Concepção e Exploração Didáctica de Documentos Hipermedia na Rede

 

          As estratégias adoptadas pelos professores baseiam-se cada vez mais na exploração do potencial oferecido pelas novas tecnologias da informação e da comunicação.  Torna-se claro que a  abertura a novas ideias implica uma melhoria sistemática dos resultados da tarefa dos docentes. Da constituição de grupos de trabalho, apoiados em pressupostos de aprofundamento e  partilha de saberes e de técnicas de ensino,  emergem interesses pedagógicos susceptíveis de romper o isolamento de docentes e discentes.

A Internet pode fornecer aos professores  possibilidades de interacção no campo do ensino baseado em hipermedia, através da construção, da troca e da crítica construtiva de  ferramentas de aprendizagem. A interacção permite desenvolver uma rede de professores com desejo de experimentar ambientes educativos inovadores, integrando as novas tecnologias num contexto rico em informação.

A partilha de recursos, aliada à capacidade de harmonizar métodos de trabalho a partir de uma plataforma convergente, possibilita a reflexão sobre conteúdos e multiplica as produções colocadas ao serviço do aluno, permitindo-lhe apreender uma maior gama de informação e desenvolver a sua autonomia na procura do conhecimento.

Um professor que use a Internet deverá estar apto a explorar as técnicas mais adequadas ao uso dos meios de comunicação.

 

COM ESTA ESTA ACÇÃO PRETENDE-SE PROMOVER:

1- Reflexão sobre as tendências do uso das novas tecnologias da comunicação e da informação na educação. Análise das principais vertentes;

2 - Aperfeiçoamento na utilização do hipertexto em ambiente de aprendizagem: análise pedagógica das aplicações de multimedia como recurso didáctico;

3- Modernização das técnicas de ensino com recurso aos computadores permitindo uma maior motivação para a aprendizagem;

4- Produção de materiais didácticos disponibilizados on line , destinados ao estudo autónomo ou tarefa diferenciada;

5- Reflexão on line sobre a aplicação prática desses materiais;

 CONTEÚDOS DA ACÇÃO

 

 

1-    Reflexão sobre o lugar das novas tecnologias na educação

2-    As vantagens do trabalho com recurso às redes

2.1- A rede como suporte de produção e divulgação de materiais didácticos.

3-   A rede como recurso para o ensino/aprendizagem

3.1- A comunicação em HTTP- Hypertext Transfer Protocol.

3.2- Definição da estrutura de uma página para apresentação em HTML

3.3- Produção de  materiais (com e sem hipertexto)

3.4- Hipertexto e ambientes de aprendizagem

3.5- Fórum de discussão sobre práticas pedagógicas com recurso ao hipertexto.

3.6- Definição, uso e aplicação de formas de comunicação em tempo real.

4-   Navegação na rede

4.1- Aprendizagem a partir do seu próprio computador

4.2- Progressão na aprendizagem adequada ao ritmo do aluno

5-   Intercâmbio entre os utilizadores da Internet

5.1- Validação / crítica da informação disponibilizada

5.2- O impacto de uma nova relação pedagógica. Que autonomia para o aluno?

5.3- O trabalho on e offline. (vantagens e inconvenientes pedagógicos)

6-   Reflexão sobre o impacto na sala de aula

Exemplos de trabalhos a realizar durante a acção