AS TRADIÇÕES NATALÍCIAS ALEMÃS      Na Alemanha as comemorações da Natal começam quatro semanas antes do dia 25. De acordo com o gosto de cada um, fazem-se  arranjos com ramos de pinheiro ou azevinho e quatro velas (Adventskranz). Em cada  domingo acende-se uma vela, para que ao chegar ao último domingo antes do Natal se encontrem acesas as quatro velas.

 

No dia 6 de Dezembro comemora-se o dia de S. Nicolau (Nikolaustag). Nessa noite,  as crianças colocam um sapatinho ou uma bota à porta de casa. Na manhã seguinte têm o sapato recheado de pequenos presentes, tais como: nozes, bombons e chocolates. Muitas vezes o Nikolaus é um familiar ou amigo da família que se veste de S. Nicolau especialmente para esta ocasião. Antigamente as crianças costumavam ter medo do Nikolaus, principalmente as que se tinham portado pior, porque era costume ele deixar uma vara na bota dos mais malandros, em lugar dos tão esperados docinhos.

 

Os lares são enfeitados com motivos de Natal e com a tradicional árvore. A tradição das decorações natalícias também pode ser encontrada nos Mercados de Natal (Weihnachtsmärkte). Perto do final do mês de Novembro, nas praças principais de muitas cidades alemãs, são montadas tendas onde se vende tudo o que se relaciona com o Natal, não apenas efeitos decorativos, mas também pequenos presentes. Estes Mercados de Natal são um autêntico festival de luz e uma atracção  para os visitantes.

Tal como em Portugal, a noite (Heiligabend) e o Dia de Natal (Weihnachtstag) são ocasiões para a família se reunir e comemora-se com comida deliciosa. Costuma-se comer perú, pato e uma grande variedade de doces típicos.

                    (profa Fátima Corredoura)

 

Heilige Weihnachten 
und 
ein glückliches Neues Jahr