Henrique J. C. de Oliveira - Aveiro

Se entraste no universo dos computadores na década de 1980, deverás recordar-te daquelas pequenas máquinas, pouco maiores que um livro de bolso, que cabiam perfeitamente num canto da pasta ou no bolso largo de um «kispo». Eram uns computadores pretos, que necessitavam de um gravador de cassetes e se ligavam a um televisor a cores ou a preto e branco, para que pudéssemos visualizar os programas. E estes eram feitos em código máquina, produzidos por diversas firmas de «software». E podiam ser também em «basic» e elaborados por nós.

Lembras-te do velho ZX Spectrum, em plástico preto, com teclas de borracha e umas listas coloridas no canto inferior direito? Lembras-te dos diferentes modelos que foram surgindo: 16 K, 48 K e, já na fase final, 128 K? 

E os modelos que acabámos de enunciar não foram os únicos. Chegaste a conhecer os Amstrad, os Atari e um modelo mais completo que o Spectrum, que o emulava quase perfeitamente, lançado em Portugal e cá fabricado pela Timex?

Se entraste na era informática vinte anos mais tarde, já com máquinas idênticas aos actuais e poderosos sistemas, também tu, de certeza absoluta, irás gostar de viajar no tempo e recuar até à época do Spectrum. 

Gostarias de transformar, por uns minutos ou horas, um Pentium III, a 1 GH, (ou outro qualquer sistema posterior) num vulgar Spectrum 48 K? Gostarias de experimentar um daqueles jogos da década de 1980, para melhor poderes apreciar a enorme evolução já ocorrida no universo das novas tecnologias? 

Se a resposta é afirmativa, estás no sítio exacto.

Nesta secção, que seguramente irá agradar aos mais novos e aos menos novos, vamos recordar aqueles tempos em que nos deliciávamos, em disputa com os filhos e os amigos, com o pequeno «brinquedo» informático lançado por Sir Clive Sinclair.

Para revivermos esses tempos, temos aqui várias secções, das quais a primeira é a condição fundamental para podermos aproveitar as restantes. Passa à página seguinte  e escolhe a opção que pretendes. E, de vez em quando, volta a este endereço, porque, aos poucos, nos tempos livres, iremos acrescentando novos programas.

Mas atenção, se tens no teu computador a versão Windows 2000 ou posterior, será que não vale a pena perder tempo com isto? Claro que vale, desde que tenhas instalado um emulador de 32 bits e definas a compatibilidade entre o XP e o programa que vais utilizar.

Outra solução para ultrapassar as limitações que os sistemas mais modernos por vezes nos colocam estará em possuir na mesma máquina, dado que os discos duros têm cada vez maiores capacidades, mais do que um sistema operativo, por exemplo, um DOS 6, o Windows 98, além dos mais recentes.

Se o teu sistema ainda é o Windows 98 ou anterior ou tens mais do que um sistema operativo instalado, passa já à página seguinte.

Se o teu sistema é posterior ao Windows 98 ou pretendes um emulador que funcione com qualquer sistema operativo, então a solução está em instalares um emulador de 32 bits. Poderás descarregá-lo clicando no «link» do emulador de 32 bits

zx32 ZX Spectrum Emulator v1.03.98.0211.exe

Depois disto, o que é que tens que fazer?

1º - Criar uma pasta SPECTRUM, onde guardarás os programas.

2º - Descarregar o emular para dentro dessa pasta.

3º - Instalá-lo, clicando sobre o ficheiro. Instala-se de maneira idêntica aos programas habituais.

4º - Depois de instalado, podes guardar a versão original (que ocupa pouco espaço) ou apagá-la, porque se já instalaste o programa este ficheiro já não é necessário.

5º - O emulador de 32 bits lê todos os ficheiros de Spectrum, inclusive os destinados ao modelo 128 K, e também os que te fornecemos, nas páginas seguintes, com a extensão SNA. Por isso, nem terás que os reconverter para qualquer outro formato.

6º - Antes de utilizares o emulador de 32 bits, terás de definir a resolução do teu computador para 256 cores. Deverás trabalhar tendo o cuidado de não expandir a janela ao máximo, para não reduzires a qualidade da imagem. Atenção relativamente ao Windows XP. Neste caso, é preciso previamente definir a compatibilidade do XP com o programa, definindo-a para Windows 98 e com as propriedades adequadas: 256 cores e janela num tamanho adequado.

7º - Deverás ler as instruções que vêm com o programa, porque poderão ser-te úteis. Podes encontrá-las, bem como as várias opções, na barra horizontal superior da janela.

Dissemos, quando criámos esta rubrica acerca do Spectrum, que «brevemente, se os fados o permitssem, juntaríamos nestas páginas programas no formato Z80, que trabalham bem com o emulador de 32 bits, bem como alguns programas mais recentes destinados exclusivamente à última geração de Spectrum's, o computador de 128 Kb, que vinha já dotado com gravador de cassetes.» Neste momento, volvido um largo tempo,  já tens à tua disposição instruções e jogos para poderes recordar o que era a década de 1980 em termos informáticos e lúdicos, mesmo utilizando sistemas operativos mais modernos, como é o caso, por exemplo, do ambiente Windows XP.

Lê atentamente todas informações que te fornecemos nas páginas seguintes e verás que é fácil e compensador. > > >

Página anterior Índice Página seguinte