Fases e Etapas

Voltart

    Eu e a Nina aprendemos a ler assim...

A 1ª palavra que aprendemos foi  menina - o professor contou-nos uma história  duma menina mas, também podia ter aproveitado uma vivência de outra criança. ( pode recorrer-se a uma ficha-gravura duma menina e respectiva exploração realçando o sentido cromático do desenho).

Após este trabalho, o professor desenhou  no quadro  a menina da nossa história e os alunos fizeram  o mesmo nas suas folhas de trabalho. (Aquele aluno que afirma não ser capaz de desenhar deverá ser ajudado de uma forma cautelosa e afectiva.)

O professor  ensinou-nos a escrever a palavra através de movimentos ( conseguidos) começando com o braço, com o pulso e com o dedo. Estes movimentos foram feitos primeiro no ar, no tampo da mesa, na mão, na areia, etc. Só depois de muito treino é que escrevemos no quadro a palavra menina acompanhada de um cartaz, que ficou exposto no flanelógrafo (ou placar de cortiça). Após nos ter motivado a atenção , chamou  então uma criança de cada vez para escrever no quadro:

  1. Com o giz;

  2. Com o dedo embrulhado num pano molhado;

  3. Com um pincel molhado;

No placar, junto da gravura,  colocámos um cartão contendo a palavra manuscrita e também em letra de imprensa. A partir daqui todas as crianças puderam ler a palavra. Nesta altura, o professor deu a cada criança um cartão com a palavra menina - manuscrita de um lado e impressa do outro. (A criança vai começando a fazer a sua caixa  de leitura, guardando as palavras ensinadas.)

Em casa, recortámos  de revistas ou jornais, figuras de meninas a nosso belo prazer, que colocámos  no caderno escrevendo por baixo a palavra manuscrita.

Quando as crianças mostraram já saber escrever a palavra, o professor mandou-nos  ao quadro.

Só passámos  para a segunda palavra ( e isso é de extraordinária importância para a obtenção dos objectivos a atingir) quando todas as crianças já sabiam escrever a primeira.

Este jogo foi muito bom  e todos nós  ficámos muito interessados.

Surgiu, então,  a 2ª palavra - menino - usando a mesma técnica empregue na primeira palavra. (É importante substituir as palavras manuscritas pelas de imprensa para que as crianças notem as diferenças, constituindo uma parte importante na aprendizagem.)

Em seguida, surgiu  a palavra sapato e ouvimos a história da Gata Borralheira . (Sempre que surja uma nova palavra, esta deverá ser colocada no placar com a ficha-palavra correspondente.)

A 4ª palavra-chave foi bota, seguindo a mesma orientação dada para as palavras anteriores. Nós gostámos muito da história " O Gato das Botas".

(Estas 4 palavras devem ser cuidadosamente dadas para que os alunos adquiram a segurança necessária.)

Para conhecermos as sílabas ,os alunos leram pausadamente, acompanhada com batimentos ( palmas). Ao mesmo tempo surgiram no placar as sílabas das palavras aprendidas e as crianças associaram as sílabas às palavras-chave. (É importante que todas as sílabas fiquem perfeitamente conhecidas.)

A partir daqui surgiu a palavra uva, que também foi recortada em sílabas no momento próprio. Depois de vários exercícios com as palavras aprendidas, o professor decompôs as mesmas até chegarmos às vogais:

 

me............e ni...............i na..............a
me............e ni...............i no..............o
u............va 

 

A..........a E..........e I..........i O..........o U..........u

 

Apareceram as primeiras letras maiúsculas, isto é , das vogais que já tínhamos aprendido. Já podíamos escrever uma frase completa:       "É a bota da Nina."

Nesta altura o professor  entregou-nos o livro de leitura. (Verificar-se-à que as crianças começarão a ler as primeiras lições sem dificuldades.)

(O professor não se deve preocupar com o tempo que levará a aprendizagem, pois só se obterão bons resultados se houver insistência na escrita e leitura das duas primeiras palavras.)

(Também não deve  haver preocupação com o número de aulas que antecede a entrega do livro de leitura. O jogo de sílabas é moroso para a formação de novas palavras. A partir da 10ª palavra, será mais fácil e consequentemente mais rápida a aprendizagem.)

Voltar ao início da página

tanterior

seguinte