A Arte do século XX, tão rica como diversificada, é fruto do conjunto de revoluções operadas no continente europeu a partir de meados do século XIX. A Revolução Industrial, o surgimento da Fotografia, a Revolução Russa, a primeira e a segunda guerras mundiais e a queda do muro de Berlim, foram momentos significativos que mudaram a forma de ver e sentir do mundo Ocidental e, por consequência, a forma de se exprimir.

Assim, a pintura do século XX marca uma ruptura com os cânones do passado, com o classicismo conservador marcado pela representatividade e condicionada pela tradução da realidade objectiva.

Nesta actividade, concebida para o Curso de Artes Visuais do 12º ano, os alunos terão a possibilidade de encontrar uma série de imagens, correspondentes a movimentos artísticos do século passado, que o levarão a uma viagem pela História da Arte, em particular pela pintura do século XX.


Desenvolver a capacidade de cruzar conhecimentos adquiridos nas aulas e em estudo autónomo, por forma a obter um saber globalizante.

Potenciar o interesse por formas de expressão artística que articulam com outras áreas da sociedade civil, em particular a política, a religião e a cultura.

Afastar o saber meramente académico e teórico das aulas curriculares, utilizando as tecnologias como factor de consolidação do interesse pelo conhecimento.


Realizar esta actividade pressupõe que os alunos tenham conhecimentos de História da Arte, que tenham acesso a bibliografia sobre Arte e, se necessário, que possam visitar as páginas que escolhemos (Recursos) para esclarecer alguma dúvida.

O desafio que propomos consiste em identificar o movimento a que pertence cada pintura; para isso, os alunos deverão aceder ao quadro que diz "Escolha o movimento certo", fazendo corresponder a cada pintura o movimento pretendido. Depois de percorrer todas as imagens, deverão submeter a actividade, clicando em Verificar e confirmando o resultado.

Esperamos que este jogo agrade aos alunos e permita que fiquem a conhecer um pouco mais da Arte do século XX, em particular a sua pintura. Através destes exemplos poderão compreender o enquadramento histórico-cultural de cada movimento artístico e a sua importância para um século de criação, marcado pelo Expressionismo.

A actividade é simples, mas requer muita atenção. Palar a iniciar, os alunos deverão clicar no botão avançar.

 

Galeria Nacional de Arte de Washington - Página oficial da National Gallery of Art, Washington DC
Webmuseum - Galeria virtual de Arte
Witecombe - Galeria virtual de Arte