Educação para o consumo                  

 

 

 

 

 

 

 
 

  Webquest                                                                                      

         

 

               

                                                             
 

 

" O comprador compulsivo, sente uma necessidade, que tem que satisfazer a

todo o custo, e para os psiquiatras é sintoma de depressão: compra-se para

compensar um vazio."

O consumo, é um fenómeno social complexo, condicionado por múltiplos factores e, com influência sobre a vida humana e a do Planeta. Neste trabalho, foi escolhido o Consumo como assunto de abordagem.     Irá ser focado e analisado o funcionamento do sistema de consumo actual, assim como os seus efeitos e consequências na sociedade. Serão também abordados pontos positivos e negativos do fenómeno, passando por medidas de controlo do consumo, explicitando também, o trabalho feito ao nível da defesa do consumidor, com referência a instituições do ramo. O trabalho de desenvolvimento que se segue tem como método de trabalho uma pequena pesquisa de conceitos. Estimular o interesse dos cidadãos por este tema, em busca de uma sociedade em que haja mais cidadania.

O consumo, pode ter os seu benefícios, mas por outro lado é um fenómeno com que o consumidor deve estar preocupado. Os consumidores procuram bens que as empresas possam fornecer, mas necessitam de uma protecção contra negócios abusivos.

Para esse mesmo efeito, foram criadas instituições e leis de defesa do consumidor, como o Instituto do Consumidor, Centros Autárquicos de Informação, Delegações Regionais do Ambiente e Recursos Naturais.   O consumo(ficção)  pode ter os seu benefícios, mas por outro lado é um fenómeno com que o consumidor deve estar preocupado. Os consumidores procuram bens que as empresas possam fornecer, mas necessitam de uma protecção contra negócios abusivos.  Para esse mesmo efeito, foram criadas instituições e leis de defesa do consumidor, como o Instituto do Consumidor, Centros Autárquicos de Informação, Delegações Regionais do Ambiente e Recursos Naturais.    Entre muitas destas instituições, podemos encontrar uma bastante conhecida, a DECO . Criada nos anos 70, esta associação foi reconhecida como associação de utilidade pública em 1978 e destina-se a proteger e defender os direitos legítimos dos consumidores. A instituição desenvolve ainda actividades dirigidas à informação, presta serviços jurídicos, dedica-se também à publicação das revistas "Proteste, Dinheiro e Dinheiro",  e ainda "Teste Saúde". 

Esta instituição foi criada, existe e trabalha como elemento fundamental de pressão na luta pelos direitos e  interesses do consumidor.  O Consumo é o acto económico que nos permite concretizar a satisfação de uma necessidade, através da destruição, ou uso de um bem ou serviço.    O acto de consumo é um direito mas acarreta obrigações e responsabilidades económicas, sociais, políticas e ambientais. O consumidor deve reconhecer a sua força económica e exigir que os seus direitos sejam respeitados, por outro lado, ele tem obrigações a cumprir.  Vários são os tipos de consumo, desde consumos essenciais e supérfluos a consumo privado e público, individual ou colectivo.   Existem pois, diversos padrões de consumo, consoante a época, a localização geográfica, a cultura dos povos, o rendimento das famílias,....A desprotecção dos consumidores sob o ponto de vista económico-social e jurídico, pode ser compensada:

pela consciência colectiva e acção conjunta (movimento associativo)
pela consciência individual das suas necessidades e exercício pessoal dos direitos
pela atribuição de direitos específicos e compensatórios da desprotecção (direitos dos consumidores

Hoje, o consumismo faz parte do ser humano, do seu pensamento, comportamento e do seu quotidiano. Aliás, a vida do ser humano é fundamentalmente alimentada e sustentada pelo forte consumo. O fenómeno desenvolveu-se primeiramente nos EUA, pois este era já um país desenvolvido e possuía também uma área larga e vasta de mercado, assim como um elevado número de população, ou seja, de consumidores. Mas hoje, o conceito de consumo e os seus efeitos chegam-nos não de outros países, mas sim do nosso próprio país, na nossa casa, emprego, escola, ou qualquer outro local em que nos encontremos, através da publicidade / marketing nos média.   A televisão fez-se agente de uma revolução que impôs o audiovisual como uma realidade central da cultura e do quotidiano de larguíssimas camadas da população. 

Como veículo de informação e instrumento lúdico, a televisão influencia a vida dos cidadãos, modela-lhes as crenças e os valores. Pelas suas características técnicas, acaba por condicionar o espectador a uma atitude de observação passiva das mensagens que recebe. Ao mesmo tempo, a própria força audiovisual dessas mensagens impõe-se de tal forma que os analistas chamam frequentemente a atenção para os perigos de manipulação que podem advir do contacto exclusivo com um meio de comunicação de massas tão imediato e, por isso, tão pouco estimulador da reflexão independente.
Mas, por outro lado, a dimensão informativa e democratizante da televisão no mundo actual não pode deixar de ser apreciada. Com a revolução das telecomunicações, ligada à utilização de cabos e satélites, multiplicaram-se as possibilidades de envio de informações à escala mundial. As populações podem manter-se informadas muito rapidamente, tanto quanto os órgãos de decisão. Assim, torna-se mais difícil o exercício de um poder único e central.

 

 

 

 

   

Trabalho e pesquisa em grupo, para elaborar um trabalho Final

Destina -se,  aos alunos do décimo ano de escolaridade,   do Curso geral de Ciências Sócio-Económicas.

Será necessário uma sala, com recursos informáticos e a turma irá trabalhar em  grupos.                                                                                         

O trabalho a desenvolver, será de  pesquisa  e consistirá em analisar os  seguintes,  temas propostos:

I-Consumo --- Marketing---- Consumismo
II-Consumo--- Direitos e obrigações do Consumidor
III-Consumo--- Factores determinantes do consumo (económicos, sociais  e culturais)
IV-Consumo--- Consequências ( Temática de        ordem ambiental e social, como por exemplo o esgotamento dos recursos, ou os problemas sociais decorrentes do desemprego).
V-Consumo--- Disparidades do consumo

 

  • O objectivo será a realização de um trabalho final, por cada um dos grupos (máximo 4 alunos (as)). Será um trabalho de síntese acerca do tema abordado, onde se tenta formular  novas hipóteses e procura explicações ou soluções criativas. Deverão então elaborar um relatório, com uma apresentação oral aos restantes elementos da turma, com apoio das Tecnologias (Powerpoint), acetatos, ou então elaborar uma homepage que será incluída no site da escola., salientando ainda a motivação e as dificuldades que sentiram ao elaborar o trabalho.

  • A pesquisa centrar-se-à em textos propostos pelo professor (a) , pesquisa em sites da internet, recursos educativos da própria escola, revistas, jornais,....

  • Utilizem documentos de suporte, ao trabalho realizado (para uso pessoal). 

  • O trabalho decorrerá em dois blocos lectivos de 90 minutos, e a apresentação em mais um bloco lectivo de 90 minutos.

  • Realização dos testes finais constantes nas últimas páginas dos sites consultados.

  • Entreguem  uma cópia  do trabalho realizado `a docente.      

 

A aprendizagem  assistida por computador , pode ser definida como uma estratégia educativa em que duas ou mais pessoas,  constrõem o seu conhecimento através da discussão, da reflexão, da tomada de decisões, e onde os recursos informáticos actuam, entre outros, como mediadores do processo de ensino - aprendizagem. É basicamente definida como um processo educativo em que grupos estruturados de alunos trabalham em conjunto, onde cada membro do grupo é responsável, quer pela sua aprendizagem, quer pela aprendizagem dos restantes elementos tendo em vista, um objectivo comum...

Destaca-se  a participação activa e a interacção, tanto dos alunos como dos professores. O conhecimento é visto como uma construção social e, por isso, o processo educativo é favorecido pela participação social em ambientes que propiciem a interacção, a colaboração e a avaliação. Pretende-se que os ambientes de aprendizagem em conjunto sejam ricos em possibilidades e propiciem  a formação pessoal do aluno (a)....

Para a preparação e elaboração da tua tarefa deves aceder aos seguintes sites, disponíveis na Web, sobre os temas propostos.

Selecciona criteriosamente a informação que necessites e analisa-a de forma crítica.

            Im Translator, Online translator, spell checker, virtual keyboard, cyrillic decoder                                         

  •  
    www.centroatl.pt/titulos/si/marketing_politico_na_internet.php3 marketing político
    www.econedlink.org/

    http://www.indiana.edu/~econed/index.html

    lições sobre economia
    http://www.consumidor.pt/pls/ic/app_ver_legislacao? lições sobre economia
    www.akatu.net/ A necessidade de optar e tomar decisões que privilegiem  o consumerismo
    http://www.wri.org/wrisites.html

    http://www.prb.org/spanishTemplate.cfm

    http://www.blather.newdream.net/c/consume.html

    http://encarta.msn.com/encyclopedia_761570933/Pollution.html#p17

     

    Consumimos demais?

    Consumo e poluição 

     

    www.lixo.com.br

    www.google.com

     

    O site traz orientações de como exercer uma actuação responsável com resíduos - como diminuir essa produção, reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando materiais recicláveis para colecta selectiva. Veja informações sobre o destino do lixo, cooperativas de controle e Gestão de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana.

    www.novae.inf.br/pensadores/consumismo_doenca.htm

    Segundo os pesquisadores da UNESCO, um dos males decorrentes do consumismo infantil é a obesidade, uma doença que já é considerada problema de saúde pública nos Estados Unidos. Os comerciais de doces, biscoitos, guloseimas e redes de fast food que recorrem aos truques da animação gráfica ou ao auxílio luxuoso dos super-heróis da TV.

     

     

     

    A avaliação terá em conta os elementos contidos na ficha seguinte:

    Título________________________________________________________

     

    Autores________________________________________________________

     

    O trabalho será avaliado de acordo com a grelha abaixo apresentada e tendo em conta os seguintes parâmetros:
    • Recolha de informação
    • Organização da informação
    • Desempenho do grupo
    • Classificação dos testes
    • Apresentação do trabalho final

    Grelha de Avaliação

     

    Parâmetro\Classificação

    Insuficiente

    (1)

    x < 55%

    Suficiente

    (2)

    55% < x < 85%

    Bom

    (3)

    x > 75%

    Recolha de Informação

    10%              

    Fraca recolha da informação  sugerida Razoável recolha da informação sugerida Boa recolha da informação sugerida
    Organização da Informação

    10%

    Informação pouco      organizada e  incoerente Informação organizada e coerente Informação bem organizada, coerente e bem estruturada
    Desempenho do Grupo

    30%

    Má organização e distribuição das tarefas pelos elementos do grupo

    Não aceitação de sugestões dos elementos do grupo

    Fraco desempenho das tarefas propostas

    Não cumprimento do prazo

    Razoável organização e distribuição das tarefas pelos elementos do grupo

    Aceitação de sugestões dos elementos do grupo

    Razoável desempenho das tarefas propostas

    Cumprimento do prazo

    Boa dinâmica de grupo

    Boa aceitação de sugestões dos elementos do grupo

    Bom desempenho das tarefas propostas

    Conclusão da tarefa antes do prazo definido

    Classificação dos Testes

    20%

    http://www.akatu.net/pratique/teste/

    Quiz

     

    x < 55%

    55% < x < 75%

    x > 75%

    Apresentação do Trabalho Final

    30%

    Falta de criatividade

    Pouca originalidade

    Insegurança na apresentação dos trabalhos

    Alguma criatividade 

    Alguma originalidade

    Apresentação dos trabalhos de uma forma segura e clara

    Apresentação dos trabalhos de uma forma bastante  segura,  bastante clara e com criatividade e originalidade

     

    Parâmetro

    Classificação
    Recolha de Informação  
    Organização da Informação  
    Desempenho do Grupo  
    Classificação dos Testes  
    Apresentação do Trabalho Final  

     

       

     
    Consumismo

    É visível, que cada vez mais o  consumismo, ganha lugar de destaque na vida de todas as pessoas, mas principalmente na vida dos jovens e crianças. Apesar de, serem pessoas, com menor aquisição financeira, o público-alvo que mais é persuadido pelas campanhas de publicidade, são os jovens e crianças.

    E, diante da busca incessante e do desejo descontrolado por consumir, surgem questões sobre o assunto, que vale a pena serem debatidas por educadores, pais e por jovens.

    As reflexões sobre o assunto, levantam questões, como as seguintes:

     

    • É possível identificar um consumidor   compulsivo?

    • Por que ocorre esse comportamento de descontrole diante das compras?

    • Tanto para o indivíduo como para a sociedade, quais serão as consequências de um consumismo desenfreado?

    • É, a cultura de massas, um produto da sociedade, de consumo?

    O consumismo mostra que, os indivíduos podem acabar transferindo o valor de descartável, não só às coisas que compram, usam e trocam, mas também acabam tendo a sensação de terem um poder que é irreal, cuja aplicação é o desejo de descartar tudo o que ‘supostamente’ os não serve mais, incluindo, regras, sentimentos, pessoas, instituições etc.


     
    Fichas

    Este site foi actualizado pelo última vez em 27/06/04                          

     criado por       Maria Santos

     

    Consumerismo

     é  definido  como sendo “políticas

     e actividades  desenvolvidas

     para proteger os interesses e direitos dos consumidores, nas suas relações de troca com qualquer tipo de organização”.

    Portanto, não se restringe a organizações com as quais mantenha relações de negócios, sendo um conceito ainda mais amplo, incluindo hospitais, bibliotecas e mesmo agências governamentais, entre muitas outras organizações.

     

     

     


       
     

     

     

     

     

 
 

 

 

A avaliação terá em conta os elementos contidos na ficha seguinte:

Título___________________________________________________________________

 

Autores__________________________________________________________________

 

O trabalho será avaliado de acordo com a grelha abaixo apresentada e tendo em conta os seguintes parâmetros:
  • Recolha de informação
  • Organização da informação
  • Desempenho do grupo
  • Classificação dos testes
  • Apresentação do trabalho final

Grelha de Avaliação

 

Parâmetro\Classificação

Insuficiente

(1)

x < 55%

Suficiente

(2)

55% < x < 85%

Bom

(3)

x > 85%

Recolha de Informação

10%              

Fraca recolha da informação  sugerida Razoável recolha da informação sugerida Boa recolha da informação sugerida
Organização da Informação

10%

Informação pouco      organizada e  incoerente Informação organizada e coerente Informação bem organizada, coerente e bem estruturada
Desempenho do Grupo

30%

Má organização e distribuição das tarefas pelos elementos do grupo

Não aceitação de sugestões dos elementos do grupo

Fraco desempenho das tarefas propostas

Não cumprimento do prazo

Razoável organização e distribuição das tarefas pelos elementos do grupo

Aceitação de sugestões dos elementos do grupo

Razoável desempenho das tarefas propostas

Cumprimento do prazo

Boa dinâmica de grupo

Boa aceitação de sugestões dos elementos do grupo

Bom desempenho das tarefas propostas

Conclusão da tarefa antes do prazo definido

Classificação dos Testes

20%

http://www.akatu.net/pratique/teste/

Quiz

 

x < 55%

55% < x < 85%

x > 85%

Apresentação do Trabalho Final

30%

Falta de criatividade

Pouca originalidade

Insegurança na apresentação dos trabalhos

Alguma criatividade 

Alguma originalidade

Apresentação dos trabalhos de uma forma segura e clara

Apresentação dos trabalhos de uma forma bastante  segura,  bastante clara e com criatividade e originalidade

 

Parâmetro

Classificação
Recolha de Informação  
Organização da Informação  
Desempenho do Grupo  
Classificação dos Testes  
Apresentação do Trabalho Final  

   

 
Consumismo

É visível, que cada vez mais o  consumismo, ganha lugar de destaque na vida de todas as pessoas, mas principalmente na vida dos jovens e crianças. Apesar de, serem pessoas, com menor aquisição financeira, o público-alvo que mais é persuadido pelas campanhas de publicidade, são os jovens e crianças.

E, diante da busca incessante e do desejo descontrolado por consumir, surgem questões sobre o assunto, que vale a pena serem debatidas por educadores, pais e por jovens.

As reflexões sobre o assunto, levantam questões, como as seguintes:

 

  • É possível identificar um consumidor   compulsivo?

  • Por que ocorre esse comportamento de descontrole diante das compras?

  • Tanto para o indivíduo como para a sociedade, quais serão as consequências de um consumismo desenfreado?

  • É, a cultura de massas, um produto da sociedade, de consumo?

O consumismo mostra que, os indivíduos podem acabar transferindo o valor de descartável, não só às coisas que compram, usam e trocam, mas também acabam tendo a sensação de terem um poder que é irreal, cuja aplicação é o desejo de descartar tudo o que ‘supostamente’ os não serve mais, incluindo, regras, sentimentos, pessoas, instituições etc.


 
Fichas

Este site foi actualizado pelo última vez em 27/06/04                          

 criado por       Maria Santos

 

Consumerismo, é  definido  como sendo “políticas e actividades  desenvolvidas para proteger os interesses e direitos dos consumidores, nas suas relações de troca com qualquer tipo de organização”.

Portanto, não se restringe a organizações com as quais mantenha relações de negócios, sendo um conceito ainda mais amplo, incluindo hospitais, bibliotecas e mesmo agências governamentais, entre muitas outras organizações.