Alcino Simões Set02 2002

Oficina de Formação

Exploração de Gráficos Matemáticos

Planificação 

Caixa de texto:  CFAE - BEIRA SERRA     
                CENTRO DE FORMAÇÃO DE ASSOCIAÇÃO 
                                                                                DE ESCOLAS 
  ( versão doc 162Kb Planificação )

Apresentação

Esta acção de formação destina-se a professores de matemática do 2º ou 3º ciclo ou do ensino secundário dos Departamentos de Ciências.

 

Os professores necessitam de produzir materiais com rigor envolvendo gráficos de matemática. Esses gráficos podem destinar-se a posterior elaboração de fichas escritas para o aluno, construção de apresentações de Powerpoint, apoiar a redacção de relatórios ou até para a ilustração de páginas html.

 

Os programas disciplinares exigem, cada vez mais, que as tecnologias de informação e comunicação (T.I.C.) sejam utilizados em ambiente de sala de aula, nomeadamente as calculadoras gráficas e computadores.

 

Objectivos

 

Conteúdos 

Em sessões presenciais

1) Imagem                Ambiente Windows, 

                                    Processador de imagens, tratamento e manipulação de imagens

2) Word                     Gráficos no Word, tratamento de imagens 

3) Calculadoras      Gráficos matemáticos das calculadoras no PC 

4) e 5) Software diverso   Gráficos matemáticos com o Graphmatica, o Modellus, 

                                    o Grafeq, o Equation Grapher e/ou outros                           

6) GSP                           Desenhos geométricos com o Geometer´s Sketchpad

7) Trabalhos finais         Métodos de aplicação do software estudado na aula 

                                    Apresentação pelos formandos dos seus trabalhos

 

Em sessões de trabalho autónomo

 

Metodologias

 

O formador acompanhará individualmente o desenvolvimento das actividades de cada um, de modo a motivar e a acompanhar as dificuldades que irão aparecendo. Assim, é possível que a planificação de cada sessão seja adaptada às necessidades dos formandos.

Em cada sessão haverá uma apresentação inicial de tratamento teórico a que se seguirá um trabalho prático individual ou em pequenos grupos para desenvolver actividades. No final de cada sessão os participantes apresentarão as investigações efectuadas e as suas conclusões, ao nível da produção, aquisição e manipulação de gráficos matemáticos. Serão identificadas as principais limitações de utilização do software, bem como das suas possíveis potencialidades.

As sessões de trabalho autónomo serão intercaladas com as sessões presenciais.

Esta oficina disporá de uma página na Internet onde constem as actividades e sugestões de trabalho. Com a autorização dos respectivos formandos, os seus trabalhos serão aqui expostos.

              Na última sessão cada formando entregará um trabalho em que utilizará o software estudado. Também apresentará o funcionamento de um pequeno software educativo, previamente seleccionado.

 

Avaliação

        Será avaliado o envolvimento activo dos formandos na participação do trabalho individual e em grupo, na elaboração de materiais e na participação nos momentos de discussão colectiva. 

Os formandos apresentam um trabalho (fichas, planificações páginas da Internet,...) envolvendo um dos conteúdos estudados nesta oficina. Este trabalho pode ser individual ou de grupo. Neste caso conterá sempre uma parte da responsabilidade individual.

Bibliografia

        ·        Manual da TI – Graph Link.

·        Manual do programa “The Geometer´s Sketchpad”;

·        Ponte, João Pedro (Org.) (1991), O computador na Educação Matemática, Associação de Professores de Matemática, Lisboa;

·        Programas de Matemática do 2º ciclo e do Ensino Secundário;