Escola Básica 2-3 da Lousã

 

Contrato Pedagógico

 

Tendo por base o projecto proposto pelo Departamento de Matemática no âmbito do Plano de Acção da Matemática, os critérios de avaliação para a área disciplinar de Matemática, os deveres e direitos do aluno, do professor e o papel dos pais e encarregados de educação consagrados na Lei n.º 30/2002 de 20 de Dezembro, no estrito cumprimento dos diplomas legais em vigor e do Regulamento Interno desta escola, o Departamento de Matemática, ciente de que não lhe cabe apenas a ele lutar pela melhoria dos resultados na matemática, propõe a assinatura deste Contrato Pedagógico procurando que exista um compromisso por escrito de todos quantos nesta comunidade educativa devem contribuir para que os alunos melhorem as suas aprendizagens.

 

Ponto 1 - No cumprimento das suas obrigações profissionais, os professores deste departamento comprometem-se a criar todas as condições ao seu alcance e a solicitar todos os recursos que se configurem indispensáveis de modo a tornarem possível uma efectiva aprendizagem aos alunos dos conteúdos da área disciplinar de Matemática.

 

Ponto 2 - Em conformidade com a lei em vigor e no âmbito da área disciplinar de Matemática, compete ao aluno:

 

2.1. Na aula:

 

a)    Ser pontual, entrar na sala de forma ordeira e com o mínimo barulho possível;

b)    Logo que entrar na sala dirigir-se para o seu lugar e preparar o material para iniciar o trabalho da aula;

c)     Comportar-se adequada e correctamente, assumindo uma postura de interesse perante as aprendizagens que lhe são propostas;

d)    Manter-se atento e jamais perturbar os colegas da turma, mantendo para com eles e com os professores uma postura de respeito;

e)    Intervir oportunamente na aula, aguardando que lhe seja dada palavra pelo professor;

f)      Expressar-se com clareza quer em linguagem portuguesa quer em linguagem matemática;

g)    Participar na aula, procurando que esta participação seja reflectida;

h)    Nunca se abster de colocar dúvidas na aula sobre os assuntos que estão a ser abordados;

i)       Realizar as actividades propostas na aula, aplicando conhecimentos adquiridos;

j)      Obter, no mínimo, 50% nas fichas de avaliação.

 

2.2. Fora da aula:

 

a)    Realizar, no mínimo, um trabalho de pesquisa por período de acordo com o tema proposto pelo professor;

b)    Participar com regularidade nas diferentes actividades dinamizadas pelo Departamento de Matemática (clube, problema da quinzena, jogo do 24…);

c)     Realizar os trabalhos de casa propostos pelo professor;

d)    Estudar, dedicando no mínimo 15 minutos diários à disciplina;

e)    Realizar voluntariamente os exercícios do caderno de actividades.

 

Ponto 3 - Em conformidade com todas as funções descritas na lei e no Regulamento Interno desta escola, compete aos pais/encarregados de educação:

 

a)    Acompanhar o seu educando todos os dias através de um breve diálogo com o mesmo sobre o seu dia na escola;

b)    Ouvir as dificuldades apontadas pelo aluno, nunca se esquecendo de procurar o Director de Turma para apurar algo que eventualmente esteja a interferir no processo de aprendizagem;

c)     Vir à escola pelo menos duas vezes por período lectivo;

d)    Junto com o aluno, avaliar o grau de cumprimento do contrato para que possa dar conta dessa avaliação ao Director de Turma;

e)    Controlar a assiduidade, pontualidade e frequência dos espaços de apoio existentes na escola para a matemática.

 

Lousã, ___ de  Setembro de 2007

 

O Professor curricular:               

O Aluno:                          

O Encarregado de Educação:

O Director de Turma: