Contacto:
Associação dos  Professores do Planalto Mirandês
Escola do 1.ºCiclo de Sendim
Av. do Ciclo
4225-122 SENDIM

Telefones:
Escola EB1 de Sendim
273739014
Director
964863371

email
grupoprofplamirandes@iol.pt


Trajes Domingueiros


Trajes de Trabalho


Miranda do Douro
1994

 

página alojada no Programa Prof2000


 
    Este grupo formou-se em 1984, constituído por professores do ensino Primário do Concelho de Miranda do Douro. Foi também nesse ano que se criou e foi legalizada a Associação.

    Inicialmente apenas dedicado às Danças Mistas foi depois alargado a danças de paus e coro. De então para cá aumentou a área geográfica abrangida denominando-se a associação Associação dos Professores do Planalto Mirandês. Defensora da riqueza etnográfica desta região tem objectivos bastante diversificados passando pela preservação da Língua Mirandesa, preservação da gastronomia, jogos tradicionais, artesanato, teatro popular, etc.

    Actualmente tem cerca de 35 elementos que executam Danças Mistas (Galandum, Pingacho, A saia da Carolina, Maganão, Riu! Piu! Piu!, Repasseado, Pandeiro, Cirigoça, Giriboilas, Bai Pedro Bai, Mira-me Miguel,...) e Danças de Paus (Padre António, Ofícios, O Fado, Morenita, La Lhiebre, Campanitas, Mirandum, Las Palomas, ...). É constituída por  professores de todos os níveis de ensino que se encontram espalhados por todo o Distrito de Bragança.

    Desde 1984, muitas foram as actuações deste grupo distribuídas por Portugal, Espanha e França. A actuação mais mediática foi no Concurso Miss Portugal em Vila Moura.