás, soutien preto, calças de folho preto.

Trazia uma camisa inglesa leve, aos quadrados, calças cinzentas com dobra e sapatos desportivos castanhos.

A meio do caminho, a bandeira britânica pendia molemente num comprido prédio cor-de-rosa com altas janelas brancas e um frontão triangular que ocupava uns cinquenta metros de fachada.

O motorista virou para a Rua do Sacramento à Lapa e daí a uns cem metros um palácio cubóide, rodeado de jardins, apareceu à esquerda.

Foram sentar-se na sala de jantar, onde o Sol lançava pequenos rectângulos de luz sobre as mesas vazias.

Ela mexeu no copo e formou um cone perfeito com a cinza do cigarro.

Antes de entrar na ruazinha empedrada perpendicular Kurfürstenstrasse levantou a cabeça para o céu estrelado.

Pegou na lanterna do motorista e desceu a ruazinha transversal até às traseiras da casa, onde um portão se abria num quarto de círculo de entulho e um carreiro estreito levava a porta de casa.

Felsen levantou-se para protestar, mas viu que ela era seguida por um vulto com um uniforme prisional larguíssimo, com um triângulo verde no bolso do peito.

Schmidt apertou melhor o revólver 38 e o cano cilíndrico de dez centímetros percorreu um pequeno círculo.

Senti-me estremecer à passagem dos camiões, cujo peso fazia ondular o tabuleiro como uma maré, o vento a rimbombar batendo perpendicularmente nas partes laterais.

ÚLTIMO ACTO EM LISBOA, Robert Wilson

 

A Coffe House era um barracão de madeira que não tinha janelas, parecia um apertado hangar semicilíndrico (…)”

Enormes colunas gregas sustentavam os tectos alto e abobadado, de onde pendiam, como frutos silvestres num galho, os pálidos candelabros esféricos que inutilmente tentavam iluminar o salão.

A taiga estendia-se pela linha do horizonte num imenso e plácido oceano de coníferas, as copas cónicas e estreitas apontadas para o céu, eram agulhas verdes espetadas no vazio azul.

Tomás espreitou pela janela e, para além da escuridão, vislumbrou as águas frias de um rio correrem paralelas à linha férrea (…)”

Eram frágeis construções cilíndricas [os yurts] com a estrutura de madeira tapada por uma cobertura de tela clara, como uma tenda, a entrada escondida pelo que parecia ser um tapete com motivos geométricos carmesim; o telhado cónico era coberto pela mesma tela e tinha vagamente o aspecto de um capacete mongol.

À esquerda, elevando-se acima do espelho de água e da verdura tropical, destacava-se o característico emaranhado de ferro enrubescido da Harbour Bridge, parecia uma Torre Eiffel elíptica deitada sobre o braço de mar que separava o centro da zona residencial.

Enorme rectângulos de vidro serviam de parede ao vasto corredor circular do terceiro andar.

O SÉTIMO SELO, José Rodrigues dos Santos

 

Quando se lhe deu banho, soube-se que era negro, de cabeça quadrada, patas muito grandes e pêlo curto.

As senhoras passavam ao salão onde ordenaram em círculo as cadeiras da casa.

Não podia despregar os olhos do pequeno rectângulo de mármore onde tinham gravado o nome de Rosa, a bela, e as datas que limitavam a sua curta passagem por este mundo, em altas letras góticas.

A mãe estava semi-deitada. Era um bloco de carne compacta, uma monstruosa pirâmide de gordura e trapos, terminada por uma pequena cabecinha calva com olhos doces, surpreendentemente vivos, azuis e inocentes.

Não podia saber que aquela mansão solene, cúbica, compacta e bojuda, colocada como um chapéu com o seu contorno verde e geométrico, acabaria por encher-se de protuberâncias (…)”

Deve ter passado um par de horas antes de avistar os casebres baixos da serração, distribuídos em semicírculo numa clareira do bosque.

Fizeram barricadas com sacos de terra e paralelepípedos que arrancaram do pátio principal, taparam as portas e janelas com intenções de tornar o edifício uma fortaleza (…)”

Pedro Tercero García olhava pela janela gradeada do seu escritório e só podia ver um minúsculo quadrilátero de céu cinzento.

Uma escada curta de azulejos, cobertas de falsos tapetes persas, levava a um quarto hexagonal com um tecto em cúpula (…)”

A CASA DOS ESPÍRITOS, Isabel Allende

 

Os membros, sentados em volta da grande mesa rectangular, ocupavam posições poderosas e tinham cargos importantes nas assembleias dos seus respectivos Governos.

Os alunos estavam sentados num semicírculo, de frente para Mary.

Os espectadores aplaudiram quando a embaixatriz entrou no centro do pequeno círculo que fora aberto para ela.

A carga consistia em (…) três cilindros de aço cheios de hélio para encher os balões (…)”

O CAPRICHO DOS DEUSES, Sidney Sheldon

 

Um destes barracões era enorme e tinha a forma de metade de um cilindro; estava cheio a abarrotar de sorgo;

O mapa encontrava-se coberto de nomes rodeados por um círculo de tinta.

Até mesmo para Jolene, uma rapariguinha tão infantil, o rosto ascético e triangular de Mrs. Clutter, o seu ar a um tempo caseiro e angelical, despertavam um instinto de compaixão protectora.

Representava metade da sola de um pé, com dois círculos – dois buracos no meio, como se fossem dois olhos.

A SANGUE FRIO, Truman Capote

 

“(…) mas construindo de raiz grandes edifícios, com a forma de um pentágono, por exemplo, de uma torre de  babel (…)”

Aquele é o seu homem, um músico, nada mais que um músico, como o são os quase cem homens e mulheres arrumados em semicírculo diante do seu xamã privado, que é o maestro (…)”

“(…) veríamos doze centímetros de borboleta adejando sobre as nossas cabeças, o anjo da escuridão exibindo as suas asas negras e amarelas, e de repente, depois de rasar o chão e traçar o círculo de onde já não sairemos, ascender verticalmente diante de nós e colocar a sua caveira diante da nossa.”

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, José Saramago

 

O restaurador agachou-se na plataforma de trabalho, limpou os pincéis e a paleta, e arrumou as tintas num estojo simples e rectangular de madeira encerada.

Puxou a culatra [da arma] quadrada e pequena, colocando a primeira bala na câmara (…)”

No princípio do jardim, estava uma piscina rectangular.

Caminharam de braço dado ao longo do cais, como um velho rico e a amante, Jacqueline a lamber maliciosamente um cone de gelado.

O carro parecia limpo, por isso entrou, ligou o motor e guiou em círculos durante meia hora por Maida Vale e Notting Hill, assegurando-se de que não estava a ser seguido.

E imaginou Karp, a espreitar pela mira do seu microfone parabólico (…)”

A luz cinzenta da manhã entrava a conta-gotas por uma cúpula circular de vidro no tecto.

Por baixo dos olhos, tinha círculos negros, como manchas de carvão.

Descobriu-a na intersecção da Coney Island com a Avenue H.

O ARTISTA DA MORTE, Daniel Silva

 

O um edifício tem catorze andares, todos muito espaçosos quer em comprimento quer em largura, formando uma estrutura quadrada em redor de um pátio frondoso nas traseiras (…)”

“(…) tendo assistido apenas ao impacte da queda do corpo contra o pátio de tijoleira situado entre a entrada da frente e um caminho circular.

A pouca distância da casa havia um jardim quadrado todo vedado, um pouco abaixo de um caminhão de terra batida.

Jevy dobrou o mapa, traçando um círculo em redor de qualquer coisa e entregando-o a Nate atrás de si.

A pequena antena parabólica tinha um diâmetro de trinta centímetros, e o telefone, em si, não era maior do que um microcomputador portátil.

Tomando todas as precauções, Nate sentou-se na rede espreguiçadeira, descrevendo um semicírculo com as pernas doridas até se encontrar em cima dela.

“(…) num salão de banquetes onde as mesas foram apressadamente agrupadas formando um rectângulo perfeito.

Cada uma das habitações era perfeitamente quadrada, com um telhado de colmo num declive acentuado que caía quase até ao solo. (…) As palhotas estavam dispostas de forma oval em redor de uma ampla clareira, todas de frente para esta – o largo da aldeia. No centro da clareira haviam sido erigidas quatro habitações espaçosas – duas circulares e duas rectangulares.

O TESTAMENTO, John Grisham

 

A sala de briefing ficava do outro lado do corredor do curral e era pequena, atravancada, e em grande parte ocupada por uma grande mesa rectangular de madeira.

Estava atracado ao lado de uma barca quadrada (…)”

“(…) pintou vários belos quadros das pontes, dos barcos e das casas de fachadas triangulares sobranceiras aos canais.

Por baixo do papel de embrulho estava uma caixa rectangular e, dentro dela, um maço de documentos com o tibre ULTRA-SECRETO.

A MARCA DO ASSASSINO, Daniel Silva

 

- É aqui, um pouco acima do pavimento, que ele está esborrachado, de braços esticados, os dedos afastados, as pernas arqueadas a tal ponto contorcidas que formam um círculo e, em toda a volta, salpicos de sangue.

O seu olhar mergulhava num pequeno pátio quadrado, rodeado por todos os lados por escritórios.

“(…) e observou o passeio em frente, do qual apenas se avistava da sua poltrona uma pequena parcela triangular, uma simples parede entre duas montras de lojas.

Tanto quanto podia avaliar-se pelo luar que apenas iluminava vivamente em pequeno rectângulo de chão debaixo de cada uma das grandes janelas, estava mobilado com grandes móveis antigos.

A porta da oficina estava aberta; três aprendizes reuniam-se em semicírculo à volta de uma peça que martelavam.

Ao longe, um grande candelabro triangular brilhava em cima do altar-mor.

O PROCESSO, Franz Kafka

 

Sim, antro era a palavra mais adequada para descrever o quarto, nada feminino, com a mesa quadrada e despida, as cadeiras de pele…

À medida que se aproximavam, parecia mais uma aldeia do que um hotel, ou, numa comparação mais precisa, um aeroporto: círculos atrás de círculos de bangalós cromados em torno de uma torre central iluminada.

O AGENTE SECRETO, Graham Greene

 

A pele e o cabelo estavam mais escuros, o queixo fora tornado mais quadrado e o nariz estava ligeiramente mais pontiagudo.

Levou seis minutos a percorrer o primeiro quilómetro, pois a rua era uma recta perfeita e as casas cada vez mais afastadas.

Era um transmissor muito potente, embora fosse apenas um pequeno cone.

Sprawling foi fazendo círculos em torno de certas questões da sua lista.

Parrish traçou linhas e quadrados no seu bloco.

O SÓCIO, John Grisham

 

Era uma autêntica confusão de aço inoxidável, manómetros verticais e alguns cilindros coloridos com gás comprimido.

Usando um esquadro, encheu a folha de papel com pequenos quadrados de cerca de dois centímetros de lado.

Os documentos que procurava encontravam-se num ficheiro circular em aço, instalado em cima do próprio balcão.

As mesas eram flanqueadas em dois lados por estantes com livros e estavam orientadas perpendicularmente ao eixo mais comprido da sala.

Voltando-se para a parede do fundo, Susan viu uma série de prateleiras em forma de cubo.

Susan usou a ponte para peões para atravessar a intersecção de Cambridge Street e Charles Street.

O interruptor junto da porta ligava a lâmpada circular fluorescente a meio do tecto (…)”

Uma luz vermelha, rectangular, acendeu-se por baixo do microfone.

COMA, Robin Cook

 

Kate informou o neto de que subiriam pelo rio Negro até ao alto Orenoco, um triângulo quase inexplorado onde se concentrava a maior parte das tribos.

Levava uma lança curta, um bastão de onde pendiam uma série de saquinhos de pele e um cilindro de quartzo que soava como um chocalho de bebé.

Seguiram Mauro Carías até um pátio formado pelos reboques colocados em círculo, em cujo centro estava uma jaula improvisada feita de paus e arame de galinheiro.

Cada tribo tinha um shabono, uma grande cabana comum de forma circular, telhada com palha e aberta para um pátio interior.

Nadia e Alex pintaram traços, círculos e pontos na cara, depois amarraram penas e sementes aos braços.

Havia uma tensão similar, como se os acontecimentos decorressem numa esfera de vidro que, a qualquer instante, poderia quebrar-se em estilhaços.

Ao longe erguiam-se estranhas formações como cilindros altíssimos de granito preto e terra vermelha.

Estava protegida por um grupo de castanheiros gigantes, as árvores mais altas da selva, com alguns dos seus troncos medindo mais de dez metros de circunferência.

As Bestas reuniram-se em semicírculo no centro da cidade de ouro e Walimai e os jovens colocaram-se em frente.

Uma parte do seu cérebro, ainda activo, compreendeu que o buraco do tepui não era um cone invertido, conforme imaginara, sujeita ao efeito óptico quando o via de baixo, antes se alargava ligeiramente.

A CIDADE DOS DEUSES SELVAGENS, Isabel Allende

 

Havia uma mesa circular e cadeiras estofadas de espaldar direito.

O gabinete de Marek Gumienny era um dos raros gabinetes no sexto e último andar do grande edifício rectangular, do aglomerado que constitui o quartel-general da CIA e é conhecido simplesmente por Langley.

Outros transportam o seu próprio radar minúsculo, instalado no cone do míssil.

Esta seria evidentemente uma viagem triangular para um navio de carga britânico.

Os dez homens que constituíam o pessoal residente estavam em semicírculo de armas apontadas.

Para estabelecer um território marítimo, foi traçada uma linha para criar um círculo completo com um raio de quatrocentos e oitenta quilómetros em redor da ilha de Labuan.

Inserira a única bala, muito fina e comprida, e polira e limpara a ponta do cone da bala para eliminar a mais leve vibração em voo.

O AFEGÃO, Frederick Forsyth

 

Formavam um semicírculo à volta da mesa com uma abertura no centro para os representantes da imprensa, dois fotógrafos e dois homens da televisão.

Umas cem pessoas, pelo menos, estavam alinhadas na vasta sala circular, mobilada com móveis do século XVIII.

“(…) e o presidente Dilman, sentindo-se levemente ridículo com o seu barrete quadrado e a toga escura, encontrava-se confortavelmente sentado na plataforma ao ar livre e decorada com bandeiras (…)”

“(…) uma amplitude humana que enegrecia todo o pátio quadrangular e coberto de relva e os caminhos e as ruas que a ele conduziam.

“(…) o jardineiro ocupado de joelhos a cavar um buraco para enterrar uma nova planta, o rectângulo do Jardim das Rosas à direita (…)”

Tinha o rosto redondo como uma esfera, um nariz pequeno, triangular, e olhos de míope.

O HOMEM, Irving Wallace

 

A banda do liceu tocava ajudando ao barulho enquanto as chefes de claque formavam uma pirâmide, na qual as suas pernas em ângulo se mostravam através das curtas saias de pregas.

– Ouvi os cubos de gelo chocalharem no copo.

Tirou de lá uma esfera de metal do tamanho de uma bola de pingue-pongue.

Coroas de chama azul iluminavam círculos de figuras druídicas com as mãos erguidas como se invocassem os mortos.

-Parei o carro, virei o farol giratório para as árvores e vi o Max no cone de luz.

Por fim apareceu o mayor, a falar a partir do seu stande de automóveis, à porta, enquadrado pelas bandeiras triangulares e com o casaco de vendedor.

Fui observando o rasto do pneu e acabei por encontrar o golpe detectado pelos investigadores e assinalado na fotografia por uma circunferência.

ALMAS PERDIDAS, Michael Collins

 

O snack-bar era pequeno e acolhedor, um desses lugares com cortinas vermelhas aos quadrados e pratos com desenhos de galinhas e pintos, alinhados na parede atrás do balcão.

Vi que ele estava a desenhar triângulos e pensei como interpretaria um psicólogo aquele tipo de rabiscos.

Chegámos à Sala da Piscina, assim chamada por ter no meio uma grande piscina quadrada, maravilhosamente rodeada de árvores que se alteravam conforme a estação do ano.

Drexel e Walingford estavam sentados em cadeirões de couro, num semicírculo, virados para Garner.

A SEGUNDA VEZ, Mary Higgins Clark

 

“(…) só por si, teriam deixado no solo a marca de umas pegadas enormes, quase circulares, como as dos dinossauros de pés redondos, se alguma vez existiram.

As pessoas estão muito enganadas a respeito dos elefantes. Imaginam que eles se divertem quando são obrigados a equilibrar-se sobre uma pesada esfera metálica, numa reduzida superfície curva em que as patas mal conseguem encontrar apoio.

Levantada a âncora, içadas, além de um pano redondo, as velas triangulares, recuperadas há um século e pico do seu remoto passado mediterrânico pelos marinheiros portugueses e a que depois se haveria de dar o nome de latinas (…)”

A VIAGEM DO ELEFANTE, José Saramago

 

A cabeça tinha a forma de ma bala e era calva, salvo por um semicírculo monástico de cabelo branco aparado curto.

Vestia um sobretudo de lã puída e tinha um kaffiyeh aos quadrados pretos e brancos a servir de cachecol.

- Certa noite, quando estava a dormir em pé, cometi um erro com a serra circular.

À frente de cada prédio ficava uma pequena alcova semicircular com quatro portas separadas, duas que davam acesso aos apartamentos dos rés-do-chão e outras duas para os apartamentos do andar de cima.

Estava coberta por uma fina camada de pó, excepto por um quadrado perfeito ao centro.

O quarto era pequeno e quadrado, com paredes de cimento pintadas de branco e um chão também de cimento.

Gabriel olhou para a pasta de pele, que jazia num rectângulo de luz do sol no sofá de lona.

Estava vazia, salvo pela mesa rectangular e por duas cadeiras de costas altas.

Gabriel fitou o relvado triangular no lado norte da Abadia.

O CRIADO SECRETO, Daniel Silva

 

Jennifer passou pelo grande balcão circular das informações, onde nunca existira nenhum funcionário e tomou o elevador para o sexto andar.

Foi como um seixo atirado para um lago fundo e escuro, provocando círculos cada vez mais largos.

Dentro da caixa encontrava-se uma enorme esmeralda quadrada, rodeada de diamantes.

A IRA DOS ANJOS, Sidney Sheldon

 

Uns vinte e cinco quilómetros a sul da capital do distrito, algures no triângulo esconso formado pela estrada Tete-Beira e confluência dos rios Zambeze e Luenha, dois Fiat G-91 da Força Aérea despejam, em voo rasante, bombas incendiárias.

Enquanto com uma das mãos lhe afagava os seios, deixei a outra cair lentamente, traçar círculos no umbigo, na barriga.

- Não há tempo a perder – começou o jornalista, quando os participantes ocuparam a mesa rectangular.

Desta sacada do primeiro andar ou da plataforma da piscina circular pode admirar-se o imenso vale, que se estende a sul para lá do rio dos Crocodilos, através de uma clareira natural rasgada na copa das acácias da febre e do emaranhado de lianas e trepadeiras.

OS DIAS DO FIM, Ricardo de Saavedra

 

Havia uma enorme abertura semicircular no chão.

No centro, acima do solo, pendurado, estava um grande cavitador rectangular, parecido com um gerador diesel sobredimensionado.

- O principal vector da energia é octogonal, vai directamente para baixo.

E um quadrado marcado com «Ligue-nos novamente para voltar a marcar o serviço».

Na corrente havia um rectângulo de plástico para abrir as portas.

Lá dentro, Evans viu uma pilha de cones de plástico, mais ou menos do tamanho dos utilizados nas estradas.

Os dedos deram com um cilindro grosso.

- Uma formação de foguetes.(…) As três formações formam um triângulo com cerca de oito quilómetros de lado.

“(…) para gravar as crianças do terceiro ano primário sentadas em círculos concêntricos à volta do famoso actor e activista Ted Bradley.

Mas parece bastante claro que estão a colocar um tipo de explosivo em forma de cone que precisa de uma detonação cronometrada com precisão…

ESTADO DE PÂNICO, Michael Crichton

 

Sobre os quadrados verdes dos campos e a curvatura baixa dum bosque, erguia-se, ao longe, uma melancólica colina cinzenta com estranhas reentrâncias, difusa e vaga à distância, como uma fantástica paisagem de um sonho.

Mas agora, quando dois cavalheiros de negro se juntavam, num pequeno círculo de luz provindo de um obscuro candeeiro, as vozes silenciavam-se e os espíritos subjugavam-se.

“(…) olhando em redor para as depressões ondulantes, grandes cilindros verdes denteadas de granito surgindo em vagas fantásticas.

Então dei um grito de alegria, ao ver um insignificante pontinho amarelo trespassar o escuro véu e brilhar com insistência no centro do quadrado negro emoldurado pela janela.

Mas, abaixo de mim, numa fenda das colinas, havia um círculo de velhas ruínas de pedra e no meio dele estava uma que conservava uma cobertura suficiente para abrigar alguém.

O CÃO DOS BASKERVILLES, Arthur Conan Doyle

 

“(…) os pelinhos de adoslecente-que-se-faz-homem nasciam-lhe nos cantos da boca e os expressivos olhos castanhos brilhavam na face máscula e quadrada de varão atraente.

O quartel era um paralelepípedo gigante de dois pisos que enchia um quarteirão inteiro mesmo diante da principal avenida da cidade.

Viu-a cruzar a Avenida Sacadura Cabral e meter por uma perpendicular, entrando no mercado municipal.

A propriedade era dominada por uma enorme casa de forma circular, com um pátio no meio.

O aparelho exibia na carlinga umas divisas bizarra, pareciam dois raios paralelos.

O fugitivo reequilibrou-se e correu como um desvairado pelo rectângulo de terreno, por entre as macieiras e a horta, os ramos de verdura fustigando-o na cara (…)”

Abriu o envelope e retirou o rectângulo rendilhado de uma fotografia.

A VIDA NUM SOPRO, José Rodrigues dos Santos

 

Sentara-se mais dentro do círculo da luz, e os olhares inquietos dos viajantes não conseguiam destrinçar a expressão natural do seu rosto das aterrorizadoras pinturas guerreiras.

O índio escolhera para o seu apetecível repouso uma daquelas colinas em forma de pirâmide, que tão frequentemente se encontram nos vales dos estados americanos.

A seus pés, a margem sul do Horican espraiava-se num largo semicírculo que ia de uma montanha a outra, formando uma larga plataforma que depois se elevava como que num planalto.

O ÚLTIMO MOICANO, Fenimore Cooper

 

O símbolo arquitectónico da universidade, o relógio da torre hexagonal de North Hall (…)”

“(…) com o uniforme castanho, um lenlo vermelho aos quadrados (…)”

Ali, ocupando todo o comprimento do macadame do parque de estacionamento, encontravam-se os familiares painéis articulados, um cemitério perpendicular de lajes verticais escuras, em declive gradual do centro para os lados, nos quais todos os nomes estavam compactamente gravados em letras brancas. O nome de cada um dos mortos tinha mais ou menos um quarto do comprimento do dedo mindinho de um homem. Só assim fora possível pôr todos ali, os 58 209 homens [mortos no Vietname] que já não passeavam nem iam ao cinema (…)”

As luvas estão na posição clássica, prontas (…) e a circunferência de cada uma delas é maior do que a do seu rosto.

A engenhoca perfuradora consistia num tubo metálico com cerca de um metro e vinte de comprimento que terminava numa lâmina cilíndrica larga, em espiral, uma ferramenta perfurante forte, cuja broca assustadora, que funcionava accionando uma manivela, na parte de cima, cintilava como nova ao sol. Um trado.

A MANCHA HUMANA, Philip Roth

 

Aproximando-se mais, viu um muro circular de betão mais ou menos à altura da sua cabeça.

Viu luz através da longa fila de janelas baixas quadradas na parede virada para o mar.

A luz saía pela janela em forma de losango na porta da cozinha.

Os passageiros observavam com curiosidade através das janelas rectangulares do Junkers (…)”

Peter tirou-lhe o calço. Era um simples bloco de madeira triangular com cerca de trinta centímetros – sujo pesado e sólido.

- Uma antena enorme, a maior que alguma vez encontrei, quadrada, talvez com três metros e meio, numa base rotativa.

Nos cruzamentos principais, os alemães haviam erigido postos de sentinela em betão, de plano octogonal e cerca de um metro e vinte de altura, com espaço no meio para um soldado ficar em sentido, visível do peito para cima.

Ouviu um miado, e apareceu um gato no círculo de luz.(…) Apresentava no cachaço um tufo de pêlo em forma de pirâmide.

Agora que sabia o que procurava, conseguia ver com perfeita clareza o muro circular e a enorme grelha rectangular que se erguia do núcleo oco, a antena a rodar lentamente, qual olho mecânico perscrutando o horizonte escuro.

Harald abriu o saco e retirou uma chave inglesa com cabeça cilíndrica e uma junta articulada, destinada a funcionar em ângulos.

Nunca antes estivera num teatro, e olhava maravilhado para a sumptuosa decoração dourada, as galerias em semicírculo e as filas de cadeiras de veludo vermelho.

O pano subiu revelando vinte ou mais mulheres imóveis num círculo e um homem de pé na posição das doze horas.

Juntos rodaram a traseira um quarto de círculo de modo que o avião ficasse virado para o acesso.

VOO FINAL, Ken Follet

 

-(…) até que alcançámos a Travessa Lamartine, que acaba de ser pavimentada, a título experimental, por meio de paralelepípedos sobrepostos.

Quando falaram da limpeza de chaminés, referiam-se ao emprego de vassouras cilíndricas como as utilizadas pelos limpa-chaminés (…)”

- O papel encontra-se estendido sobre uma superfície plana, enquanto o pescoço humano é cilíndrico. Temos aqui um pau, cujo perímetro corresponde aproximadamente ao fim em vista.

OS CRIMES DA RUA MORGUE, Edgar Allan Poe

 

No pulso esquerdo, notavam-se duas marcas circulares, aparentemente produzidas por cordas ou por uma corda com mais de uma volta.

Em virtude da própria natureza da roupa, produz um rasgão rectangular, dividindo-o em duas tiras longitudinais, perpendiculares entre si, e confluindo num vértice onde o cardo, ramo ou mesmo prego entra, mas é praticamente impossível conceber o tecido ‘arrancado’.

O MISTÉRIO DE MARIE ROGÊT, Edgar Allan Poe

 

 “(…) ficar sozinha naquela casa, vaguear através dela e tornar a arrumar a mobília da sala de visitas de modo a que os divãs ficassem virados, em ângulo recto, para a lareira.

Tivera sorte em ter trazido com ela o novo vestido aos quadrados pretos e brancos pois a maior parte das roupas que tinham eram casuais.

A RUA ONDE VIVEM, Mary Higgins Clark

 

Depois de Danny se ter despido, deram-lhe (…) uma almofada cirular (rija).

Ele assinalou vários quadrados num impresso verde (…)”

- Que raio é aquilo? – perguntou Danny olhando para um enorme cubículo de vidro hexagonal que dominava a área.

Quando Danny chegou ao fim do corredor, um guarda com o inevitável bloco mandou entrar todos os presos para uma sala rectangular grande, com aproximadamente o tamanho de um campo de basquetebol.

Danny estava entre os que se encontravam sentados à frente,  a olhar atentamente para a velha caixa quadrada, a aguardar que  o árbitro apitasse para dar início ao jogo.

A mão de Danny tremia enquanto rabiscava a assinatura de Nick na pequena caixa rectangular.

Desta vez, lavou a cabeça e fez a barba com a ajuda de um espelho circular que ampliava a sua imagem.

Danny estudou atentamente o selo. Era francês com o valor facial de cinco francos, e mostrava os cinco círculos do emblema olímpico.

Não havia quadros nas paredes, apenas quadrados e rectângulos menos sumidos, que indicavam os lugares onde eles já tinham estado.

Contornou o jardim semicircular com a igreja no centro até chegar ao número 12.

O CONDENADO, Jeffrey Archer

 

Lá em baixo, nas água azuis e cegantes do Golfo de Mirabello, ela podia ver o grande arco de um porto natural quase circular (…)”

Como um oásis, as suas cadeiras pintadas de azul e as toalhas das mesas aos quadrados azuis e brancos pareciam chamar Alexis.

“(…) uma dúzia de pratos onde estavam empilhadas tartes de queijo, salsichas picantes, tartes doces e pirâmides de laranjas de casca brilhante e de damascos maduros.

Anna sabia que, ao rodar no círculo interno das mulheres, mais tarde ou mais cedo ficaria em frente a Antonis e durante alguns momentos eles dançariam juntos antes de continuarem.

Na meia luz do entardecer, um barco pequeno fazia um marulhar ao voltar da ilha, criando uma grande esteira triangular à medida que ia cortando as águas densas.

Eleftheria entrava agora com uma bandeja de copos e uma fila de pratinhos cheios de azeitonas, cubos de queijo feta, amêndoa e tartes de espinafres mornas.

“(…) Maria saiu do semicírculo negro do túnel e correu para ele (…)”

A ILHA, Victoria Hislop

 

“(…) que voltei a lembrar-me do volume rectangular, encostado a uma parede do meu quarto, a presumível porta que tão abstrusamente me entrava casa dentro…

COCA-COLA KILLER, António Victorino D’Almeida

 

Aquela sala era um quadrado perfeito e cavernoso.

Aí, no meio do halo parecido com uma coroa, brilhava um pequeno círculo de pele branca por tatuar.

Mesmo em frente do carro, o Lincoln Memorial perfilava-se com uma austeridade rígida, as suas linhas octogonais a fazerem lembrar as do antigo Pártenon de Atenas.

“(…) recordando uma conferência sobre política a que assistira em tempos nesse espaço semicircular de grande efeito dramático.

Voltou a folhear o livro até à página onde figurava a ilustração de dez círculos interligados chamados «Sephiroth».

Nos dias de hoje, a única recordação de que outrora ardera ali uma chama era a circunferência com uma estrela de quatro pontas embutida no chão da cripta, no piso abaixo daquele.

- Não há muitas pessoas que saibam disto, mas existe um alçapão hexagonal na cúpula, que realmente se abre como se fosse um portal (…)”

O embrulho consistia numa pequena caixa em forma de cubo, com cerca de sete centímetros e meio de lado, embrulhada em papel castanho-claro e atada com um cordel.

- Os construtores das pirâmides do Egipto são percursores dos modernos maçons, e a pirâmide, juntamente com outros temas egípcios, é muito comum na simbologia maçónica.

A subcave não era tanto uma cave como um corredor ultra-estreito que corria perpendicular às escadas.

Escondido atrás da tela, fora escavado um buraco perfeitamente quadrado na parede. A abertura, com cerca de noventa centímetros de lado, parecia ter sido criada removendo diversos tijolos.

Viu-o com clareza. Um ténue cubo a envolver a minúscula pirâmide (…) Olhou de novo para a pirâmide de pedra incompleta que estava em cima da mesa. O topo era plano – uma pequena área quadrada –, um espaço em branco que aguardava simbolicamente a sua peça final… a peça que transformaria a Pirâmide Inacabada em Pirâmide Verdadeira.

Apressaram-se a chegar à esquina sudeste do centro de visitantes, onde encontraram um pequeno vestíbulo de acesso a umas pesadas portas que estavam bloqueadas por cones de sinalização cor de laranja.

A famosa sala de leitura era um regalo para os sentidos. Um volumoso octógono erguia-se a quase cinquenta metros de altura no centro, e os seus oito lados tinham acabamentos de mármore castanho-chocolate do Tennessee, mármore creme de Siena e mármore vermelho-maça da Argélia. Pelo facto de ser ilumindada de oito ângulos diferentes, não havia sombras em lado nenhum, criando o efeito de que a própria sala brilhava.

Ao nível do chão, três círculos concêntricos de secretárias de madeira irradiavam do enorme balcão de empréstimos octogonal.

Na sala da central energética, exactamente como Peter descrevera, avistou o local onde estavam vários cilindros de metal que pareciam grandes tanques de mergulho.

- Robert, não vejo nada… uma esfera, uma escada, uma espada, um poliedro, uma régua? Desisto.

O parque rectangular arborizado que havia na rua ocupava um quarteirão inteiro.

Retirou as baterias e esmagou os aparelhos com o cilindro de bronze que usava para segurar a porta.

Havia setas que previam órbitas elípticas, símbolos geométricos que indicavam ângulos em ascensão, e criaturas do zodíaco que a espreitavam de cima.

O traçado tradicional da sala daquela Loja poderia ser de qualquer lugar no mundo, mas o frontão triangular azul-esmalte por cima da cadeira do Venerável Mestre mostrava que se tratava da Loja maçónica mais antiga que havia em D.C.

“(…) Langdon começou a mover-se em sentido contrário aos dos ponteiros do relógio, à volta do perímetro da minúscula sala quadrada, chegando agora a outra janela.

O espaço circular era todo de pedra branca, com a excepção de duas fiadas de pedra escura que formavam dois círculos concêntricos à volta do monumento.

Estava agora a meio caminho da circunferência, a admirar cada centímetro da Apoteose de Washington, de Brumidi, que se agingantava directamente sobre as suas cabeças.

O SÍMBOLO PERDIDO, Dan Brown

 

“(…) e, em segundo lugar, o pequeno quadrado ao lado da palavra URGENTE estava marcado com um grande x.”

A única outra ocupante era uma recepcionista com as unhas pintadas de cor-de-rosa claro e que dominava uma secretária em semicírculo junto à porta.

Se antes já tinha calor, agora estava a ferver, com triângulos de suor na camisa encharcada debaixo de cada braço.

O aposento tinha uma forma baixa e rectangular com não mais de três metros de largura mas com uns sete metros e meio de comprimento.

Sem qualquer som ou aviso, um círculo de aço frio tinha-se insinuado no meio dos seus cabelos e estava encoscado à sua nuca transpirada.

A irregularidade dos degraus aumentava a dificuldade, embora nos rectângulos de relva intermédios corressem a toda a velocidade.

- Este é o nosso alvo: a parte compacta da massa cinzenta do lado direito do meio do cérebro. Agora, tenho de encontrar as coordenadas x, y e z – começou a trabalhar, desenhando linhas nas radiografias e medindo ângulos.

CONVULSÃO, Robin Cook

 

Enorme estrutura piramidal de luzidio cimento branco, elevando-se, terraço sobre terraço, a trezentos metros de altura.

“(…) o círculo de rostos duros à volta da cama.

Os seus feitos tinham gradualmente recuado no tempo, até abarcar o mundo fabuloso dos anos quarenta e trinta, em que os capitalistas, com estranhos chapéus cilíndricos, ainda percorriam as ruas de Londres em grandes automóveis reluzentes ou carruagens com flancos de vidro, puxadas por cavalos.

Uma marmita metálicca cheia de um guisado rosa-acinzentado, um naco de pão, um cubo de queijo, uma caneca de café Vitória, sem leite, e uma pastilha de sacarina.

Tratava-se de uma gravura em aço, representando um edifício oval, com janelas rectangulares e uma pequena torre na fachada.

- O edifício tem uma espécie de pórtico triangular, com colunas na fachada e uma grande escadaria.

Prática, como sempre, Júlia traçou um pequeno quadrado no pó e, com um pau dos ninhos dos pombos, desenhou um mapa no chão.

“(…) logo descobria que nova montanha de cilindros de papel cobrira a secretária como uma avalanche, quase sepultando o falaescreve e transbordando para o chão.

Entre as fronteiras dos super-estados, e sem alguma vez cair de uma por todas em poder de qualquer deles, há um quadrilátero irregular cujos vértices são Tânger, Brazzaville, Darwin e Hong Kong; esta área alberga quase um quinto da população terrestre.

1984, George Orwell

 

Apesar de atulhada com três altas pirâmides de volumes, continha apenas um único livro, ostentando o mesmo título inconfundível.

No centro da parte inferior havia mesas rectangulares, com pilhas de edições recentes.

Estavam sentados num confortável reservado semicircular, debaixo da caricaturas de personalidades artísticas, terminando as suas bebidas e sem ter conversado muito ainda.

Além disso, havia cinco pessoas na sala de estar, sentadas num círculo desigual, conversando sem parar.

A refeição na elegante sala de jantar, quase rústica, com as suas toscas vigas de madeira no tecto e os ladrilhos hexagonais no pavimento, tinha sido muito saborosa.

Quinze minutos mais tarde, Barret, parado à beira da Dickson Plaza, o pátio quadrangular a oeste do velho prédio da biblioteca da UCLA, dominando o declive aparentemente interminável de degraus de tijolos que levava aos pavilhões desportivos (…)”

A linha da vida de toda a gente não era infinita mas um círculo, um círculo fechado, com uma jaula.

Traçando uma diagonal a partir do ponto onde se encontrava até ao canto mais afastado, havia um quadrado brilhantemente iluminado.

O quadro não passava de uma pintura abstracta, cubista, um quebra-cabeça ridículo de cones, quadrados, linhas perpendiculares e horizontais, salpicadas de azul, amarelo, vermelho e castanho.

Barret achou uma vazia perto e arrastou-a para a frente de O’Flanagan na mesa circular.

OS SETE MINUTOS, Irving Wallace

 

Três lados de um rectângulo de relva por cortar e sem árvores estavam separados dos vizinhos por uma vedação de arame (…)”

Mais perto da casa havia um quadrado asfaltado onde se via um estendal enferrujado (…)”

Banhada pelo sol matinal, a neve que se estendia a perder de vista era cor-de-laranja, o trilho à frente deles seguia em direcção a uma cordilheira baixa a muitos quilómetros de distância, sobre a qual, ou atrás da qual pairava um longo cilindro de nuvens negras.

Um indivíduo sozinho, provavelmente Pickett, montava um microfone entre dois cones de gelo.

Os campos e cercados, em tempos cuidados por camponeses medievais ou por trabalhadores rurais do século XVIII, ainda dividiam visivelmente a terra em quadriláteros irregulares (…)”

“(…) enquanto esperava, atordoado pela mudança de fuso horário, às cinco da manhã, no bar circular do hotel Camino Real em El Paso, no Texas, que Toby Hammer aparecesse.”

A bebida que encomendara chegou, a transbordar de cubos de gelo (…)”

A novidade eram as centenas de pessoas (…) e as muitas centenas de bandeiras dos Estados Unidos montadas em postes à volta dos painéis onde deveria estar a vedação de segurança, em bandeirolas triangulares (…) e de uma avenida perpendicular, ainda mais espampanante, com casas de banho portáteis, e em torno de perímetro do parque de estacionamento (…)”

Agora, no fundo das vielas calcetadas com paralelepípedos e envoltas em smog das cidades imundas e nas aldeias pestilentas com casas com telhados de colmo ouviam-se murmúrios sombrios de revolta.

Comeu rapidamente e ia nos últimos três losangos, a começar a perguntar-se se alguns deles estariam recheados de cogumelos e não de queijo (…)”

SOLAR, Ian McEwan

 

Shona ficou à sombra das escadas a observar Parvez, totalmente exposto ao calor abrasador do sol, aliviado apenas por uma ligeira brisa, enquanto enrolava um cordel em volta de um cilindro de bambu.

- Aqui tem, Dermot, exactamente como gosta, forte e com dois cubos de açúcar.

Recordando-se do jantar, saltou os poucos degraus que restavam e correu através do pátio quadrangular até ao edifício do refeitório.

AGRIDOCE, Roopa Farooki

 

Se não fossem as três pequenas cicatrizes semicirculares na maçã direita do rosto, seria extremamente bela.

O quadrado de rede preta do chapéu estava a cobrir-lhe as três cicatrizes.

Tinham agora formado um triângulo eficaz à minha volta.

Depois de ela sair, escondi a arma atrás do cilindro de água quente na casa de banho.

Tinha cabelo grisalho e uma barba e bigode, dispostos num heptágono perfeito em torno da sua boca, que emprestava à pele macia do rosto uma masculinidade bem necessária.

O PROJECTO JANUS, Philip Kerr

 

Esta era uma construção octogonal que à distância parecia um tetrágono (figura perfeitíssima que exprime a solidez e a inexpugnabilidade da Cidade de Deus), cujos lados meridionais se erguiam no planalto da abadia, enquanto os setentrionais pareciam crescer das próprias faldas do monte, nas quais se encaixavam a pique. (…) Três ordens de janelas diziam o ritmo ternário da sua elevação, de modo que aquilo que era fisicamente quadrado sobre a terra era espiritualmente triangular no céu. Ao aproximarmo-nos mais, percebia-se que a forma quadrangular gerava, em cada um dos seus ângulos, um torreão heptagonal, cujos cinco lados se adiantavam para o exterior – quatro portanto dos oito lados do octógono maior, gerando quatro heptágonos menores, que do exterior se manifestavam como pentágonos.

E dos dois lados da forquilha, de modo a corresponder aos olhos, arredondavam-se duas amêndoas de vidro espessas como fundos de copo.

Os monges sentavam-se ao longo de uma fila de mesas, dominada pela mesa do Abade, posta perpendicularmente a eles sobre um vasto estrado.

Porém, alguns nichos tinham apenas ossos miúdos outros apenas crânios, bem dispostos quase em pirâmide, de modo a não se precipitarem uns sobre os outros, e era espectáculo deveras aterrorizador, especialmente com o jogo de sombras e de luzes que a candeia criava ao longo do nosso caminho.

Quanto ao resto, embora as suas salas fossem mais pequenas do que aquela por onde tínhamos entrado na biblioteca (de facto, aquela era heptagonal e estas duas rectangulares), o mobiliário era o mesmo: armários com livros e mesa central.

- Raciocinemos – disse Guilherme. – Cinco salas quadrangulares ou vagamente trapezoidais, com uma janela cada uma, que giram em torno de uma sala heptagonal sem janelas, a que é servida pela escada.

- O rebanho é como uma série de círculos concêntricos, das mais amplas distâncias do rebanho à sua perifaria imediata. Os leprosos são sinal da exclusão em geral.

“(…) porque a lenha era disposta em forma de cabana, e aí se fez um círculo de cavaleiros armados para que a gente não se aproximasse demasiado.

Um arqueiro levantou do chão a esfera armilar e estendeu-a a Bernardo. A elegante arquitectura de círculos de cobre e prata, sustentada por uma armação mais robusta de anéis de bronze, empunhada pela haste do tripé (…)”

Era uma caixa de ouro, com tampa de cristal, onde sobre uma almofadinha de púrpura repousava um pedaço de ferro de forma triangular, já roído pela ferrugem (…)”

E depois estava a bolsa de São Mateus, em malha de prata, e num cilindro, atado com uma fira violeta roída pelo tempo e selado de ouro, um osso do braço de Santa Ana.

O Edifício, que parecia tão sólido e tetrágono, revelava naquela circunstância a sua fraqueza (…)”

O NOME DA ROSA, Umberto Eco

 

O vale verde e viçoso espraiava-se até uma longíqua parede circular, a verdura apenas interrompida pelos dois grandes espelhos de água que se estendiam em ambos os lados da ponte baixa.

A cela tinha o piso forrado a azulejo branco, com duas pequenas janelas quadradas no tecto e uma retrete no canto.

Era uma caixa cilíndrica de plástico azul, com uma abertura no topo e as letras pintadas a branco.

O pequeno rectângulo plastificado apresentava a fotografia dela e o círculo com a águia americana no centro e as palavras Central Intelligence Agency em redor.

FÚRIA DIVINA, José Rodrigues dos Santos

 

O americano fez um círculo com o dedo.

A harpista no palco do salão de jantar do Metropol tocava com pancadas lânguidas, circulares, olhos fechados, aparentemente absorta face aos americanos que tomavam o pequeno-almoço na mesa mais próxima.

Ao meio-dia, Arkady comeu um cone de gelado de chocolate.

Do estojo tirou um pano de veludo e desembrulhou um cilindro de vidro (…)”

A primeira coisa que fez foi ir à cozinha e preparar um saco com cubos de gelo (…)”

O rei negro entrou na caçada, avançando sobre quadrados vazios em direcção ao peão.

O FANTASMA DE ESTALINE, Martin Cruz Smith

 

Começava, como sempre, por imaginar uma passagem em arco. Era muito simples: dois pilares que suportavam um semicírculo.

Estava de tal maneira atafulhada de edifícios, pessoas e animais que parecia prestes a extravasar das suas fortificações circulares e a transbordar para o fosso.

Olhou para os operários a pregarem o chumbo ao telhado triangular de vigas por cima da nave.

Começou a visualizar a ornamentação dos arcos. As formas geométricas eram as mais vulgares – não requeria grande perícia cinzelar ziguezagues e losangos –, mas Tom gostava de folhagem, que emprestava suavidade e um toque a natureza à dura regularidade das pedras.

Marcou um rectângulo no solo a algumas jardas de distância do tronco da árvore, onde não haveria raízes à superfície.

O priorado era um recinto quadrangular com a igreja no centro.

Havia um fosso largo e fundo em forma de oito, com o círculo superior mais pequeno que o inferior. A terra que fora escavada para construir o fosso achava-se amontoada dentro dos círculos idênticos formando taludes.

Trazia, numa das mãos, um cone de açúcar castanho-mascavado.

E os dois triângulos resultantes tinham sido ligados no cimo por uma cumeeira. Paralelas à cumeeira, haviam sido fixas ripas leves, encostadas às árvores, formando um telhado inclinado que chegava ao chão. Por cima das tripas haviam sido dispostos quadrados de juncos entrelaçados e impermeabilizados com lama.

Encontrou-se num pátio quadrangular, com um relvado no meio e um passeio pavimentado a toda a volta. (…) Entrara pelo lado leste do quadrilátero.

A metade inferior não chegava a ser uma parede: era apenas uma fila de colunas, ligadas no alto por arcos semicirculares.

“(…) e já adquirira toda a técnica básica dum pedreiro: era capaz de cortar as pedras em forma quadrangular e construir uma parede.

OS PILARES DA TERRA, Ken Follet

 

- Vês aquele rectângulo que mal se nota? – disse ele.

[A biblioteca] tinha um balcão a que se acedia por uma escada circular de ferro forjado.

Os torreões eram um andar mais alto do que o resto do edifício e tinham o seu próprio sótão de forma cónica.

As amostras estavam no fundo de pequenos tubos de ensaio cónicos, com as etiquetas A, B e C.

No centro da sala estava um cilindro grande com cerca de um metro e vinte de altura e sessenta centímetros de largura.

Seguidamente, pegou numa folha de papel com o mapa do campus de Harvard e colocou um círculo em volta da Faculdade de Teologia.

RISCO CALCULADO, Robin Cook

 

Como o nome da galeria indicava, todas as pinturas eram de estilo abstracto. Cubos, quadrados, círculos e figuras estranhas.

Acenou com a cabeça na direcção de Patrik, que estava ligeiramente afastado do semicírculo formado por Erica, Henrik e Birgit, em frente à secretária de Mellberg.

Pouco habituado como estava a cenas de homicídio, Patrik moveu-se cuidadosamente num círculo amplo em torno do cadáver.

A PRINCESA DE GELO, Camilla Läckberg

 

Saiu do Octógono, como chamavam à sala onde habitualmente tomavam chá (…)”

Charlotte dirigiu-se logo para a secretária, abriu uma pequena gaveta quadrada e tirou de lá uma chave.

Afastou-se e as duas raparigas começaram a caminhar pelas salas de recepção, que eram circulares.

“(…) dando instruções a meia dúzia de oficiais da polícia que se encontravam de pé junto deles, formando um semicírculo.

O HOMEM DE SAMPETERSBURGO, Ken Follet

 

Eram pequenos papéis rectangulares, picotados no derradeiro quinto para que fosse possível guardar um talão comprovativo do seu uso.

Olharam as três mulheres e os dois pequenos para o grande objecto circular de borracha, já velho e gasto.

“(…) talvez devido ao sol que invadia as grandes janelas e espalhava pelo chão geometrias luminosas, quadrados de luz que se recortavam como um gigantesco tabuleiro de xadrez.

O sol jorrava pelos vidros, formando um rectângulo iluminado no soalho de madeira exótica.

Ao longo da berma da estrada viam-se ocasionalmente pequenos montes cónicos alaranjados, alguns maiores do que uma pessoa, e que os recém-chegados presumiram tratar-se de construções de formigas.

O Land Rover contornou um círculo ajardinado e estacionou diante da escadaria.

Desenhou com a mão um triânguloimaginário entre três pontos a norte do Zambeze, que nomeou [Chofombo, Cabora Bassa e Furancungo].

Repetiu o gesto instantes depois, mas colou a nova faixa de adesivo na perpendicular, em cruz.

Olhou naquela direcção e viu círculos concêntricos a afastarem-se da superfície, num ponto próximo da margem.

O foco de luz deambulou nervosamente pela superfície rugosa, fazendo as sombras com movimentos bruscos, até se imobilizar no que parecia um cilindro brilhante.

Indicou um triângulo imaginário com os vértices assentes nas três coordenadas.

O ANJO BRANCO, José Rodrigues dos Santos

 

 

 

A trigonometria na literatura

"Com o pontapé, a porta abriu-se, rodando cento e oitenta graus sobre as dobradiças. "

"Ele leu o ângulo do Sol ao meio-dia, e todos se reuniram à sua volta a vê-lo marcar no mapa a posição onde se encontavam. "

AVES DE RAPINA, Wilbur Smith

 

"Se tivesse colidido sob um ângulo diferente com a dura borda inferior, teria morrido."

"(...)não havia nenhuma [escarpa] maior que a famosa El Capitan, que se erguia a novecentos metros em ângulo recto com o chão do vale."

ESAÚ, Philip Kerr

 

"Cada saliência, cada declive, é uma armadilha reluzente."

O GLUTÃO, Bernard Clavel

 

"Hubble avançou e descreveu uma curva apertada com o seu Bentley antigo. Ficou em ângulo recto com a entrada do quartel dos bombeiros (...)"

JOGO MORTÍFERO, Lee Child

 

"E encostou o seu metro e setenta e cinco de ossos e ângulos à suavidade do metro e cinquenta de Margaret, desfazendo-se em lágrimas."

LAÇOS DE SANGUE, Elaine Kagan

 

"As traves de carvalho estavam alisadas e bem combinados nos ângulos, cuidadosamente ajustados."

IVAN, O TERRÍVEL, Alexei Tolstoi

 

"Após terem coberto de vegetação todos os centímetros quadrados do veículo, de modo a torná-lo invisível de todos os ângulos e do ar (...)"

O MARTELO DO PARAÍSO, Ken Follet

 

"O túnel era estreito e baixo, subindo num ângulo agudo."

"- Rode isso 180° em torno do eixo horizontal."

A ILHA MALDITA, Douglas Preston e Lincoln Child

 

"As feitas rodavam em torno dos ogans e a assistência reverenciava o santo pondo as mãos para eles, os braços em ângulos agudos (...)"

JUBIABÁ, Jorge Amado

 

”(...) quando a figura magra e fatal se dobrou num ângulo (...)”

CONTOS, Eça de Queiroz

 

” (...) e aplicou pedaços de betume nos braços do arame, que  formavam ângulo recto com a cana.

Seleccionou os três parafusos em causa, girou cada um deles noventa graus e empurrou.

Parou para determinar a localização exacta através do GPS: 36°54’ E, 25°3’ N.

SOMBRAS SOBRE A BABILÓNIA, David Mason

 

O ângulo do pára-brisas e o monótono movimento do limpa-pára-brisas tornavam difícil identificá-lo.

O CASO DO BÉBÉ BRETT. Henry Denker

 

Descendo a encosta com um declive de quarenta e cinco graus entre o planalto e a planície mais abaixo, Rita iniciou o regresso à base temporária.

de acordo com o ponteiro, o ‘snowmobile’ estava virado para sul, uma mudança de noventa graus em relação à posição em que estava antes de o gelo ter sido abalado pelas ondas sísmicas (...) -Então, o gelo deve ter girado um quarto de círculo.

O veículo deslizou, rodando trinta graus em torno do eixo com um estrépito dos esquis.

À DERIVA NO ÁRCTICO, Dean Koontz

 

Encurralado no ângulo que se fechava, encontrava-se o outro cavalo

O ENCANTADOR DE CAVALOS, Nicholas Evans

 

-Mas como é que pode ter visto? Quando caíram abaixo do nível do capô do carro, o seu campo de visão ...

-Eu compreendo muito bem os ângulos – disse a professora de Matemática rispidamente.

JUSTIÇA LOCAL, Jay Brandon

 

Quando chegares lá, volta quarenta graus para sobrevoar o trilho onde este atravessa a cordilheira e depois volta de novo para sul (...)”

- Põe-te mais na vertical, Jeff – instruí-o – Nesse ângulo, o teu peso empurra-te os pés para o lado e tens mais probabilidades de escorregar.

STINGER, John Nichol

 

A pequena casa [...] tinha sido e tal modo deslocada dos seus alicerces que se afundara num dos ângulos, com as janelas da frente apontando para um ponto do céu bastante acima do horizonte.

Tom tirou o boné sujo e todo estragado, com a pala em ângulo agudo, voltou a tira de couro e retirou de lá uma fita de papel de jornal dobrado que o forrava.

AS VINHAS DA IRA, John Steinbeck

 

”[...]e a luz do candeeiro que está sobre a secretária ilumina de bom ângulo o jornal [...]”

Ricardo Reis levantou-se para a receber, levou-a a um sofá que fazia ângulo recto com o seu [...]”

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, José Saramago

 

Logo a seguir à ponte da baía, Kelly desligou o piloto automático e virou dez graus para bombordo.

SEM REMORSOS, Tom Clancy

 

Syd tirou pontos de várias estrelas bastantes espaçadas, medindo ângulos com o seu teodolito, e os nossos cálculos subsequentes determinaram a nossa posição ao metro.

ÓSCAR, Niels Lied

 

Sempre a acariciar  Sussie, levei-a lá para fora, tendo o cuidado de escolher um ângulo que permitisse a Yukon assistir aos acontecimentos.

O SENHOR DO NORTE, R.D. Lawrence

 

O ângulo de entrada e a profundidade do ferimento significavam que só uma coisa podia acontecer, mas eu sabia que os nossos homens perderiam o ânimo se o faraó morresse.

O DEUS DO RIO, Wilbur Smith

 

Imobilizou-se numa posição neutra, embora o 270 ainda estivesse a subir, num ângulo de doze graus, a passar os seiscentos metros de altitude.

A água expelida precipitou-se tão rapidamente que o nariz passou de um ângulo descendente para horizontal, para quatro graus de positivo.

PÂNICO NO VÔO 19, Robert P. Davis

 

”(…) as perdizes são batidas primeiro para uma posição onde as esperam os atiradores e depois para a mesma posição, a partir da direcção oposta – entre uma e outra ‘enxota’ [batida], os atiradores têm apenas de rodar 180 graus.

”(…) descoberta daquele autêntico Terreiro do Paço, cujo lado do fundo, a poente, era inteiramente preenchido pelo Palácio de quatro andares, perfeito na sua geometria rectangular. A fachada frontal era toda em mármore, de tom rosa-acastanhado, enquanto que, fazendo ângulo recto com essa fachada, do lado direito, uma elegante construção caiada de branco (…)”

EQUADOR, Miguel Sousa Tavares

 

”(…) ao mesmo tempo que baixava ambas as mãos, agarrava o queixo de Popeye e, com um violento abanão de um lado para o outro, lho torcia num ângulo de quarenta e cinco graus.

O caminho descrevia estonteantes ângulos agudos e contornava passagens sem saída.

Ouviu-se um estalido, o barulho inconfundível de osso a quebrar, e a cabeça de Peter Cronin rodou quase cento e oitenta graus, ficando grotescamente fora do lugar.

A  HORA ZERO, Joseph Finder

 

Daí, uma cumeeira segue a direito até ao corpo principal da casa, estilo rancho, e depois estende-se em ângulos e arestas em duas direcções, para frente e para trás.

O JUIZ, Steve Martini

 

Os olhos castanhos eram grandes de mais para o rosto e as orelhas faziam quase ângulo recto com o crânio, lembrando um desses cães mestiços do bairro dos pobres.

O CÔNSUL HONORÁRIO, Graham Greene

 

Pela primeira vez na sua vida ela, que tinha passado anos equilibrando um livro sobre a cabeça sem pensar no que fazia, estava dos seus passos, da ondulação das suas ancas, do balanço do corpo, do ângulo dos braços, da distância entre os ombros e o queixo.

”[…] previa o clima pela forma das nuvens e a hora pelo ângulo da sua sombra […]”

FILHA DA FORTUNA, Isabel Allende

 

Ali, a refulgente Linha da Rosa fazia um ângulo de noventa graus para cima e trepava pela face do obelisco, subindo dez metros até à ponta do ápice piramidal, onde finalmente terminava.

Quando o aparelho completou a volta de 180 graus e avançou em direcção à porta do hangar, Edwards viu a cara do piloto […]”

O CÓDIGO DA VINCI, Dan Brown

 

Se ficasse muito tempo, resistente ao passar das horas, a fixar aquela cabeça de pássaro, aquele bico de lança, aquele elmo virado ao contrário, enquanto desenhava no vácuo as suas diagonais, aflorando os pontos opostos da sua astigmática circunferência, seria vítima de uma ilusão fabulatória, porque o Pêndulo me faria crer que o plano de oscilação cumpriria uma rotação completa, voltando ao ponto de partida, em trinta e duas horas, descrevendo uma elipse achatada – girando a elipse à volta do seu próprio centro com uma velocidade angular uniforme, proporcional ao seno da latitude.

”(…) e este segundo écran era a ocular de um periscópio rudimentar, feito por assim dizer de dois caixotes juntos em ângulo obtuso (…)”

Depois apertava-a pela cintura nas escolas de samba, quando até eu participava nas serpentes de bailarinos que desenhavam sinusóides ritmadas pelo bater irresistível dos tambores (…)”

O PÊNDULO DE FOUCAULT, Umberto Eco

 

A passagem de Antuco, situada na vertente vulcânica, a trinta e sete graus e trinta minutos, isto é, quase meio grau de diferença do nosso rumo. Acha-se apenas a mil toesas de altura (…)”

Daí em diante tornou-se dificultuoso o caminho, perigoso até. O ângulo dos declives abriu mais, as cornijas estreitaram, os precipícios profundaram-se de um modo medonho.

Imagine-se a potência de uma massa do peso de muitos milhões de toneladas, arremessada com violência sempre crescente por um ângulo de cinquenta graus.

”(…) o ângulo facial do indígena australiano é muito agudo e igual ao do orangotango, isto é, tem sessenta a sessenta e dois graus.

O brigue deu duas culapadas e ficou imóvel, adornando a estibordo com uma inclinação de trinta graus.

Por meio do sextante tomou a altura meridiana do Sol acima do horizonte. Achou 68° e 30’. A distância do Sol ao zénite era pois de 21° e 30’, pois que estes dois números somados dão 90 graus.

OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT, Jules Verne

 

- São, sem a menor dúvida, rampas de lançamentos destinadas a guiar um determinado projéctil numa trajectória ascendente a um ângulo de trinta e cinco graus.

A EQUAÇÃO HIMMLER, William P. Kennedy

 

A imagem era a de um corpo humano. Estava completamente nu, e a cabeça fora retorcida cento e oitenta graus, ficando voltada para trás.

Vitoria obedeceu, rodando trezentos e sessenta graus com os braços levantados.

Vitoria continuava a rodar a folha, noventa graus de cada vez.

ANJOS E DEMÓNIOS, Dan Brown

 

O porco, que fazia com eles um ângulo recto, foi agora libertado. Tentou imediatamente fugir, mas, amarrado como estava, apenas podia correr em círculo.

O FÍSICO, Noah Gordon

 

De repente viu Fermina Daza no grande espelho do fundo, sentada à mesa com o marido e mais dois casais, e num ângulo em que a podia ver reflectida em todo o seu esplendor.

O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA, Gabriel García Marquez

 

”[O rasto de luz] subia num ângulo muito inclinado, talvez trinta e cinco ou quarenta graus, e parecia estar a acelerar, embora isso seja difícil de afirmar, por causa dos ângulos e da ausência de referências no pano de fundo. Mas se tivesse de estimar a velocidade, diria uns cem nós.

- E a que altitude ia o objecto, quando o reconheceu inicialmente, no seu rastro de luz ascendente?

- Não sei dizer, a menos que saiba a distância. A altitude é o produto da distância e do ângulo que parte do horizonte. Mera trigonometria.

CREPÚSCULO FATAL, Nelson DeMille

 

Shamron puxou a fotografia de Bucareste para fora do alinhamento e colocou-a junto à de Londres. O mesmo ângulo, posição de cabeça, queixo ligeiramente para a esquerda, obscurecendo-lhe metade do rosto.

O CONFESSOR, Daniel Silva

 

Com um ronco, a máquina girou noventa graus sobre si mesma e avançou como um tanque militar.

A ponte do Goya era um cubo plexiglás situado dois níveis acima do convés principal. Daí, Rache tinha uma vista de 360 graus do mar negro em redor (…)”

A quinze milhas de distância, ainda fora do alcance do radar, Delta-Um desviou abruptamente o [helicóptero] Kiowa do seu curso, trinta e cinco graus para oeste.

A CONSPIRAÇÃO, Dan Brown

 

O americano contemplou a fila de silenciosas figuras esculpidas em pedra ançã, assentes em estruturas que bordejavam um jardim geométrico francês, cheio de rectas e ângulos.

O CODEX 632, José Rodrigues dos Santos

 

Inspeccionei o cartão. Continha os mesmos elementos do meu, o holograma da Trion a 3-D, que mudava de cor conforme o ângulo de incidência da luz (…)”

PARANÓIA, Joseph Finder

 

À hora exacta, os homens pegaram numa granada de duzentas e noventa libras, carregaram a ‘Howitzer’, o chefe da equipa regulou pelo óculo a elevação até aos quarenta e três graus e, quando ficou satisfeito, recuou.

A FILHA DO CAPITÃO, José Rodrigues dos Santos

 

O grande círculo de metal rodou 360°, abrindo totalmente a porta, que se voltaria a fechar dentro de cinco segundos.

Enquanto saltava os degraus atrás da sua presa, Hulohot mantinha-se o mais possível junto à parede exterior, para dispor do maior ângulo de tiro possível. À medida que a escada se desenrolava diante dele, parecia que Becker estava sempre cento e oitenta graus à sua frente, sempre fora de vista.(…) Fez cinco voltas completas de trezentos e sessenta graus antes de parar.

FORTALEZA DIGITAL, Dan Brown

 

Dar uma volta com a cabeça ligeiramente inclinada num determinado ângulo poderia representar a pergunta: «Onde poderemos passar o nosso dia juntos, Director?».

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, Arthur Golden

 

Experimentou colocar o caderno à sua frente num ângulo de quarenta e cinco graus, mas descobriu que o pulso esquerdo se cansava.

A TRILOGIA DE NOVA IORQUE, Paul Auster

 

”(…) fez sinal a Gabriel para ajustar o ângulo das luzes florescentes.

PRÍNCIPE DE FOGO, Daniel Silva

 

Voar ao longo do canyon até sobrevoar o lago que tem uma represa de castores. Continuar durante um minuto e dez segundos. Voltar completamente à esquerda e regressar à entrada do canyon. Voltar à direita e continuar a noventa graus durante oitenta segundos.

Não deve ter seguido o velho ditado da aviação segundo o qual a manobra mais segura é uma volta de cento e oitenta graus.

O AVIADOR, Ernest K. Gann

 

A cabeça da batedeira estava inclinada para trás e as pás batedoras faziam um ângulo de quarenta e cinco graus.

Agarrada ao último, conseguiu empurrar o alçapão, que se abriu num ângulo de noventa graus.

Deborah apontou a luz para os dois túneis. Pareciam idênticos e todos os três se intersectavam no mesmo ângulo aproximado de cento e vinte graus.

CHOQUE; Robin Cook

 

As paredes estremeceram com o impacto de uma explosão surda e o convés inclinou-se num ângulo acentuado, na direcção de estibordo.

Em cumprimento às ordens do capitão, perscrutou o oceano numa área de trinta graus para estibordo.

Empreendeu então um círculo incompleto, dando uma volta de 180 graus para ficar voltado para trás.

O Zodiac girava num ângulo de quarenta e cinco graus, tendo o fundo chato paralelo à superfície em declive e o lado de bombordo descaído em relação ao lado do estibordo.

“[Nikola Tesla] descobriu uma forma de fazer girar os campos magnéticos, recorrendo a duas bobinas colocadas em ângulo recto, às quais aplicava uma corrente alternada.

Passados minutos, o hidroavião sobrevoava a baía, erguendo-se num ângulo acentuado, para ultrapassar os picos escarpados das montanhas cinzentas que flanqueavam a enseada, apanhando depois a direcção norte, rumo ao desconhecido.

MUTAÇÃO POLAR, Clive Cussler

 

Um fio de sangue (…) virou em ângulo recto em frente da casa dos Buendía (…)”

CEM ANOS DE SOLIDÃO, Gabriel Garcia Marquez

 

Antipova vivia no ângulo formado pela rua dos Mercadores e a rua Novosvalotchny, precisamente em frente da casa das estátuas (…)”

No ângulo havia uma casa cinzento-escura ornada de estátuas. Sobre as enormes pedras rectangulares do envasamento que a rampa cortava em linha oblíqua, destacavam-se as manchas negras dos últimos números dos jornais e dos decretos governamentais ali afixados.

O DOUTOR JIVAGO, Boris Pasternak

 

“(…) dois sofás modernos, com ar confortável, colocados em ângulo recto, com uma pequena lareira em frente, candeeiros de leitura e luzes indirectas.

FOI ASSIM QUE ACONTECEU, Teresa Font

 

Particularmente relevante era o punho de uma faca de cozinha saliente de um ângulo agudo e apontado para a extremidade anterior do corpo a partir da sua posição na superfície superior externa e anterior da coxa direita.

A ala mais recente (…) destacava-se das traseiras da estrutura principal em ângulos rectos.

Em lugar disso, limitou-se a dobrar a agulha a cento e oitenta graus antes de tornar a colocar a seringa vazia no bolso do casaco.

No quarto 609, Jazz fez Laurie rodar cento e oitenta graus para empurrar a cama de modo a que a cabeceira entrasse primeiro.

“(…) Laurie deixou que a sua cabeça caísse para trás sobre a almofada. Tinha a cama elevada cerca de trinta graus.

MARCADOR, Robin Cook

 

Angelina curvou-se então sobre os cobertores, de gatas como um felino, as suas longas pernas dobradas em ângulo recto, o cabelo caindo sobre a cara, a pele branca brilhando na penumbra do moinho.

Pensou que, acontecesse o que acontecesse, a sua vida acabara também de rodar 180° naquele exacto instante.

O RIO DAS FLORES, Miguel Sousa Tavares

 

Estávamos deitados na cama. Ela fazia um ângulo recto comigo, a cabeça pousada no meu estômago.

ÚLTIMO ACTO EM LISBOA, Robert Wilson

 

Estudou-lhe o perfil. A articulação do maxilar era um ângulo recto perfeito (…)”

O ARTISTA DA MORTE, Daniel Silva

 

As prateleiras estavam ligeiramente desniveladas, com um declive de dois a quatro centímetros para a direita.

O TESTAMENTO, John Grisham

 

Avançando em ângulos obtusos, milhões sobre milhões de tijolos unem-se uns aos outros para segurar as janelas sujas e os telhados planos e monótonos.

O bisturi mergulhou fundo nos tecidos e depois, num movimento suave e audível, deslizou pela pele, num ângulo de cerca de quarenta e cinco graus.

“(…) Susan sentou-se no primeiro degrau, com os pés no degrau a seguir, e encolheu os joelhos em ângulo agudo.

No espaço de um só dia, os seus sentimentos para com Bellows tinham feito uma viragem de cento e oitenta graus.

Um dos auscultadores do estetoscópio ficara dobrado em ângulo recto.

O tubo recuava até à extremidade do corredor, depois dobrava em ângulo recto, acompanhando-o paralelamente juntamente com outras condutas de oxigénio que vinham das outras salas de operações.

As paredes [do edifício] eram inclinadas para dentro a um ângulo de oitenta graus, erguendo-se a uma altura de cerca de sete metros e meio com a mesma inclinação.

A câmara de televisão esgotou a amplitude do seu arco e recomeçou na direcção oposta.

Contornando-a, seguiu um tubo com as mãos e sentiu que ele virava para baixo, formando um ângulo de noventa graus.

COMA, Robin Cook

 

A cabeça, no entanto, estava de frente, como se uma mão poderosa a tivesse rodado noventa graus na direcção das costas, partindo-lhe os ossos do pescoço.

A CIDADE DOS DEUSES SELVAGENS, Isabel Allende

 

A pedra teria transformado o crânio em polpa se o impacto tivesse sido a noventa graus.

- Estou a analisar um arco numa secção de noventa graus convosco na ponta – disse o operador do gerador de imagens.

O AFEGÃO, Frederick Forsyth

 

Junto às paredes alinhava-se uma meia dúzia de sofás, emparelhando com outras tantas cadeiras de coiro, e depois a sala estendia-se pelas traseiras da Câmara, formando um ângulo. Na extremidade oposta estavam reunidos três homens em frente de um bar semicircular.

O HOMEM, Irving Wallace

 

Alguns carros muito usados estacionavam em ângulo junto às portas dos seus pequenos quartos.

A sua cabeça sofrera uma torção de quase cento e oitenta graus e o pescoço partido inchara, tomando uma cor azul-escura.

ALMAS PERDIDAS, Michael Collins

 

Gabriel apontou um grau para a direita e voltou a disparar.

A carrinha inclinou-se alguns graus para bombordo ao entrar na berma da estrada e o trepidar dos pneus sobre as bandas sonoras enviaram ondas de dor através do corpo de Gabriel.

O CRIADO SECRETO, Daniel Silva

 

- É em função do ângulo de inclinação que se determina a altura com que a onda chega à costa. Podemos ajustar a inclinação para qualquer ângulo.(…) Uma grande onda a chegar a uma baía com uma milha, com uma inclinação de vinte e sete graus.

- Também se liga automaticamente se o veículo se inclinar a mais de trinta graus na horizontal.

ESTADO DE PÂNICO, Michael Crichton

 

- Mas o senhor falou em ensino e numa profissão. É adjunto a algum corpo do exército, como mestre da nobre arte da ofensiva e da defensiva? Ou talvez um dos que traçam linhas e ângulos, a pretexto de exploicar matemática?

O ÚLTIMO MOICANO, Fenimore Cooper

 

“(…) as palavras «U.S. Navy» inscritas entre os braços em forma de gancho de uma pequena âncora e ao longo da hipotenusa do músculo deltóide.

A MANCHA HUMANA, Philip Roth

 

Agora só tinha de determinar a direcção. Havia um mostrador de 1 a 360 incorporado no receptor, com um ponteiro a indicar a origem do sinal.(…)

- Qual é o nosso rumo? (…)

- Cento e vinte graus.

A agulha no mostrador indicava 340. Somando 120 a esse valor situava a direcção perto de 100.

O sinal era agora mais fraco, mas a terceira linha do mapa formou um triângulo com as outras duas, e a ilha de Sande situava-se basicamente dentro daquele triângulo.

Em virtude do ângulo de nariz levantado em que o avião se encontrava sobre a relva, não conseguia ver nada para a frente senão o céu azul limpo.

O avião virara noventa graus, e Harald estava ansioso por o endireitar e sentir-se novamente seguro (…) Dera já uma volta de três quartos de círculo quando Poul disse por fim: - Endireita.

Nas asas superiores, o pino era fixado pelo esticador de reserva, que Harald retirara entretanto, pelo que só precisava de rodar o pino noventa graus e fazê-lo deslizar para a frente cerca de dez centímetros.

Mas Karen prosseguia a volta ascendente. Harald rangeu os dentes. O avião atingira um ângulo de cento e oitenta graus.

VOO FINAL, Ken Follet

 

Quando os observei, estavam entre-abertos, ou seja, encontravam-se em ângulo recto com a parede.

OS CRIMES DA RUA MORGUE, Edgar Allan Poe

 

Os rapazes eram diferentes de todas as maneiras. Angelos tinha ângulos suaves, tanto no corpo como na mente, enquanto Antonis era acutilante, de faces magras e desejoso de atacar.

A ILHA, Victoria Hislop

 

Calmamente, Sato rodou a pirâmide no lugar, virando-a cento e oitenta graus.

Depois, virando-se silenciosamente num movimento de cento e oitenta graus, começou a andar rapidamente no sentido oposto, sempre junto à parede.

A sua cabeça encheu-se com ideias de Pitágoras, geometria sagrada e ângulos, e perguntou-se se «grau» poderia ter um significado matemático.(…) Voltou o anel dez graus… vinte graus… trinta graus…(…) Quando o anel chegara aos trinta e três graus, o cubo transformara-se, de repente, diante de si. Os painéis quadrados que constituíam os lados da caixa afastaram-se e caíram, quando as dobradiças escondidas os libertaram.

O SÍMBOLO PERDIDO, Dan Brown

Deixou-nos à entrada da route nationale em direcção a Ghardaia e ao Sahara, direcção plein sud, cento e oitenta graus.

NO TEU DESERTO, Miguel Sousa Tavares

 

Ao fundo da sala, deram uma volta de noventa graus e continuaram para uma porta semelhante àquela por onde Stephanie tinha entrado, mas na extremidade oposta da sala.

CONVULSÃO, Robin Cook

Winston pôs-se de joelhos e examinou a junta onde o cano formava um ângulo.

Num ângulo formado por uma fachada saliente, três homens imóveis, muito juntos, tendo o do meio um jornal nas mãos (…)”

1984, George Orwell

- Mas o que isto tem de diferente é as pás estarem colocadas obliquamente em relação à hélice, com uma torção de sessenta graus. E há quatro para aumentar o momento da força e talvez ajudarem o arranque.

Agora o olhar do condutor tinha de se desviar noventa graus da estrada para se cruzar com o do passageiro, por vezes segundos a fio, tempo durante o qual, segundo os cálculos de Beard, tinham avançado várias centenas de metros.

Disse boa-noite a Hammer e depois partiu com a mala, ao longo de muitos corredores e a dobrar esquinas em ângulo recto (…)”

SOLAR, Ian McEwan

Disse, indicando num ângulo da sala algumas estantes carregadas de dezenas de volumes.

O NOME DA ROSA, Umberto Eco

Arkady não conseguiu correr depois de passar, porque vinha um segundo limpa-neve num ângulo, e um terceiro, a arrastar-se e a ruminar, emparedado o passeio com neve.

- A localização dos tiros fatais… doze graus abaixo do equador craniano ou, por outras palavras, abaixo e à direita da parte de trás do crânio.

O FANTASMA DE ESTALINE, Martin Cruz Smith

 

Aprendeu com o mestre de Exeter a importância das proporções, o simbolismo dos diversos números, bem como as fórmulas quase mágicas para determinar a largura exacta duma parede ou o ângulo dum degrau duma escada em espiral.

Tinha talento para o desenho: as suas linhas eram direitas, e os ângulos, perfeitamente rectos.

OS PILARES DA TERRA, Ken Follet

 

Depois de descer as escadas escuras que descreviam uma curva de cento e oitenta graus, Kim navegou por entre o mar de caixas vazias que enchiam o vestíbulo.

RISCO CALCULADO, Robin Cook

 

A esquadra datava do início dos anos 70 e, ao que parecia, fora concebida por alguém especializado em instituições governamentais, com uma predilecção por ângulos de 90 graus, betão e pintura verde-lodo.

A PRINCESA DE GELO, Camilla Läckberg

 

Um olhar para a manga de vento confirmou-lhe que a brisa soprava de facto de norte, pelo que se posicionou no sentido de 130 graus, conforme instruído pela torre.

O ANJO BRANCO, José Rodrigues dos Santos

 

 

As funções na literatura

"Grace agarrou no gráfico e examinou-o mais cuidadosamente. A linha superior do gráfico começava com números à volta dos cento e cinquenta e baixava vagarosamente, descrevendo uma curva descendente. Os números da linha inferior ascendiam a muitos milhares. Grace começou a examinar as linhas convergentes e sentiu um arrepio ao compreender que a filha tinha estado a representar através de um gráfico a evolução da sua doença. A linha descendente era a contagem de linfócitos-T, indicando que o seu sistema imunitário estava a perder terreno. A linha inferior, que subia rapidamente, era a contagem do ADN, indicando que o vírus [ da sida] estava a progredir com rapidez "

UMA FAMÍLIA PARA KATHY CAMERON, Henry Denker

 

"Quando a humidade aumenta, a densidade também aumenta, o que reduz a velocidade da bala e faz baixar o seu ponto de impacte. O assassino terá compensado a brisa e a humidade com a elevação da arma e alinhamento do cano para a direita (...). Com um vento de vinte km por hora sobre trezentos e oitenta metros, cerca de quatro metros"

O HOMEM DA ESTRELA BRANCA, James Thayer

 

"Contudo, a resposta da escola para esta situação tinha sido colocar a criança a saltitar de sala em sala (todos os dias uma) numa fórmula em que repartir o mal pelas aldeias foi tida como a acertada. Bom exemplo perpetuante de uma descontinuidade, de ausência de limites (...). Uma criança é mais que o somatório de várias funções."

VIVEMOS LIVRES NUMA PRISÃO, Daniel Sampaio

 

"O professor abriu um terceiro gráfico. Apareceu um padrão fixo, de vibrações regulares, tal como no gráfico de Owens Valley."

O MARTELO DO PARAÍSO, Ken Follet

 

A explosão deu-se no sentido ascendente e horizontalmente à velocidade de várias centenas de metros por segundo.

A CÂMARA, John Grisham

 

”-O veado subia na vertical a cerca de um metro por segundo, tendo em conta a inclinação da encosta. A quinhentos metros, o tempo de vôo de uma bala é um pouco inferior a três quartos de segundo, por conseguinte eu tinha de fazer pontaria a cerca de um metro à frente do ponto que queria atingir.

Uma boa carabina de precisão tem uma margem de erro inferior a um ângulo de meio minuto. Isso equivale a menos de um centímetro de diâmetro a cem metros. A mil e duzentos metros, é multiplicar por doze; mas um grupo de tiros deve enquadrar-se num círculo inferior a quinze centímetros de diâmetro.

SOMBRAS SOBRE A BABILÓNIA, David Mason

 

Pete soltou o berbequim da extremidade da broca enfiada no furo, levantando-o como se pesasse um décimo dos seus quarenta quilos.

O técnico estudou o gráfico durante uns instantes. - Sim. A interpretação pode ser essa, todas as imagens no radar indicam movimento descendente.

À DERIVA NO ÁRCTICO, Dean Koontz

 

Tanto Annie como Robert queriam outro filho, mas ela abortara espontaneamente quatro vezes, e da última vez estivera em perigo de vida. A cada perda, o sofrimento aumentara exponencialmente.

O ENCANTADOR DE CAVALOS, Nicholas Evans

 

O jovem pediu um lápis ai criado e começou a multiplicar dois dólares e cinquenta por mil. Era fácil. Dez por cento daquilo dava duzentos e cinquenta dólares. Multiplicando por cinco dava mil duzentos e cinquenta dólares. Deduzindo setecentos e cinquenta dólares de avanço ficavam quinhentos dólares ganhos com a primeira edição. E agora ia haver a segunda edição. Supondo que o avanço era de dois mil, dava doze e meio por cento de cinco mil dólares. Se é que o contrato ia ser assim. Seriam seiscentos e vinte e cinco dólares. Mas talvez não chegasse aos doze e meio por cento antes dos dez mil. Bem, ainda assim eram quinhentos dólares. Ainda ficava com mil.

O JARDIM DO ÉDEN, Ernest Hemingway

 

A nossa razão de subida no limite de entrar em perda é de cento e trinta pés por minuto, às vezes menos. Estamos agora a três mil e setecentos pés. A nossa velocidade é de cento e quarenta nós.

Chegaram novos relatórios do avião de apoio, além de dados adicionais de Connie sobre a velocidade, o ângulo de subida e o aquecimento dos motores.

PÂNICO NO VÔO 19, Robert P. Davis

 

O exame quatro dias depois mostrou uma redução de vinte por cento no tamanho do tumor.

APENAS AMOR, Erich Segal

 

Sentada à boleia da primeira carruagem ia uma mulherona de seios hiperbólicos, com roupa de homem e um cachimbo de pirata nos dentes.

FILHA DA FORTUNA, Isabel Allende

 

Os que gostarem de café feito em água a cem graus, serão obrigados a passar sem ele, porque nesta altura a ebulição manifestar-se-á a noventa graus.

John Mangles mergulhou nas águas um termómetro Fahrenheit, que marcou duzentos e dois graus, ou oitenta graus centígrados.

Os barris que tinham a provisão do azeite de foca foram içados para o castelo da proa pela tripulação, a quem o perigo centuplicava as forças.

Depois, subitamente, sem tocar no solo, [o boomerang] elevou-se, descrevendo um ângulo recto, subiu à altura de cem pés, feriu mortalmente uma dúzia de pássaros, e, descrevendo uma parábola, tornou a cair aos pés do caçador.

Tinha vinte pés de comprimento, quinze de largura e dez de altura, isto é, três mil pés cúbicos de capacidade.

OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT, Jules Verne

 

- Cerca de metade desta gente pobre gasta setenta por cento do seu rendimento a tentar manter a habitação que tem. Teoricamente, deviam gastar um terço.

Dos vinte por cento de honorários, a clínica podia ficar com metade; os outros dez por cento iam para a fundação. (…). Ele pedira uma indemnização de cem mil dólares, o que rendera à clínica um total de dez mil (…)”

- Quando fizer quarenta anos, terei um milhão de dólares investido em fundos de pensão. Quando tiver quarenta e cinco anos, terei três milhões. Quando tiver cinquenta anos, terei dez.

O ADVOGADO, John Grisham

 

A razão propulsão/peso é de vinte para um. Na maior parte dos jactos, é de sete para um.

- O efeito de resistência de um metro quadrado de tecido é o bastante para reduzir e quase vinte por cento a velocidade de queda de um corpo.

- O crescimento da ciência é exponencial. Alimenta-se de si mesma, como um vírus. Cada descoberta abre a porta a novas descobertas (…) Hoje, medimos os progressos científicos em termos de semanas.

ANJOS E DEMÓNIOS, Dan Brown

 

- Desde o momento em que vi a explosão até aquele em que a ouvi, passaram-se entre trinta a quarenta segundos. O som desloca-se a cerca de mil e setecentos metros cada cinco segundos; como tal, calculei que estaria à distância de uns doze quilómetros da explosão, altitude incluída.

CREPÚSCULO FATAL, Nelson DeMille

 

Num processo engenhoso, a energia cinética gerada pela gravidade e pelas lagartas à medida que o esquiador deslizava descendo uma montanha era automaticamente armazenada para recarregar as baterias para a subida seguinte.

A CONSPIRAÇÃO, Dan Brown

 

Inclinou-se para o microfone parabólico.

Na maior parte dos círculos informáticos, RV significava «realidade virtual», mas, na NSA, tinha um significado diferente: ´rep-vis’ – representação virtual. Num mundo cheio de técnicos e de políticos, todos eles com um nível de compreensão técnica diferente, a representação gráfica era, muitas vezes, a única maneira de explicar uma situação; um simples gráfico com uma linha a pique provocava regra geral uma reacção mais intensa do que volumes de inspiradas explicações.

Na RV, o número de atacantes lançados ao assalto tinha duplicado nos últimos minutos. A partir daquele momento, ia crescer exponencialmente.

FORTALEZA DIGITAL, Dan Brown

 

”(…) enquanto a agulha passava para a cavidade abdominal (…) Paul activou a unidade de insuflação. Instantaneamente, o dióxido de carbono começou a fluir para a cavidade abdominal de Kristin, ao ritmo de um litro de gás por minuto.

Só havia mais cinco pessoas visíveis num espaço que comportaria cinquenta. Era óbvio que a Wingate esperava crescer exponencialmente.

CHOQUE; Robin Cook

 

- Esses construtores universais terão instruções específicas para colonizarem os sistemas solares que encontrarem e construírem aí novos construtores universais, os quais, por sua vez, serão enviados para as estrelas seguintes, num processo em crescimento exponencial.

A FÓRMULA DE DEUS, José Rodrigues dos Santos

 

Como estes primeiros calores coincidiram com uma subida vertical do número de vítimas, que se cifrou em perto de setecentas por semana, apoderou-se da cidade uma espécie de abatimento.

O gráfico dos progressos da peste, com a sua subida incessante, depois o longo planalto que lhe sucedera, parecia inteiramente reconfortante ao doutor Richard, por exemplo. «É um bom gráfico, um gráfico excelente», dizia ele. Considerava que a doença tinha atingido o que ele chamava «um patamar». Daqui e diante só poderia decrescer.

A PESTE, Albert Camus

 

Começou a aumentar a cadência da marcha, até o mostrador do velocímetro lhe indicar que tinha atingido a média habitual de vinte e oito remadas por minuto.

Austin acelerou mais o motor, fazendo com que se começassem a elevar pelo ar. Embora o parapente tivesse uma média de elevação de cerca de dez quilómetros por segundo, na presente situação subia mais lentamente, já que suportava uma carga dupla.(…) Seguiram em direcção à ilha, voando a uma média de quarenta quilómetros horários.

MUTAÇÃO POLAR, Clive Cussler

 

E tudo o que estamos a fazer, esta enfermeira diplomada e eu, é captar o olhar um do outro por períodos de tempo exponencialmente longos enquanto ela faz perguntas ao paciente (…)”

O CANTO DA MISSÃO, John Le Carré

 

Sabia que este campo de investigação, relativamente recente, estava a avançar a uma velocidade exponencial, incentivado pela decifração do genoma humano completo.

MARCADOR, Robin Cook

 

E tudo o que era o essencial da sua produção e da sua riqueza entrou em crise, a partir de 1930: a arroba de cortiça, a principal das suas produções e que representava quase 30% das exportações portuguesas, valia 23 escudos em 1929 e 11 escudos em 1933; a carne de porco, que valia 150 escudos a arroba, caiu para 60; e o azeite desvalorizou um terço no mesmo período de tempo.

O RIO DAS FLORES, Miguel Sousa Tavares

 

- Disseram-me que a temperatura não desceu muito abaio dos vinte graus ontem à noite. O corpo iria arrefecendo cerca de 0,75 a um grau por hora. O termómetro marcava 24,6 graus e havia já rigor mortis instalado nos músculos curtos e a instalar-se nos longos. Por isso a minha opinião, baseada na experiência, é que o assassinato foi cometido entre as cinco e as seis da tarde de ontem(…)”

ÚLTIMO ACTO EM LISBOA, Robert Wilson

 

- O ar está a aquecer na Antárctida a  um ritmo de meio grau Celsius por década. Ou seja, cinco vezes mais depressa do que no resto do mundo. E isto desde, pelo menos, 1940.

O árabe desenhou uma linha ascendente numa folha limpa do bloco.

- Toda a produção de bens finitos tem um pico. A produção sobe, sobe, sobe, até que atinge a metade e começa a descer, como uma montanha.(…)

Cruzou a linha ascendente da procura com uma linha descendente da oferta.

- E a produção de petróleo a baixar.

O SÉTIMO SELO, José Rodrigues dos Santos

 

“(…) lembrava que não deveria excluir-se a hipótese de se tratar de uma casualidade fortuita, de um alteração cósmica meramente acidental e sem continuidade, de uma conjunção excepcional de coincidências intrusas na equação espaço-tempo (…)”

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, José Saramago

 

 

A única situação que o fazia sentir confortável era uma temperatura de vinte e cinco graus centígrados e trinta por cento de humidade.

Para o relaxamento dos músculos foi ministrada uma dose de dois centímetros cúbicos de succinilcolina a zero virgula dois por cento às sete horas e vinte e seis minutos e uma segunda dose às sete horas e quarenta minutos.

COMA, Robin Cook

 

O percutor bateu no cartucho de calibre .22, e a bala saiu pela boca da arma a uma velocidade de mil pés por segundo.

A IRA DOS ANJOS, Sidney Sheldon

 

Também disse que naquele momento o glaciar estava a avançar à velocidade de cem metros por dia – o comprimento de um campo de futebol a cada vinte e quatro horas.

-[Estragos] do tremor de terra. Tivemos um pequenino, enquanto estavas fora. Cerca de 4,3.

- Tem vindo a subir nos últimos seis mil anos, desde o começo do Holocénico. O nível do mar tem vindo a subir ao ritmo de dez a vinte centímetros por cada cem anos.

“(…) quando os computadores do Centro Nacional de Informações sobre Terramotos registaram uma perturbação sísmica atípica originada na bacia do Pacífico, mesmo ao Norte das ilhas Salomão, com 6,3 na escala de Richter.

ESTADO DE PÂNICO, Michael Crichton

 

O truque para viver sozinho aqui em cima, longe de todas as perturbadoras confusões, seduções e expectativas, afastado, sobretudo, da própria intensidade, consiste em organizar o silêncio, em pensar na sua plenitude de cume de montanha como capital, no silêncio como riqueza crescendo exponecialmente.

A MANCHA HUMANA, Philip Roth

 

O conta-rotações mostrava duas mil rpm e a velocidade era de noventa e cinco quilómetros por hora. Encontravam-se já a uma altitude de trezentos metros. O ponteiro no indicador de curva e inclinação estava na vertical.

VOO FINAL, Ken Follet

 

[O doutor Lapakis] estava empenhado numa batalha feroz, com cada tecido a combater as bactérias que lutavam pelo domínio. (…) As lesões nas pernas de Eleni, nas costas, no pescoço e na face, tinham-se agora multiplicado e ela jazia atormentada pelas dores, sem encontrar conforto para qualquer lado que se voltasse.

As condições de vida para todos eles tinham melhorado exponencialmente desde que eles tinham chegado à ilha há todos aqueles anos (…)”

A ILHA, Victoria Hislop

 

A taxa de mortalidade das lagostas aumentava assustadoramente, submergidos os crustáceos numa maionese dessorada e deixada apodrecer pela vil incúria de serviçais indisciplinadas, sem que a anfitriã controlasse, como era seu hábito, o gráfico necrológico (…)”

COCA-COLA KILLER, António Victorino D’Almeida

 

- A análise de densidade foi conclusiva – disse Nola. – Dezanove-vírgula-três gramas por centímetro cúbico. É ouro puro. Muito, muito valioso.

- O conhecimento cresce exponencialmente. Quanto mais sabemos, maior a nossa capacidade de aprender e mais rapidamente expandimos a nossa base de conhecimentos.

O SÍMBOLO PERDIDO, Dan Brown

Enquanto a mãe emagrecia, ele engordava numa, pouco saudável, proporcionalidade inversa.

CONVULSÃO, Robin Cook

O Partido afirmava que a taxa de mortalidade infantil não excedia agora os cento e sessenta mil, quando antes da Revolução atingia os trezentos – e assim por diante. Como uma única equação com duas incógnitas.

1984, George Orwell

O etanol puro congela a cento e catorze graus negativos, toda a gente sabia disso. Brandy a oitenta por cento teria quarenta por cento de etanol em volume, o que dava um ponto de congelação de… menos quarenta e cinco vírgula seis. Por fim, com a garrafa de bolso na mão, conseguiu tirar-lhe a tampa após alguma luta, despejou generosamente a libação e dentro de segundos estava livre.

Em apenas duas centenas de anos, a libertação da labuta diária associada à nossa curiosidade inata produziram um crescimento exponencial da nossa base de conhecimentos.

Estamos numa época de ouro para os mercados globais e por vezes dá a ideia de que a festa nunca irá acabar. Mas talvez vos tenha escapado um sector que está a ultrapassar os restantes e a duplicar todos os dois anos.

“(…) dos cálculos de uma equipa de Oxford para obter a forma óptima de um reflector solar, que não era a parábola que ele esperava.

SOLAR, Ian McEwan

A base de dados sobre o novo alcalóide crescia exponencialmente.

RISCO CALCULADO, Robin Cook

 

As sucessões na literatura

"Quando uma doente consegue sobreviver até aqui, 3 meses é muito tempo (...) porque o vírus [ da sida] aumenta em progressão geométrica "

UMA FAMÍLIA PARA KATHY CAMERON, Henry Denker

 

"As duas embarcações seguiam rumos convergentes (...)"

AVES DE RAPINA, Wilbur Smith

 

"(...)não lhe ocorreu conferir o que ele disse com a firma onde ele afirmou trabalhar? – perguntava ele pela enésima vez."

FINJAM QUE NÃO A VÊEM, Mary Higgins Clark

 

"Ela vivia com os dois filhos mais novos e uma sucessão de amigos masculinos numa caravana suja sem ar condicionado."

O SÓCIO, John Grisham

 

"Sempre a andar, como se traçassem com o pé duas rectas convergentes, foram-se aproximando."

NOVOS CONTOS DA MONTANHA, Miguel Torga

 

"Ao chegar à Main Street, viu pessoas a convergirem para a capela vindas de todas as direcções."

O CÉU NA TERRA, Lavyrle Spencer

 

"-Você explicou-me que o sistema era como uma pirâmide, não foi? – inquiri. – Os dez primeiros, depois os cem, e por aí fora, certo?"

JOGO MORTÍFERO, Lee Child

 

"Um disse ser 'improvável', outro afirmou que a possibilidade era 'infinitamente pequena' e o terceiro declarou que poderia ser feito com uma bomba atómica."

O MARTELO DO PARAÍSO, Ken Follet

 

Às 19.41, os quatro mísseis encontravam-se a cento e dez quilómetros do alvo para o qual convergiam.

SOMBRAS SOBRE A BABILÓNIA, David Mason

 

Houve uma longa sucessão de dias quentes e pouco ventosos em que o Sol se derramava (...)”

O REGRESSO DA ÁGUI-PESQUEIRA, Ewan Clarkson

 

A auto-estrada estendia-se à sua frente, entre sebes convergentes, por quilómetros e quilómetros, demasiados para se pensar neles (...)”

”(...)e o pai esclarecera que sempre não passava de uma sucessão de agoras, e o melhor que uma pessoa podia fazer era viver cada um deles plenamente na sua vez.” 

O ENCANTADOR DE CAVALOS, Nicholas Evans

 

Nos malares, sem pêlo, a epiderme morena, cor da espuma das boquilhas tinha-se coberto de rugas divergentes em torno dos olhos, de tanto que estes haviam piscado.

AS VINHAS DA IRA, John Steinbeck

 

À medida que Geller ia premindo as teclas, os quadrados iam-se tornando novamente mais pequenos, começando a convergir na figura do Coveiro do peito para cima.

A LÁGRIMA DO DIABO, Jeffery Deaver

 

Quando as duas filas de trânsito convergiram numa única, ele deixou a carrinha passar à sua frente e a rapariga de carro desportivo verde também.

O PROMONTÓRIO DOS PESADELOS, Carole Berry

 

- Quanto tenho na minha conta em Londres? – perguntou por fim.

- Cinquenta mil libras. És uma senhora muito rica.

- Não é suficiente. Podes emprestar-me o dobro a um juro de dez por cento, amortizável em três anos?

FILHA DA FORTUNA, Isabel Allende

 

Fache olhou para o papel. 1-1-2-3-5-8-13-21

- Só isto?- ladrou. – Tudo o que fez foi pôr os números por ordem crescente.[…]

- Capitão – disse Sophie, num tom perigosamente desafiador -, a sequência de números que tem na mão é uma das mais famosas progressões matemáticas da História.

Fache não imaginava que existisse sequer uma progressão matemática que merecesse o epíteto de famosa, e com toda a certeza não gostou do tom deslocado de Sophie.

- È a sequência de Fibonacci – continuou ela, apontando para o pedaço de papel que Fache continuava a segurar. – Uma progressão em que cada termo é igual à soma dos dois que o antecedem.[…]

- O matemático Leonardo Fibonacci criou essa sucessão de números no século XIII.

”PHI. Subitamente, viu-se de novo em Harvard, diante da turma de ‘Simbolismo na Arte’, a escrever no quadro o seu número preferido. 1,618. […] Enquanto carregava o projector de diapositivos, Langdon explicou que o número PHI derivava da sequência de Fibonacci, uma sequência famosa não só por a soma de dois termos adjacentes ser igual ao termo seguinte, mas também por os quocientes de dois termos adjacentes terem a surpreendente propriedade de se aproximarem de 1,618: PHI!

Ali, a refulgente Linha da Rosa fazia um ângulo de noventa graus para cima e trepava pela face do obelisco, subindo dez metros até à ponta do ápice piramidal, onde finalmente terminava.

Depois de galgarem a dois e dois os degraus da ampla escadaria, o tenente e os seus homens percorreram, de divisão em divisão, a vasta casa, revistando quartos e corredores mergulhados em sombras enquanto convergiam para o ponto onde soavam as vozes.

O CÓDIGO DA VINCI, Dan Brown

 

Simplesmente movendo-se, fixando inesperadamente convergências de linhas paralelas a que tu não tinhas prestado atenção, num ponto impreciso do espaço, fazia-te sentir como se tu, até então, tivesses obtusamente fixado o único ponto irrelevante.

O PÊNDULO DE FOUCAULT, Umberto Eco

 

A serra Tandil (…) é formada de uma sucessão semicircular de colinas de gneisse cobertas de relva.

Todos os olhares convergiram sobre MacNabs.

OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT, Jules Verne

 

As pessoas convergiram para o púlpito, aglomerando-se à volta das urnas, aos gritos e aos soluços (…)”

O ADVOGADO, John Grisham

 

Subitamente, a superfície do mar elevou-se, esparramando a água. A espuma irrompeu em círculos concêntricos divergentes por sobre a ondulação.

O SEGREDO DE THUNDER POINT, Jack Higgins

 

”(…) alunos conversavam ou precipitavam-se para a porta; como habitual, alguns convergiram para o professor em busca de esclarecimentos adicionais.

O CODEX 632, José Rodrigues dos Santos

 

- Agora, pense: nunca ninguém tocou nesse dinheiro e o depósito foi feito há quase cem anos e desde então tem acumulado juros.

O COMEDOR DE PÉROLAS, João Aguiar

 

”(…) o Arco do Triunfo transformado à distância num monumento minúsculo no centro convergente da Place de l’Étoile, o Sacré Coeur lá ao fundo, Notre-Dame e o Louvre do outro lado, o Panthéon mais afastado.

A FILHA DO CAPITÃO, José Rodrigues dos Santos

 

- Qual é o primeiro prémio?

- Cento e cinquenta mil dólares em ouro (…), cinquenta mil dólares para o segundo, descendo até duzentos dólares para o centésimo classificado. O total [de prémios] é de trezentos e sessenta mil dólares.

A CORRIDA DE FLANAGAN, Tom McNab

 

 O entoar melódico e ondulado de ‘Allah u akbar’ prolongou-se sobre a cidade e Ariana observou pela janela a multidão que convergia para a mesquita.

-Cada duplicação do tamanho do universo abrandou o tempo por um factor de dois.(…) O primeiro dia bíblico durou oito mil milhões de anos. O segundo dia durou quatro mil milhões de anos, o terceiro durou dois mil milhões, o quarto durou mil milhões, o quinto durou quinhentos milhões de anos e o sexto dia durou duzentos e cinquenta milhões de anos.

Os olhos voltaram a desfilar por aquela sucessão de algarismos redondos.

A FÓRMULA DE DEUS, José Rodrigues dos Santos

 

– Os ratos morreram da peste ou de qualquer coisa muito parecida – concluía ele. – Puseram em circulação dezenas de milhares de pulgas, que hão-de transmitir a infecção segundo uma progressão geométrica, se não conseguirmos detê-la.

A PESTE, Albert Camus

 

Informa-os de que tinha decidido seguir em direcção à baía de Danzig, o ponto mais provável para a convergência dos comboios de evacuação.

- Antes tínhamos de fazer convergir as transmissões de baixa frequência num ponto central aos quatro navios.

MUTAÇÃO POLAR, Clive Cussler

 

“(…) marchavam legiões de caravanas, de todas as direcções da bússola, filas longas e escuras de cavalos e camelos, todos a emergir da névoa que rasgava o vale e todos a convergir para um acampamento de tendas que se situava no sopé do monte.

Ele ia sentado de frente e a posição da janela tornava difícil ver para fora, de forma que as imagens desfilavam em veloz sucessão, como páginas de um livro animado a serem rapidamente viradas, cada visão inesperada, enquadrada.

O AFINADOR DE PIANOS, Daniel Mason

 

No entanto, desde [os anos 80, a Genética] havia florescido geometricamente, tendo o seu auge na sequência de 3,2 mil milhões de pares de base do genoma humano (…)”

Descobrira-se que certas áreas (…) destituídas de genes, revelavam enormes especificidades individuais, a ponto de até parentes próximos possuírem sequências divergentes.

MARCADOR, Robin Cook

 

O tenente Murdowo verificou pela enésima vez a colocação do pára-quedas (…)”

“(…) dezenas de pessoas de túnica branca pisaram a arena, cada uma com uma vela, cada vela por um morto, todas a convergir para o centro em levas sucessivas, em filas de gente e de velas (…)”

A ILHA DAS TREVAS, José Rodrigues dos Santos

 

O major voltou a indicar outro ponto do mapa. – Estamos a fazer convergir para aqui todas as forças da Legião para tentar travá-los antes desta ribeira.

O RIO DAS FLORES, Miguel Sousa Tavares

 

- Olha-se para uma nota de dez escudos e no dia seguinte é uma nota de cem, e no outro dia uma de mil.

ÚLTIMO ACTO EM LISBOA, Robert Wilson

 

Tomaram a bebida com vagar, pagaram e caminharam de volta para a camioneta, para onde convergiam já os restantes passageiros.

O SÉTIMO SELO, José Rodrigues dos Santos

 

Só este número representava um aumento de quatro mil por cento em relação ao rendimento que Mr. Clutter possuía em 1934, ano em que se casara com Bonnie Fox (…)”

A SANGUE FRIO, Truman Capote

 

“(…) considerava-se suficientemente conhecedor da matéria para vir a público perguntar com que dinheiro o país, dentro de uns vinte anos, mais ponto, menos vírgula, pensava poder pagar as pensões aos milhões de pessoas que se encontravam em situação de reformados por invalidez permanente e que assim iriam continuar por todos os séculos dos séculos e às quais outros milhões se viriam reunir implacavelmente, tanto fazendo que a progressão seja aritmética ou geométrica, de qualquer maneira sempre teremos garantida a catástrofe, será a confusão, a balbúrdia, a bancarrota do estado, o salve-se quem puder, e ninguém se salvará.

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, José Saramago

 

Os pequenos agrupamentos convergiam, formando uma pequena multidão.

O AGENTE SECRETO, Graham Greene

 

Metera-o [o dinheiro] num banco onde tomariam conta dele. Provavelmente teria um juro de doze por cento.

- Quanto? – perguntou Sandy. – A que taxa?

- Creio que são nove por cento.(…)

- Três por cento, então? – inquiriu.

- Isso mesmo. Desde vinte e seis de Março de mil novecentos e noventa e dois até um de Novembro de mil novecentos e noventa e seis. O total é de cento e treze milhões [dos noventa iniciais], mais alguns trocos que ignoraremos.

Se Patrick tivesse colocado todo o dinheiro em investimentos que rendessem oito por cento ao ano, o total seria agora de cento e trinta e um milhões. Se o rendimento fosse de dez por cento, ele teria agora cento e quarenta e quatro milhões.

O SÓCIO, John Grisham

 

“(…) mas afirmava que conseguira que a Câmara subsidiasse todas as obras que ele fizera só porque se comprometera a destinar vinte por cento dos seus apartamentos a famílias com baixos rendimentos. (…) O governo serviria de fiador em qualquer empréstimo bancário (…)”

ALMAS PERDIDAS, Michael Collins

 

No entanto, a orografia viera a modificar-se, primeiro de uma maneira a que se poderia chamar discreta, mansa, quase pura ondulação, agora com uma violência que dava que pensar, como se as montanhas tivessem iniciado um processo apocalíptico de fracturas em progressão geométrica.

A VIAGEM DO ELEFANTE, José Saramago

 

Ouviu-se um clamor, o pânico libertado por dezenas de gargantas, e primeiro cinco, depois dez, depois vinte, depois quarenta, cada vez mais homens abandonaram os muros de tijolo e desataram a correr, em desespero.

A VIDA NUM SOPRO, José Rodrigues dos Santos

 

A história que ainda não é história, a história que os movimentos do relógio estão agora a desenrolar, a história que prolifera enquanto escrevo, que cresce com a sucessão de um minuto após outro e será bem mais apreendida pelo futuro do que jamais o será por nós.

A MANCHA HUMANA, Philip Roth

 

Além disso, se os pés do cadáver fossem pequenos, como acontecia aos da rapariga, o referido acréscimo não se registaria numa mera razão aritmética, mas altamente geométrica, isto é, cumulativa.

O MISTÉRIO DE MARIE ROGÊT, Edgar Allan Poe

 

Ao longo de todos estes anos, temos depositado na sua conta juros de três por cento ao ano.

- E devo dizer, Sr. Bresson, que considero um juro de 2,75 por cento sobre o meu capital algo inaceitável, pelo que, de futuro, irei dar um uso melhor ao meu dinheiro. (…) Vou investir em três áreas… no imobiliário, acções e possivelmente em obrigações que, a propósito, estão a dar um lucro de 7,12 por cento. Também irei pôr de parte uma pequena quantia, nunca mais de dez por cento do que tenho, para investimentos especulativos.

Beth iria depositar as 200 000 libras na filial local da HSBC, satisfeita por receber juros de 4,5 por cento ao ano, embora ele soubesse exactamente quem iria beneficiar com a fortuna inesperada.

O CONDENADO, Jeffrey Archer

Apesar de um ligeiro tremor, as páginas dos memorandos estavam a ser estudadas e passadas para trás numa sucessão célere, sugerindo que a sua lendária velocidade de leitura não sofrera com a doença, nem com os acontecimentos das últimas vinte quatro horas.

CONVULSÃO, Robin Cook

“(…) de modo que, onde quer que estivessem as suas pupilas, contra a lei que governava a estatura dos corpos, convergissem para o mesmo ponto fulgurante.

O NOME DA ROSA, Umberto Eco

 

 

A estatística, as probabilidades e a combinatória na literatura

"Entre irmãos, há 25% de probabilidade de os tecidos [ da medula óssea] serem compatíveis (...) "

AS CHAVES DA RUA, Ruth Rendell

 

"O Dr. Kilvan [ explicou que] relativamente aos americanos, o risco de contrair cancro do pulmão para um fumador de quinze cigarros por dia durante vinte anos é dez vezes maior do que para um não-fumador. No caso de dois maços por dia, o risco é vinte vezes maior, e no caso de três (...) o risco é vinte e cinco vezes maior "

O JÚRI, John Grisham

 

"O homem inseriu a placa no leitor de cartões e ligou o instrumento.

- Experimenta todas as combinações possíveis – explicou. "

O TERCEIRO GÉMEO, Ken Follet

 

"O rótulo do novo factor dizia qualquer coisa acerca de menos de um por cento de probabilidade de se contrair sida."

VENCENDO AS LÁGRIMAS, Jeanne White e Susan Dworkin

 

"(...)sem contar com a argúcia e a experiência da gente pedinchante, sempre que é preciso recorrer ao cálculo de probabilidades, mínimas neste caso."

O EVANGELHO SEGUNDO JESUS CRISTO, José Saramago

 

Estatisticamente, havia fortes possibilidades de os desaparecimentos de Pepper e Patrick estatrem relacionados.

O SÓCIO, John Grisham

 

"(...)por isso a mulher foi-se. Ou morreu, ou divorciou-se, por isso eu tinha cinquenta por cento de probabilidades de acertar."

JOGO MORTÍFERO, Lee Child

 

"Por fim, a selecção do alvo pode ser específica ou aleatória. É óbvio que o terramoto mataria muita gente indiscriminadamente, portanto é aleatória."

O MARTELO DO PARAÍSO, Ken Follet

 

“Se a Polícia estabelecesse uma correlação entre a morte de Hilda Johnsson e o suposto acidente de Carolyn Wells, haveria uma corrida desenfreada dos meios de comunicação.”

ÉS MINHA, Mary Higgins Clark

 

No jogo da roleta da pena de morte, uma hipótese de cinquenta porcento era quase uma certeza.

A CÂMARA, John Grisham

 

” (...) mas que as probabilidades de sermos bem-sucedidos se ficam pelos cinquenta porcento. E as de sairmos ilesos são ainda mais baixas.

SOMBRAS SOBRE A BABILÓNIA, David Mason

 

”O Dr. Prouty reduzira Kevin Wainwright de vítima a dado estatístico.”

JUSTIÇA LOCAL, Jay Brandon

 

Provavelmente verá a rapariga da mão paralisada, logo à noite, na sala de jantar, é uma probabilidade, como também o são o homem gordo, o magro de luto, as crianças pálidas e seus pletóricos pais[...]”

”[...]O que o senhor Doutor não sabe é que em Novembro do ano passado morreram nas cidades capitais de distrito dois mil quatrocentos e noventa e dois indivíduos, um deles foi o senhor Fernando Pessoa, não é muito nem é pouco, é o que tem de ser, o pior é que setecentos e trinta e quatro eram crianças com menos de cinco anos de idade, quando é assim em cidades capitais, trinta por cento, imagine-se o que será por essas aldeias [...]”

 

”[...]Não estou a brincar, aliás, não percebo esse espanto, se um homem vai para a cama com uma mulher, persistentemente, são muitas as probabilidades de virem a fazer um filho, foi o que aconteceu neste caso [...]”

O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS, José Saramago

 

”-Portanto, ele introduziu na nota, ao acaso, frases soando a estrangeiro a fim de nos despistar.

Uma das câmaras de vídeo estava apontada aos olhos de Czisman e fazia continuamente testes à retina para análise das ‘probabilidades de verdade’, ou seja, para detecção de mentiras.

-Tenho tentado ampliá-la para lhe ver o rosto. Tenho noventa por cento de certeza de que ele é branco.

A seguir a esta frase, o computador inseria combinações de letras extraídas dos fragmentos de cinza. Acabara de acrescentar a letra i a seguir ao R. Outra estava já a formar-se à frente dessa.

A LÁGRIMA DO DIABO, Jeffery Deaver

 

Kelly apostaria na forte probabilidade de a seda ser verdadeira.

SEM REMORSOS, Tom Clancy

 

Agora, tinha ouvido que entre os engenheiros de bata branca, os cérebros da companhia, apenas dois em quatrocentos homens e mulheres possuíam de facto brevets.

-A proporção de oxigénio em relação ao azoto, cerca de vinte e um por cento, mantém-se a mesma até cerca de setenta mil pés.

PÂNICO NO VÔO 19, Robert P. Davis

 

”(…) e, assim que há mais pessoas envolvidas, as probabilidades de se guardar um segredo descem para zero.

Hoje em dia, cinco de cada seis dólares da economia não são em dinheiro, mas sim em vapor. Correntes de zeros e uns a viajarem pelo ciberespaço. Um milhar de milhão de dólares por dia faz agora ricochete pelo Mundo através do computador.

Era uma simples questão de engenharia estrutural: fazer explodir ali uma bomba correspondia à probabilidade máxima de conseguir arrasar o prédio.

A  HORA ZERO, Joseph Finder

 

Ao grito de ouro! ouro!, três em quatro homens abandonaram tudo e partiram rumo aos aluviões.

FILHA DA FORTUNA, Isabel Allende

 

Como qualquer soldado, sabia que só um em dez amputados conseguia superar a perda de sangue e a gangrena, não havia maneira de o evitar, era tudo uma questão de sorte.

As reservas do Governo perderam três homens em cada dez, o exército revolucionário ocupou Valparaíso e aí se preparou para avançar até Santiago e dominar o resto de país.

RETRATO A SÉPIA, Isabel Allende

 

”Dez dígitos. Sophie calculou relutantemente as probabilidades criptográficas. Dez mil milhões de escolhas possíveis. Mesmo que pudesse usar os mais potentes computadores de processamento em rede da DCPJ, precisaria de semanas para decifrar o código.

- Como vê – continuou Sophie -, a única maneira de obter a informação é conhecer a senha, com cinco letras. E com cinco anéis, cada um deles com vinte e seis letras, temos vinte e seis elevado à quinta potência. – Fez rapidamente as contas. – Cerca de doze milhões de possibilidades.

O CÓDIGO DA VINCI, Dan Brown

 

Em Abulafia a palavra de ordem podia ser de sete letras. Quantas combinações de sete letras se podiam dar com as vinte e cinco letras do alfabeto, calculando também as repetições, porque nada impedia que a palavra fosse ‘cadabra’? Existe uma fórmula em qualquer parte, e o resultado devia ser de seis biliões e qualquer coisa. Tendo uma calculadora gigante, capaz de encontrar seis mil milhões de combinações a um milhão por segundo, teria porém de comunicá-la a Abulafia uma a uma, para as experimentar, e já sabia que Abulafia demoraria cerca de dez segundos para pedir e depois verificar o password. Portanto, sessenta mil milhões de segundos. Como um ano tem pouco mais de trinta e um milhões de segundos, façamos trinta para arredondar, o tempo de trabalho seria de cerca de dois mil anos. Nada mau.

- Experimenta, escreve I, H, V, H, quando te pedir o input, e põe o programa a trabalhar. Talvez fiques mal: as combinações possíveis são só vinte e quatro.

- santos Serafins! E o que fazes tu com vinte e quatro nomes de Deus? Julgas que os nossos sábios não fizeram já o cálculo? Mas lê o Sefer Jerisah, décima sexta acção do capítulo quatro. E não tinham calculadoras. ‘Duas Pedras constroem duas Casas. Três Pedras constroem seis Casas. Quatro Pedras constroem vinte e quatro Casas. Cinco Pedras constroem cento e vinte Casas. Seis Pedras constroem setecentas e vinte Casas. Sete Pedras constroem cinco mil e quarenta Casas. Daqui para diante vai e pensa no que a boca não pode dizer e a orelha não pode ouvir.’ Sabes como é que se chama hoje a isto? Cálculo factorial. E sabes porque é que a Tradição te avisa que daqui para diante é melhor desistires? Porque se as letras do nome de Deus fossem oito as combinações seriam quarenta mil e se fossem dez seriam três milhões e seiscentas mil, e as combinações do teu pobre nome seriam quase quarenta milhões, e agradece a Deus por não teres a middle initial como os americanos, senão chegarias a mais de quatrocentos milhões. E se as letras do nome de Deus fossem vinte e sete, porque o alfabeto hebraico não tem vogais, mas sim vinte e dois sons mais cinco variantes – os seus nomes possíveis seriam um número de vinte e nove algarismos. Mas deverias calcular também as repetições, porque não se pode excluir que o nome de Deus seja Alef repetido vinte e sete vezes, então o factorial já não te chegaria e terias de calcular vinte e sete à vigésima sétima: e terias, julgo eu, quatrocentos e quarenta e quatro biliões de biliões de biliões de possibilidades, ou pelo menos, de qualquer modo, um número de trinta e nove algarismos.

O PÊNDULO DE FOUCAULT, Umberto Eco

 

Nesta expedição em busca do capitão Grant a soma de probabilidades parecia aumentar todos os dias.

Visto que a presença de Harry Grant se tornara um facto indiscutível, as consequências da expedição podiam ser grandes. Aumentava o número de probabilidades favoráveis.

Diz-se que entre um carcereiro que vela e um preso que quer fugir, as probabilidades são a favor do preso.

OS FILHOS DO CAPITÃO GRANT, Jules Verne

 

- Use uma média! – gritou Fichter, que se precipitou para o quadro e começou a colocar valores nos cálculos de probabilidades.

Era só uma probabilidade, tão aleatória como a probabilidade anterior de infiltração no programa do reactor nazi. E essa operação resultara em cheio.

A EQUAÇÃO HIMMLER, William P. Kennedy

 

- A sua clientela será um misto de terços (…). Cerca de um terço são empregados, um terço são famílias com filhos, um terço são pessoas com perturbações mentais, um terço são veteranos. E cerca de um terço dos que têm direito a subsídios de habitação devido aos seus baixos rendimentos recebem-no.

As estatísticas avançaram sem esforço. Esta era a vida e a profissão [de advogado] de Mordecai.

O ADVOGADO, John Grisham

 

Cheirava a urina – um cheiro comum numa cidade onde os bares excediam os urinóis públicos numa proporção de vinte para um.

ANJOS E DEMÓNIOS, Dan Brown

 

Pensava [o doutor Urbino] que, de um ponto de vista rigoroso, todo o medicamento era veneno e que setenta por cento dos alimentos vulgares apressavam a morte.

A anterior [epidemia de cólera], estava ele ainda na Europa, tinha causado a morte à quarta parte da população urbana em menos de três meses, incluindo o seu pai (…)”

O pior foi que o tempo passou e as cartas continuaram a chegar, uma em cada três ou quatro dias durante todo o ano (…)”

O AMOR NOS TEMPOS DE CÓLERA, Gabriel García Marquez

 

- De facto, estatisticamente, as probabilidades de existirem dois buracos distintos, um de entrada e um de saída, diametralmente opostos, ambos excluídos dos noventa por cento do depósito de combustível reconstruído, são muito inferiores a dez por cento.

- Muito bem, um por cento. Ainda resta uma possibilidade em aberto.

Podia mesmo acrescentar que as pessoas que viajam muito de avião preferem usar a probabilidade que têm em vários milhões de serem atingidos por um míssil a terem de se preocupar com um problema de segurança na aeronave.

- Penso que esta cassete é quarenta por cento imprecisa e quarenta por cento manipuladora. Como um filme de Oliver Stone.

Devo referir que a comunidade árabe e muçulmana de Nova Iorque é constituída por noventa e oito por cento de cidadãos honrados e honestos, um por cento de idiotas úteis para o restante um por cento, que são os maus.

Puxei uma gaveta ao acaso e encontrei algumas fichas com nomes hispânicos, que examinei.

- Compreenda, John, que existem cinquenta por cento de probabilidades de não chegar a esse encontro; ou, se o conseguir, terá cinquenta por cento de probabilidades de chegar a destino seguinte.

- Aposto consigo dez para um em como as minhas probabilidades são muito melhores do que isso.

CREPÚSCULO FATAL, Nelson DeMille

 

A Lucchesi bastava-lhe olhar para a sua própria diocese para ver os problemas com que a Igreja se deparava. Setenta por cento dos dois milhões e meio de católicos de Roma acreditavam no divórcio, no controlo da natalidade e no sexo pré-matrimonial – todos oficialmente proibidos pela Igreja. Eram menos de dez por cento os que se davam ao trabalho de ir à missa regularmente. Em França, a chamada ‘Primeira Filha’ da Igreja, as estatísticas eram ainda piores. Na América do Norte, a maior parte dos católicos nem sequer chegava a ler as suas encíclicas antes de as ridicularizar, e só um terço ia à missa. Setenta por cento dos católicos vivia no Terceiro Mundo, embora a maioria raramente visse um padre. Só no Brasil, seiscentas mil pessoas por ano abandonavam a Igreja, tornando-se protestantes evangélicos.

O CONFESSOR, Daniel Silva

 

Mais de noventa por cento dos meteoritos encontrados na Terra pertencem a esta categoria.

A presença de uma unidade de operações secretas trouxe consigo uma segunda, e ainda mais assustadora, conclusão: a probabilidade de escapar com vida àquele ataque estava perto de zero.

- Eles que tentem decorar uma sequência aleatória de seis caracteres depois dos quarenta [anos] (…)

- Teria de tentar todas as combinações possíveis.

A CONSPIRAÇÃO, Dan Brown

 

Oitenta por cento dos habitantes de Washington eram negros e noventa e oito por cento dos que eram presos com acusações criminais eram negros.

- Mas a lei, meus senhores, continha uma enorme falha – não regulamentava o fabrico destas armas no nosso país, porque, na altura, oitenta por cento dos revólveres disponíveis eram fabricados no estrangeiro.

DEVEMOS CONTAR À PRESIDENTE, Jeffrey Archer

 

- Isso é uma tabela de frequências? -, quis saber Lena, mirando a capa, onde se destacavam uns quadrados que mais lhe pareciam palavras cruzadas.

- (…) uma vez que existe um número muito limitado de possibilidades de reordenar as letras. Mas, se eu aumentar o número de letras, o número de combinações possíveis dispara exponencialmente. – Rabiscou no bloco de notas um longo 50 000 000 000 000 000 000 000 000 000 000. – Estás a ver? É este o número de combinações possíveis com apenas trinta e seis letras.

- Com base nesta descoberta, o grande cientista árabe do século XIX Abu al-Kindi escreveu um tratado de criptografia onde defendeu que a melhor forma de decifrar uma mensagem cifrada é identificar qual a letra mais comum usada na língua dessa mensagem e ver qual a letra mais comum da mensagem. Com alta probabilidade, seriam a mesma.

- Por exemplo, enquanto no inglês, no francês, no alemão, no espanhol e no italiano a letra mais frequente é o e, no caso português a primazia vai para o a.(…) O a representa treze e meio por cento das letras usadas em média num texto em português e o e treze por cento.

- É a taxa de vogais nos textos portugueses.(…) Uma média de quarenta e oito por cento das letras encontradas num texto português são vogais.

- Quão elevada é a taxa de mortalidade, doutora?(…)

- A taxa global de sobrevivência a uma leucemia mieloblástica aguda anda, receio bem, entre os trinta e cinco e os sessenta por cento.

O CODEX 632, José Rodrigues dos Santos

 

Na área de Yambuku havia agora duzentos e noventa e quatro casos conhecidos da doença, com uma taxa de mortalidade de aproximadamente noventa por cento.

Metade dos livros e revistas do Centro estavam arrumados ao acaso por todas as salas do complexo.

”(…) deu uma volta ao guarda-roupa, rapidamente escolhendo e repudiando várias combinações de roupa.(…) Acabou por decidir-se por uma saia de seda e uma camisola que recebera no Natal.

Queria ver se teria à sua disposição informação suficiente sobre o vírus Ebola para calcular a probabilidade estatística da família dos Estados Unidos ser a mesma que a do surto do Zaire, em 1976. Mesmo se as probabilidades fossem infinitesimamente pequenas como pensava, teria uma base científica para as suas crescentes suspeitas.

EPIDEMIA, Robin  Cook

 

”(…) um mundo harmonioso mas asséptico onde, evidentemente, os monitores dos computadores só se iluminavam para mostrar colunas de números – estatísticas, índices, cotações.

O COMEDOR DE PÉROLAS, João Aguiar

 

Era um peixe, vagamente um peixe, provavelmente haveria um rocaz no Oceanário.

- Oitenta por cento da comunidade científica diz que ela [a variedade açoriana do rocaz] não existe.

- E os outros vinte por cento?

- Os outros vinte por cento também dizem que não existe mas continuam a procurá-la.

- Mas você é de cá e está aqui, neste edifício, salvo erro, desde Janeiro. Há mais probabilidades de o pano lhe pertencer.

- Eu vou à pesca porque a pesca é uma actividade cheia de probabilidades, só que, para estabelecer essa rede de probabilidades, precisamos de ter uma variante qualquer. E uma regra que valha para a maior parte do tempo. Estou ali um dia inteiro, o peixe vem ou não vem, esconde-se numa curva ou suicida-se num anzol.

UM CRIME NA EXPOSIÇÃO, Francisco José Viegas

 

Tentei apenas SOMMERS, a data do nascimento dela, o primeiro e os sete últimos dígitos do seu número de Segurança Social, o número de empregado. Todo um conjunto de combinações.

PARANÓIA, Joseph Finder

 

”(…) mais as respectivas combinações [dos vinhos] com carne, peixe, queijo e fruta. Por exemplo, o ‘Chablis’ combinava bem com mariscos, o ‘Sancerre’ com ‘Roquefort’, o ‘Médoc’ com borrego, o ‘Sauternes’ com ‘foie gras’ e o ‘Sauvignon Blanc’ com salmão.

A FILHA DO CAPITÃO, José Rodrigues dos Santos

 

Na década de 90, as chaves tinham mais de cinquenta caracteres e utilizavam todas as 256 letras, algarismos e símbolos do alfabeto ASCII. O número de diferentes possibilidades era da ordem de 10120 – um 1 com 120 zeros à frente. Calcular uma chave passou a ser tão matematicamente improvável como descobrir um determinado grão de areia numa praia com 5 quilómetros de extensão.

- Se deu instruções ao David por telemóvel esta manhã, alguém pode ter interceptado…

- Uma probabilidade num milhão – interrompeu-a Strathmore, num tom tranquilizador.

Seguindo o procedimento criptográfico adequado, escolhera o código ao acaso e nunca o anotara em parte alguma; a hipótese de Hale ter adivinhado um código alfanumérico de cinco caracteres estava fora de causa: era trinta e seis elevado à quinta potência, mais de sessenta milhões de possibilidades.

’Uma password com cinco letras’, pensou. Calculou instantaneamente a probabilidades: 265 – 11881376 escolhas possíveis. A uma tentativa por segundo, demoraria dezanove semanas.

- Pelo amor de Deus! Os códigos de cancelamento são como as chaves de cifra… aleatórios! Impossíveis de calcular. Se acha que é capaz de teclar seiscentos triliões de possibilidades nos próximos quarenta e cinco minutos, faça o favor!

FORTALEZA DIGITAL, Dan Brown

 

Com toda a probabilidade, alguém estaria junto à porta de entrada à espera que a gueixa entrasse regressasse, e agarrar-me-ia pelo braço quando eu tentasse fugir.

MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA, Arthur Golden

 

Quinn levou o número e estudou-o durante dois dias e duas noites. Se era um código, havia combinações suficientes para dar dores de cabeça a um computador. Começou a formar as combinações mais fáceis, escrevendo os números que obtinha por esse processo numa coluna (…)”

O NEGOCIADOR, Frederick Forsyth

 

- Põem-se na mesa combinações de cartas (…). Mas só se pode expor o jogo depois de se ter feito uma vaza. Há duas espécies de combinações. Há sequências, como uma sequência de trunfo, ás, rei, dama, valete, dez. E há pares, um rei e uma dama do mesmo naipe.

HOROWITZ E MRS. WASHINGTON, Henry Denker

 

Nove em cada dez vezes era a ameaça de uma palmada [da ursa] que o punha na ordem.

RINGO, O LARÁPIO, Robert Franklin Leslie

 

Copiou as letras pela ordem da sua aparição: OWEROFBAB. Depois de ensaiar algumas variantes durante um quarto de hora, trocando-as de posição, separando-as, reorganizando a sequência, voltou à disposição original (…)”

Tinha lido algures que entre as 3:30 e as 4:30 da madrugada havia mais pessoas a dormir do que noutra altura qualquer. Do ponto de vista estatístico, era mais certo não acontecer nada durante aquele período (…)”

O dinheiro tornou-a feliz, claro, mas nunca o associou à obra de Fanshawe. Era um presente improvável, um bilhete de lotaria premiado que tinha caído do céu, e era tudo.

”(…) e durante várias semanas sentava-me no meu escritório a elaborar listas, correlacionando pessoas e lugares, lugares e épocas, épocas e pessoas, a desenhar mapas e calendários, a procurar endereços, a escrever cartas.

A TRILOGIA DE NOVA IORQUE, Paul Auster

 

- Sabes que acabaram de bombardear um autocarro em Rehavia?

- Claro. Ouvimos a explosão dentro do Makhane Yehuda. Foi por isso que decidi vir de autocarro para casa. Achei que seria improvável acontecer duas vezes no mesmo dia.

Estavam [diversos agentes da Polícia] a mandar parar as pessoas aleatoriamente, verificando as identificações, revistando as bagagens.

PRÍNCIPE DE FOGO, Daniel Silva

 

Não havia vento e a avaliar pelo aspecto do céu havia poucas probabilidades de vento na manhã seguinte.

A noite passada, com as luzes apagadas, pareceu-me visualizar melhor as coisas e estou seguro a noventa por cento de ter visto algo através daquela aberta.

O AVIADOR, Ernest K. Gann

 

- Se isto for verdade, é uma taxa de sucesso de um em cem. (…)

- Bem, sabemos agora por que é que a taxa de sucesso com os teus óvulos foi tão baixa. A clonagem por transferência nuclear é assim. Por outro lado, correu melhor do que com os indivíduos que clonaram a ovelha Dolly. Acho que fizeram duzentas tentativas antes de conseguirem uma positiva. Tu tens quatro positivas em menos de trezentas. (…) A estatística deles é mais de duas vezes superior.

CHOQUE, Robin Cook

 

«É um grande bando de delfins», pensou. Vão dispersos e os peixes-voadores têm poucas probabilidades. O pássaro não tem nenhumas. Os peixes-voadores são grandes de mais para ele e demasiado velozes.

O VELHO E O MAR, Ernest Hemingway

 

 Como não tinha posse para dar dois dotes, determinou que Asunción tinha mais probabilidades de fazer uma aliança conveniente, já que tinha aquela beleza pálida e opulenta, de que os homens tanto gostam, e era obediente.

INÉS DA MINHA ALMA, Isabel Allende

 

- O doutor Gouveia disse que noventa por cento dos cancros do pulmão são causados pelos cigarros.

(…)

- O meu cancro do pulmão foi detectado um pouco tarde. Parece que, no cancro do pulmão, isso acontece em setenta e cinco por cento dos casos. Diagnóstico tardio.

- Para resolver isso, a mecânica quântica recorreu ao cálculo de probabilidades. Se um electrão tiver de escolher entre dois buracos por onde passar, há cinquenta por cento de probabilidades de o electrão passar pelo buraco da esquerda e outros cinquenta por cento pelo da direita.

 Bagheri colou a broca de uma perfuradora eléctrica ao segredo do cofre, activou a perfuradora e abriu um buraco minúsculo; ligou uns fios da máquina do ecrã ao buraquinho no segredo do cofre e estabeleceu outras ligações com o computador. Digitou letras e algarismos num teclado minúsculo e tentou soluções diferentes, até que, ao fim de alguns minutos, uma luz encarnada apagou-se no ecrã de plasma, substituída por outra verde.

Tomás não queria acreditar na amplitude da temperatura, era pelo menos uma dezena de graus de diferença. As pernas ardiam-lhe de calor, o tronco tremia de frio.

- Mas qual é a média?

(…)

- Olhe, eu diria que a sobrevivência ao fim de cinco anos é inferior a uns dez por cento.(…) E o pior é que o cancro do pulmão é uma neoplasia muito frequente, sabia? É a principal causa de morte por cancro. Uma em cada três pessoas que morre de cancro, morre por causa do cancro do pulmão.(…) Os fumadores têm um risco de contrair esse cancro catorze vezes superior ao dos não fumadores. Catorze vezes.

A FÓRMULA DE DEUS, José Rodrigues dos Santos

 

Fazia-se o cálculo aproximadamente, por grosso, com evidentes probabilidades de erro. Contudo, se um rato tem trinta centímetros de comprimento, quarenta mil ratos em fila fariam…

Ao fim de duas semanas, os cinemas foram obrigados a permutar os seus programas e, algum tempo depois, acabaram por projectar sempre o mesmo filme.

- É preciso que venha amanhã ao hospital por causa da vacina preventiva. Mas, para terminar, e antes de entrar nessa história, pense que tem uma probabilidade contra duas de se safar.

“(…) Tarrou e Rieux falavam de uma cura inesperada que tinha ocorrido no serviço deste último.

- Um em dez. Teve sorte – dizia Tarrou.

Outras vezes perguntava-lhe se não tinha medo de levar a peste à sua mulher. Ele pensava que era um risco que valia a pena correr, mas que, em suma, a probabilidade era mínima, enquanto permanecendo na cidade arriscavam-se a ficar separados para sempre.

A acreditar no cronista da grande peste de Marselha, dos vinte e um religiosos do convento de La Mercy só quatro sobreviveram à febre. E, destes quatro, três fugiram.

Rieux esperou a publicação da estatística geral, que se efectuava no princípio de cada semana. Ela revelava um recuo da doença.

A PESTE, Albert Camus

 

Descobriu mais algumas escotilhas que lhe permitiam aceder ao interior do navio. Mas tratava-se de um jogo de sorte, já que apenas uma delas serviria para o seu objectivo.

No ecrã surgiu um conjunto de informações estatísticas relativas ao mar, às condições meteorológicas e ao estado das correntes em determinado local.

MUTAÇÃO POLAR, Clive Cussler

 

Tinha uma altura abaixo da média e o físico seco de um ciclista.

A MENSAGEIRA, Daniel Silva

 

O tempo moderara o sei primitivo impulso de crescimento e era um homem de estatura média, marcado por cicatrizes de varicela (…)”

CEM ANOS DE SOLIDÃO, Gabriel Garcia Marquez

 

Regresso ao acaso através de ruas laterais à pensão do Sr. Hakim.

O CANTO DA MISSÃO, John Le Carré

 

- E tens a certeza de que ambos os atiradores eram canhotos? (…)

- Um com toda a certeza, o outro provavelmente.

-Quando vínhamos a entrar no hotel, um desconhecido chegou-se a nós e murmurou-te a informação ao ouvido. (…) Era de estatura média, moreno, podia ser italiano ou hispânico.

OMERTÀ, Mario Puzo

 

- Porque diz palavras ao acaso, sem reflexão? Qual o objecto da nossa discussão? Não conhece as minhas ideias?

Além das suas obrigações de médico, tinham-no encarregado da estatística. Quantos questionários, inquéritos, formulários ele foi obrigado a examinar! Quantos boletins ele teve de preencher! A mortalidade, a evolução das epidemias, a situação económica do pessoal, o seu grau de consciência cívica, a sua participação nas eleições, as necessidades de lenha para o aquecimento, de medicamentos, tudo interessava à Repartição de Estatística.

Entre eles, um jovem (ainda aluno do liceu, provavelmente) ferido na cabeça.

A outra vestia uma blusa de seda preta e sofria, provavelmente, dos pulmões, porque falava e respirava sempre com um lenço na boca e no nariz.

Duas ou três palavras apanhadas ao acaso foram suficientes para ele perceber que se tratava de uma reunião secreta.

Pesquisaram por todos os sítios onde havia alguma probabilidade de se encontrar.

O DOUTOR JIVAGO, Boris Pasternak

 

Conheci o teu pai. As coisas podiam ter corrido muito mal, era tão nova. É tão aleatório, quando se pensa nisso.

Depois havia ainda o outro namorado, «um sujeito provável», segundo a Mercês, abandonado e despeitado, que estava com o Joaquim quando a encontraram.

FOI ASSIM QUE ACONTECEU, Teresa Font

 

Na sua mente, a morte de Sean tinha de ser ou natural, que era o mais provável, ou acidental.

“(…) o que significava que haveria provavelmente uma percentagem de cinquenta por cento de hipóteses de ela ter o mesmo genótipo.

- A presença de uma tal mutação aumenta a probabilidade de desenvolveres cancro da mama em qualquer altura antes de completares oitenta anos.(…) Mas devo lembrar-te de que caso se descubra que o resultado é positivo, há coisas que podes fazer para diminuir as probabilidades de desenvolver um tumor até noventa por cento, tais como mastectomias bilaterais profilácticas.

Pegou num relatório ao acaso e mostrou o formulário a Jack.

- Se não estou enganado, MEF2A é um gene associado de alguma forma às arteiras coronárias. Não sei exactamente como, mas lembro-me que se alguém tem este gene mutado acaba por ter elevadas probabilidades de vir a sofrer de doença coronária.

MARCADOR, Robin Cook

 

- Conheci o Basílio no elevador do Edifício del Presidente. Vinha provavelmente a descer do oitavo andar.

- Os historiadores de arte são apenas polícias que trabalham com pintura. Procuram pistas. Preenchem as suas vidas com especulações e conjecturas e nove em cada dez vezes percebem tudo ao contrário. História de arte é para falhados. Não apenas pintores falhados, mas também seres humanos falhados.

Aproximou-se dos cacifos e puxou de uma folha de papel ao acaso.

Também havia um petisco praticamente por digerir, composto provavelmente por chocolate y churros.

O disco abriu-se, revelando vinte pastas com nada de especial nos nomes: Cartas, Clientes, Contabilidade, Despesas, etc. Abriram-nas todas, mas apenas «Desenhos» pedia outro código de acesso. (…) Calderón abriu um ao acaso. Continha centos de fotografias, cada uma identificada com iniciais e datada.

Havia mais de quarenta nomes na lista, divididos em três níveis de probabilidade.(…)

- É uma lista de toda a gente da área de Sevilha que está envolvida no mundo da arte e que utiliza filme, vídeo ou alta tecnologia.

Prendeu as cópias na parede e afastou-se delas. Não tinham significado nenhum. Trocou-as, pensando que podia ter qualquer coisa a ver com a ordem, mas rapidamente se deu conta de que havia milhares de arranjos possíveis.

O CEGO DE SEVILLA, Robert Wilson

 

Observou o tempo que permaneciam na cabina e, três fiéis mais tarde, verificou que demoravam uma média de cinco minutos cada.

Estavam recenseadas quatrocentas e cinquenta mil pessoas em Timor-Leste e 98,6% tinham comparecido para expressar a sua vontade (…)

- Em cada urna aberta está a verificar-se que, em mil votos, só uns oitenta são pela autonomia. Tudo o resto é para a independência.

A voz de Ian Martin, solene com o seu sotaque britânico, reverberou sobre a mesa do pequeno-almoço, anunciando 21,5% a favor da proposta de autonomia, 78,5% contra. A independência ganhara.

A ILHA DAS TREVAS, José Rodrigues dos Santos

 

O golpe fê-la cair para a frente e a testa bateu num objecto sólido que tem noventa por cento de probabilidades de ser uma árvore, mas verei melhor no instituto.

- Os rapazes devem ter uns vinte ou vinte e dois anos. A rapariga não sei. Provavelmente é da mesma idade(…)”

- Como podia ter a certeza de que eu iria encontrar Felsen? (…)

- Que lhe parece? – disse, o cérebro a fazer cálculo de probabilidades.

ÚLTIMO ACTO EM LISBOA, Robert Wilson

 

Os duzentos sistemas [com condições adequadas para produzir petróleo ou gás] que falam são de difícil acesso e, com toda a probabilidade, vão revelar-se pequenos.

Mas, quando a temperatura média sobe acima dos vinte e cinco graus, a evaporação torna-se demasiado rápida e, a não ser que a chuva seja quase contínua, a terra transforma-se em deserto. .(…) Uma subida de quatro graus da temperatura média acelera ainda mais a evaporação e destrói este equilíbrio, transformando a floresta equatorial num deserto.

O SÉTIMO SELO, José Rodrigues dos Santos

 

- Estão livres o Estábulo, o Templo e as Mil e Uma Noites. Qual quer?

- As Mil e Uma Noites – disse ao acaso.

A CASA DOS ESPÍRITOS, Isabel Allende

 

- Voar! Florence, nunca entrei num avião em toda a minha vida! Não posso ir naquela coisa tão pequena!

- Mary, as probabilidades de alguma coisa acontecer são de um milhão para um.

O CAPRICHO DOS DEUSES, Sidney Sheldon

 

Muito embora usasse óculos sem aro e fosse de estatura mediana (não chegava a atingir o metro e oitenta), Mr. Clutter era uma figura máscula. Tinha ombros largos, os cabelos conservavam a cor escura, o queixo era quadrado (…)”

Assim, parecia um rapazola magro, de altura média, descarnado e talvez com o peito metido para dentro.

Oitenta por cento dos fiéis eram baptistas, metodistas e católicos romanos.

“(…) a insistência do pai no sentido de ela «cortar com o Bobby», em que «deixassem de andar juntos», com o pretexto de que os Clutter eram metodistas e os Rupps católicos, circunstância esta que, no seu entender, tirava aos jovens todas as probabilidades de virem a casar um dia.

Havia ainda a probabilidade de as autoridades o considerarem culpado de conivência no crime.

A SANGUE FRIO, Truman Capote

 

“(…) se reduziria no final, com toda a probabilidade, a um mero inventário das vantagens ou desvantagens de estar morto ou de viver para sempre (…)”

Entre ir e vir, a carta não havia demorado mais que meia hora, provavelmente muito menos (…)”

Porém, do outro lado da cama, enroscado sobre o tapete como um novelo, dormia um cão mediano de tamanho, de pêlo escuro, provavelmente negro.

AS INTERMITÊNCIAS DA MORTE, José Saramago

 

Era de estatura média, bem abaixo do metro e oitenta.

Entrou numa cabina telefónica, enfiou um xelim na ranhura das moedas, premiu uma série aleatória de números nas teclas (…)”

As hipóteses de Gabriel estar no apartamento no momento em que regressassem eram quase nulas. O trabalho todo demoraria apenas uns minutos. As probabilidades de que já tivesse colocado as escutas e desaparecido eram boas.

Partiram do princípio de que um homem a fazer passar-se por europeu tinha ficado provavelmente num hotel.

O ARTISTA DA MORTE, Daniel Silva

 

Noventa minutos de viagem e Nate esquecera-se completamente da probabilidade de ser comido, quando contornaram um troço sinuoso chegando perto de um grupo de crocodilos que dormiam amontoados na água com uma profundidade de pouco mais de quinze centímetros.

Tinha um aspecto jovem, muito provavelmente ainda não teria vinte anos.

As pessoas que tinham assistido o serviço religioso das onze horas tinham uma média de idades de quarenta anos.

Folheou uma página ao acaso, perguntando a Snead se sabia alguma coisa acerca das perfurações Xion.

Nate arrumou o seu saco dentro do helicóptero, esforçando-se por não pensar no último voo que fizera, em que sobrevoara as regiões do Pantanal. A lei das probabilidades estava a seu favor. Não havia a mínima hipótese de se despenhar em dois voos consecutivos.

O TESTAMENTO, John Grisham

 

Delaroche levou o disco até à mesa da sala de jantar e sentou-se. Inseriu o disco na drive interna do portátil e digitou sete letras.

A mão esquerda de Delaroche fechou-se sobre a boca do americano com um aperto férreo e virou ligeiramente a cabeça do homem para aumentar as probabilidades de o matar com um único golpe.

O pistoleiro ainda conseguiu disparar dois tiros ao acaso, antes de cair no passeio, sem vida.

A MARCA DO ASSASSINO, Daniel Silva

 

“(…) e esta que agora estava a começar para Nova Iorque para concluir que, muito provavelmente, nunca se casou nem deixou que o seu coração fosse ocupado por alguém (…)”

Ponderou, hesitou, pensou nas probabilidades todas.

Abriu arbitrariamente [o livro] para dar uma vista de olhos.

OS RETORNADOS (UM AMOR NUNCA SE ESQUECE), Júlio Magalhães

 

Porque, apesar dos diversos tratados de roleta que havia lido com avidez, só compreendi as combinações do jogo, quando eu próprio as pus em prática.

Pode jogar o que ganhou, duplicá-lo até, mas unicamente por curiosidade, para ver até onde vai a sua sorte, para fazer combinações, e nunca pelo baixo desejo de conseguir qualquer lucro.

Ou, pelo menos, o cálculo não tem a importância que lhe atribuem os jogadores de profissão, que não deixam de anotar os respectivos lances num papelinho, de formularem intermináveis hipóteses de probabilidades e de perderem como os simples mortais, que jogam ao acaso.

Porém, joga, como quase todos, ao acaso e perde.

Marcava tranquilamente, calmamente, calculando e procurando, por meio de operações feitas a lápis num pequeno caderno, equilibrar as probabilidades de perder ou de ganhar.

Dei-lhe as explicações mais claras possíveis sobre as numerosas combinações do vermelho e do preto, do par e do ímpar, do maior e do menor, e sobre as diversas modalidades dos sistemas de números.

- E isso sucede muitas vezes? Porque não jogam mais vezes no zero, esses imbecis?

 - Porque tem apenas uma probabilidade contra trinta e cinco.(…)

Na verdade, o caso era muito raro: três zeros em dez lances!...Todavia não era um caso excepcional. Três dias antes, tinha visto sair o zero três vezes seguidas.

Por último pegou num lápis e começou a escrever combinações.

Coloquei tudo sobre a dezena do meio (ganha-se o triplo, mas há duas probabilidades de perder contra uma).

O JOGADOR, Fiodor Dostoievsky

 

“(…) se ele não tivesse gritado, K. teria, pelo menos segundo toda a probabilidade, encontrado outro meio de persuadir o flagelador.

O PROCESSO, Franz Kafka

 

- Sabia que no nosso país é um facto estatístico o nascerem muito poucas crianças?

Era provável que aquela casa tivesse sido escolhida para que os seus o pudessem manter sob vigilância.

Provavelmente o automóvel bloqueava a saída para a rua e mais homens estariam a caminho.

Deteve-se diante de uma máquina de venda automática: uma escolha aleatória entre passas, chocolates, fósforos e pastilhas elásticas.

O AGENTE SECRETO, Graham Greene

 

Os casos [para os juízes] eram supostamente atribuídos ao acaso.

As probabilidades de recuperarem o dinheiro eram remotas, mas se o recuperassem seria fabuloso.

O SÓCIO, John Grisham

 

- E olhe para isto, Mark, as causas dos casos que eles diagnosticaram: sessenta por cento são devidos a álcool, treze por cento a traumatismos, dez por cento a derrames, três por cento a drogas ou venenos, o resto é dividido entre epilepsia, diabetes, meningite e pneumonia (…) Portanto… isso deixa-nos os derrames, depois as drogas ou venenos e todas as outras hipóteses, em grau de probabilidade decrescente, como possíveis culpados [do coma agudo na sala de operações]

“(…) caminhando ao longo da mesa e tocando algumas das caixas de lâminas, ao acaso.

A sala de autópsia tinha provavelmente uns doze metros quadrados e era velha e tristonha.

À semelhança do Dr. Nelson, o gabinete de Mc Leary estava igualmente desarrumado, com revistas e papéis em pilhas ao acaso.

Sabia que precisava de mais elementos para aumentar as probabilidades de estabelecer correlações.

Aquilo que não podia ter a certeza era se Susan teria dito alguma coisa às autoridades acerca da sua primeira visita. Decidiu que as probabilidades eram de cinquenta por cento. Se o fizera, só havia dez por cento de probabilidades que a tomassem a sério, ou pelo menos era essa a sua experiência. E mesmo que a tomassem a sério, havia provavelmente apenas um por cento de probabilidades que a tivesse posto sob vigilância.

Sabia, com um alto grau de probabilidade, que Susan não saíra da cidade.

COMA, Robin Cook

 

O rapaz abriu [o livro] ao acaso e leu os sintomas de uma doença mortal que se adquire por comer o cérebro dos antepassados.

A CIDADE DOS DEUSES SELVAGENS, Isabel Allende

 

Os nomes de código eram fornecidos por um computador por meio de um processo conhecido como selecção aleatória, cuja finalidade era não revelar absolutamente nada.

As probabilidades de os dois homens se terem cruzado eram remotas, mas não impossíveis.

Ao contrário das unidades duras, o ‘Detachment’ empregava um grande número de mulheres. Estas tinham mais probabilidades de passar por inofensivas e de não inspirar temor quando perseguiam um alvo.

- Eles vão querer mostrar-se activos, transmitir a imagem de que estão em cima do acontecimento. Preparem então uma lista das probabilidades e sugiram respostas.

- Pois bem, na nossa opinião a primeira probabilidade é talvez a captura de um navio de grandes dimensões… um navio-tanque, um cargueiro, um transportador de minério… e afundá-lo num ponto de estrangulamento marítimo estreito e vital.

O AFEGÃO, Frederick Forsyth

 

Os três cirurgiões alemães, mandados vir de Munique, não fizeram qualquer comentário acerca das probabilidades de salvação do presidente MacPherson (…)”

- E esta é a espécie de vaga, informaram-me certos colegas que costumam lidar com as leis da probabilidade, com que mais provavelmente teremos de lidar os próximos cem anos.

O Juiz (…) tinha tão poucas probabilidades de então ser eleito que fizera toda a sua campanha sem vacilar (…)”

Era como se uma dúzia deles não confiasse em Dilman para agir sozinho, num solo, e se introduzissem para formar um coro, para que houvesse menos probabilidades de se distinguir uma nota falsa.

O HOMEM, Irving Wallace

 

“(…) e que o indivíduo que lhe passou por cima provavelmente nem percebeu que tinha atingido alguém.

ALMAS PERDIDAS, Michael Collins

 

As poucas nuvens pareciam pequenas almofadas brancas, movendo-se ao acaso.

- Mas não com um carro, a não ser que soubesse a combinação para abrir o portão, ou que alguém da casa o abrisse.

Achei que havia noventa por cento de hipóteses de receber um telefonema da senhora Broderick (…)”

Depois, a Garner Pharmaceuticals possuiria uma vacina que seria, de facto, muito prometedora e se revelaria, com toda a probabilidade, muito lucrativa.

A SEGUNDA VEZ, Mary Higgins Clark

 

O cornaca deitou contas às probabilidades favoráveis e achou que valia a pena apostar nesta única carta, a de que o comandante já tivesse siso informado pela sentinela da existência da aldeia, quando, na primeira luz da manhã, se ouvisse o grito, Alvíssaras, alvíssaras, há aqui uma aldeia.

O arquiduque, no quente com a arquiduquesa, não se deixou ver, todas as probabilidades apontam a que estaria a treinar-se para o terceiro filho.

“(…) salvo talvez a de vir acabar reduzido a cinzas, pois havia fortes probabilidades de que os rastilhos do fogo-de-artifício acabassem por pegar à madeira, proporcionando aos assistentes um final que muitos anos mais tarde, infalivelmente, viria a receber o qualificativo de wagneriano.

A VIAGEM DO ELEFANTE, José Saramago

 

Os seus nomes [dinamarqueses] estavam repletos de estranhas combinações de consoantes que até mesmo Gabriel, cuja língua nativa era o alemão, considerava impenetráveis.

O CRIADO SECRETO, Daniel Silva

 

- Há alguma probabilidade d Abraham Wilson não ter assassinado Raymond Thorpe? – perguntou Jennifer.

O pensamento de Di Silva galopava, calculando todas as probabilidades.

A IRA DOS ANJOS, Sidney Sheldon

 

Três vezes seguidas ele liga e, nos intervalos, disco também números ao acaso.

Segundo um dos administradores da Fábrica de Cervejas Mac-Mahon, oitenta por cento dos restaurantes e cervejarias não pagam há mais de dois meses, atingido um estabelecimento vulgar a média de quinhentos a seiscentos contos de dívidas.

Sobrecarregados com sacrifícios e dificuldades, os povos coloniais efectuaram a pulso a escalada da emancipação. Amordaçados, jamais dispuseram de condições para transpor a barreira das probabilidades.

Desde as dez da manhã que a média de mortos é de cem à hora, para usar a expressão desportiva do sul-africano.

OS DIAS DO FIM, Ricardo de Saavedra

 

Mesmo que a probabilidade de sucesso fosse pequena, ainda era uma probabilidade. Uma hipótese.

- Estavam colocadas segundo um padrão preciso, a quatrocentos metros umas das outras. Desliguei cinquenta aleatoriamente, quase toda na secção oriental da linha.

- A esperança média de vida aumentou cinquenta por cento no século passado.

Consistia num conjunto de cinco ondas com a altura média de um metro e oitenta que chegou a entusiasmar os surfistas, mas não foi notado por mais ninguém.

ESTADO DE PÂNICO, Michael Crichton

 

- Penso também que há probabilidades de ele ser um médico rural que faz grande parte das suas visitas a pé.

- Dava-lhe quarenta anos e estatura média, duas ou três polegadas mais baixo que o senhor.

O CÃO DOS BASKERVILLES, Arthur Conan Doyle

 

Metade do que dissera, se não mesmo não tudo, não passava com toda a probabilidade de produto da sua fértil imaginação intriguista.

O capitão sorriu com bonomia. Era um homem de estatura média e porte erecto, a transbordar de dignidade.

Sabiam que a denúncia constituía uma forte probabilidade, mas enquanto permanecia uma mera hipótese era uma coisa. O cenário que se desenhava agora diante deles, porém, já não era uma simples probabilidade, tornara-se algo mais do que isso. Transformara-se em certeza.

A VIDA NUM SOPRO, José Rodrigues dos Santos

 

Emboras as probabilidades de escaparem fossem fracas e quase desesperadas, as palavras de Duncan não foram ditas em vão (…)”

O ÚLTIMO MOICANO, Fenimore Cooper

 

- Estávamos todos de acordo, os dois metralhadores, o piloto e o co-piloto, apesar de as probabilidades não serem muito grandes, em virtude de não termos cobertura. Mas mesmo assim fomos, para tentar recolhê-lhos.

A MANCHA HUMANA, Philip Roth

 

Peter usava-a com frequência para trabalho de vigilância, um papel em que uma mulher tinha menos probabilidades de levantar suspeitas.

Contudo, era muito mais provável que prestasse atenção às ligações internacionais e às chamadas para bases militares, por isso havia fortes probabilidades de a conversa de Hermia com Arne ser monitorizada.

VOO FINAL, Ken Follet

 

Como os movimentos possíveis [no xadrez] não só são numerosos como envolventes, as hipóteses desses descuidos multiplicam-se, e, em nove de cada dez casos, é o jogador mais concentrado e não o mais inteligente que vence. Nas damas, pelo contrário, em que o movimento é unique e tem poucas variações, as probabilidades de inadvertências diminuem e a mera concentração é comparativamente pouco utilizada.

A faculdade de construir ou de fazer combinações, através da qual o engenho se costuma manifestar e para o qual a frenologia atribui (a meu ver, erradamente) um órgão separado (…)”

- É certo que poderá não comparecer, mas as probabilidades apontam para que venha.

- De um modo geral, as coincidências constituem barreiras intransponíveis no caminho dos pensadores que foram educados para ignorar a teoria das probabilidades, à qual os objectivos mais gloriosos da investigação humana são devedores da sua não menos gloriosa descoberta.

OS CRIMES DA RUA MORGUE, Edgar Allan Poe

 

Esses sentimentos – pois a inclinação parcial a que me refiro nunca se revestiu da plenitude do pensamento – poucas vezes são totalmente abafados senão por alusão à doutrina do acaso ou, recorrendo à terminologia técnica, do cálculo de probabilidades. Ora esse cálculo é, na sua essência, puramente matemático, e temos assim a anomalia da ciência mais rigorosamente exacta aplicada à sombra e à espiritualidade do mais intangível na especulação.

“(…) porquanto não pretende envolver mais do que uma interrogação da probabilidade de o corpo ter subido à superfície em menos de três dias, probabilidade essa que jogará a favor da posição deste jornal (…)”

As probabilidades de surgirem duas senas mais uma vez afiguram-se-lhe exactamente como acontecia no tempo vulgar, ou seja, apenas sujeitas à influência das eventuais voltas dos dados.

O MISTÉRIO DE MARIE ROGÊT, Edgar Allan Poe

 

- Estamos a contactar as companhias aéreas para ver se ela tomou um avião. Acho que as probabilidades são de mil contra uma.

Não havia nenhum carro registado em nome dele e era pouco provável que ele tivesse alugado um carro e se arriscasse a deixar uma pista documentada.

A RUA ONDE VIVEM, Mary Higgins Clark

 

De aspecto frágil e altura média, cabelo desgrenhado e óculos que dominavam o seu rosto magro, tinha uma aparência e maneiras pouco agradáveis.

A RUA ONDE VIVEM, Mary Higgins Clark

 

O Dr. Redmayne ainda andava à procura de novas provas porque, sem elas, admitiu, eles não teriam grandes probabilidades de êxito. Danny tinha lido recentemente um relatório da Administração Interna que dizia que noventa e sete por cento dos recursos de condenados a prisão perpétua eram rejeitados, e os restantes três por cento resultavam apenas numa pequena redução da sentença.

- Tinha de ser o Nick. Ele vai sempre tomar duche quando há menos probabilidades de ser incomodado.

Durante o dia, a viagem demorava em média quareta e três minutos, mas à noite ele conseguia cobrir a mesma distância em vinte e nove, sem nunca exceder o limite de velocidade.

O oficial de diligências fez uma longa vénia antes de desaparecer por uma porta lateral, reaparecendo alguns momentos depois seguido dos doze cidadãos que tinham sido seleccionados aleatoriamente para julgar os três réus.

O CONDENADO, Jeffrey Archer

 

Kyritsis, agora familiarizado com os sintomas de Maria, sabia que as hipóteses de Giorgis Petrakis contrair lepra pela filha era de uma num milhão.

- Ouçam todos! Ouviram isto? Os leprosos vão ter melhoras.

- Há grandes probabilidades disso.

A ILHA, Victoria Hislop

 

- Pois bem: será ou não verdade que a matemática é mestra de toda a vida?... Ora sendo assim, matematicamente falando, se a ordem dos factores é arbitrária, também a ordem dos espetados pela lança renascentista é indiferente, provando-se que o objectivo único do guarda do Museu Militar era o ventre do proxeneta!

Pelo cálculo das probabilidades, não seria até mais plausível que, por uma questão de equilíbrio, pela lei das compensações, nos arriscássemos a gerar uns tantos imbecis causadores de futuros contratempos (…) A realidade estatística diz-nos, inclusivamente, que nas famílias de baixa extracção, entre filhos de cavadores e porteiras, é possível surgirem advogados, engenheiros, médicos, políticos, certamente pela tal lei das compensações, num fenómeno cíclico de vaivém qualitativo, animador para as castas degradadas (…)”

As pessoas movimentavam-se de modo estranho, dançavam ao acaso, sem verdadeira correlação dos movimentos com o ritmo das músicas, por vezes uivavam como os lobos, outras vezes miavam, fazendo-se engraçadas, semelhantes aos garotos pequenos…

COCA-COLA KILLER, António Victorino D’Almeida

 

Descartou a probabilidade matemática e começou a correr às cegas.

Katherine examinou os números, espantada com todas as combinações.

Na verdade estava a conduzir, mas apenas da sua garagem para o pátio da frente, onde deixara alguns dos seus inúmeros carros estacionados aleatoriamente com os faróis e os motores ligados.

O SÍMBOLO PERDIDO, Dan Brown

 

Isso é realmente uma coincidência! Quais são as probabilidades de uma coisa dessas acontecer?

- Qual é a probabilidade de essa legislação ser aprovada?

- Com o meu apoio total, o qual eu certamente daria, calculo que será mais de cinquenta por cento.

CONVULSÃO, Robin Cook

 

Castanhos, provavelmente, mas por vezes as pessoas de cabelo escuro têm olhos azuis.

1984, George Orwell

 

Importância social compensatória. E de cada dez páginas, apenas uma dedicada ao sexo explícito.

Devia andar provavelmente mais perto da casa dos quarenta que dos trinta, mas aparentava menos.

De estatura pouco abaixo da média (…)”

E para a sua aparição no tribunal, Underwood trouxera os apuramentos de uma sondagem de opinião pública dedicada a questões relacionadas com hábitos pessoais, estatísticas e posses das pessoas entrevistadas.(…)

- Com a nossa própria sondagem, coordenamos as empreendidas pela Associação de Livreiros Americanos e a United Press International, assim como os dados estatísticos proporcionados pela Agência de Recenseamento dos Estados Unidos durante todo o ano de 1966. Suprimos todos esses dados aos nossos computadores e o que se obteve com exactidão matemática é um perfil do habitante médio dos Estados Unidos.

- Um bacharel em física e um reprovado no curso colegial não podem ser tomados como média de uma instrução universitária para dois. Da mesma forma, um homem que ganhe cem mil dólares por ano e cinco que ganhem quatro mil não significa que seis estejam a ganhar vinte mil por ano… o conceito de pessoa média, embora conveniente, é geralmente absurdo.

- Eu direi quais são as probabilidades, Mike (…) Vinte contra um como ela não vai aparecer nem telefonar. Dez contra um como ligará para si, dando uma desculpa qualquer, que perdeu o postal ou que ele desapareceu. Cinco contra um em como se ela aparecer ou telefonar e entregar o postal, será falso ou coisa de maluco. Aceita?

OS SETE MINUTOS, Irving Wallace

 

Talvez ela não lhe contasse nada e ele nunca viesse a saber a verdade. Só podia basear-se em probabilidades.

O que estava em questão não era a velocidade, mas o momento linear ou, por outras palavras, a massa vezes a velocidade. Perante aquela minúcia, ouviram-se gritos abafados. Beard afirmou que o princípio não se podia aplicar à esfera moral. Pelo contrário, a mecânica quântica era uma forma excelente de prever a probabilidade estatística dos estados físicos.

SOLAR, Ian McEwan

 

No registo civil, Parvez, fiel à sua palavra, convidou duas pessoas ao acaso para serem suas testemunhas, dois trabalhadores que tentavam reparar a iluminação das ruas (…)”

Contra todas as probabilidades, dada a competição, Omar descobriu que ele e Jim se tornaram amigos muito cedo (…)”

AGRIDOCE, Roopa Farooki

 

Eram fortes as probabilidades de eu não vir a descobrir rigorosamente nada.

O homem do carro era de estatura média, cabelo escuro, com orelhas salientes e olhos sombrios e baixos.

As minhas probabilidades de avistar Wolfgang Stumpff aumentavam se circulasse pelo centro de Munique, onde havia muito mais pessoas a embarcar e a desembarcar. Por vezes, ser detective envolve trabalho de estatística e cálculo das probabilidades.

“(…) era-me difícil saber se ele e os outros já tinham abandonado a região. Mas a probabilidade de não terem partido era elevada, pois não podiam imaginar que eu conseguisse escapar tão depressa de Viena.

O PROJECTO JANUS, Philip Kerr

 

- Oiça lá, as baratas peidam-se em francês? Não, pois não? Pois a probabilidade de o senhor Khan ter actuado sem o conhecimento dos militares paquistaneses é igual à probabilidade de uma barata se peidar em francês. – Formou um O com o polegar e o indicador. – Ou seja, um grandessíssimo zero!

Apesar de ter os olhos fechados, só via as letras e os números formarem combinações no escuro, como um imenso sudoku mental.

Se o remetente era da Al-Qaeda, com toda a probabilidade estaria diante de um árabe.

FÚRIA DIVINA, José Rodrigues dos Santos

 

As probabilidades de uma mulher bêbeda despachar o marido com um único e perfeito golpe de cutelo entre as vértebras e a medula eram astronomicamente reduzidas, como diziam Isakov e Urman.

Entraram seis passageiros idosos, entre eles os dois passageiros da noite anterior, Antipenko e Mendeleyev. Arkady interrogou-se sobre as probabilidades de três passageiros apanharem a mesma carruagem que na noite anterior. E porque não, se tivessem horários regulares?

Os carros fora dos abrigos estavam estacionados ao acaso ao longo da curva e no passeio.

O FANTASMA DE ESTALINE, Martin Cruz Smith

 

William apressou-se a arrastar as duas sentinelas para dentro da guarita. Com toda a gente na missa, havia uma forte probabilidade de que os corpos só fossem descobertos quando fosse demasiado tarde.

OS PILARES DA TERRA, Ken Follet

 

Pegou numa folha de papel ao acaso. Era um documento alfandegário do século XIX. Experimentou outra. Era uma carta de porte do século XVII.

RISCO CALCULADO, Robin Cook

 

Para olhos pouco treinados eram apenas grandes manchas de vermelho, laranja e amarelo pintadas aleatoriamente sobre a grande tela. Para ele, era humilhação e resignação, recriadas nas cores da paixão.

Mas tudo era possível quando Lucas estava envolvido. E era por conhecer a falta de escrúpulos de Lucas, que levava a sério aquela probabilidade.

Deveria usar uma bela tanga ornamentada com renda, para a ténue probabilidade de acabarem por ir para a cama? Ou deveria vestir umas cuecas enormes e terrivelmente feias com apoio adicional para a barriga e as nádegas, as quais não iriam aumentar de todo as hipóteses de acabarem por ir para a cama?

Tirar conclusões precipitadas era definitivamente uma das coisas mais arriscadas que um polícia podia fazer, mas as probabilidades de haver dois assassinos diferentes naquela vila eram infinitamente baixas. Se a isso se acrescentasse o facto de haver fortes ligações entre as vítimas, as probabilidades diminuíam ainda mais.

- Aposto que nuncas irias acreditar que alguém conseguisse fazer de mim pai.

Patrik deu uma gargalhada.

- É verdade, tenho de admitir que, quanto a isso, as probabilidades não eram muito altas.

A PRINCESA DE GELO, Camilla Läckberg

 

À pressa e ao acaso escolheu então dois livros, sem olhar sequer para os títulos.

A não ser que os seus ferimentos o levassem ao hospital, as probabilidades de o apanharmos são poucas.

Tirou um livro ao acaso e sentou-se com ele aberto no colo.

O HOMEM DE SAMPETERSBURGO, Ken Follet