O Planeta azul

A hidrosfera tem uma grande importância para a vida na Terra: fornece a água necessária a todos os seres vivos, que não somente bebemos, mas que também utilizamos para irrigar as terras. Mas os oceanos, os lagos e os rios constituem para além disso importantes fontes de alimentos, pois o peixe é um óptimo fornecedor de proteínas, e para muitos habitantes do planeta é até o único fornecedor.

planetaterra.jpg (10817 bytes)Os oceanos constituem ainda uma fonte importante de matérias-primas:

Durante milhares de anos o Homem tem utilizado os oceanos para "armazenar" os produtos rejeitados. Os rios, têm servido como canos de esgoto para onde o Homem lança os desperdícios das suas casas e das suas fábricas para serem levados para o mar. Quando usa os pesticidas na agricultura sem cuidado ou quando junta o lixo em lixeiras sem condições também está a poluir, porque as águas das chuvas acabam por arrastar produtos químicos prejudiciais à vida que vão contaminar as águas subterrâneas e as águas dos rios e dos oceanos.

2baleias.jpg (32660 bytes)Como os oceanos ocupam perto de três quartos da superfície do nosso planeta, nunca ninguém se tinha preocupado com os prejuízos que essa poluição poderia causar nos seres vivos que lá habitam: "Os oceanos são tão grandes que a nossa poluição ao espalhar-se na sua água não vai com certeza produzir estragos" pensava-se. Só há alguns anos é que o Homem começou a ver que se continuasse a poluir os oceanos acabava por matar todos esses seres vivos e que acabaria ele próprio por ser prejudicado.

Mas não é só com poluição que o Homem ameaça a vida nos oceanos. É também quando pesca demasiado numa região, quando usa redes com uma malha muito pequena que apanham todos os peixes sejam eles grandes ou pequenos, ou quando impede com as suas barragens que os peixes subam os rios para ir desovar. Tudo isto impede os peixes de se reproduzir e acaba aos poucos com a vida nos oceanos.

Felizmente que o Homem já se começou a preocupar com todos estes problemas.