Escola Básica 2-3 da Lousã

 

 

Estrutura Curricular

(O número total de aulas previstas pode variar ligeiramente em função do horário de cada turma)

 

ano

Unidade

Competências

Conteúdos

Aulas Previstas

Actividades de lançamento do ano lectivo

2

Sólidos geométricos

 

 

·  Distinção entre poliedro e não poliedro.

• Aptidão para dar exemplos de poliedros e de não poliedros.

• Identificação e descrição de sólidos geométricos nomeadamente prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas.

• Indicação do número de faces, arestas e vértices de um poliedro.

• Aptidão para relacionar o número de faces, arestas e vértices de uma pirâmide (prisma) com o polígono da base.

• Identificação de polígonos.

• Identificação de recta, semi-recta e de segmento de recta.

• Utilização das notações correspondentes aos conceitos anteriores.

• Identificação de figuras geometricamente iguais.

 • Construção de modelos de sólidos geométricos a partir de planificações dadas.

• Planificação de um cubo e de um paralelepípedo rectangular e descrição da estratégia utilizada.

 

 

·  Poliedros e não poliedros

• Classificação de poliedros.

• Elementos de um poliedro.

·  Polígonos

• Classificação de polígonos.

·  Prismas e pirâmides

• Recta

• Semi-recta.

• Segmento de recta.

• Construção de modelos de sólidos.

• Planificação de sólidos.

10

 

Números

inteiros e decimais

 

 

·  Distinção entre algarismo, número e numeral

• Aptidão para fazer a leitura de números inteiros e decimais.

• Indicação da ordem e da classe dos algarismos num número.

• Aptidão para escrever números inteiros e decimais dada a sua leitura.

• Aptidão para fazer arredondamentos às unidades, às dezenas, às centenas, aos milhares, às décimas e às centésimas.

• Comparação de números.

• Representação de números numa recta.

 

 

• Sistema de numeração decimal

• Leitura e escrita de números inteiros e de números decimais.

·  Arredondamentos

·  Comparação de números

·  Ordenação. Representação na recta numérica

14

 

Conjuntos numéricos.

 

 

·  Representação de conjuntos de números em extensão e em compreensão.

• Utilização da simbologia adequada para relacionar um elemento com um conjunto.

 

 

• Representação de conjuntos em extensão e compreensão.

·  Relação de pertença

5

Adição

 

 

 

·  Identificação dos termos da adição.

• Elaboração de algoritmos da adição com números inteiros e  decimais.

• Identificação das propriedades da adição.

• Aplicação das propriedades da adição no calculo mental.

• Elaboração de estimativas de somas.

·  Resolução de problemas.

 

 

• Adição

• Propriedades da adição

• Estimativa de uma soma.

 

5

 

Avaliação

14

TOTAL DE AULAS PREVISTAS PARA O 1º PERÍODO

50

 

 

Unidade

Competências

Conteúdos

Aulas Previstas

Subtracção

 

 

·  Identificação dos termos da subtracção.

• Elaboração de algoritmos da subtracção com números inteiros e decimais.

• Aplicação da propriedade fundamental da subtracção.

• Tradução da linguagem matemática para linguagem corrente e vice-versa.

·  Resolução de expressões numéricas e problemas.

 

 

• Subtracção.

• Identidade Fundamental.

• Linguagem matemática/ simbólica

·  Expressões numéricas

 

5

 

Perímetro

 

 

·  Aptidão para conhecer as unidades de comprimento.

• Aptidão para estimar comprimentos.

• Aptidão para calcular perímetros.

• Resolução de problemas ligados à vida real utilizando as operações e os conhecimentos de geometria, nomeadamente a noção de perímetro.

• Discussão de estratégias de resolução de um problema.

 

 

• Unidades de comprimento.

• Estimativa de um comprimento.

• Perímetro de uma figura plana.

·  Problemas

6

 

Áreas

 

 

 

 

·  Identificação de figuras equivalentes.

• Noção de área ou superfície.

• Recapitulação das unidades de superfície do sistema métrico e das unidades agrárias e respectiva equivalência.

• Elaboração de estimativas de áreas.

• Aptidão para calcular a área do quadrado e do rectângulo.

• Aptidão para calcular a área de figuras decomponíveis em quadrados e em rectângulos.

• Distinção entre área e perímetro.

• Resolução de problemas da vida corrente utilizando as operações estudadas e o conhecimento de áreas e de perímetros.

 

 

• Figuras equivalentes.

• Noção de área.

• Unidades de área.

• Estimativas de áreas.

• Área do quadrado.

• Área do rectângulo.

• Áreas de figuras decomponíveis em quadrados e em rectângulos.

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Multiplicação

 

 

·  Identificação dos termos da multiplicação.

• Multiplicação de números inteiros e decimais

• Revisão da multiplicação por 10; 100; 1000; 0,1; 0,01; 0,001;…

• Aptidão para estimar produtos.

• Resolução de expressões numéricas com as operações estudadas.

• Identificação das propriedades da multiplicação.

• Utilização das propriedades da multiplicação para facilitar o calculo mental.

• Identificação dos múltiplos de um número.

• Tradução para linguagem matemática de uma situação dada em linguagem corrente e vice-versa.

• Aptidão para calcular o valor de uma potência.

• Resolução de problemas utilizando expressões numéricas.

 

 

 

 

 

 

 

 

·  Multiplicação

• Estimar produtos.

• Expressões numéricas.

• Propriedades da multiplicação.

• Múltiplos de um número.

• Linguagem matemática/linguagem corrente.

• Potência

·  Problemas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

Avaliação

14

TOTAL DE AULAS PREVISTAS PARA O 2º PERÍODO

40

 

 

Unidade

Competências

Conteúdos

Aulas Previstas

Divisão

 

·  Identificação dos termos da divisão.

• Aptidão para calcular o quociente entre números inteiros e números decimais.

• Aptidão para reconhecer a divisão como operação inversa da multiplicação.

• Aplicação da identidade fundamental da divisão exacta e inteira.

• Aptidão para arredondar quocientes.

• Aptidão para estimar quocientes.

• Identificação dos divisores de um número.

• Revisão da divisão por 10; 100; … e 0,1; 0,01;

• Aptidão para conhecer os critérios de divisibilidade por 2, 3, 5, 10, 100 e 1000.

• Resolução de expressões numéricas utilizando as operações estudadas e potências.

• Resolução de problemas da vida corrente utilizando as  noções adquiridas.

 

• Divisão exacta.

• Valor exacto de um quociente.

• Divisão inteira.

• Arredondamentos.

• Estimativa de um quociente.

• Divisores.

• Critérios de divisibilidade.

• Expressões numéricas.

·  Problemas

8

 

Volumes

 

·  Revisão da noção de volume.

• Revisão das unidades de volume e das unidades de capacidade e sua relação.

• Aptidão para conhecer as fórmulas do volume do paralelepípedo rectângulo e do cubo.

• Aplicação das fórmulas anteriores na resolução de problemas ligados à vida real.

 

• Volumes

• Unidades de volume e de capacidade

• Volume do paralelepípedo.

• Volume do cubo.

 

6

Estatística

 

·  Aptidão para reconhecer a necessidade de recolher informação para estudar uma situação da vida real.

• Organização da informação recolhida.

• Construção de tabelas de frequência.

• Leitura da informação contida nas tabelas e gráficos.

• Construção de gráficos.

• Interpretação da informação contida em tabelas e gráficos.

• Aptidão para fazer conjecturas a partir da informação interpretada.

 

• Colheita de dados.

• Organização de dados.

• Tabelas de frequência.

• Gráficos de barras

• Pictogramas

·  Outros gráficos

6

 

Posição relativa de duas rectas no plano.

Ângulos e triângulos

 

·  Identificação de rectas paralelas e concorrentes (oblíquas e perpendiculares).

• Aptidão para traçar rectas paralelas e concorrentes (oblíquas e perpendiculares).

• Aptidão para reconhecer a simbologia utilizada para ponto, semi-recta, segmento de recta, recta, rectas paralelas e perpendiculares.

• Identificação de ângulos agudos, rectos, obtusos, rasos e giros.

• Aptidão para traçar ângulos agudos, rectos, obtusos, rasos e giros.

• Medição da amplitude dos ângulos.

• Classificação de triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos.

• Aptidão para descobrir, experimentalmente, o valor da soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo.

 

• Posição relativa de duas rectas no plano.

• Ângulos:

- Classificação

- Medição de amplitude

- Construção

·  Triângulos: classificação

• Ângulos internos de um triângulo

10

 

Avaliação

14

TOTAL DE AULAS PREVISTAS PARA O 3º PERÍODO

44

TOTAL DE AULAS PREVISTAS PARA O ANO LECTIVO

134