Formação de Professores
Alcino Simões Dez 2005

Ficha de Autoavaliação
Auto-Avaliação

 

Ficha de Autoavaliação           Do 3º Ciclo           Do Secundário

Folha de cálculo da Avaliação de Alunos do 3º Ciclo (xls 725Kb) 
Folha de cálculo da Avaliação de Alunos do Secundário (xls 408Kb)
 

Conclusões

_|^|_  
Ficha de Autoavaliação

 

A ficha de auto-avaliação de alunos é determinada pelos critérios, parâmetros e percentagens definidas pelo Conselho Pedagógico de uma escola.

Em algumas escolas existem critérios bem delimitados para a avaliação de alunos. Envolvem os domínios dos conhecimento, das competências e das actividades, tendo nomeações e descriminações bastante díspares.

Em qualquer modelo de avaliação de alunos de uma escola, é reconhecido pela comunidade a importância e a grande percentagem atribuída aos testes de avaliação escritos, individuais e num tempo de aula delimitado. Num período escolar realizam-se entre um e três testes de avaliação que podem ter pesos distintos.

No final de um período lectivo, o professor e o conselho de turma traduz numa classificação (número na escala de 1 a 5 ou de 0 a 20) a acção que o aluno realizou até aquele momento. Os períodos lectivos podem ter pesos distintos ou o mesmo peso e, neste caso, efectua-se a média das classificações das avaliações respectivas.

A ficha de autoavaliação é preenchida pelo aluno na última aula de cada período.

De seguida encontram-se as fichas de autoavaliação para os alunos do 3º ciclo e os do secundário. Os parâmetros foram definidos pela Escola 2,3,S Dr Daniel de Matos em V N Poiares, os critérios foram aprovados pelos professores de Matemática e o formato desta ficha foi discutido entre todos os professores.

_|^|_  
Ficha de Autoavaliação do 3º ciclo

 

Escola 2,3,S Dr Daniel Matos – V N Poiares

Disciplina de Matemática do 3º Ciclo

Auto-Avaliação

 Nº___ Nome ____________________________________ Ano ___ / ___ Turma     Ano Lectivo 20___ /___

Competências Transversais                      podem ser atribuídos valores decimaisà

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

Pontualidade

Fui sempre pontual (0,5);

Cheguei por vezes atrasado à aula (0,25);

Cheguei frequentemente atrasado (0).

 

 

 

Assiduidade

Nunca faltei (0,5);

Faltei a poucas aulas (0,25);

Faltei a muitas aulas (0).

 

 

 

Comportamento

Cumpri sempre as regras de funcionamento da aula (4);

Cumpri na maior parte das aulas as suas regras de funcion. (2);

Perturbei frequentemente o funcionamento das aulas (1);

Perturbei sempre o funcionamento das aulas (0).

 

 

 

Empenho

Fui sempre muito empenhado nas tarefas (3,5);

Nem sempre fui empenhado nas tarefas (2);

Nunca fui empenhado nas tarefas (0).

 

 

 

Material na aula

Trouxe sempre o material para as aulas (1);

Por vezes não trouxe; o caderno diário não está organizado (0,5);

Nunca levo o material para as aulas (0).

 

 

 

Trabalhos de casa

Fiz sempre os trabalhos de casa (2);

Quase sempre fiz os trabalhos de casa (1,5);

Às vezes fiz os trabalhos de casa (1);

Raramente fiz os trabalhos de casa (0,5);

Nunca fiz os trabalhos de casa (0).

 

 

 

Solidariedade

Fui sempre solidário (2);

Fui solidário às vezes (1);

Nunca fui solidário (0).

 

 

 

Respeitar a opinião dos outros

Respeitei sempre a opinião dos outros (2);

Nem sempre respeitei a opinião dos outros (1);

Nunca respeitei a opinião dos outros (0).

 

 

 

Participação nos trabalhos de grupo

Participei activamente nos trabalhos de grupo (2);

Participei em alguns trabalhos de grupo (1);

Não participei nos trabalhos de grupo (0).

 

 

 

Expressão e defesa das minhas opiniões

Expressei e defendi sempre as minhas opiniões com clareza (3);

Expressei e defendi sempre as minhas opiniões mas, por vezes, com dificuldade (2);

Expressei com clareza mas não defendi correctamente as minhas opiniões (1);

Nunca expressei e defendi as minhas opiniões com clareza (0).

 

 

 

Superação das dificuldades

Superei sempre as minhas dificuldades (2);

Nem sempre superei as minhas dificuldades (1);

Nunca superei as minhas dificuldades (0).

 

 

 

Autonomia

Fui sempre autónomo nas tarefas (2);

Nem sempre fui autónomo nas tarefas (1);

Nunca fui autónomo nas tarefas (0).

 

 

 

Auto-avaliação

Fiz a auto-avaliação correctamente (0,5);

Por vezes fiz a auto-avaliação (0,25);

Nunca faço a auto-avaliação (0).

 

 

 

Total [0;25] = C =

 

 

 


 

Actividades desenvolvidas na aula               podem ser atribuídos valores decimaisà

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

Participação oral

Falei sempre correctamente e de forma espontânea (5);

Falei sempre correctamente (4);

Falei correctamente, mas apenas quando solicitada (3);

Por vezes falei incorrectamente (2);

Raramente falei (1);

Nunca falei (0).

 

 

 

Participação escrita

(Exercícios/Actividades/Pesquisa/Composições)

Escrevi sempre com correcção e clareza (7);

Frequentemente escrevi com correcção e clareza (5);

Nem sempre escrevi com correcção (3);

Raramente escrevi com correcção (1);

Nunca escrevi (0).

 

 

 

Trabalho de grupo/pares

Fui sempre dinâmico e correcto (3);

Estive atento e fui correcto (2);

Fui desordenado e, por vezes, inadequado (1);

A minha participação foi prejudicial para o trabalho (0).

 

 

 

 

Outros itens: Iniciativa; Criatividade; Dinamização; Argumentação; Correcção; Organização; Clareza; linguagem.

Total [0;15] = A =

 

 

 

           

 

Testes   [Os testes e os mini-testes podem ter pesos distintos no cálculo da média]

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

1º Período

Testes: _______________; Mini-testes: ___________________.

Média = _____%;          Média x 0,60  =  ___ x 0,60 = ____ = T

 

 

 

2º Período

Testes: _______________; Mini-testes: ___________________.

Média = _____%;          Média x 0,60  =  ___ x 0,60 = ____ = T

 

 

 

3º Período

Testes: _______________; Mini-testes: ___________________.

Média = _____%;          Média x 0,60  =  ___ x 0,60 = ____ = T

 

 

 

 

Itens considerados: Conhecimento; Compreensão; Correcção; Procedimentos; Indagação; Relacionar temas; Problemas; Modelação.

Total [0;60] = T =

 

 

 

           

 

Percentagem da classificação na disciplina de Matemática

                          P  =    C   +  A    +   T  . 

 

1º Período

P1 = ____ + ____ + ____ = ______ % = P à

 

 

 

 

2º Período

P2 = ____ + ____ + ____ = ________ %

(P1 + P2) / 2 =  ( ___ + ___) / 2 = ______ % = P à

 

 

 

 

3º Período

P3 = ____ + ____ + ____ = ________ %

(P1 + P2 + P3) / 3 = (___ + ___ + ___)/3 = ______ % = P à

 

     

 

Julgo que devo ser avaliado(a) à disciplina de Matemática com o nível:

1º período

 

2º período

 

3º período

 

 

 

 

 

Nível 1: 0 ßà 19%; Nível 2: 20 ßà 49%;  Nível 3: 50 ßà 69%; Nível 4: 70 ßà 89%; Nível 5: 90 ßà 100%.

O(A) Aluno(a) ____________ __/__/20__    ____________ __/__/20__    ____________ __/__/20__

O(A) Professor(a)   __________ __/__/20__    ___________ __/__/20__    ____________ __/__/20__

1) Para melhorar a minha classificação a Matemática penso que devo …

2) Sobre as aulas penso que devo …

_|^|_  
Ficha de Autoavaliação do Secundário

 


Escola 2,3,S Dr Daniel Matos – V N Poiares

Disciplina de Matemática do Ensino Secundário

Auto-Avaliação

 

Nº___ Nome ____________________________________ Ano ___ / ___ Turma     Ano Lectivo 20___ /___

 

Observação Directa                                                      podem ser atribuídos valores decimaisà

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

Assiduidade

Nunca faltei (2)

Faltei a poucas aulas (1)

Faltei a muitas aulas (0)

 

 

 

Pontualidade

Fui sempre pontual (2)

Cheguei por vezes atrasado (1)

Cheguei frequentemente atrasado (0)

 

 

 

Material na aula

Trouxe sempre o material para a aula (3)

Por vezes não trouxe o material para as aulas (2)

Raramente o levei; o caderno diário não está organizado (1)

Nunca levei o material para as aulas (0)

 

 

 

Trabalhos de casa

Sempre (6)

Frequentemente (4)

Raramente (2)

Nunca (0)

 

 

 

Comportamento

Cumpri sempre as regras de funcionamento da aula (7)

Cumpri na maior parte das aulas as suas regras de funcion. (4)

Perturbei frequentemente o funcionamento das aulas (2)

Perturbei sempre o funcionamento das aulas (0)

 

 

 

 

Total [0;20] = D =

 

 

 

 

Trabalho de Grupo feito na aula                                 podem ser atribuídos valores decimaisà

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

Atenção

Estou sempre com atenção às actividades que se realizam (4)

Nem sempre estou com atenção às actividades (2)

Raramente estou com atenção às actividades (0)

 

 

 

Intervenção

Respeito sempre a minha vez para intervir (4)

Frequentemente respeito a minha vez para intervir (2)

Intervenho sem respeitar os outros (0)

 

 

 

Participação

Participo sempre activamente nas actividades (4)

Participo sempre nas actividades (2)

Quase não participo nas actividades (0)

 

 

 

Comunicação

Comunico sempre de forma criativa e clara (4)

Comunico com dificuldades (2)

Raramente comunico (0)

 

 

 

Registo

Registo sempre os raciocínios e as conclusões (4)

Registo a maioria dos raciocínios e as conclusões (2)

Raramente registo os raciocínios e as conclusões (0)

 

 

 

 

Total [0;20] = G =

 

 

 

 

Outros trabalhos realizados na aula                          podem ser atribuídos valores decimaisà

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

Participação oral

Falei sempre correctamente e de forma espontânea (6)

Falei sempre correctamente (4)

Falei correctamente, mas apenas quando solicitada (3)

Por vezes falei incorrectamente (2)

Raramente falei (1)

Nunca falei (0)

 

 

 

Participação escrita

Escrevi sempre com correcção e clareza (6);

Frequentemente escrevi com correcção e clareza (4);

Nem sempre escrevi com correcção (3);

Raramente escrevi com correcção (1);

Nunca escrevi (0).

 

 

 

Empenho

Fui sempre dedicado e correcto nas actividades propostas (8)

Fui sempre correcto nas actividades propostas (5)

Nem sempre me empenho nas actividades propostas (3)

Raramente me dedico às actividades propostas (1)

Nunca me dedico às actividades propostas (0)

 

 

 

 

Outros itens: Iniciativa; Criatividade; Dinamização;

                    Argumentação; Correcção; Clareza; Língua.

Total [0;20] = O =

 

 

 

           

 

Relatório

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

Itens considerados: Apresentação (2); Organização (2); Correcção e clareza dos raciocínios (9); Criatividade (2); Redacção (4); Respeito pelo prazo de entrega (1).

Total [0;20] = R =

 

 

 

         

 

Testes   [Os testes e os mini-testes podem ter pesos distintos no cálculo da média]

1ºP

Apenas 2ºP

Apenas 3ºP

1º Período

Testes: _______________; Mini-testes: ___________________.

Média = ____ = T

 

 

 

2º Período

Testes: _______________; Mini-testes: ___________________.

Média = ____ = T

 

 

 

3º Período

Testes: _______________; Mini-testes: ___________________.

Média = ____ = T

 

 

 

Itens considerados: Conhecimento; Compreensão; Correcção; Procedimentos; Indagação;

                              Relacionar temas; Problemas; Modelação;

Total [0;20] = T =

 

 

 

           

 

Classificação na disciplina de Matemática

Nota: Na ausência de “Trabalho de Grupo feito na aula” ou “Relatório”, as suas cotações devem ser direccionadas para “Testes”.

                          C =    D   x 0,15 +  G  x 0,05 +   O  x 0,15  +  R  x 0,05  +  T  x 0,60  . 

[0 ; 20]

 

1º Período

C1 = ____ x 0,15 + ___ x 0,05 + ___ x 0,15 + ___ x 0,05 + ___ x 0,60 = _____ = C à

 

 

O(A) Aluno(a) ____________ __/__/20__

O(A) Professor(a) _____________ __/__/20__

2º Período

C2 = ____ x 0,15 + ___ x 0,05 + ___ x 0,15 + ___ x 0,05 + ___ x 0,60 = _____

(C1 + C2)/2 = ( ___ + ___)/2 = _______ = C à

 

 

O(A) Aluno(a) ____________ __/__/20__

O(A) Professor(a) _____________ __/__/20__

3º Período

C1 = ____ x 0,15 + ___ x 0,05 + ___ x 0,15 + ___ x 0,05 + ___ x 0,60 = _____

(C1 + C2 + C3)/3 = (___ + ___ + ___)/3 = ______ = C à

 

 

O(A) Aluno(a) ____________ __/__/20__

O(A) Professor(a) _____________ __/__/20__

 

1) Sobre as aulas penso que devo …

2) Para melhorar a minha classificação a Matemática penso que devo …

 ----------------------------------------------

Nota: Agradeço a análise crítica de Ana Isabel Resende, Daniela Silva, Mónica Lopes e Telma Matias.

 

_|^|_  
Conclusões

1. Aplicar esta autoavaliação dá uma trabalheira!!!!!
Para além das dezenas de horas na elaboração da ficha de autoavaliação e das dezenas de horas a actualizar a folha de cálculo do excel, demorei três horas a pensar seriamente em todos os itens da avaliação dos alunos de uma turma e 45 minutos a auxiliar a turma a preencher a ficha.

2.  Escalas diferentes em cada item podem deturpar a avaliação.
A maior dificuldade desta avaliação foi determinar o valor médio em cada item.
Num certo item o máximo é 3% e o seu valor médio é 1,5%. Logo de seguida, o item tem peso máximo de 7% e o valor médio é 3,5%. Esta mudança de escala exige um esforço suplementar. Numa próxima versão deveria haver uma mesma escala para todos os itens, sendo depois ponderada pelo peso relativo.

3.  Avaliar item a item é mais idónea do que aluno a aluno.
É essencial respeitar a ordem de avaliar em cada item todos os alunos e, depois, passar ao item seguinte.
Se se avaliar um aluno em todos os itens  só depois passar ao item seguinte corre-se o risco de utilizar pesos distintos para igual comportamento.

4 A principal conclusão é que fico com a certeza de que estou a fazer uma avaliação justa.
Porque a média dos desvios absolutos entre a minha avaliação de cada aluno e a sua autoavaliação foi de 3,5%. Um sucesso!
Isto significa que a correlação é muito forte pois o coeficiente de correlação situa-se em torno de 0,9 (máximo é 1).

5. Não sobrevalorizei os itens das competências não específicas da disciplina de Matemática.
Em alguns alunos (poucos, é verdade), foi inferior a média das provas de avaliação (escritas, individuais, sem recurso, num tempo delimitado, sobre conteúdos e objectivos previamente indicados) em relação às outras competências.

6. Os trabalhos de casa deveriam ser mais valorizados.
Os alunos com mais trabalhos de casa são os que mais participam nas aulas, independentemente dos seus sucessos nas provas de avaliação.

7. Ocorreu apenas uma variação de 3,5% entre a auto-avaliação dos alunos e a minha avaliação.


 

Daquilo que pensou ...

               O que apetece dizer?

     

  Nome:

   Email:

 

 

Comentários

 

3) 6Jul2006 [Carlos Cunha - carloscunha@ancorensis.pt]
Sou professor de educação física da ANCORENSIS - Vila Praia de Âncora e tento brincar à informática. Por mero acaso e ao realizar pesquisa sobre auto-avaliação encontrei o teu trabalho que me surpreendeu... sei que são precisas muitas horas para fazer um trabalho destes...vale a pena...
Resposta: Resultou de muitas conversas com todos os meus colegas professores (de Matemática e não só) da escola.
Os professores de outras disciplinas utilizam fichas semelhantes. O meu desafio para o próximo ano é fazer uma ficha de avaliação de professor para os meus alunos.

 

 

2) 16Fev2006 [Sérgio Alves César - sergioacesar@yahoo.com.br]
Querido Alcino...sua contribuição será de grande valia para a monografia que estou desenvolvendo junto com outra colega. Sem dúvida nenhuma, servirá de base para nossa monografia: Avaliação em Matemática.
Peço a sua permissão para mencioná-lo em nossa monografia e enriquecer o nosso trabalho.
E se por acaso você tiver algo nessa linha de pensamento, nos envie. Estaremos muito gratos.
Resposta: Sinto-me feliz por ser alvo da tua curiosidade.
Sente-te livre de usar e referenciar o que quiseres do meu site.

 

 

1) 5Fev2006 [Núcleo Estagio EF]
Muito bom Alcino! Muito bom!

 

 

Simões, Alcino. (2005-200?). Autoavaliação auto-avaliação. Folha do alcino. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/outros/autoavalia.htm
alcinosimoes@yahoo.com

 

_   |^|^|^|   _