A Casa Gandareza
As casas Gandarezas são as casas típicas da nossa região. Estas representam parte do património nacional, sendo, portanto, importante este documento como um meio pelo qual se dá a conhecer uma parte da nossa história, das nossas raízes, das nossas tradições, do nosso meio, e da nossa cultura.
A casa Gandareza é uma casa que hoje em dia já não se constrói devido ao desuso dos materiais de construção da casa, mas também devido a alterações profundas no modo de vida das populações da região, já que a casa Gandareza é uma casa que apenas se adequa às necessidades rurais. Contudo as casas Gandarezas continuam a existir, algumas ainda como centros de grande actividade agrícola, mas pertencendo a um passado anterior à emigração.

A casa Gandareza tem uma estrutura que se adequa às actividades realizadas pelas pessoas que nela habitam, sendo por isso vocacionadas para uma utilização essencialmente agrícola.
O esquema que se segue apresenta a estrutura típica deste género de habitação:

 
 
As casas Gandarezas evidenciam grande simplicidade de construção como se pode verificar na seguinte fotografia aérea
 
O seu interior é também bastante simples sendo vocacionada também para uma agricultura de subsistência estando por isso toda a casa ligada ao pátio
  As seguintes imagens demonstram a simplicidade e utilidade desta casa que preteriu a estética à utilidade
 
 
Burralho
Corredor
Armário
Cabide
Prateleira
 
A casa Gandareza tem, por outro lado, uma relação com as outras dependências, como a adega
 
A bomba de água destinada às actividades quotidianas
O alpendre
As casas gandarezas são, assim, casas que apresentam, quer grande simplicidade de estrutura, quer de materiais, pois são feitas de adobe. Estas casas apresentam também uma grande beleza a nível da fachada, que é a parte da casa mais adornada.
 
O Sobrado
A Fachada
 
Esperamos que apreciem este documento como um reflexo de parte da história portuguesa, mostrando, igualmente, a beleza da casa típica da nossa região.
TRABALHO REALIZADO POR: