Há alguns anos atrás, os lixos domésticos constituíam igualmente um problema para esta freguesia.
Na década de 90, foi feita uma intervenção no Largo da Carvalheira, colocando-se mesas e bancos. Após a criação de um ramal de saneamento e de drenagem de águas, também o Largo das Ribeiras, que se encontrava bastante degradado, foi totalmente limpo e iluminado e recebeu mesas e bancos. Igualmente a ponte das Ribeiras era um local de depósito de lixo, e, após um baixo assinado, foi intervencionado.
A poluição das indústrias, a construção de poços de água para as abastecer e a poluição de solos com produtos ligados à agricultura, como fertilizantes, herbicidas, fosfatos, criaram problemas de inquinação das águas que abasteciam as populações. Desde 1998, que as obras de abastecimento da freguesia permitiram a substituição de água de poços inquinados por água canalizada. Aguarda-se que nos próximos 2 anos toda a freguesia seja servida pela rede pública.
Alguns problemas que existiam há alguns anos atrás, com esgotos a
ambiente 1/2
Sendo uma zona com implantação de indústrias (alimentar, áreas têxteis, mobiliário, construção civil e transformação de produtos porcinos), Gavião debate-se com o problema da poluição.

Desde 1998, que as obras de abastecimento da freguesia permitiram a substituição de água de poços inquinados por água canalizada. (Foto GR)

correr a céu aberto, por exemplo, foram entretanto resolvidos. Cerca de 40% da freguesia está coberta pela rede de esgotos públicos, esperando-se para breve a construção dos restantes 40% de saneamento. Todavia, ainda recentemente, em 2002, vários moradores da Rua de Queirão se queixaram da existência de uma linha de água que tinha sido alvo de descargas de resíduos tóxicos e da existência de maus cheiros na zona.
Actualmente, algumas indústrias estão adaptadas e possuem ETAR’s próprias, o que conduziu a melhorias no sistema de saneamento.
Gavião possui ecopontos, que a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão distribuiu igualmente por outras freguesias do concelho.
Segundo o Census 2001, dos 1065 edifícios que a freguesia possui apenas 15 não são servidos com recolha de resíduos sólidos. Esta freguesia dispõe ainda de carro-aspirador.

Roteiro de Gavião

ambiente
cultura e Desporto
empresas
festas e Outros Eventos
gastronomia
história e Actualidade
nomes Ilustres
património Arquitectónico
álbum
mapas
endereços