Educação Musical

5º ano, Ficha de Trabalho

Os Instrumentos da Orquestra

Instrumentos de Percussão

À família dos instrumentos de percussão pertencem todos aqueles em que é necessário bater para produzir o som. Nesta família existem dois grupos principiais: os membranofones e os idiofones.

Membranofones

Os membranofones são os instrumentos em que o som se produz ao bater numa membrana esticada.

Estes instrumentos podem consistir numa única membrana (unimembranofones) ou em duas membranas (bimembranofones). Os bimembranofones têm as membranas opostas uma à outra, esticadas sobre um suporte normalmente de forma cilindrica, como por exemplo o bombo ou a caixa de rufo.

Os unimembranofones têm a membrana esticada sobre um suporte que pode ser aberto na outra extremidade -- como por exemplo a pandeireta -- ou fechado e com uma forma hemisférica como é o caso do timbale. Neste caso, a forma hemisférica do suporte funciona como ressoador, melhorando a afinação e fazendo do Timbale um instrumento de altura definida.

Vamos conhecer alguns exemplos de membranofones:

(Faz clique nas imagens para ampliar e ouvir)
A PandeiretaA Caixa de RufoO TimbaleO Bombo

Idiofones

São todos os intrumentos em que o som é produzido pelo próprio corpo do instrumento.

Estes instrumentos são feitos de diversos materiais como por exemplo a madeira, o metal, a pedra, o vidro, etc.. Ao contrário dos cordofones ou dos membranofones, não estão sujeitos a qualquer tipo de tensão e produzem o som vibrando num todo quando são percutidos, raspados, agitados, friccionados ou beliscados.

Os idiofones de percussão podem ser percutidos com uma baqueta ou malhete, como por exemplo o prato ou a caixa chinesa, ou entrechocados como por exemplo as clavas ou as castanholas.

As maracas ou a gizeira são exemplos de idiofones de agitamento e o reco-reco é um exemplo de um idiofone de raspagem. Os idiofones friccionados e belicados raramente se utilizam na orquestra.

Os idiofones, para além da forma como são tocados, podem também ser classificados de acordo com o material de que são feitos, pois têm um timbre semelhante. Assim, podemos definir duas famílias de idiofones: os de madeira e os de metal.

Como os idiofones da orquestra são muito semelhantes aos instrumentos da sala de aula, que tu já conheces bem, vamos apenas tentar conhecer alguns daqueles que são menos vulgares.

Vamos então conhecer dois idiofones de metal, percutidos:

(Faz clique nas imagens para ampliar e ouvir)
Os SinosO Gongo
* moldura do MediaPlayer *

Nota: Esta página continua a ser gradualmente melhorada no seu conteúdo e apresentação. Dá a tua opinião.

página alojada no Programa Prof2000