CORRECÇÃO DA MIOPIA

Na miopia, em geral, as lentes oftalmológicas podem ser empregues tanto para longe como para perto. A sua compensação é feita através de lentes divergentes de tal modo que o encontro focal ocorra exactamente na retina. De salientar que as lentes divergentes têm o efeito de trazer a imagem para trás, sendo por isso usadas na correcção da miopia.
 
Figura 4

 
A miopia pode ser corrigida de três maneiras :

  1. Óculos Os óculos são um "instrumento" versátil, prático e económico. O único inconveniente dos óculos é a limitação imposta para o exercício de algumas actividades profissionais e desportivas, além da redução do campo visual e dos reflexos do indivíduo, nomeadamente nos casos de miopia elevada. Quanto mais forte for a miopia, mais espessas são as lentes nos bordos e mais pesadas.
  2. Lentes de contacto- Corrigem muito bem as miopias, satisfazem a estética, mas pode causar intolerâncias , exigindo maiores cuidados, além de uma certa habilidade na sua manipulação. A sua manutenção tem que ser bastante escrupulosa e controlada periodicamente no sentido de evitar o perigo de infecção e de outras complicações mais sérias, tais como diminuição da capacidade de visão, de modo permanente.
Figura 5
A s lentes de contacto podem ser de vários tipos, nomeadamente rígidas ou gelatinosas. Estas sustentam-se na camada lacrimal que cobre a córnea e é importante um exame oftalmológico para uma boa adaptação sem riscos para o olho.

 
 

3. Cirurgia Uma técnica recente, as chamadas " cirurgias refrativas " procuram modificar a curva da córnea, provocando um achatamento da parte central, determinando a formação da imagem na retina. As mais conhecidas, e que se propõem corrigir diferentes graus de miopia são a Ceratotomia Radial (RK) ( em desuso ) e a cirurgia através do Excimer Laser.
 
 

 

Ceratotomia Radial ( RK )

A Ceratotomia Radial , procedimento convencional, tem sido usada na correcção de miopia com menos de 6 a 7 dioptrias. É uma técnica que consiste na remoção da parte semi - periférica e periférica da córnea, efectuada com um bisturi de diamante. O cirurgião altera a forma da córnea com várias incisões profundas na sua espessura. A cirurgia RK utiliza apenas anestesia local e é de curta duração.
 

Complicações possíveis

Em primeiro lugar, é muito comum uma correcção insuficiente. Neste caso, o paciente poderá usar óculos de modo a reduzir a deficiência, melhorando a sua visão.

Noutros casos é possível uma regressão no período pós- operatório de tal modo que a miopia volta a manifestar-se.

Possível mas pouco frequente é a obtenção de uma correcção superior ao necessário, obrigando também ao uso de óculos.

Também poderá haver perigo de infecção e alteração permanente da córnea e da sua estrutura.

 

Excimer Laser
 

Desde a descoberta da energia libertada pela emissão de raios laser, os cientistas têm pesquisado feixes de laser de diferentes comprimentos de onda. Em 1982 houve um avanço significativo ao ser descoberto que se poderia obter um feixe de laser a partir de uma mistura de gás Argon (Ar) com gás de fluoreto. Este feixe "mágico" , com um comprimento de 193 nanómetros, provoca a vaporização de tecido com grande precisão e dano mínimo às delicadas estruturas adjacentes. Foi este facto que conduziu ao êxito da sua implementação como uma ferramenta fundamental na microcirurgia ocular, mais concretamente na cirurgia da córnea.

 

 
Figura 6
 

Há dois tipos de cirurgia da córnea por Excimer Laser :

  Relativamente à PTK, a utilização do Excimer Laser em cirurgia de córnea permite aos médicos tratar uma série de doenças e lesões oculares sem terem que realizar cirurgias mais complexas, como um transplante de córnea.

Assim, úlceras de córnea, opacidades e irregularidades da córnea, distrofias da córnea anterior, são algumas das patologias que podem ser tratadas com Excimer Laser.

Relativamente à PRK, o Excimer Laser também pode corrigir os erros de refracção como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

No Excimer Laser, o feixe de laser vaporiza uma camada superficial microscópica de tecido da córnea com muita precisão e segurança e com excelentes resultados visuais.

Em geral, os potenciais candidatos para a cirurgia por Excimer Laser devem satisfazer as seguintes condições :

Figura 7

Consulte os Temas:
Características/sintomas
Correcção da Miopia
 Conclusão
 Indice/Locais de pesquisa
Voltar página inicial