Travessias e Caminhos


1. Uma mulher pretende atravessar um rio com um saco de milho, um lobo e uma galinha. O barco que a transporta apenas permite que leve um dos items de cada vez. Se a mulher deixar a galinha só com o lobo este comer-la-á e se deixar a galinhasó com o milho aquela comerá este. Como deve a mulher proceder para atravessar o rio sem perder qualquer dos items?


2. Dois comboios com cinco carruagens cada encontraram-se na mesma linha, frente a frente. No único local em que existe uma linha dupla só cabe uma máquina ou uma carruagem. Como farão para seguir os seus caminhos?


3. No alto de uma torre encontram-se três pessoas de massas 80, 45e 35 Kg. Para descerem podem usar uma roldana que funciona desde que a diferença entre as massas suspensas nos dois extremos da corda não seja superior a 10Kg. Presa a uma das extremidades, na base da torre, está uma pedra de massa 25Kg. Como podem abandonar todos o topo da torre?


4. Em volta de uma ilha quadrada está um fosso de 6 metros de largura. Na ilha estão prisioneiros que apenas dispõem de duas tábuas de comprimento 5 metros. Como se conseguirão evadir?


5. Em cada uma das duas portas de uma cela encontra-se um guarda. Apenas uma das portas conduz à liberdade e foi dada ao prisioneiro a possibilidade de abrir uma delas podendo assim evadir-se. Se, no entanto, escolher a porta errada ficará indefinidamente na prisão. O prisioneiro pode fazer uma e apenas uma questão a um dos guardas e sabe que um deles diz sempre a verdade e o outro mente sempre, sem no entanto saber qual deles diz a verdade. Qual a questão que deverá fazer?


6. Será possivel atravessar as sete pontes da figura sem repetir a travessia da mesma ponte?


Continuará...

Voltar