ASPECTOS DA RIA DE AVEIRO
e
BACIA DO VOUGA

 

  A ria é um bem perecível, se não tivermos cuidado com o ambiente.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS

Evolução da Ria
O rio Vouga
O clima

 

RECURSOS
NATURAIS

A água
O sal
O moliço
A pesca
A piscicultura

 

ACTIVIDADES
HUMANAS

Actividade portuária
Actividade industrial
Agricultura
Lazer e turismo

 

Conservação da Ria

 

Reprodução de artigos

 

Bibliografia e Links

 

A «Ria de Aveiro» é uma vasta área lagunar, constituída essencialmente pela foz do rio Vouga, que se estende de Ovar a Mira. Tem Aveiro como a principal cidade, que é simultaneamente a capital do distrito.

Clicar para ampliar a zona assinalada a vermelho.

 Neste conjunto de páginas, o leitor terá a oportunidade de contactar com aspectos vários, que vão desde a formação da laguna de Aveiro até ao seu valor económico, passando pela vertente científica ligada à qualidade da água da «Ria», sua relação com o ambiente, aspectos químicos relacionados com a obtenção do sal nas salinas e ainda informações relacionadas com alguns dos concelhos situados na bacia do Vouga.

 Além dos conteúdos apresentados nestas páginas, o leitor poderá enriquecer os seus conhecimentos, utilizando as reproduções de alguns artigos publicados em revistas da região de Aveiro e os «links» fornecidos em algumas páginas, que o remeterão para trabalhos realizados por diversos autores e organizações e disponibilizados através da Internet. Para isso, deverá ter o seu computador ligado à rede informática de comunicação mundial.


Acesso ao espaço «Aveiro e Cultura».
 

Página anterior     Primeira página     Página seguinte

© Ficha técnica
Última actualização
30-05-2005