Alcino Simões Abr 04

Formação EAD
Planificação, construção e avaliação de Sitemat

 

 

 

Espaço de Formação

ProfMat 2004 -  27 e 28 de Set 2004 -  Covilhã - Univ. da Beira Interior
Centro_de_Formação_da_APM" c.formacao.apm@netcabo.pt

 

 

Modalidade

Curso de 2 dias (3 horas x 4 = 12 horas)

 

 

Autores/ Instituições

Alcino Simões             

Escola 2,3,S Dr Daniel de Matos - V N Poiares

 

 

Nível

Geral

 

 

Palavras chave

Sites web, ferramentas de comunicação, usabilidade, e-learning.

 

 

Resumo

“Portanto, hoje, escola e professores encontram-se confrontados com novas tarefas: fazer da Escola um lugar mais atraente para os alunos e fornecer-lhes as chaves para uma compreensão verdadeira da sociedade de informação. Ela tem de passar a ser encarada como um lugar de aprendizagem em vez de um espaço onde o professor se limita a transmitir o saber ao aluno; deve tornar-se num espaço onde são facultados os meios para construir o conhecimento, atitudes e valores e adquirir competências. Só assim a Escola será um dos pilares da sociedade do conhecimento” (In Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal, MSI, 1997: 4.1. Objectivos e desafios da Escola Informada).

Os professores têm sido chamados a actuarem nesta sociedade de informação e conhecimento. Destinam-lhe um espaço amplo de intervenção na socialização das tecnologias digitais como agentes de mudança numa escola localizada no mundo aberto.

Este curso pretende contribuir para o desenvolvimento das competências do professor de matemática na planificação, criação e avaliação do seu SiteMat (site de ensino da matemática). Este curso coloca enfase no “porquê” e no “como” fazer o SiteMat, sendo uma oportunidade para que cada participante comece ou aperfeiçoe o seu SiteMat.

O professor, como webdesign, começa por planificar um SiteMat de acordo com os seus interesses e motivações. Define a informação a envolver, a identificação apropriada do site, a sua estrutura e organização interna, o design da homepage e dos eventuais sub-sites e o menu de navegação. Prevê o tipo de actividades e as funcionalidades que pretende implementar, de acordo com os utilizadores previstos.

Construir um SiteMat obriga o professor, como webmaster, a pensar nas ferramentas de comunicação, na interactividade, nas funcionalidades de pesquisa e acessibilidade, etc. Para isso, utiliza o software necessário para o tratamento de textos e imagens e o processador de html. Posteriormente, inclui os scripts e as ferramentas de comunicação que considerar mais apropriadas e aloja o site num servidor da Internet.

Finalmente, o SiteMat vai ser avaliado pelo seu autor com um teste de qualidade, com vista a aperfeiçoamentos posteriores.

Para que o participante possa rentabilizar as suas aprendizagens deste curso, impõe-se que traga o seu computador portátil, munido com o software Frontpage e o Word. Deverá conter uma porta USB e uma placa de rede com um cabo para ligação à Internet. Para confirmar que possui os utensílios informáticos necessários, os participantes deverão contactar com alcinosimoes@yahoo.com nas semanas anteriores à do curso.

 

Simões, Alcino. (1998-200?, Abr 2004). Planificação, construção e avaliação de Sitemat. Folha do alcino. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/sitemat/  alcinosimoes@yahoo.com

_   |^|^|^|   _