Índice do Site Questões Frequentes Pesquisar no Site Produção do Site Opiniões sobre o Site Sites úteis para a disciplina de Psicologia Bibliografia Geral placard para comentários Chat Room - Psicologia
Voltar à página inicial  

 
 
Consultar:

Objecto da psicologia

Metodologias em Psicologia

 Psicologia Aplicada

 

 

Teste de QI em brasileiro.  (Para PC): qisetup.zip - 864 kb

 

Testes de Avaliação

 
- Ajuda à utilização do Site
- Pesquisas no Site

 

 

 

Testes de inteligência

Testes de Q.I.A inteligência é algo difícil de definir pelo que ainda mais difícil de medir. Para o conseguir de uma forma objectiva recorre-se a testes de Inteligência de modo a avaliar as capacidades intelectuais de um indivíduo.

O primeiro teste formal de inteligência foi desenvolvido em 1905, resultante de uma colaboração entre Theodore Simon e Alfred Binet. É um teste predominantemente verbal e elaborado segundo uma ordem de dificuldade de modo a obter o Quociente de Inteligência de uma pessoa (Q.I.)
A partir deste teste outros surgiram na tentativa de aperfeiçoar os processos de medição. Assim surgiram testes especializados que procuram avaliar os diversos aspectos da vida intelectual humana como os testes de QI político ou QI emocional.

A Escala de Inteligência de Wechsler, introduzida em 1939, proporciona uma medida de performances e capacidades verbais estando dividida em duas:

  • Escala de Inteligência para Crianças (WISC)
  • Escala de Inteligência para Adultos (WAIS).

O teste de Stanford-Binet e a escala de Wechsler indicam um valor de Q.I. para expressar a inteligência individual obtida pela comparação de desempenho com um grupo representativo de pessoas da mesma idade, em que o QI médio é indicado com o valor de 100.
Por exemplo, se um indivíduo de 14 anos apresenta resultados semelhantes à media dos indivíduos de 16 anos, é-lhe atribuída uma idade mental de 16 anos. Esta é dividida pela sua idade cronológica (14) e multiplicada por 100 obtendo-se assim o valor de QI. Neste caso o QI da criança é um valor acima da média: 114 (16/14*100=114).

Os testes de inteligência podem ser encontrados igualmente sob a forma de exercícios de raciocínio ou exercícios de matemática recreativa

O QI deverá ser o nosso cartão de visita?A importância concedida aos testes de inteligência como medida absoluta teve o seu período mais destacado na primeira metade do século XX surgindo da necessidade em avaliar os resultados do ensino, em detectar pessoas com mais capacidades intelectuais para a execução de tarefas, e ao mesmo tempo ligado a diferenciação rácica e de classes sociais.
Esta importância tem diminuído a partir do momento em que se passou a considerar a inteligência como um processo e não como um resultado, realçando-se a importância do carácter adaptativo e criativo na execução de problemas bem como a influência da motivação no desempenho de tarefas.
Tal facto acompanha a evolução da sociedade mundial pois a partir da segunda metade do século XX a organização laboral recebida da revolução Industrial (massificante e metódica) sofre alterações em que se começa a valorizar a importância do indivíduo e a sua adaptação a novas tarefas. Mas a sua utilização ainda hoje é valorizada.

 

 

 
  Versão 4 - Actualizada em: 14 Nov 2002  
     

| PSIQUE | Unidade1 | Métodos | Introspectivo | Experimental | Observação | Clínico | Testes | Psicanalítico | Inquéritos |