Escola E. B. 2,3 INFANTE D. HENRIQUE - VISEU

Ano Lectivo 2006/07

 

Matriz da 4ª Ficha de Avaliação Formativa de História - 8º Ano *(1)               Duração da Prova - 90 minutos

 

TEMA F – PORTUGAL NO CONTEXTO EUROPEU DOS SÉCULOS XVII E XVIII .

 

UNIDADES

  COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS

ESTRUTURA

COTAÇÃO

Critérios de correcção

 CONTEÚDOS

COMPETÊNCIAS A OBSERVAR : (ESPACIALIDADE/TEMPORALIDADE/CONTEXTUALIZAÇÃO)

 

1. O IMPÉRIO PORTUGUÊS E A CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

* A disputa dos mares e a afirmação do capitalista comercial.

 

ð A crise do Império Português do Oriente

 

 

 

 

ð A União Ibérica.

 

- Os antecedentes.

 

- A morte de D. Sebastião e a sucessão ao trono.

 

 

 

 

*A  prosperidade dos tráficos atlânticos portugueses.

 

ð A Restauração da Independência

 

 

 

 

 

» Localizar no tempo e no espaço, a crise do Império Português do Oriente.

» Identificar as causas da crise do Império Português.

» Reconhecer a importância económica do comércio português do Oriente (apesar dos factores de crise).

 

» Reconhecer que a União Ibérica resultou da confluência de interesses dos grupos dominantes nos dois Estados.

» Descrever a evolução política que conduziu à perda da Independência em 1580.

» Referir o posicionamento dos vários pretendentes ao trono em 1580.

» Nomear as promessas de Filipe II de Espanha (I de Portugal)  nas Cortes de Tomar de 1581.

 

» Referir a importância do Brasil para a economia do Império Português no século XVII.

» Justificar a Restauração da Independência de 1640 de acordo com as causas do descontentamento em Portugal.

 » Descrever a Restauração da Independência.

 

 

 

 

1 Questão

 

 

 

 

2 Questões

 

 

 

 

 

1 Questão

 

  

 

 

 

 

 

 

12,5 %

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25 %

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12,5 %

 

* Aplicação os princípios básicos da metodologia específica da História.

 * Exposição dos assuntos com clareza e ordenação lógica

* Relacionar e ordenar de forma  lógica os conceitos.

 

* Expressão correcta na língua portuguesa

* Elaboração de sínteses

  

 

 

 

 

 

 

 

2. ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO NUMA SOCIEDADE DE ORDENS

 *O Antigo Regime na Europa.

ð A agricultura e o comércio.

 

 

ð O Mercantilismo.

 

ð A sociedade de ordens.

- Os privilegiados.

- Os não privilegiados

ð O poder absoluto.

- Instrumentos do poder absoluto.

 

 

» Definir o conceito de Antigo Regime.

» Reconhecer o peso da agricultura tradicional na economia europeia.

» Identificar o comércio como o sector mais dinâmico da economia.

 

» Definir mercantilismo.

» Relacionar os objectivos do mercantilismo com o desenvolvimento do comércio internacional

 

 

» Caracterizar a sociedade de ordens do Antigo Regime

» Distinguir os privilegiados dos não privilegiados.

 

 

» Definir Absolutismo Régio.

» Reconhecer o carácter divino do poder do rei

 

  

 

 

 

 

1 Questão

 

 

 

1 Questão

 

 

 

 

 1 Questão

 

 

 1 Questão

 

 

 

 

 

12,5 % 

 

 

 15%

 

 

12,5%

 

 

10%

 

 8 Questões

100%

 

*(1) No caso dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) cada professor adaptará a ficha de acordo com o/os aluno/os em causa.

.

 

Grupo de História/8ºano