(voltar)
Alcino Simões
Out 2002

Oficina de Formação
Exploração de Gráficos Matemáticos
Out-Dez 2002 - CFAE Arganil

Reflexão

 

Reflexão sobre a utilização de software
1) Auto-formação
· O lápis está para os nossos pais como o computador está para os nossos alunos.
· O progresso humano está cada vez mais intimamente relacionado com a utilização da computação, e em domínios tão essenciais como a telecomunicação (por exemplo o telemóvel).
· O desenvolvimento das competências de um professor está cada vez mais dependente da sua capacidade de auto-formação. 
· Actualmente é mais importante que cada um seja capaz de saber onde adquirir a informação necessária para desempenhar uma certa actividade. 
· Temos de estar sempre preparados para aprender e logo depois esquecer para voltar a aprender.
· Cada saber deixou de ser perene. O saber é mutante e adaptável.

2) TIC
· Com o auxílio das TIC, o professor tem agora a possibilidade de saber com pouco esforço o que precisa em cada momento.
· As aprendizagens anteriores no âmbito da informática não ficam perdidas à medida que ela evolui. Pelo contrário, inserem-se em novas modalidades cada vez mais complexas. Por exemplo, os comandos do DOS são agora utilizados no manuseamento de ficheiros e na utilização da internet.
· Há software para o ensino da matemática com imensa qualidade pedagógica e onde são abordados apenas alguns conteúdos matemáticos. 
· Há software para o ensino da matemática com grande exigência de saberes de programação. 

3) Imagem e Informação
· Com uma imagem consegue-se transmitir mais informação, mais rapidamente e perceptível por mais pessoas.
· O ensino da matemática fica enriquecido com a utilização de imagens dinâmicas sempre que oportuno. E os meios computacionais podem servir como ferramentas essenciais para a aprendizagem ou pesquisa de conceitos matemáticos.
· A internet está agora disponível a todos. Em qualquer momento podemos aceder a novos saberes. 
· Devemos ser cada vez mais competentes na aquisição, gestão e transmissão dos diversos tipos de informação (escrita, oral, numérica e visual).